• Nenhum resultado encontrado

O trabalho realizado pelo projeto de extensão

V. O Projeto de Extensão junto aos indígenas

5.4 O trabalho realizado pelo projeto de extensão

5.4.1 Programa de Ações Afirmativas (PAA)

A importância de divulgação sobre o Programa de Ação Afirmativa na UFSC motiva a elaboração da primeira versão, projeto de extensão para submeter ao Ministério da Educação (MEC), chamado Proext, a ser desenvolvido pelo pesquisadores do NEPI (PPGAS/UFSC) e da Comissão de Acompanhamento de Avaliação da UFSC.

O programa intitulado Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Ensino Superior foi motivado pela dificuldade de acesso e apoio institucional para realizar algumas funções como a transmissão da informação dos programas, bolsas de estudo, direitos adquiridos e que não estavam sendo vinculados de forma adequada. Assim, o Programa de extensão viabilizado junto ao MEC teve como objetivo ser um suporte e ajudar na viabilização das políticas de inserção e permanência dos indígenas e negros na universidade.

O relatado da comissão de apoio ao PAA, em relatório de 2008- 2012 ilustra estas dificuldades:

A divulgação do PAA/UFSC ainda é precária e não foi institucionalizada. Iniciativas do Pré-Vestibular e da Supervisão dos Programas de Inclusão/PREG (atual PROGRAD), palestras em alguns colégios, entrevistas da comissão em jornais e revistas, apresentações da COPERVE em escolas e gerências estaduais de ensino são insuficientes para divulgar o programa. Mesmo em escolas próximas à UFSC ele é desconhecido (TRATENBERG, p.8, 2012).

Com a coordenação, primeiramente, da Profª Drª Antonella Maria Imperatriz Tassinari, o Programa de extensão tinha como objetivo principal “Contribuir para a promoção da igualdade étnico-racial no

acesso a bens culturais e ao ensino superior, com base na experiência do Programa de Ações Afirmativas da UFSC, da presença de estudantes negros e indígenas na instituição e da disponibilização dos acervos de pesquisa da instituição aos estudantes negros e indígenas das comunidades alvo” (NEPI/PROEXT).

As atividades do programa de extensão „Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Ensino Superior‟ foram realizadas junto a aldeias indígenas, quilombos e escolas públicas - espaços onde se encontravam pessoas que poderiam usufruir do programa de ação afirmativa.

Objetivamente, o projeto foi estruturado como facilitador do acesso a instituição UFSC, auxiliando na comunicação entre os beneficiários e a instituição.

A professora Antonella Tassinari em documento propositivo define o objetivo do programa

Contribuir para a promoção da igualdade étnico- racial no acesso a bens culturais e ao ensino superior, com base na experiência do Programa de Ações Afirmativas da UFSC, da presença de estudantes negros e indígenas na instituição e da disponibilização dos acervos de pesquisadores da instituição aos estudantes negros e indígenas das comunidades alvo (Tassinari, 2011,

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE

PROGRAMA DE EXTENSÃO).

Tendo em vista que um grande contingente de pessoas poderia ser beneficiadas pelo projeto exposto, foi necessário salientar a demanda significativa que temos no estado de Santa Catarina.

O projeto pretende atingir diretamente a comunidade escolar de escolas públicas de Florianópolis (estimados em 2000 pessoas), de escolas indígenas de Santa Catarina (estimados em 1500 pessoas) e quilombolas de Santa Catarina

(estimados em 1500 pessoas). Também atingirá diretamente os estudantes de Licenciatura Indígena da UFSC (140) e estudantes ingressos pelo Programa de Ações Afirmativas (estimados em 3000) (Tassinari, 2011, FORMULÁRIO DE CADASTRO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO). O Programa de extensão „Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Ensino Superior‟ promoveu dezenas de oficinas pedagógicas, cursos de pré-vestibular tanto nas comunidades indígenas, quilombolas, e escolas de segundo grau da rede pública da grande Florianópolis. O programa estava dividido em três partes: 1) direcionado as escolas públicas de segundo grau da grande Florianópolis, 2) indígenas e 3) quilombolas.

