• Nenhum resultado encontrado

Objetivos, aspectos fundamentais e aplicações da Sequência Fedathi

Apresentar um modelo de ensino, que inclua a investigação científica como uma das etapas na elaboração do conhecimento.

Oferecer elementos que contribuam para as ações e intervenções do professor no processo de ensino da Matemática.

Levar o professor a conduzir de maneira didática e eficaz a sua prática. Propiciar a participação ativa do aluno durante todo o processo de ensino.

Contribuir para o desenvolvimento da autonomia do estudante durante a aprendizagem. Possibilitar aos alunos ampliarem sua rede de conhecimento pelas interações com o grupo e o professor.

Contribuir com o desenvolvimento e aperfeiçoamento de métodos e técnicas de ensino e da pesquisa da Matemática e áreas afins.

Prova Tomada de

Posição Solução

SEQUÊNCIA FEDATHI

Figura 17 – Etapas da Sequência Fedathi Fonte: Elaborada pela autora

- Aspectos fundamentais na aplicação da Sequência Fedathi

A eficácia nos resultados de aprendizagem, em decorrência da aplicação da Sequência

Fedathi, requer em sua execução a vivência de aspectos fundamentais, pelo professor e pelo aluno, sendo os mais importantes:

- Aplicações

Apesar de a Sequência Fedathi ter sido concebida no âmbito de ensino da Matemática, professores e pesquisadores de outras áreas demonstram interesse em estudá-la, principalmente profissionais da área das ciências exatas, pela escassez de teorias que contribuam para o ensino-aprendizagem dessas disciplinas.

Logo abaixo, apresentamos alguns trabalhos que utilizaram a Sequência Fedathi, como apoio teórico e/ou metodológico. Em sua maioria, estão ligados ao ensino de Matemática e utilização de tecnologias digitais. A maioria dos trabalhos, além de apresentarem uma síntese da Sequência Fedathi, destacam importantes aspectos teóricos e metodológicos e suas relações com objeto pesquisado.

Estes trabalhos e outros acerca da Sequência Fedathi, encontram-se disponíveis no site

do Laboratório Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - Sequência das etapas

Planejamento Diagnóstico Interação Experimentação Generalização Avaliação

Professor

Atividade Participação Interação Questionamentos Experimentação

Aquisição do novo saber

Aluno

Figura 18: Aspectos fundamentais na aplicação da Sequência Fedathi Fonte: Elaborado pela autora

UFC, no endereço: <http://www.multimeios.ufc.br/teses.php>.

Quadro 4 - Teses e dissertações abordando a Sequência Fedathi

Tese: Um modelo de ensino dos conceitos de cálculo para os cursos de Engenharia

fundamentado em uma epistemologia histórica e baseado na metodologia da engenharia didática: validação por meio do conceito de integral

Autora: Natália Maria Cordeiro Barroso Ano: 2009

Instituição: UFC

Tese. Tecnologias digitais e ensino de matemática: compreender para realizar Autora: Elizabeth Matos Rocha

Ano: 2008 Instituição: UFC

Tese: A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma

TelEduc na elaboração dos conceitos

Autora: Ivoneide Pinheiro de Lima Ano: 2007

Instituição: UFC

Tese: Educação Matemática: favorecendo investigações matemáticas através do

computador

Autor: José Rogério Santana Ano: 2006

Instituição: UFC

Tese: Análise do Nível de Raciocínio Matemático e da Conceitualização de Conteúdos

Aritméticos e Algébricos no Ensino Fundamental: Considerações Acerca de Alunos do Sistema Telensino Cearense.

Autora: Marcília Chagas Barreto Ano: 2002

Instituição: UFC

Dissertação: Uso de instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento a

partir de sessões didáticas

Autor: Elizabeth Matos Rocha Ano: 2006

Instituição: UFC

Dissertação: O computador como ferramenta para mediação de atividades à distância de

reforço escolar em matemática

Autor: Adelmir de Menezes Jucá Ano: 2004

Instituição: UFC

Dissertação: Do Novo PC ao Velho PC Autor: José Rogério Santana

Ano: 2001 Instituição: UFC

Dissertação: Informática na Educação Matemática: estudo de geometria no ambiente do

software Cabri-Géomètre

Autor: Maria José Araújo Souza Ano: 2001

Instituição: UFC

Dissertação: Cabri-Géomètre: uma aventura epistemológica Autor: Márcia Oliveira Cavalcante Campos

Ano: 1998 Instituição: UFC

Fonte: Site: http://www.multimeios.ufc.br/teses.php.

Concluindo

Consideramos o capítulo 3 o mais importante deste trabalho, buscamos através dele expressar a essência da Sequência Fedathi.

