• Nenhum resultado encontrado

s f – Resistividade Elétrica do Fluido

1.3 – OBJETIVOS DO TRABALHO

Para essa dissertação de mestrado, foram delineados os seguintes objetivos gerais:

i. Definição e descrição de um processo de fabricação de painéis

acústicos, a partir da fibra de coco;

ii. Determinação dos principais parâmetros acústicos relacionados aos

painéis de fibra de coco em baixas e médias freqüências para controle acústico de recintos;

iii. Desenvolvimento de um modelo numérico para estabelecimento de

parâmetros de controle de qualidade e custo, que auxiliem no desenvolvimento e na fabricação de novos painéis;

Quanto aos objetivos específicos espera-se que esta dissertação seja capaz de:

i. Possibilitar a montagem de infra-estrutura capaz de permitir o

ii. Proporcionar maior aproximação e integração entre diferentes áreas

de conhecimento das engenharias (Produção, Materiais, Processos, Mecânica dos Sólidos, Energia, Vibrações e Acústica);

iii. Estreitar o relacionamento Universidade/Setor Produtivo. 1.4 – ESTRUTURA DO TRABALHO

Nesta dissertação serão utilizadas para o desenvolvimento dos painéis acústicos, metodologias de desenvolvimento de produto, que visam dar maior agilidade ao fluxo de informações e desenvolver o projeto de forma conjunta, ou seja, todas as áreas técnicas envolvidas (equipe multifuncional) participam de todas as etapas, diminuindo assim a possibilidade de que em etapas futuras a dissertação tenha que retroceder, devido a incompatibilidades produtivas, tecnológicas, geométricas, quanto ao transporte, quanto ao armazenamento e estocagem, quanto à reciclagem etc., enfim quaisquer incompatibilidades referentes à construção e ao uso dos painéis.

A descrição das etapas do trabalho, seu desenvolvimento teórico e experimental, conclusões e recomendações são organizadas e apresentadas num total de oito capítulos.

No Capítulo 2 são coletadas informações necessárias para iniciar o processo de desenvolvimento dos painéis acústicos confeccionados a partir de fibras de coco. Para isso, é apresentada uma metodologia de desenvolvimento de produto com base no “projeto informacional” e alguns conhecimentos básicos para a realização de um estudo de mercado. Tais informações serão obtidas junto a indústrias da região, profissionais da área de engenharia civil e arquitetura, e Estúdios de Gravação, com o objetivo de definir as principais características geométricas, relacionadas ao padrão arquitetônico regional, e acústicas, que estão relacionadas aos materiais acústicos absorventes, necessários para o controle da qualidade do som em ambientes fechados e/ou abertos.

No Capítulo 3 encontram-se descritas todas as etapas do processo de fabricação do painel de fibra de coco, observando-se desde a coleta e obtenção do fruto até o final do processo industrial, destacando-se as possíveis e necessárias adaptações que deverão ser feitas.

No Capítulo 4 descrevem-se algumas configurações de painéis de fibra de coco com o objetivo de levantar suas principais propriedades físico-químicas e mecânicas, relacionadas com os objetivos deste trabalho, fazendo-se uma descrição sucinta das bancadas de testes desenvolvidas e dos procedimentos experimentais adotados. Foram analisadas também algumas variedades de fibras de coco brutas devido à possibilidade de utilização de tipos de fibras que hoje são pouco explorados, mas que existem em maior abundância e com menor custo.

O Capítulo 5 trata especificamente dos processos de determinação do coeficiente de absorção, já que a eficiência de um tratamento acústico com materiais porosos e fibrosos é geralmente avaliada pelo seu coeficiente de absorção. Este parâmetro pode ser medido diretamente em uma câmara reverberante ou calculado utilizando-se um tubo de impedância. Na câmara reverberante, pode-se medir o coeficiente de absorção para incidência aleatória, que considera ondas sonoras incidindo de todas as direções, e no tubo de impedância, onde considera-se a propagação somente de ondas planas, sendo então a impedância normal de superfície e o coeficiente de absorção para incidência normal calculados com pequenas amostras do material absorvedor.

No Capítulo 6 a simulação numérica foi utilizada para a análise e predição do comportamento de materiais com características porosas, no caso um painel de fibra de coco e um painel de espuma disponível no mercado, sendo que primeiramente descreve-se brevemente o software utilizado para as simulações e suas limitações, analisando-se em seguida os resultados obtidos em comparação com os resultados experimentais anteriormente obtidos. Destaca-se também a simulação numérica como ferramenta de projeto, que já se tornou parte da rotina de desenvolvimento de produtos, principalmente pela fácil aplicabilidade e entendimento do comportamento acústico destes materiais em função de suas principais características físicas, químicas, mecânicas e geométricas, além do baixo custo de utilização quando comparada aos ensaios experimentais.

No Capítulo 7 será analisada numericamente a influência da colocação dos Painéis de Fibra de Coco no interior de uma sala destinada à fala (Auditório do LABEM – UFPA) nos parâmetros acústicos (tempo de reverberação, decaimento da pressão sonora e inteligibilidade). Inicialmente, realiza-se a validação do modelo numérico, desenvolvido no software ODEON, da sala em questão, através de dados experimentais obtidos de ensaios acústicos realizados no referido auditório. Por fim,

comparam-se os resultados obtidos com o painel de fibra de coco e com o painel de espuma comercial, de forma que possam ser atestadas a viabilidade técnica e a eficiência no controle acústico do painel de fibra de coco ora desenvolvido.

As conclusões e sugestões para continuação deste trabalho de pesquisa, no que diz respeito ao desenvolvimento de painéis acústicos e à possibilidade de patenteamento por parte da UFPA dos resultados alcançados, são apresentadas no Capítulo 8.

Finalmente, no item de Referências Bibliográficas são listadas as obras consultadas que deram sustentação ao desenvolvimento deste trabalho.

2 – LEVANTAMENTO DAS INFORMAÇÕES E DADOS DE