• Nenhum resultado encontrado

A Universidade Federal de Santa Catarina

Universitária PROEXT 2013 – MEC/SESu

1. A Universidade Federal de Santa Catarina

A UFSC é uma instituição de Ensino Superior fundada em 1960. É uma universidade pública, mantida pelo Estado Federal, isto significa que todos podem ter acesso aos seus cursos gratuitamente.

Seu principal campus está localizado em Florianópolis, onde oferece mais de 80 cursos de graduação e de pós-graduação. Além de Florianópolis, a UFSC oferece cursos em outras quatro cidades: Joinville, Araranguá, Curitibanos e Blumenau.

O que é campus? O campus ou cidade universitária é o local onde a universidade oferece seus serviços. Nele encontram-se as salas de

aula, laboratórios e outros departamentos administrativos. No

caso da UFSC, seu campus de Florianópolis reúne grande quantidade

de cursos, além de áreas de lazer e convivência. Algumas universidades não possuem um campus e seus centros

de ensinos são dispersos.

O que é graduação? Os cursos de graduação são cursos

superiores, isto é, de nível

universitário. O estudante que conclui um curso superior pode receber o

grau acadêmico e ganhar um

diploma, documento emitido pela

universidade que atesta a conclusão do curso e concede o direito de

exercer uma profissão.

No campus de Florianópolis, a UFSC conta com 11 Centros de Ensino, organizados

segundo áreas de conhecimento, e cada um deles reúne departamentos e cursos distintos. Consulte, na sua escola, o Guia de Cursos para conhecer todos os cursos oferecidos no Vestibular 2014.

A UFSC está estruturada para atender uma série de necessidades dos estudantes. Dentro do campus universitário de Florianópolis encontramos:Restaurante Universitário: O RU fornece refeições diárias aos alunos da UFSC. O cardápio varia semanalmente, e busca incluir uma alimentação saudável e balanceada. São servidos almoço e janta, inclusive aos feriados e finais de semana, exceto durante as férias. O valor atual do passe para estudantes é R$ 1,50 e gratuito aos alunos que possuem isenção do RU.

Biblioteca Universitária (BU): São oito Bibliotecas Setoriais, distribuídas por diferentes Centros de Ensino, e uma Biblioteca Central (BC). Nelas os estudantes têm a sua disposição uma grande quantidade de obras, incluindo periódicos e acervos digitais. Na BC o estudante também encontra computadores/netbooks para utilizar dentro de suas dependências, em ambiente climatizado e com mesas para estudo.

Hospital Universitário: O HU é um hospital público de Santa Catarina e oferece o Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária

(SASC), serviço que facilita a marcação de consultas com especialistas. Além disso, o HU é o local onde estudantes de diversos cursos da área da saúde (Medicina, Enfermagem, etc.) vêm completar sua formação.

Centro de Cultura e Eventos: Local destinado para eventos e que abriga uma série de serviços como lanchonetes, livraria, gráfica, além de salas e auditórios.Centro de Convivência: Atualmente, o Centro de Convivência abriga o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Galeria de Arte da UFSC e uma sede dos Correios. Nas suas dependências também são realizadas atividades lúdicas e culturais.

LabUFSC: Coloca à disposição dos estudantes computadores com acesso à internet, para que possam realizar suas pesquisas e atividades acadêmicas. O LabUFSC está localizado junto ao prédio da Biblioteca Central.

Museu Universitário: O MArquE, Museu de Arqueologia e Etnologia da

UFSC, é aberto a toda comunidade e possui acervo de Arqueologia Pré-

Colonial e Histórica, Etnologia Indígena e coleções do artista catarinense Franklin Cascaes.

Planetário: É o local onde acontecem aulas e apresentações que simulam imagens do céu estrelado, oferecendo uma experiência virtual que

visa tratar das ideias de astronomia. Conta também com um grupo de estudo de astronomia (GEA), onde especialistas e pessoas interessadas se reúnem em torno deste tema. É aberto à comunidade e comumente visitado por escolas.3. Como eu posso estudar na UFSC?

O Vestibular é um concurso que, através da aplicação de uma prova, seleciona os melhores candidatos para estudar em um dos cursos de graduação da universidade. Esse processo seletivo ocorre anualmente e todas as pessoas que tenham concluído o ensino médio em escola regular, indígena ou supletivo, podem concorrem a uma vaga.

Na UFSC, além do vestibular há outras formas de ingresso. Confira algumas:

Transferência Interna: Troca de curso, habilitação, opção ou turno dentro da

UFSC;

Transferência Externa: transferência de alunos de outras Instituições de Ensino

Superior, nacionais ou estrangeiras, para a UFSC;

Retorno de Graduado: Uma vez graduado (formado) na UFSC, o aluno poderá fazer o

pedido de retorno para ingressar em uma outra habilitação do mesmo curso ou em um novo curso;

Reopção: Quem fez a prova do vestibular, porém não se classificou para o curso

pretendido, tem a possibilidade de reopção de curso. Para concorrer, o candidato deve ter optado pelo uso da nota do ENEM no Vestibular e não pode ter faltado nas

provas ou ter sido reprovado no Vestibular. Nesta forma de ingresso os candidatos podem reoptar pelos cursos que não tiveram todas as suas vagas preenchidas. Ao término do vestibular e início do ano letivo, uma lista dos cursos com vagas disponíveis é divulgada, bem como as regras para o preenchimento destas vagas. O candidato deverá estar atento às datas, preencher e enviar um formulário na internet fazendo sua escolha por um dos cursos disponíveis.

Essas opções dependem da existência de vaga e de que o pedido seja feito no prazo previsto pelo Calendário Acadêmico.4. O que são Ações Afirmativas?

Ações Afirmativas são políticas públicas que visam a distribuição de recursos destinados a pessoas que fazem parte de grupos que foram histórica e socialmente excluídos. Tratam-se de medidas destinadas às parcelas da população que sofrem algum tipo de discriminação, seja ela racial, étnica, social, religiosa ou de gênero. As políticas de Ações Afirmativas se apresentam como uma opção para melhorar este quadro social, aumentando a participação e acesso destas minorias à educação, emprego, saúde, entre outras coisas.

Na área da educação, existe um programa de ações afirmativas que visa a inclusão destes grupos socialmente excluídos no ensino superior: são as políticas de cotas.