Na primeira parte do capítulo é apresentado um histórico de sequências, que vão desde John Dewey em 1910 a Sequência Fedathi em 1996. Através das sequências apresentadas, ficou claro que apesar de terem sido constituídas em diferentes contextos e objetivos, elas possuem pontos em comum com a Sequência Fedathi, que foram sintetizados nos cinco itens abaixo:

1 A COMPREENSÃO DO ENUNCIADO (Tomada de Posição – Sequência Fedathi ) Versão da linguagem verbal para a linguagem matemática.

2 A COMPREENSÃO DO PROBLEMA (Tomada de Posição – Sequência Fedathi) Consciência das relações lógicas conceituais e matemáticas que intervêm.

3 A BUSCA DE VÁRIAS ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO (Maturação – Sequência Fedathi)

4 A APLICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS (Solução – Sequência Fedathi)

5 A REVISÃO E A COMPROVAÇÃO DO PROCESSO SEGUIDO (Prova – Sequência Fedathi)

A intersecção das idéias centrais das sequências apresentadas, resumidas nos itens 1 a 5, nos mostra que elas precisam, de fato, serem considerados no ensino da matemática, e que, a Sequência Fedathi é realmente uma proposta significativa, de vez que contempla todas elas, e, se diferencia da maioria, quando tenta apresentar de forma mais detalhada aspectos a serem considerados no processo de ensino.

A segunda parte do capítulo é dedicada a descrever as etapas da Sequência Fedathi, ressaltando importantes variáveis a serem analisadas em sua aplicação. Houve nesta descrição, um esforço no sentido de detalhar e relacionar aspectos relevantes inerentes à Sequência Fedathi, até então não especificadas em outros trabalhos que a utilizaram, são eles:

1 TOMADA DE POSIÇÃO O Diagnóstico A interação multilateral 2 MATURAÇÃO Os Questionamentos 3 SOLUÇÃO As interações bilaterais Competência didático-matemática 4 Prova O modelo geral

Foram destacados ainda os objetivos Sequência Fedathi, que têm como idéia central apresentar a Sequência como modelo de ensino centrado na discussão, investigação, compreensão e formulação dos conceitos, visando conduzir o aluno a uma aprendizagem significativa.

Entre os aspectos fundamentais esperados em relação ao professor e ao aluno, a ênfase se dá na interação, sendo considerada o elo principal para que seja constituído o saber em jogo.

No capítulo a seguir será apresentado um aporte acerca da Geometria, abordando aspectos relacionados à sua história e sua inserção no currículo escolar. A proposição desta seção surgiu da necessidade de conhecermos um pouco mais esta importante parte da matemática, que, além de ser abordada nas atividades de nossa pesquisa de campo, tem sido alvo de muitos softwares e aplicativos voltados para o ensino de matemática com as tecnologias digitais.

4 O desenvolvimento da Geometria:

na História e na Escola

4 O DESENVOLVIMENTO DA GEOMETRIA NA HISTÓRIA E NA ESCOLA

Não há estradas reais para chegar a Geometria.

Euclides de Alexandria

Apresentamos neste capítulo aspectos relacionados ao desenvolvimento da Geometria, tanto na história quanto na educação. Conhecer aspectos de sua composição científica e inserção no contexto escolar atual nos permitirá melhor compreensão de sua transposição para os ambientes de Geometria Dinâmica (geometria do computador).

Conforme veremos no capítulo posterior, os softwares Cabri-Géomètre e Geogebra (e a maioria dos outros softwares voltados para a Geometria) possuem como base para a resolução de problemas a aplicação de propriedades das construções geométricas e princípios da Geometria euclidiana. Os objetos e teoremas definidos por Euclides são hoje facilmente formulados neste ambiente informático.

A superação de marcas deixadas pelo Movimento da Matemática Moderna, em relação à Geometria no currículo escolar e as ricas possibilidades de experimentação da Geometria dinâmica, aos poucos recupera esta importante área da Matemática para as salas de aula.

A Geometria é considerada hoje ferramenta muito importante para a compreensão, descrição e inter-relação com o espaço onde vivemos. A importância de desenvolvê-la na escola pode ser ressaltada por várias causas, uma das quais é que, sem estudar Geometria, os alunos não desenvolvem bem o pensamento geométrico e o raciocínio visual e, sem essa habilidade, terão algumas dificuldades para resolver situações de vida ou do trabalho que forem geometrizadas; também não poderão utilizar a Geometria como instrumento facilitador para a compreensão e resolução de questões de outras áreas do conhecimento humano.

Podemos dizer que sem conhecer a Geometria, a leitura interpretativa do mundo se torna incompleta, a comunicação das ideias fica reduzida e a visão acerca da Matemática torna-se diminuta.

Elementos da Geometria estão em toda parte. Lidamos no cotidiano com ideias de paralelismo, perpendicularismo, congruência, semelhança, proporcionalidade, medição (comprimento, área, volume), simetria, seja pelo visual (formas), seja pelo uso no lazer, na profissão, na comunicação oral, cotidianamente estamos envolvidos com a Geometria, sendo esta parte importante e significativa da matemática para a formação dos indivíduos.