• Nenhum resultado encontrado

Segundo Maria e Nunes (2006) algumas das finalidades educativas que representam o ideal humano, e que dão sentido e orientação, neste caso especifico à atividade física e desportiva, são: desenvolver as capacidades motoras dos alunos; melhorar a realização das habilidades motoras nos diferentes tipos de actividades, conjugando as suas iniciativas com a acção dos colegas e aplicando correctamente as regras; promover o desenvolvimento integral do aluno, numa perspectiva interdisciplinar, de modo a favorecer o reforço da oferta educativa; e fomentar a aquisição de hábitos e comportamentos de estilos de vida saudáveis que se mantenham na idade adulta, contribuindo para o aumento dos índices de prática desportiva da população portuguesa. Pretende-se assim, desenvolver o domínio global das capacidades motoras e alargar o campo de experiências às crianças.

No que diz respeito às conceções dos docentes do nosso estudo sobre os objetivos da atividade física e desportiva, após analisar e comparar as suas declarações, estas foram agrupadas em três subcategorias, nomeadamente: desenvolvimento de capacidades motoras, prática de atividade física e promoção de hábitos saudáveis e de higiene.

O quadro seguinte mostra, as declarações dos docentes, agrupadas pelos objetivos enunciados:

Quadro 5- Objetivos da AEC-AFD

Objetivos da AFD Transcrições

Desenvolvimento de capacidades motoras

“…o objetivo principal deveria ser os alunos aprenderem serem educados pelo movimento”(…)“ é um contacto geral com variados materiais, manipulação de arcos, cordas, bolas, trabalhar com os alunos os pequenos movimentos em contexto de jogos”(E1)

89 “Os objetivos, são que eles consigam deslocar-se de uma forma equilibrada, consigam manipular cordas, bolas, a lateralidade, e principalmente a coordenação, quanto mais baixa for a idade melhor, com mais êxito se desenvolverá esta capacidade ”(E2)

“…No 1º e 2º ano mais sobre capacidades coordenativas, 3º e 4º ano mais iniciação as modalidades, jogos pré-desportivos, conteúdos relacionados com modalidades colectivas…”(E3)

“E a preparação, todas estas atividades (AFD) são também para quando eles chegarem ao 2º ciclo que haver uma continuidade.”(E4)

Prática de atividade física “…procurar desenvolver várias atividades com diferentes exercícios, com

diferentes partes do corpo trabalhando variados movimentos… “(E1)

“…3º e 4º ano mais iniciação às modalidades, jogos pré-desportivos, conteúdos relacionados com modalidades colectivas…”(E2)

“Os conteúdos relacionados com coordenação são trabalhados no decorrer dos 4 anos, mas com maior incidência no 1º e 2º ano.”(E3)

“…o incentivar à prática do desporto(…)“…promovermos na nossa área o prazer pelo desporto…”(E4)

Promoção de hábitos saudáveis e de higiene

“…o conhecimento de regras de higiene.”(E4)

Ao compararmos o conjunto de objetivos mencionados pelos docentes com as finalidades educativas preconizadas nas orientações programáticas para a AEC-AFD, verificamos uma referência a quatro das seis finalidades educativas. Uma das finalidades contida no documento do ME é, “desenvolver as capacidades motoras dos alunos.” Esta finalidade referida pelos quatro docentes.

Duas das finalidades das orientações programáticas são, e passamos a citar: “melhorar a realização das habilidades motoras nos diferentes tipos de actividades, conjugando as suas iniciativas com a acção dos colegas e aplicando correctamente as regras”

e “promover o desenvolvimento integral do aluno, numa perspectiva interdisciplinar, de modo a

favorecer o reforço da oferta educativa”. Segundo a nossa análise, o objetivo educativo

mencionada por todos os docentes, ou seja a prática de atividade física poderá abarcar estas duas finalidades. Por fim, outra finalidade mencionada por um dos docentes e que faz parte das orientações programáticas do ME para a AFD é, e passamos a transcrever:

“Fomentar a aquisição de hábitos e comportamentos de estilos de vida saudáveis que se mantenham na idade adulta, contribuindo para o aumento dos índices de prática desportiva da população portuguesa”. O docente refere no seu depoimento que um dos objetivos é a

promoção de hábitos saudáveis e de higiene.

Através das respostas dos docentes, concluímos que a visão dos agentes educativos é próxima do que está estabelecido nas orientações programáticas do ME para a AEC-AFD. Os quatro referem em comum dois objetivos para a AFD, embora nem sempre de uma forma

90 muito direta. Todos apontam como finalidades o desenvolvimento de capacidades motoras, bem como a prática de atividade física. Pode-se dizer que as respostas dos docentes são relativamente homogéneas, no que diz respeito aos objetivos para a AFD. Apenas um dos docentes refere um objetivo que os restantes não afloram, a promoção de hábitos saudáveis

e de higiene.

Estudos anteriores apontam para resultados semelhantes, relativamente às conceções dos docentes sobre os objetivos da AEC-AFD.

Brandão(2010), afirma sobre este tema que, os professores consideram que melhorar a aptidão e condição física, habilidades e capacidades motoras, bem como a criação de hábitos de prática desportiva regular se constituem como objectivos fundamentais para a Actividade Física e Desportiva, enriquecendo assim o reportório motos dos alunos.

Quando comparamos a perceção dos docentes sobre os objetivos de AFD e da EEFM, verificamos que estes são muito semelhantes. Em ambas as atividades são referidos como objetivos, o desenvolvimento de capacidades motoras e a prática de atividade física. Os docentes têm alguma dificuldade em distinguir a especificidade das duas atividades. Todavia, não poderemos esquecer que os objetivos e as orientações programáticas da AEC-AFD têm a sua raiz nas mais antigas da EEFM, sendo as primeiras uma adaptação das segundas com a adição de mais conteúdos, alguns deles retirados do programa do 2.º CEB. Entendemos por isso, que possam existir dificuldades na distinção dos objetivos e conteúdos das duas atividades, conforme nos apercebemos pelos depoimentos de alguns dos docentes.