• Nenhum resultado encontrado

OBJETIVO 3: IDENTIFICAR OS VALORES SOCIAIS RELATIVOS AO

4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

4.3 OBJETIVO 3: IDENTIFICAR OS VALORES SOCIAIS RELATIVOS AO

Conforme vimos, os valores sociais operam nos níveis inter e extrassubjetivo. No nível intersubjetivo, ocorre o processo interativo entre as pessoas, que inclui o processo de construção de significado e sentido compartilhado no grupo. No nível extrassubjetivo, ocorre quando se atinge a objetividade simbólica, do significado e do sentido, isto é, o ato de tomar posse ou usar algum objeto, concretizando a ação. No entanto, um objeto só se torna valor social se for merecedor de atividade por parte das pessoas, conforme conceito proposto por Thomas e Znaniecki (1918/2013, p. 45):

Entendemos qualquer objeto que tenha significado empírico acessível a todos os membros de algum grupo social, e um significado em relação a qual ele é ou pode vir a ser um objeto de atividade. Como por exemplo, alimentos, instrumentos, moedas, poesia, universidade, mitos, teoria, são todos valores sociais.

A identificação de atividades relacionadas aos símbolos de poder leva ao entendimento dos símbolos de poder como valores sociais. Nas entrevistas realizadas, identificamos atividades relativas a todas as 42 categorias de símbolos. Logo, essas categorias de símbolos podem ser consideradas valores sociais.Como mencionamos, o primeiro critério de classificação das categorias de símbolos, inspirado em áreas da vida, resultou em cinco grupos:

- Símbolos de Poder na Sociedade. (dez categorias de símbolos, 112 incidências); - Símbolos de Poder no Trabalho. (13 categorias de símbolos, 100 incidências); - Símbolos de Poder relacionados à Liderança. (nove categorias de símbolos, 57

incidências);

- Símbolos Pessoais de Poder (seis categorias de símbolos, 42 incidências); - Símbolos de Poder Domiciliar (quatro categorias de símbolos, 28 incidências).

Esses grupos de símbolos de poder, na perspectiva de que foram associados a atividades, e que por isso podemos considerá-los valores sociais, passaram a ser denominados Grupos de Valores Sociais, em cada uma das cinco áreas: sociedade, trabalho, liderança, pessoais e domiciliares.

Para ilustrar os valores sociais, em cada uma das 42 categorias, apresentamos algumas frases das entrevistas, representativas de cada uma das categorias.

Como expusemos, para Schwartz (2012), entre os valores relativos à autopromoção estão

a) o valor Poder/Face, referente à segurança e ao poder, através da manutenção da imagem pública, reconhecimento social e evitação da humilhação social;

b) o valor Poder/Recursos, relativo ao poder pelo controle sobre recursos materiais e sociais e

c) o valor Poder /Domínio, concernente ao poder pelo controle sobre outras pessoas.

Após analisarmos as atividades constantes das 38 entrevistas e reconhecermos os símbolos de poder como Valores Sociais, fizemos um cruzamento das 42 categorias de valores sociais com os três valores relativos a Poder: Face, Domínio e Recursos. Estabelecemos, entre as categorias, quais estariam conectadas a cada um dos três tipos de Poder. Essa análise não é cem por cento conclusiva ou estanque, haja vista que os três tipos de poder podem vir a ser observados sob diferentes ângulos de cada uma das 42 categorias. Conduzimos o cruzamento, portanto, com base na preponderância da relação entre a categoria e o tipo de poder.

Com base em uma análise de conteúdo e cruzamento de características preponderantes entre as 42 categorias de valores sociais, encontramos 20 categorias de valores sociais alusivas ao Poder/Face, 13 categorias de valores sociais relativas ao Poder/ Domínio, e Sete categorias de valores sociais referentes ao Poder/Recursos. Há duas categorias de valores sociais que, por sua abrangência e complexidade, se enquadraram plenamente nos três tipos de poder. Tal agrupamento se verifica na tabela a seguir:

