• Nenhum resultado encontrado

Objetivos e metodologia da dissertação

6 Conclusões

1.3 Objetivos e metodologia da dissertação

Com a recente mudança de comportamentos de construção, a necessidade de inspecionar e diagnosticar as anomalias existentes em edifícios correntes levou à criação de procedimentos normalizados que permitam reduzir a subjetividade geralmente associada a estas tarefas (Brito, 2009). De facto, o processo de diagnóstico é considerado a tarefa mais complexa e imprecisa de todo o ciclo de vida de um edifício, apesar dos avanços científicos e tecnológicos que auxiliam as suas várias fases (Silvestre, 2005). Tal circunstância, em conjunto com a complexidade no estabelecimento de relações biunívocas entre os efeitos e as anomalias, a complexidade dos elementos construtivos, e a quase impossibilidade em reconstituir a fase de execução, dificultam significativamente a obtenção de um coerente diagnóstico das ocorrências anómalas, em edifícios.

Foi na defesa desta abordagem que o presente trabalho foi construído, acreditando que só o conhecimento aprofundado das características dos materiais e da tecnologia construtiva subjacentes aos edifícios recentes e a implementação de metodologias rigorosas de observação, registo e análise das anomalias permitem a reparação destas e a eliminação das respetivas causas prováveis da sua ocorrência, bem como a prevenção de idênticos processos patológicos.

Porém, a dificuldade principal num processo de análise de fenómenos patológicos encontra-se associada à quantidade elevada de parâmetros que é possível reunir, e por consequência analisar, onde a sistematização de informação recolhida é um factor chave na obtenção de um diagnóstico preciso e coerente de ocorrências.

Página 7

Como tal, o principal objetivo desta dissertação consiste em apresentar e analisar os trabalhos de inspeção e diagnóstico realizados às diversas circunstâncias de anomalias (de carácter construtivo e funcional) presenciadas num edifício recente, de doze andares, em Lisboa (descrito em § 4.2). Para tal, desenvolveu-se um sistema de inspeção e diagnóstico, em edifícios recentes (SIDER) baseado na identificação, registo, classificação das anomalias evidenciadas, assim como das suas respetivas causas e técnicas de diagnóstico associadas, tendo como modelo o edifício em estudo.

Na verdade, desenvolver as atividades de inspeção e de diagnóstico em grandes superfícies, como é o caso de um edifício recente (constituído por um conjunto enorme de materiais, tecnologias e processos), torna-se num método bastante subjetivo, envolvendo um aumento significativo na complexidade, discrepância e hesitação das fases de recolha de informação e de obtenção de diagnósticos. Como tal, a metodologia que foi aplicada, no caso de estudo, teve como particularidades fundamentais a objetividade, a sistematização e a organização do estabelecimento e análise das relações entre as anomalias, causas, efeitos, materiais e técnicas de diagnóstico. A estrutura do sistema criado encontra-se em §4.3, do presente trabalho (Fig. 4.24).

Assim sendo, poder-se-á dividir os objetivos do presente trabalho em duas etapas (Fig. 1.3). Na primeira etapa pretende-se analisar/investigar as anomalias mais comuns nos edificados contemporâneos, procurando compreender as suas respetivas causas, através do levantamento e aprofundamento de métodos/sistemas auxiliares de inspeção e de técnicas inovadoras de diagnóstico, cuja aplicação seja apropriada aos edifícios recentes. Após o entendimento sobre a patologia na construção contemporânea, assim como as diretrizes de inspeção e diagnóstico mais adequadas a cada ocorrência anómala, na segunda etapa, ir-se-á analisar as anomalias do edifício em estudo, tendo como base a metodologia aplicada no SIDER. Como tal as principais etapas a concretizar no sistema de inspeção e diagnóstico proposto e aplicado no edifício em estudo encontram-se associadas à:

1. Recolha de informação referente ao edifício em estudo:

a. Recolha de documentos de projeto, de especialidades e de alteração; b. Inquérito a utentes;

c. Levantamento e caracterização da construção e da envolvente.

2. Realização de inspeção-geral ao edifício e às situações anómalas evidenciadas: a. Através do levantamento fotográfico e videográfico;

b. Realização de sondagens (furos) em paredes exteriores do edifício; c. Mapeamento de anomalias, em cada piso do edifício.

3. Classificação e identificação das anomalias a analisar:

a. Sistema de identificação e caracterização qualificativa das ocorrências;

b. Classificação das anomalias tendo como base a urgência de intervenção/reparação. 4. Realização de meios/técnicas de diagnóstico, às anomalias analisadas:

a. Seleção de meios de diagnóstico a utilizar, consoante as particularidades das anomalias, assim como a localização das mesmas;

b. Utilização de meios simples (inspeção visual) e de técnicas de diagnóstico complexas; c. Mapeamento das técnicas de diagnóstico realizadas, em cada piso do edifício.

d. Registo, análise e correlação de resultados. 5. Obtenção de um diagnóstico das situações anómalas:

Página 8

a. Atribuição de níveis de correspondência entre as causas consideradas e as anomalias evidenciadas, tendo como base o sistema de identificação de anomalias;

b. Elaboração de matrizes de correlação entre causas e anomalias. 6. Elaboração de fichas de anomalias avaliadas;

7. Validação do sistema aplicado, através do tratamento estatístico de resultados: a. Frequência de observação de anomalias;

b. Frequência de utilização de técnicas de diagnóstico;

c. Frequência de associação entre causas e ocorrências anómalas.

Em suma, pretende-se com aplicação da metodologia do sistema proposto (SIDER), simplificar e objetivar as atividades de inspeção e diagnóstico na generalidade dos componentes construtivos presentes em edificados contemporâneos, permitindo conhecer as frequências de observação das situações anómalas e de utilização de técnicas de diagnóstico (posteriormente realizadas), assim como compreender as possíveis causas associadas aos desencadeamentos de anomalias consideradas. Como tal, ambiciona-se a concretização de um modelo que se adapte a edificações reais, disponibilizando informações e resultados sistematizados, práticos e facilmente inteligíveis.

Documentos relacionados