• Nenhum resultado encontrado

PARTE II – ESTUDO EMPÍRICO

Capítulo 9 Apresentação e Interpretação dos dados

9.2 Observação participante e entrevista

9.2.1 Observação participante

Tabela n.º 14. Unidades de registo do tema: Domínio das competências gerais

CategoriaRepresentações dos diversos actores educativos

Subcategoria Exemplo de unidade de registo

Competências gerais de ordem metodológica

“…gostaram de trabalhar no computador, do desenho do DI, de fazer círculos com réguas e compassos, da matemática colectiva, do texto da JE, de construir o metro cúbico, de fazer cubos com cartolina, de resolver problemas com os valores da viagem ao Porto Santo.” (Obs. 26/05/07) “…ele responde que aquela experiência tem várias fases e que naquele dia, apenas vai colar aquelas pazinhas todas para ficarem a secar para o dia seguinte. Só depois é que pode dar continuidade à 2.ªfase e, por isso, não me pode mostrar a experiência toda.” (Obs.29/05/07) Competências

gerais de ordem comunicacional

“Vou até à rua e encontro a BE e a SO a treinarem a apresentação do projecto As Novas Tecnologias, para o dia seguinte.” (Obs.29/05/07)

“Começa a apresentação do projecto As Novas Tecnologias. As duas alunas, alternadamente, continuam a explorar o panfleto. Lêem frases, chamam a atenção para certas imagens e apontam vantagens e cuidados a ter com as novas tecnologias.” (Obs.30/05/07)

“Os alunos quando escreviam cartas, já sabiam para quem estavam a escrever.” (Obs.31/05/07) Competências

gerais de ordem cognitiva/ intelectual

“O JU foi para o MSN, mas está com dificuldades em entrar em contacto com os seus amigos. Então, pega no seu telemóvel e telefona ao seu irmão que lhe diz o que deve fazer, e lá consegue o que quer. A Prof. não vê ele telefonar, mas também não incomodou ninguém.” (Obs.19/06/07) “ [No dia 1 de Junho – Dia da Criança] Os alunos da turma 4.º ano A ficaram na escola e fizeram um baile com os seus CD preferidos. Depois jogaram no campo de futebol. Também construíram um metro cúbico. Nas faces fizeram pinturas alusivas ao dia da criança e escreveram o que é ser criança para eles. Depois de pronto, juntamente com o Prof. de Educação Física penduraram-no no tecto da cantina. Mas antes, surgiu um pequeno problema. O metro era muito grande e não cabia na janela, nem na porta da sala. Tiveram que desmanchar uma aresta para poderem tirá-lo da sala. Depois de pendurado está espectacular, mas segundo a Prof. foi mesmo uma grande aventura. Os alunos disseram que gostaram muito deste dia.” (Obs.05/06/07)

Competências gerais de ordem pessoal e social

“Antes de cada um partir para o seu trabalho, o DI lê, para toda a turma, a história Morangos Com

Açúcar no SEC. XVIII, que é do JU e da JE, porque lhe pediram que fosse ele a ler. A meio da

história, o DI pára de ler e pede para o colega não fazer gestos. A Prof. diz que ele apenas está a dramatizar, mas aproveita a situação para dizer ao DI que ele está a sentir o que os outros sentem, quando estão a ler e é ele a fazer gestos e barulho. O colega pede desculpa, põe-se quieto e o DI continua a ler a história. No final batem palmas pela história.” (Obs.26/05/07)

“O DI e o VI continuam a fazer barulho e a Prof. diz que talvez vai ter que pôr o VI lá fora e pede a opinião dos alunos. Estes pedem para este se calar e falar só na sua vez. Ele responde que quer continuar na assembleia para discutir a viagem ao Porto Santo. Os outros concordam e a Prof., então, pede para falar só na sua vez.” (Obs.26/05/07)

Tabela n.º 15. Unidades de registo do tema:Operacionalização das competências gerais

CategoriaComponentes do processo de aquisição e desenvolvimento de competências

Subcategoria Exemplo de unidade de registo

Planificação e gestão interactiva das actividades de aprendizagem

“… A Prof. explica que na agenda semanal está escrito Matemática Colectiva, mas precisa fazer uma alteração e dar uma sugestão. Como no dia anterior trabalharam no Projecto da Secretaria da Educação e não tiveram tempo de acabar os seus, hoje, continuam com os projectos e os outros terminam o PIT. Os alunos concordam.” (Obs.26/05/07)