Quadro 12 – Valores Sociais associados a Face, Domínio e Recursos

As duas categorias que se enquadraram nos três tipos de Poder, Face, Domínio e Recursos são Título e Hierarquia (pertencentes ao Grupo Valores Sociais no Trabalho) e Relevância da Empresa (do Grupo Valores Sociais na Sociedade). Tal ocorrência se deve especialmente ao fato de que essas duas categorias são complexas, representando múltiplos aspectos simultaneamente, relativos ao Poder/Face (segurança e poder através da manutenção da imagem pública, reconhecimento social e evitação da humilhação social), ao Poder/Recursos (poder pelo controle sobre recursos materiais e sociais) e ao Poder/Domínio (poder pelo controle sobre outras pessoas, Status social e prestigio, controle e domínio sobre pessoas e recursos, autoridade, riqueza, poder social). E também se deve à importância com a qual essas duas categorias foram apresentadas e salientadas nas oito entrevistas em profundidade, como vimos, analisando as entrevistas e as frases das entrevistas que representam as atividades.

O Poder/Face (segurança e poder através da manutenção da imagem pública, reconhecimento social e evitação da humilhação social) teve 20 categorias de valores sociais associadas a ele. Todas as nove categorias do Grupo Valores Sociais da Liderança (Autoridade Estratégica, Ser Modelo, Mito e Excentricidades, Notoriedade/Sucesso/Carreira, Participação em Comitês, Comunicação, Decisivo e Persuasivo, Simplicidade e Inacessibilidade) se enquadraram no valor Poder/Face, por estarem diretamente ligadas à questão de manutenção de uma boa reputação e de reconhecimento social. No tocante ao

Grupo de Valores Sociais Pessoais, três categorias se enquadraram no Poder/Face: Aparência, Acessórios e Autocontrole, por se tratarem de categorias vinculadas a reconhecimento social. Cinco categorias do Grupo Valores Sociais na Sociedade também se relacionaram ao Poder/Face: Veículo Corporativo, Estilo de Vida, Imagem Pública, Locais que Frequenta e Causas Sociais, todas pelo mesmo motivo, reconhecimento social e manutenção de imagem pública. A categoria Família, pertencente ao Grupo de Valores Sociais Domiciliares, assim como as categorias Ser o escolhido e Confiança, do Grupo de Valores Sociais no Trabalho, se enquadraram também no Poder/Face por sua dimensão na manutenção da imagem pública e reconhecimento social.

O Poder/Domínio (poder pelo controle sobre outras pessoas, Status social e prestigio, controle e domínio sobre pessoas e recursos, autoridade, riqueza, poder social) teve 13 categorias de valores sociais associadas. No Grupo Valores Sociais Pessoais, três categorias se apresentaram como Poder/Domínio: Nível Cultural, Formação e Idiomas, pois estão relacionadas a prestígio e legitimação da autoridade. Em relação ao Grupo Valores Sociais no Trabalho, as categorias Remuneração, Tamanho da Área, Relevância da Área, Cartão Corporate e Equipe Forte, são as que se enquadraram como Poder/Domínio, pois estão diretamente conectadas a domínio sobre recursos, autoridade ou riqueza. Rede de Influências, Viagens e Locomoção, e Brinquedos de Luxo, são as categorias vinculadas a poder social, riqueza ou autoridade, que se enquadraram dentro do Poder/Domínio, no Grupo de Valores Sociais na Sociedade. E no Grupo Valores Sociais Domiciliares, se enquadraram em Poder/Domínio as categorias Bens e Arte, também por estarem associadas a riqueza e poder social.

O Poder/Recursos (poder pelo controle sobre recursos materiais e sociais) obteve sete categorias associadas. Do Grupo Valores Sociais no Trabalho: Sala Privativa, Exclusividade, Autonomia, Secretária e Global, todas por estarem vinculadas a poder sobre recursos materiais. Do Grupo Valores Sociais na Sociedade, a categoria Segurança. Do Grupo Valores Sociais Domiciliares, a categoria Moradia, também por estarem associadas a recursos materiais.

Na concepção de Schwartz (1992), o Poder é um valor básico que representa necessidades. Está correlacionado a Valores Sociais relativos a Poder que, por sua vez, estão concatenados às Áreas da Vida. Logo, podemos supor que o Valor Básico Poder está também ligado às Áreas da Vida.

4.4 OBJETIVO 4: COMPREENDER COMO OS VALORES SOCIAIS RELATIVOS A