• Nenhum resultado encontrado

1 PANORAMA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A

3.1 Projeto Reforço Escolar: informando para combater a infrequência

A ideia de conscientizar alunos, pais e responsáveis quanto a importância do Projeto Reforço Escolar objetivando criar a cultura de atividades realizadas no contraturno não é apenas para saberem da existência do Reforço Escolar, mas conhecer seus objetivos, os critérios de elegibilidade de escolas e principalmente de alunos. Vale ressaltar que, como descrito no capítulo 2, dos 15 alunos que responderam ao questionário entre a Escola 1 e a Escola 2, 07 afirmaram frequentar as aulas do Projeto às vezes ou nunca, ou seja, quase a metade deles pouco frequentaram as aulas, robustecendo as evidências de que essa infrequência pode estar relacionada das aulas acontecem no contraturno.

Para essa questão da infrequência do aluno nas aulas do Projeto é importante que a família esteja ao lado da escola e para tanto Rego (2003, p. 19) afirma que, “a escola e a família compartilham funções sociais, políticas e educacionais, na medida em que contribuem e influenciam na formação do cidadão”. A família precisa mostrar a seus filhos a importância da presença, não só nas aulas regulares, mas também nas aulas do Projeto Reforço Escolar, principalmente quando esse aluno apresenta baixo desempenho nas disciplinas ofertadas pelo Projeto. A presente ação somente surtirá efeito positivo se passar a fazer parte do Projeto Político Pedagógico, pois a frequência do aluno deve ser um objetivo de acompanhamento de toda e qualquer unidade escolar.

Porém a participação da família apesar de muito importante, sozinha também não cumprirá seu papel no processo de aprendizagem do aluno, é preciso que a escola atue juntamente nesse processo, evolvendo todos os atores sociais do seu universo, para que ambas possam juntas desencadear os processos evolutivos do aluno, compartilhando no seu crescimento físico, intelectual, emocional e social.

Elaborar uma ação voltada exclusivamente para as famílias é bastante eficaz para que se construa uma relação de cumplicidade com a finalidade de que sensibilizá-las para compartilharem com a escola a responsabilidade sobre o

aprendizado dos alunos. Dessa forma, espera-se garantir a presença dos alunos enturmados no Projeto Reforço Escolar e assim sanar o problema identificado na presente pesquisa.

Para isso, serão estruturadas reuniões, que passarão a compor o PPP das escolas, com duração aproximada de 1h 30min, que acontecerão bimestralmente, em que pais, responsáveis e alunos serão convidados a participar. A reunião será ministrada pela equipe gestora acompanhada do professor ou dos professores responsáveis pelas turmas do Projeto na U.E, e a sua condução se dará de maneira simples e objetiva, onde serão apresentados e explicados os resultados da escola nas avaliações externas – SAERJ e SAERJINHO, os benefícios que o aluno obtém ao fazerem essas provas, ressaltando como as participações nas aulas do Projeto podem auxiliar na melhoria do desempenho do aluno nas disciplinas oferecidas por este. Essa ação não desencadeará custo para a SEEDUC/RJ nem para a Diretoria Regional Metropolitana II nem para as UEs.

Abaixo será apresentado mais detalhadamente a ação envolvendo escola, alunos e família no combate a infrequência no Projeto Reforço Escolar.

Quadro 8 - Projeto Reforço Escolar: Informando para combater a infrequência Projeto Reforço Escolar: Informando para combater a infrequência

Objetivo - Divulgar o Projeto Reforço Escolar entre alunos, pais e responsáveis; Garantir a presença efetiva de alunos nas aulas do Projeto Reforço Escolar. Justificativa Necessidade de que a família esteja suficientemente informada sobre a

relevância do Projeto Reforço Escolar para a aprendizagem dos alunos. Dificuldades de

implementação

- Reunir pais e alunos

Possíveis soluções

- Reunião com pais/responsáveis e alunos objetivando garantir a maior adesão possível dos alunos; Participação dos professores nas reuniões visando que estes e a família possam dialogar no sentindo de garantir a presença dos alunos nas aulas do Projeto.

Proposição

I – Apresentar aos pais os resultados da escola nas avaliações externa – SAERJ e SAERJINHO e explicar os benefícios que as aulas podem trazer para os alunos. II – Explicar os benefícios do Projeto ressaltando como pode – de alguma forma – impactar nos resultados do SAERJ, SAERJINHO e ENEM, aproveitando para explicar os benefícios dessas avaliações para o aluno em determinados Programas e Projetos, quais sejam: Projeto Jovens Turistas; PRONATEC; Renda Melhor Jovem; Estágio que Rende e concessões de bolsas integrais em universidades particulares conveniadas a SEEDUC.

Duração 1h 30 min no máximo

Material Material explicativo sobre o Projeto Reforço Escolar, contendo ainda os resultados da U.E nas avaliações em externas e ainda sobre os programas e projetos que beneficiam os alunos.

Período

A 1ª reunião deverá acontecer em fevereiro, antes do inicio das aulas do Projeto e as demais deverão acontecer sempre ao final de cada bimestre letivo.

Local da reunião Nas UEs indicadas Forma da divulgação

das reuniões Através de comunicado enviado aos pais. Custo Sem custo

Dado o exposto, pode-se concluir que a participação da família no processo de aprendizado do aluno é algo essencial para o desenvolvimento do mesmo, sendo fundamental que esta e a escola sigam a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir visando conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.

O esperado é que a família e a escola dialoguem sobre as metas a fim de propiciar ao aluno uma segurança na aprendizagem e dessa maneira a escola, na figura de seu gestor, deve buscar caminhos onde esta família possa construir um sentimento de pertencimento, estar presente tanto nas questões pedagógicas quanto administrativas para que se sinta motivada a participarem das decisões tomadas.

Tendo a consciência de que essa ação, por si só, não resolveria a questão da infrequência do aluno nas aulas do Projeto Reforço Escolar, passaremos a seguir a propor uma ação inovadora para o Projeto, mas não para os dias atuais, qual seja: adequação do horário das aulas do Projeto, disponibilizando todo o material didático assim como aulas em vídeos de maneira online para os alunos.