• Nenhum resultado encontrado

Objetivos Organizacionais

No documento Download/Open (páginas 80-83)

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1. Gestão Universitária na UFRRJ

4.1.3. Objetivos Organizacionais

Conforme Pereira (1999) o principal objetivo das universidades federais é desenvolver e disseminar conhecimento. Deste modo, exige-se cada vez mais do gestor que os processos de gestão da universidade facilitem a integração entre alunos, docentes e técnicos. A seguir, a missão da UFRRJ é apresentada para abrir a discussão entre os objetivos propostos no principal documento de referência da instituição e as falas descritas nas entrevistas.

A UFRRJ possui a seguinte declaração de Missão:

Produzir, sistematizar, socializar e aplicar os conhecimentos científico, tecnológico, filosófico, cultural e artístico de excelência, através do ensino, da pesquisa e da extensão indissociavelmente articulados, consolidando a formação do ser humano para a atividade profissional baseada nos princípios da responsabilidade socioambiental e a partir da reflexão crítica, baseado na solidariedade nacional e internacional e buscando a construção de uma

sociedade justa e democrática que valorize a paz e a qualidade de vida de forma igualitária (PDI, 2013, p. 22).

De acordo com a declaração de missão apresentada a IFES prioriza o desenvolvimento de conhecimentos por meio do ensino, pesquisa e extensão de forma articuladas para uma formação crítica, buscando a construção de uma sociedade justa e democrática, assim como Takahashi (2014) define em seu estudo sobre gestão em organizações universitárias. Deste modo, a missão indica uma gestão pautada no conhecimento plural e democrático Pereira (1999), amparado na reflexão crítica e na igualdade de condições para todos, ensejando a ampliação do diálogo com a sociedade. Ao promover o seu desenvolvimento visando à sua inserção nos cenários nacional e internacional, a UFRRJ mantém o caráter de universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural do país e para a formulação das políticas públicas e sociais Silva et al (2011); Almeida (2010), visando à formação de profissionais-cidadãos com autonomia para o aprendizado contínuo, socialmente referenciado para o mundo do trabalho e capazes de atuar na construção da justiça social e da democracia.

Portanto, a missão estabelece princípios e diretrizes indiscutivelmente essenciais para a gestão de uma universidade pública federal, contudo, são as práticas que denunciam se a missão está sendo observada diligentemente. Na sequência, são destacados alguns objetivos específicos da UFRRJ para consubstanciar o raciocínio em desenvolvimento. No (Quadro 11), a seguir, são descritos alguns dos principais objetivos específicos informados pela UFRRJ:

Quadro 11: Objetivos Específicos da UFRRJ

 Formar, diplomar e propiciar a formação inicial e continuada nas diferentes áreas de conhecimento, visando ao exercício de atividades profissionais e à participação no desenvolvimento da sociedade;

 Contribuir para o processo de desenvolvimento regional e nacional, realizando o estudo sistemático de seus problemas e a formação de quadros científicos e técnicos ao nível de suas necessidades;

 Manter amplo e diversificado intercâmbio de conhecimentos com a sociedade; Fontes: Elaborado a partir de Barbosa (2013)

É Interessante observar que um dos objetivos da IFES é “propiciar uma formação

para a participação no desenvolvimento da sociedade”, evidenciando que a organização

reconhece o papel primordial que possui para uma formação voltada para o desenvolvimento da cidadania. Outro destaque é o reconhecimento do papel da IFES para o desenvolvimento regional e nacional Mendel (2009), além disso, demonstra-se a necessidade de intercâmbio de conhecimentos com a sociedade. A seguir são selecionados trechos das entrevistas sobre os objetivos da UFRRJ:

“O principal objetivo da Rural está relacionado à formação cidadã, formação do ser humano, além da formação para o mercado. A universidade tem o papel de forjar a consciência cidadã e preparar cientistas e corpo técnico qualificado para atuação em diversos setores do mercado de trabalho. Contribuindo para a sociedade e o desenvolvimento da indústria.” (E-2)

É cumprir essa missão maior da universidade que é produzir e socializar conhecimento. é fazer esse diálogo com esses muitos saberes de outros lugares que não os da universidade, é fazer o diálogo com esses muitos outros setores, por isso que ela tem que garantir espaços de participação das pessoas aqui.”(E-4).

Pode-se dizer que há uma relação entre estes objetivos apontados pelos entrevistados, porque se por um lado a necessidade de formação profissional e cidadã para a participação no desenvolvimento da sociedade Pateman (1992); Gohn (2001); Mendel (2009) por outro lado, contribui-se de igual forma, para o desenvolvimento regional. Isto porque o profissional que se preocupa com a cidadania tende a ser mais participativo e irá exigir o cumprimento de direitos sociais básicos e trabalhará para o desenvolvimento de ações transparentes dos gestores públicos que, supostamente, irão melhorar a sociedade e, assim, por diante..

A partir da missão e dos objetivos a UFRRJ formulou princípios e diretrizes que estão descritas no Relatório de Gestão e no Plano de Desenvolvimento Institucional (Quadro 12). Informa-se que estão inscritos no Quadro 12 princípios diretrizes porque são considerados principais para esta pesquisa, já que estão relacionadas ao tema.

Quadro 12: Princípios e Diretrizes da UFRRJ

Relatório de Gestão Plano de Desenvolvimento Institucional

Princípio Diretrizes

 Compromisso com a democracia política com justiça social;

 Contribuir na formulação de políticas públicas e sociais que promovam a qualidade de vida de forma igualitária, justa e solidária;

 Compromisso com a formação de profissionais- cidadãos qualificados, críticos e socialmente engajados;

 Formar profissionais baseados nos princípios da cidadania, com autonomia para o aprendizado contínuo.

Fonte: Elaboração Própria

As diretrizes e os princípios indicam as orientações e os comportamentos a serem seguidos pelos gestores da IFES para atingir aos objetivos propostos. Assim, são destacados princípios e diretrizes que indicam compromissos com a formação para a cidadania preocupada com a questão socioambiental, a defesa da universidade pública e o desenvolvimento de políticas públicas adequadas às necessidades sociais, além da ênfase em uma gestão democrática e preocupada com a cidadania.

A UFRRJ vem passando por grandes transformações desde a sua inauguração a pouco mais de cem (100) anos. Essas transformações são resultantes de mudanças no contexto social, cultural, político e tecnológico que influenciam todas as organizações públicas ou particulares, são especialmente sublinhados, no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior. Isso porque as IFES são responsáveis por traduzir as políticas públicas nacionais e do Ensino Superior, além de atender a demanda por formação de cidadãos conscientes e atuantes de forma crítica neste contexto de transformações. Neste sentido, os modelos de gestão pública resultantes das transformações ao longo do tempo nas estruturas de gestão das organizações públicas influenciam as ações destas organizações neste contexto em constante transformação. Na próxima seção buscou-se compreender o modelo de gestão presente na UFRRJ.

No documento Download/Open (páginas 80-83)