• Nenhum resultado encontrado

Uma das possibilidades para a redução de impactos ambientais é a formação de profissionais de técnicos, bacharéis, tecnólogos, administradores, engenheiros e advogados para atuarem na área ambiental.

Diante deste quadro torna-se necessário e urgente a formação de profissionais que atendam com eficiência à resolução dos problemas ambientais e que evidenciem esforços no sentido de promover o desenvolvimento sustentável. O componente ecológico-chave para a manutenção do desenvolvimento é uma mudança em direção ao cuidado preventivo do meio ambiente. O objetivo em longo prazo da proteção ambiental é prevenir a criação de poluentes, dejetos e produzir bens duráveis, recicláveis e menos perigosos (BRASIL, 2000, p.9).

O curso técnico em meio ambiente é um curso de nível médio, na qual é oferecido na modalidade subsequente, concomitante ou integrado ao ensino médio. A finalidade do curso técnico em meio ambiente é habilitar recursos humanos para a prática de ações de controle ambiental em nível operacional em instituições públicas, privadas e comunidades, contribuindo para a conscientização da população sobre as questões ambientais. O profissional egresso desse curso tem a função de compreender e propor soluções e medidas preventivas para os problemas, alterações e desequilíbrios em ecossistemas, exploração dos recursos naturais; implantação de técnicas de produção mais limpa, prevenção à poluição do

ar, da água e solo, gestão de resíduos sólidos, efluentes industriais e domiciliares, manejo de fauna, flora e levantamento de aspectos e impactos ambientais.

O técnico em meio ambiente domina conteúdos e processos relevantes do conhecimento científico, tecnológico, social e cultural utilizando suas diferentes linguagens, o que lhe confere autonomia intelectual e moral para acompanhar as mudanças, de forma a intervir no mundo do trabalho como agente de proteção e preservação dos recursos naturais, produzir e interpretar documentação, relatórios, estudos ambientais; planejamento e operacionalização de programas de Educação Ambiental e sistemas de Gestão Ambiental (PARANA, 2016, p.5)

A formação dos técnicos em meio ambiente da rede pública de ensino do estado do Paraná, exigem do curso a carga horária mínima de 800 horas, e são formados para suprir a demanda das empresas, industriais, laboratórios, agronegócios, órgãos ambientais, companhias de saneamento com a finalidade de propor e melhorar o desempenho ambiental e manutenção dos sistemas de Gestão Ambiental. Os professores que atuam nos cursos técnicos de meio ambiente no estado do Paraná são professores com formação na área da biologia, engenharias, tecnologia ambiental, administradores, sociólogos, químicos e advogados. Esses profissionais são contratados pela secretaria de educação nos processos seletivos simplificados e a maioria dos profissionais não possuem licenciatura ou formação pedagógica. Segundo Paraná (2014, p.13) no boletim com o resultado do Censo Escolar de 2014, a pesquisa confirmou um percentual menor de professores com licenciatura (70,2%) na educação profissional e na formação inicial dos docentes 24,6% predominam os cursos de grau bacharelado e tecnológico e 10,9% dos docentes desta etapa são graduados em Pedagogia. Diante das dificuldades institucionais, infraestruturas nas comunidades escolares, existe também a ausência da formação pedagógica dos docentes da educação profissional que interfere no processo de ensino e aprendizagem dos futuros técnicos ambientais

A formação profissional dos professores implica, pois, objetivos e competências específicas, requerendo em consequência estrutura organizacional adequada e diretamente voltada ao cumprimento dessa função. Para essa nova estrutura deverão confluir os elementos, sejam eles das diferentes faculdades ou institutos, sejam da faculdade de Educação, atualmente separados pela dualidade – a nosso ver artificial – dos cursos de bacharelado e de licenciatura (SAVIANI, 2009, p.150)

Essas situações que tornam os cursos voltados somente para uma realidade urbana e industrial, com viés tecnocrata, excluindo outros aspectos importantes da pedagogia, educação, tecnologias digitais e da área ambiental como a biodiversidade, fauna, flora, saberes locais, aspectos socioculturais, saneamento básico, identidade cultural e outras questões socioambientais. A pesquisa-ação e pesquisa com survey para o levantamento de informações sobre a importância das TDICS no ensino da Gestão Ambiental na educação profissional foram realizadas com professores e alunos de duas escolas estaduais (Elysio Vianna, Paulo Leminski) da região de Curitiba que ofertam o curso técnico em meio ambiente.

A escola Estadual Professor Elysio Vianna está situada na rua salgado filho Nº 1320, bairro Guabirotuba. Oferta diferentes modalidades de ensino e possui 19 turmas e 402 matriculas distribuídas em ensino médio integrado e subsequente com os cursos de Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Química e Técnico em Qualidade. O curso técnico em meio ambiente na instituição iniciou as atividades de formação profissional na área ambiental em 2011. O projeto político pedagógico da escola prioriza uma ação articuladora para a promoção de reflexões para que todos percebam as necessidades de aprendizagem, com propósito de estabelecer níveis de intervenção necessários para efetivar processos de mudança da prática e dos processos de aprendizagem. A escola coloca em primeiro plano o conhecimento, a capacidade de processar e selecionar informações, a criatividade, flexibilidade, autonomia, capacidade de adaptação à situação nova e atender as demandas da

FONTE: Google Maps (2018).

leitura e escrita para acompanhar a evolução tecnológica no processo produtivo, desdobramentos políticos, sociais e éticos (VIANNA, 2010, p.49)

A escola Paulo Leminski está situada na rua coronel Augusto de Almeida Garret, 135, bairro Tarumã. Oferta diferentes modalidades de ensino e possui 73 turmas de ensino médio com 1977 matriculas distribuídas ensino médio integrado, subsequente (formação de docentes, técnico em segurança do trabalho e meio ambiente). O curso técnico em meio ambiente na instituição iniciou as atividades de formação profissional na área ambiental em 2008. O projeto político pedagógico da escola prioriza a pesquisa, discussão e construção das ações, têm como finalidade a compreensão de currículo como um conjunto de ações com articulação e livre trânsito entre o projeto social a formação desejada, na busca de uma gestão de ensino de qualidade e produtividade, e no uso das novas tecnologias da informação e comunicação (LEMINSKI, 2012, p.3).

4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS