• Nenhum resultado encontrado

Onde entra o Windows Server 2003 neste história?

No documento Guia de Estudos Para o (páginas 74-77)

O Windows Server 2003 foi projetado para ser o sistema operacional dos servidores da rede da empresa. Como sistema operacional para servidor, ele é capaz de ser configurado para desempenhar diferentes tipos de funções, desde um simples servidor de arquivos e de impressão, até um sofisticado servidor de acesso remoto, com Firewall de proteção contra ataques vindos da Internet. O que define o papel que um servidor baseado no Windows Server 2003 irá desempenhar é, basicamente, a configuração e os serviços instalados e configurados no servidor.

A seguir descrevo os principais papéis que um servidor com o Windows Server 2003 pode desempenhar na rede da empresa:

◆ Controlador de domínio: Conhecido resumidamente como DC – Domain Controler, é um servidor onde está

instalado o Active Directory. Nos DCs fica uma cópia do banco de dados com diversas informações da rede, tais como nomes de usuários, senhas, nomes de grupos, lista de membros de cada grupos, contas de computadores, políticas de segurança e assim por diante. Nos próximos capítulos você estudará, em detalhes, sobre Domínios e o Active Directory.

◆ Servidor de arquivos e impressão: Esta é um dos usos mais comuns para um servidor de rede. Os arquivos ficam

gravados em pastas compartilhadas no servidor e podem ser acessados por qualquer computador da rede, desde que o usuário tenha as devidas permissões de acesso. O mesmo é válido em relação as impressoras. Posso ter, por exemplo, uma impressora laser colorida, de alto desempenho e qualidade, instalada e compartilhada em um servidor.

◆ Servidor DNS, WINS e DHCP: O DNS e o WINS são serviços para resolução de nomes em uma rede. O DNS

é que faz a tradução de um endereço como por exemplo www.juliobattisti.com.br, para o respectivo endereço IP. O WINS é utilizado por questões de compatibilidades com as versões do Windows mais antigas, tais como Windows 95, 98 ou Me. O serviço DHCP é utilizado para fazer a configuração automática do protocolo TCP/ IP nas estações de trabalho da rede. No Capítulo 16, do meu livro: Windows Server 2003 – Curso Completo, 1568 páginas, você aprende a instalar, configurar e a administrar os serviços DNS, WINS e DHCP.

◆ Servidor Web: Com o IIS 6.0 o Windows Server 2003 pode atuar como um poderoso servidor Web,

disponibilizando serviços de hospedagem de páginas (http), cópia de arquivos (ftp) e hospedagem de aplicações baseadas em tecnologias como ASP ou tecnologias mais atuais, como Web Services e ASP.NET. Você pode utilizar o Windows Server 2003 e o IIS 6.0 para criar um servidor Web para a Intranet da empresa ou para suportar o site da empresa na Internet. Com o Windows Server 2003 Data Center Edition e a tecnologia de Cluster, você pode utilizar o Windows Server 2003 para criar sites que suportam elevado número de acessos e grande número de usuários simultaneamente. Como exemplo basta citar o site da Microsoft (www.microsoft.com), um dos mais visitados do mundo, o qual é grande parte baseado no Windows Server 2003 (algumas áreas, no momento em que escrevo este livro, ainda estão baseadas no Windows 2000 Server).

◆ Servidor de banco de dados: Neste caso temos um servidor com o Windows Server 2003 e o SQL Server 2000

instalados. O SQL Server 2000 é o servidor de banco de dados relacionais da Microsoft. Oferece funcionalidades avançadas como replicação de dados, stored procedures, acesso a diferentes fontes de dados, múltiplas instâncias em um único servidor, mecanismo de segurança refinado e integrado com o Windows Server 2003, transações distribuídas, etc. Podemos acessar os dados de um servidor SQL Server 2000, no formato XML, utilizando um navegador, através do protocolo HTTP. O SQL Server 2000 é projetado para ser instalado no Windows Server 2003, Windows 2000 Server ou NT Server 4.0.

Para maiores informações sobre o SQL Server 2000, consulte as seguintes fontes:

◆ http://www.microsoft.com/sql

◆ Livro: “SQL Server 2000 Administração e Desenvolvimento: Curso Completo”, de minha autoria, publicado

pela editora Axcel Books (www.axcel.com.br).

◆ Servidor de e-mail: Neste caso além do Windows Server 2003 deve ser instalado o Exchange Server 2000. O

Exchange Server 2000 É um servidor de mensagens e correio eletrônico, além de uma plataforma para desenvolvimento de aplicações do Workflow. Cada vez mais o Exchange vem ganhando mercado de concorrentes como o Lotus Notes da IBM e o Novel Groupwise da Novel. O Exchange 2000 é completamente integrado com o Active Directory do Windows 2000 Server ou Windows Server 2003, o que facilita a criação e manutenção de contas de usuários. O suporte ao padrão de dados XML também foi introduzido nesta versão do Exchange. Maiores informações sobre Exchange podem ser encontradas nos seguintes endereços:

◆ http://www.microsoft.com/exchange ◆ http://www.swynk.com

◆ Servidor de comunicação e acesso remoto: O Windows Server 2003 oferece o serviço RRAS – Routing and

Remote Access Service, o qual permite que o Windows Server 2003 atue como um servidor de acesso remoto, para o qual usuários com notebooks ou outros dispositivos, equipados com modem, podem discar e se conectar à rede da empresa, tendo acesso aos recursos da rede, como se estivessem conectados localmente.