Cada parte do programa estava divido em grupos de trabalho, adequado a seção dos candidatos ao PAA. Sendo que a equipe de trabalho, a qual me inseri, estava incumbido ao afazeres relacionados ao grupo dos candidatos indígenas.

O Programa “Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Ensino Superior” tinha como membros pesquisadores, coordenadores e membros do programa de PAA da UFSC. Assim relatado por Tassinari (2011)

O programa será desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina vinculados ao NEPI (Núcleo de Estudos de Povos Indígenas) do Departamento de Antropologia, ao Grupo de Pesquisa 'Escolarização, práticas docentes e conhecimentos pedagógicos' do Centro de Ciências da Educação e membros da Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas. (2011, p.4)

O projeto “Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Ensino Superior” teve início no ano de 20128

prevendo contribuir para o ajuste do Programa de Ações Afirmativas da UFSC. Justificado pela igualdade no acesso à educação superior para os estudantes indígenas e negros.

Cada uma das partes era coordenada por um subcoordenador. Através de material de apoio e pedagógico poderia alcançar de maneira mais adequada os estudantes e poder realizar o apoio as inscrições e levar informações inerentes aos cursos oferecidos na universidade e informações ao contexto da universidade quanto a rotina do campus, burocracia para programas e bolsas da universidade, como questões para permanência dos estudantes matriculados.

Juntamente com as demandas que são apresentadas durante seminários, palestras, e da fala dos movimentos sociais e estudantes indígenas.

Com o intuito de atingir os objetivos deste Programa, esta metodologia foi organizada em cinco momentos. O primeiro momento será caracterizado pelas reuniões do grupo para elaborar os instrumentos de trabalho a serem utilizados em cada ação. Assim, o grupo se reunirá sistematicamente para organizar as ações e construir instrumentos que possibilitem sua realização (Tassinari, 2011, p.10\11, FORMULÁRIO DE

CADASTRO DE PROGRAMA DE

EXTENSÃO).

Para os objetivos desse TCL, ficarei apenas sobre as oficinas realizadas junto as comunidades indígenas, das quais trabalhei

8

Contrato de execução celebrado entre UFSC e Fundação José Arthur Boiteux,

disponível em: http://funjab.ufsc.br/wp/wp-

diretamente, e de onde trago as informações trabalhadas no presente texto.

5.5 As Oficinas nas aldeias indígenas

Com base nas pesquisas do ano de 2012, cujo coordenação era de Suzana Cavalheiro de Jesus, foram levantadas informações e contatos das escolas indígenas do estado catarinense, juntamente com a realização de 3 oficinas junto aos candidatos.

No ano de 2013, a parte indígena do Proext redirecionou suas atividades, para auxiliar os indígenas nas inscrições e realização do vestibular. Assim, nosso trabalho tinha como objetivos era capacitar os indígenas para realizarem as inscrições ao processo seletivo do vestibular, e a realização das suas provas. Para tanto, promoveu a realização de uma série de oficinas pedagógicas junto aos indígenas, produção de material didático de apoio as escolas da rede de ensino das aldeias indígenas, seminários e palestras a fim de difundir os direitos garantidos e os modos de acesso à universidade pública.

A equipe de pesquisadores/bolsistas era composta por alunos de variados campos de pesquisa. Estiveram na equipe estudantes do curso de História, Engenharia, Ciências Sociais, Antropologia, entre outros.

O campo de trabalho instigava muitos estudantes a estabelecer debates e troca de conhecimento com os povos indígenas da região. As reuniões e viagens as aldeias eram uma forma de conhecer melhor a vida e pensamento desses povos.

Essas oficinas eram realizadas contemplando as três povos indígenas existentes no estado catarinense: os Guarani, os Xokleng e os