“Entretanto, a Prof. distribui a folha do PIT e os alunos colam-na no caderno e registam o que pensam fazer. Depois a Prof. refere que como vão para o Porto Santo é melhor, desta vez, fazerem um PIT para quinze dias. Quem quiser pode pôr no PIT a reportagem sobre o Porto Santo. Um aluno pergunta se é obrigatório fazer. A Prof. diz que não é obrigatório e que podem fazer uma reportagem da viagem toda ou só de algumas partes. O VI diz logo que vai fazer a reportagem da viagem e aponta no seu PIT. Os outros alunos, também, apontam o que pensam fazer.” (Obs.29/05/07)

“Depois segue-se a projecção, na parede, das fotografias sobre a ida ao Porto Santo. Os alunos convidaram para ver as fotos, as professoras que foram com eles ao Porto Santo e a Sra. Directora que não compareceu porque tinha que sair. A Prof. disse que não fazia mal porque via noutra hora.” (Obs.07/06/07)

“Agora vão ouvir uma música e vão inventar uma história para a música. Um aluno pergunta se podem fechar os olhos. A Prof. responde que sim. O JU pergunta se pode ser no PowerPoint. A Prof. diz que é com o corpo, mas depois pode fazer no PowerPoint. A Prof. pede para apresentarem. Os alunos dizem que é pouco tempo. A Prof. diz que apresentam apenas um esboço do que vão fazer. Concordam.” (Obs.08/06/07)

Diferenciação pedagógica na sala de aula

“A Prof. diz que vai trabalhar com o grupo do projecto A Madeira, na Internet e no PowerPoint; que o VI, o FR e o NU vão para o projecto dos Animais em Extinção e que seria bom se localizassem no mapa os países onde vivem os animais de que vão falar; a BE e a SO como já têm o projecto As Novas Tecnologias pronto, treinam a sua apresentação e os outros sabem o que têm a fazer.” (Obs.29/05/07)

“A Prof. da sala trabalha a Matemática com um grupo mais avançado. A BE e a SO preparam a apresentação do projecto sobre As Novas Tecnologias para depois do intervalo. Alguns alunos vão para os ficheiros da Bola de Neve, outros vão para os blogues, outros continuam a passar o texto no PowerPoint, três alunas juntam-se e inventam um texto com princípio, meio e fim, cujo título é As Cores Malucas. Li o texto, gostei e mostrei à Prof. da sala que pede para passarem a limpo e ilustrarem para ser seleccionado para o livro da escola.” (Obs.30/05/07)

Organização e gestão do tempo

“Cada um cumpre as tarefas, de acordo com o quadro exposto na parede.” (Obs.26/06/07) “Também decidem que o grupo do projecto Os Animais em Extinção vão apresentar na quarta- feira, na hora de projecto. Para chegar a este dia e hora, debatem e negociam entre todos várias hipóteses porque ainda falta acabar alguns retoques e fazer o questionário para os colegas responderem. Logo, não podem apresentar no início da semana. Precisam de mais tempo para terminarem tudo o que planearam.” (Obs.29/05/07)

“Entretanto são 8h e 30m e a Prof. diz que por hoje já chega, mas a CRIS, a CAR e a IS querem ler o texto As cores malucas, que fizeram no dia anterior, na hora do tempo de estudo autónomo. A Prof. e os alunos concordam…” (Obs.31/05/07)

Organização e gestão do espaço

“A Prof. pede para prepararem tudo para a Assembleia de Turma e lembra que têm que pôr o PIT em cima da mesa, arrumar as cadeiras e sentarem-se. Depois diz que vai contar o tempo que demoram a arrumar.” (Obs.26/05/07)

“Uns vão com as professoras para terem o apoio e superarem as suas dificuldades; outros vão para a rua treinar a apresentação do projecto para o dia seguinte; outros vão para o hall de entrada dar continuidade ao projecto dos animais;” (Obs.29/05/07)

Organização e gestão dos recursos e materiais

“Eu não sei bem onde me sentar, olho à volta da sala e há material em todo o lado. Entretanto, vejo uma cadeira e uma mesa logo à entrada e sento-me aí. Em cima da mesa está um livro grande que diz Diário de Turma.” (Obs.26/05/07)

“O VI, cuja tarefa lhe compete neste dia, começa a tirar fotografias.” (Obs.29/05/07) “A Prof. tem uma bola de relaxamento e joga-a ao DI…” (Obs.05/06/07)

