• Nenhum resultado encontrado

O trabalho em grupo nas aulas de Geografia

No documento PATRICIA VIEIRA DA SILVA PEREIRA (páginas 118-122)

6.2 As estratégias como recursos externos: o trabalho em grupo

6.2.2 O trabalho em grupo nas aulas de Geografia

Nas aulas do professor Lucas, as atividades em grupo eram estratégias utilizadas constantemente. O modo como eram conduzidas, no entanto, diferenciava-se da maneira escolhida por ambos os professores de Filosofia.

Em suas aulas, o professor Lucas também propunha o trabalho em grupo como uma alternativa de se suprir a carência dos materiais de leitura, no caso, o livro didático. Além

disso, como mencionamos anteriormente, esse professor afirmou em entrevista que considera esse tipo de estratégia um meio produtivo de se trabalhar com os textos em sala, uma vez que a interação aluno-aluno favorece a aproximação entre os universos dos sujeitos.

Assim, presenciamos várias aulas em que a estratégia do trabalho em grupo foi utilizada para desenvolver o trabalho com textos. Na maioria das vezes, o professor dividia a turma incluindo nos grupos alunos que não mantinham relação aproximada. Isso facilitava o andamento da atividade, pois a conversa não descambava para outros interesses. Outras vezes, a escolha dos componentes dos grupos ficava a cargo dos próprios alunos.

Apesar de percebermos que nessas aulas a estratégia do trabalho em grupo era mais produtiva, os alunos demonstravam certa apatia: ficavam calados, não interagiam uns com os outros. Outras vezes víamos que apenas um membro do grupo realmente lia o texto, enquanto os demais aguardavam silenciosos.

Em um desses momentos de trabalho em grupo, tentamos uma aproximação com um dos grupos e perguntamos se poderíamos ficar ali e gravar em áudio a conversa entre eles. Não obtivemos êxito, pois nossa presença causou certo constrangimento entre os alunos e a interação entre eles não fluiu. Além disso, uma falha no equipamento de gravação não possibilitou a reprodução e transcrição do material colhido.

Mesmo ocorrendo alta incidência do uso da estratégia do trabalho em grupo nas aulas de Geografia, houve muitos momentos em que a opção para desenvolver o trabalho de leitura dos textos foi a utilização de estratégias interacionais de andaimagem.

Nessas aulas, o contexto de sala de aula se transformava e percebíamos como era importante a interferência do professor, enquanto leitor mais experiente, para o entendimento do texto lido e, também, para que os alunos se mantivessem ativos e participantes.

Muitos alunos, nas respostas fornecidas por meio do questionário, demonstraram satisfação com relação a esse tipo de trabalho desenvolvido pelo professor:

NQ Nesta disciplina, o professor trabalha com textos em sala de aula? Em caso afirmativo, explique como.

Caso a resposta anterior seja afirmativa,

responda ainda: o que é positivo ou negativo no modo de trabalhar com os textos nesta

disciplina?

No espaço

abaixo, você deve dar sugestões para o trabalho com o texto, em sala de aula, nesta disciplina.

02 SIM Uso das leituras dos textos do livro didático

Positivo: lendo com o professor a gente ainda recebe mais informações.

Distribuir apostilas

08 SIM Explicando cada ponto, cada

parágrafo, dando exemplos.

Positivos: explicação e os seus exemplos com figuras. E uma conversa, um debate sobre aquele determinado assunto.

Negativo: não tenho até agora sobre esse ponto. De vez em quando ele faz umas perguntas que deixa a gente confusa e meio sem saber responder.

Não tenho. Dando exemplos e com figuras para o entendimento. E “brincadeiras” sobre o assunto.

11 SIM Ele pergunta sobre o texto pessoalmente para as pessoas.

Poucos realmente lêem; para os que lêem essa é uma atividade boa para aprofundamento da matéria.

---

14 SIM --- Positivo: pois podemos discutir coletivamente na sala sobre o assunto.

Negativo: pois a aula fica cansativa só com a leitura.

Sempre discutirmos o assunto coletivamente. 15 SIM Lendo e debatendo o assunto, em grupo, ou até mesmo individualmente. Positivo: porque é em forma de debates e

negativo porque são textos longos e torna a aula cansativa.

Textos pequenos que explicam bem e continuar com debates e fazer dinâmicas. 19 SIM Nós lemos o texto e depois fazemos um debate, ou ele explica a matéria

É melhor que ele passar a aula inteira assim, é melhor para entender a matéria.

e fazemos o exercício.

21 SIM Com uma roda de discussão abrindo para todos o assunto, coisa que acho interessante. Positivo: a interpretação dos textos, a estrutura do texto.

Negativo: não tem nada de negativo. Textos interessantes, curiosos e que abordem o assunto de maneira

simples e com que todos entendam, com fotos, figuras (realidade).

23 SIM Primeiro ele dá o texto e depois, baseado no texto, ele aborda atividades diversas.

É muito bom trabalhar com os textos assim. Nós ficamos mais informados e fica bem mais fácil para entender a matéria.

---

No quadro anterior, podemos observar que os alunos manifestaram-se positivamente com relação à estratégia de se trabalhar com textos interagindo coletivamente.

No questionário de número 02, por exemplo, o aluno afirma que, fazendo a leitura juntamente com o professor, a turma recebe mais informações. O aluno que respondeu ao questionário de número 08 também é da mesma opinião, pois, de acordo com sua resposta, explicando cada parágrafo e dando exemplos tem-se uma boa maneira de facilitar a compreensão do texto.

A postura adotada pelo professor desmistificou o caráter bancário de educação (FREIRE, 1996) que vínhamos acompanhando até então. Ou seja, retirava-se o papel passivo exercido pelos alunos, que, em grupos ou individualmente, apenas recebiam as informações fornecidas pelo livro didático, passando-se a ter uma aula onde a construção conjunta do conhecimento era o foco principal.

Na seção seguinte, selecionamos uma cena de sala de aula em que o professor Lucas exerce o papel de orientador e facilitador da leitura.

No documento PATRICIA VIEIRA DA SILVA PEREIRA (páginas 118-122)