A seguir descrevo outros produtos da Microsoft que podem ser instalados em um servidor baseado no Windows Server 2003 e que fazem com que o servidor assuma diferentes papéis e funções na rede da empresa:

◆ BizTalk Server 2000: Este talvez seja um dos produtos da Microsoft, menos conhecidos. Porém considero um

produto fundamental, principalmente para os profissionais que estão envolvidos em um projeto para a consolidação das aplicações da empresa. Com a consolidação do comércio eletrônico, principalmente do chamado B2B – Busi- ness to Business, que é o comércio entre empresas, cada vez faz-se mais necessária a integração entre sistemas de informação de diferentes empresas. Um dos maiores problemas é que estes diferentes sistemas de informação utilizam diferentes formatos de dados (a repetição da palavra “diferentes” é proposital, para enfatizar o conceito que está sendo exposto). Durante muito tempo, uma das soluções adotadas foi o EDI – Exchange Data Interchange.

Porém o EDI apresenta algumas limitações, além de um custo elevado. Com o advento da Internet e do padrão XML, a troca de informações entre empresas tem migrado para soluções onde o XML é o formato universalmente aceito, o que facilita a troca de informações. O Biztalk Server 2000 é a solução da Microsoft que facilita a criação,desde o modelo conceitual até a implementação, de aplicações baseadas em XML, para troca de informações entre diferentes empresas ou entre diferentes sistemas dentro da mesma empresa. Maiores informações e uma versão de avaliação para download podem ser encontradas no seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/biztalk

◆ Commerce Server 2000: O Commerce Server trabalha em conjunto com o IIS. Na verdade o Commerce Server

facilita a criação e o gerenciamento de uma site para comércio eletrônico, quer seja B2C – Business to Consumer, quer seja B2B – Business to Business. Através de uma série de modelos prontos e através da utilização de assistentes, podemos rapidamente criar um site para comércio eletrônico. Após a criação, é possível personalizar o site de acordo com as necessidades da empresa. Pode trabalhar integrado com os demais servidores.NET. Por exemplo, você pode utilizar o SQL Server 2000 para armazenar informações sobre o catálogo de produtos, preços e estoque. Maiores informações e uma versão de avaliação para download podem ser encontradas no seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/commerceserver

◆ Application Center 2000: O Application Center 2000 é a ferramenta da Microsoft para a implementação e

gerenciamento de Web sites que deverão suportar uma elevada carga de acesso, com um grande número de acessos simultâneos. Também oferece ferramentas para a distribuição de um site entre diversos servidores, com o objetivo de distribuir a carga entre diversos equipamentos. Com o uso do Application Center fica mais fácil realizar tarefas como por exemplo manter sincronizado o conteúdo dos diversos servidores, bem como fazer o gerenciamento e a distribuição de cargas.

◆ Host Integration Server 2000: Esta é a nova versão do antigo SNA Server da Microsoft, só que com o nome

alterado. O Host Integration Server possibilita a integração de redes Windows com outros ambientes, como por exemplo, Mainframes baseados na arquitetura SNA da IBM. Esta é mais uma ferramenta que comprova que hoje as empresas procuram utilizar o melhor dos dois mundos (Mainframe e Cliente/Servidor), integrando as aplicações Cliente/Servidor com as aplicações no Mainframe. Maiores informações e uma versão de avaliação para download podem ser encontradas no seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/hiserver

◆ Internet Security and Acceleration Server 2000: De certa maneira é o successor do Proxy Server 2.0 da Microsoft,

com algumas melhorias. É utilizado para conectar a rede local da empresa, de uma maneira segura, à Internet, funcionando como um Firewall de proteção. Suas funções básicas são as seguintes:

◆ Firewall

◆ Cache de páginas

Maiores informações e uma versão de avaliação para download podem ser encontradas no seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/isaserver

◆ Mobile Information 2001 Server: O Framework.NET (que faz parte do Windows Server 2003) não foi concebido

apenas para o desenvolvimento de aplicações que serão acessadas através de PCs ligados em rede ou computadores tradicionais. Com o Framework.NET, a Microsoft pretende fornecer uma sólida plataforma de desenvolvimento, também para os diversos dispositivos móveis existentes, tais como telefones celulares, assistentes pessoais, Palm Pilots, etc. Dentro desta estratégia, o Mobile Information 2001 Server desempenha um papel fundamental, fornecendo suporte ao protocolo WAP 1.1. Usando o Mobile Information 2001 Server

é possível, por exemplo, fazer com que as suas mensagens do Exchange sejam convertidas para o formato que possam ser lidas por um celular ou qualquer outro dispositivo habilitado ao protocolo WAP

Maiores informações e uma versão de avaliação para download podem ser encontradas no seguinte endereço:

http://www.microsoft.com/servers/miserver/default.htm

No documento Guia de Estudos Para o (páginas 74-77)