“Então, mostra um novo ficheiro de contas e diz que fica no cantinho da Matemática, para quem quiser consultar e fazer. Há alguns alunos que já fizeram os outros todos. Agora podem espreitar este, até para ver se tem erros porque como é novo isso acontece.” (Obs.05/06/07)

Tabela n.º 16. Unidades de registo do tema: A avaliação das competências gerais

CategoriaOperacionalização da avaliação das competências gerais

Subcategoria Exemplo de unidade de registo

Organização e gestão dos processos de avaliação

“A aula começa com a distribuição do PIT a cada aluno. Ao mesmo tempo que a professora distribui, diz aos alunos para lerem as observações que escreveu acerca do trabalho semanal de cada um. Os alunos lêem e fazem comentários acerca do que está escrito: uns dizem que está escrito que trabalhou muito bem, outros dizem que têm que trabalhar mais, outro levanta-se e pergunta à professora o que significa aquelas palavras e ela responde que nesta semana tem que fazer três fichas de Matemática porque não fez nenhuma na semana anterior. Depois diz que quem não percebe deve pedir para explicar.” (Obs.29/05/07)

“O RU gostou de fazer textos, de ter amigos. O melhor dia foi o que andaram de balão.” (Obs. 23/06/07)

“O FR gostou de Língua Portuguesa, de Matemática não gostava, mas agora já gosta. Quando veio da outra escola pensava que não ia ter amigos e agora já tem, até já foram à sua casa.” (Obs. 23/06/07)

“A CAS gostou muito do PIT porque fazia o que tinha dificuldade e praticava o que precisava. Se fosse a Prof. a mandar, talvez não fizesse tanto. Gostou do Prof. Paulo Brasão nos computadores.” (Obs. 23/06/07)

“O TO explica, dizendo que o que se passou, foi que os bons passaram a ser mais e os que não eram passaram a ser porque a Prof. e eles, também, acreditaram e conseguiram.” (Obs. 23/06/07)

Tabela n.º 17 Unidades de registo do tema: A escola e a família

CategoriaRelação entre o meio escolar e o meio familiar

Subcategoria Exemplo de unidade de registo

Cooperação entre a escola e a família

“Perguntei se tinham convidado alguém para a apresentação do seu projecto e disseram que convidaram os pais e a Prof. de informática, mas que não podem vir. Têm pena e perguntam se eu vou ver. Digo que sim e respondem ainda bem.” (Obs. 29/05/06)

“Também refere que existe alguém que tem de acabar o projecto sobre a Madeira e sobre o percurso escolar, o qual é para mostrar aos pais no dia da reunião. E são os alunos que vão apresentar. A CA diz que sabe e que vão acabar na hora do Trabalho de Projecto.” (Obs. 05/06/06)

Tabela n.º 18. Unidades de registo do tema: O papel do professor

CategoriaRepresentações dos diversos actores do sistema educativo

Subcategoria Exemplo de unidade de registo

Postura pessoal e profissional do professor na escola

“A última história foi sobre um balão e a Prof. aproveitou para passar para a Matemática, perguntando e escrevendo no quadro quantos metros o balão subiu, quanto era uma viagem e se todos decidissem fazer a viagem quantos euros eram necessários… E fizeram as contas no quadro.” (Obs. 26/05/07)

“A professora escreve no quadro que está à espera de silêncio para trabalhar.” (Obs. 26/05/07) “Chega uma mensagem à sala, da Sra. Directora, sobre o Dia da Criança, para os pais tomarem conhecimento de como vai decorrer esse dia. A Prof. começa por perguntar quem é o emissor, o receptor e qual será o conteúdo da mensagem. O VI e o RA leram a mensagem.” (Obs. 31/05/07) “Só vêm à escola os alunos que querem devido ao regresso tardio do Porto Santo, no dia anterior.” (Obs. 05/06/07)

“Hoje quando cheguei à escola já estavam todos na sala de música. Iam ter música com a sua Prof. porque a Prof. de Música estava doente.

A Prof. juntou os dois grupos do 4.º Ano da manhã para que ninguém ficasse sem música e assim já treinavam o hino.” (Obs. 08/06/07)

“Cada equipa responde a 10 perguntas. Ora acertam, ora falham. Quando não acertam, a professora não avança sem descobrirem a resposta certa, primeiro com os elementos da equipa e depois com os restantes da turma.” (Obs. 19/06/07)

Documentos relacionados