• Nenhum resultado encontrado

36Ocasionalmente, casos de sucesso conduzidos localmente podem servir de inspiração para projetos

desenvolvidos em outras localidades. Exemplo disso encontra-se na carta de cachaças pernambucana desenvolvida pela APAR15. A fórmula de promoção da cachaça regional encontrada pela associação pernambucana tem despertado o interesse de outras associações espalhadas pelo Brasil.

No Brasil, existe uma grande variedade de associações de produtores regionais, desde aquelas formadas para fortalecimento de Identidade Geográfica (ex.: Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas - APACS e Associação dos Produtores e amigos da Cachaça Artesanal de Paraty - APACAP), passando por iniciativas de construção de um selo de qualidade regional (ex: Associação Mineira dos Produtores de Cachaça de Qualidade - AMPAQ), até chegar a associações formadas simplesmente com intuito de defender dos interesses de pequenos e médios produtores regionais (ex: Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul – Aprodecana; Associação Paulista dos Produtores de Cachaça de Alambique - APPCA, Associação Paraibana dos Engenhos de Cana de Açúcar - ASPECA e Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio de Janeiro - APACERJ). Basicamente, cada associação possui pontos fortes e pontos fracos que deverão ser considerados caso a caso no desdobramento de ações coletivas regionais.

5.6. Bebida e Ciência

Este tópico mostra o número de publicações de artigos científicos sobre as bebidas até fevereiro de 2014. Como se pode observar as bebidas tequila, vinho, uísque e Champagne, objeto de ações coletivas descritas anteriormente apresentam um número bem superior de artigos quando comparadas às pesquisas sobre a cachaça. Essa informação é interessante, pois nos informa que as outras bebidas receberam uma atenção bastante superior que a cachaça na academia e estas pesquisas geralmente relacionadas aos benefícios da bebida, qualidade, segurança, mercado, consumo etc., permitem o desenvolvimento de ações no setor com o suporte de estudos com alta validade e confiabilidade, características esperadas em estudos acadêmicos.

Quadro 9 - Estatística das publicações acadêmicas sobre algumas bebidas selecionadas (mundo) Bebida # publicações Vinho (geral) 82.766 Champanhe 3.142 Uísque 2.229 Tequila 458 Cachaça 213

Fonte: Web of Knowledge16

15 A Associação de Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura de Pernambuco - Apar, por exemplo, é um caso

interessante de associação regional que reúne pequenos e grandes produtores na promoção da cachaça regional. O desenvolvimento de ações sinérgicas na APAR permite ganhos multilaterais entre seus associados.

16 Trabalhos científicos no Web of Science. Disponível em: http://apps.webofknowledge.com/UA_GeneralSearch_input.do?product=UA&search_mode=GeneralSearch&SI D=2Cv1UsVV4ha12oLIBjd&preferencesSaved= Acessado em 27 de janeiro de 2014.

37

6. Ambiente Competitivo

É complexo quantificar precisamente o volume total de cachaça produzida no Brasil. A grande diversidade de produtores e indústrias, em suas diferentes escalas de produção e operação, elevados índices de informalidade, a baixa barreira tecnológica à entrada de novas empresas e a falta de um controle mais rígido sobre o que é produzido são alguns dos fatores que dificultam elaborar uma fotografia quantitativa da produção de cachaça no País. Algumas estimativas sugerem uma capacidade de produção instalada na ordem de 1,2 bilhões de litros por ano (IBRAC, 2013). Essa produção estaria dividida entre 40 mil produtores e 5 mil marcas de cachaça (SEBRAE, 2013).

Para suprir essa indústria estima-se uma produção de cana-de-açúcar na ordem de 12,2 milhões de toneladas por anos o equivalente a uma área plantada de 174 mil hectares17. Isso corresponde a 1,8% de toda produção de cana-de-açúcar no País segundo a União da Indústria de Cana de Açúcar - UNICA. As microempresas correspondem a 99% do total de produtores de cachaça. Suas atividades agropecuárias incluem a produção de milho, feijão, café, e leite, entre outras, e a produção de Cachaça. O setor da Cachaça é responsável pela geração de mais de 600 mil empregos, diretos e indiretos (SEBRAE, 2013).

6.1.1. Mercado interno

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (IBGE, 2008) o brasileiro gasta com bebidas alcoólicas (excluindo chope e cerveja), em média, 0,5% das despesas dedicadas à alimentação. A porcentagem é maior conforme o aumento de renda familiar, chegando a 1% e m grupos familiares de maior renda18. O consumo médio diário de bebidas destiladas é de 2,5 ml/dia para homens e de 0,4 ml/dia para mulheres. No caso específico da cachaça (aguardente de cana) o consumo anual per capita é de 188 ml/pessoa ano, o que corresponde a uma redução no consumo médio de cachaça de 13% com relação a pesquisa realizada em 2002. O maior consumo per capita anual encontra-se no Rio Grande do Norte conforme apresenta a Figura 6 que traz a evolução do consumo per capita por estado entre 2002 e 2008 por estado.

17 Estimativa considerou um rendimento agrícola de 70 toneladas de cana por hectare e um rendimento industrial

médio de 100 litros de cachaça por tonelada de cana (Souza et al,, 2013).

38

Figura 6 – Consumo Brasileiro per capta de cachaça por Estado consumidor

Fonte: POF – IBGE, 2008.

O mercado de cachaça pode ser segmentado, grosso modo, em dois grandes grupos estratégicos: o da cachaça voltada para o consumo em massa e o da cachaça diferenciada19. No primeiro grupo verifica-se a forte presença de grandes grupos industriais, que adotam estratégias de baixo custo e distribuição em massa para atender seu público-alvo. No segmento de cachaças para consumo em massa a concorrência se dá, quase sempre, por marcas e preços, que variam de R$ 3,00 a R$ 10,0020 a garrafa. O principal canal de comercialização das marcas populares é a venda fracionada em bares populares (botecos e vendas), também chamados ‘pontos de dose’.

19 As cachaças diferenciadas são representadas pelo conjunto de cachaças com identificação de qualidade

Premium, Extra Premium e/ou certificações de origem, de produto orgânico etc.

39

Documentos relacionados