• Nenhum resultado encontrado

opção para dar o boot a partir CD ROM não está automaticamente

No documento Guia de Estudos Para o (páginas 108-112)

habilitada. Nestes casos você precisa

entrar no Setup do sistema e

configurar a opção para habilitar o

boot pelo CD-ROM. Para entrar no

Setup do sistema, basta pressionar

várias vezes a tecla Del, logo após ter

ligado o computador. Para orientações

sobre a configuração do Setup,

consulte o manual da placa mãe do

seu equipamento, pois a configuração

do Setup é diferente para cada tipo/

modelo de placa mãe.

Para instalar o Windows Server 2003 Standard Edition, em um computador novo, faça o seguinte:

1. Ligue o computador, insira o CD-ROM do Windows Server 2003 no drive e desligue o computador.

2. Agora ligue novamente o computador, desta vez o CD-ROM do Windows Server 2003 já deve estar no drive.

3. Aguarde até que o sistema seja inicializado a partir do CD-ROM. Em alguns computadores surge uma mensagem pedindo para que seja pressionada qualquer tecla para fazer a inicialização a partir do CD-ROM. Fique atento a esta mensagem e se necessário pressione qualquer tecla para iniciar o boot a partir do CD-ROM.

4. O Windows Server 2003 começa a ser carregado a partir do CD-ROM.

5. Surge uma tela azul com a mensagem “Instalação do Windows”. Esta é a fase chamada de “fase DOS” ou fase de caractere, pois nestas etapas iniciais o programa de instalação ainda não está em modo gráfico.

6. Aguarde alguns instantes até que os arquivos necessários à instalação sejam lidos do CD-ROM e copiados para uma pasta temporária no disco rígido do computador.

7. Surge uma tela com o título “Instalação do Windows Server 2003, Versão do Windows”. No computador que estou utilizando, vou instalar o Windows Server 2003 Standard Edition, com isso é exibido o seguinte título: “Win- dows Server 2003, Standard Edition”.

8. Nesta tela temos a opção de pressionar ENTER para continuar a instalação ou pressionar F3 para cancelar o processo de instalação.

9. Pressione ENTER para continuar com a instalação. É apresentada uma tela com três Opções: Enter para continuar, pressionar ‘R’ para Reparar uma instalação com problemas ou pressionar F3 para cancelar a instalação. Pressione Enter.

10. O programa de instalação faz algumas verificações e em seguida exibe uma tela com o “Contrato de Licença de Usuário Final”. Neste contrato estão os direitos e deveres do usuário, definidos pela licença do Windows Server 2003 que você adquiriu.

11. Para ler todo o contrato você pode utilizar a tecla Page Down para rolar o texto na tela.

12. Pressione a tecla F8 para aceitar o Contrato de Licença e seguir com a instalação.

13. Em seguida será exibida uma relação com todas as partições disponíveis no seu computador. Se for um computador novo será exibido apenas uma Partição ainda não formatada, com o espaço total do disco rígido. Nesta etapa temos as seguintes opções:

◆ Você pode selecionar uma das partições que está sendo exibida e pressionar ENTER para instalar o Windows

Server 2003 nesta partição.

◆ Selecionar uma partição não formatada (aparece com a descrição “espaço não particionado – Unpartitioned

Space) e pressionar a letra C para criar uma partição nova, onde será instalado o Windows Server 2003.

◆ Selecionar uma partição e pressionar a letra D para excluir a partição. Fique atento, pois ao excluir uma

partição, todos os dados desta partição serão excluídos.

14. Como estou instalando o Windows Server 2003 em um computador novo, o qual tem somente uma partição, a qual ocupa o tamanho total do disco rígido, basta selecionar esta partição e pressionar Enter.

15. O Windows Server 2003 será instalado na partição selecionada na pasta \WinNT, normalmente é no drive C:, na pasta C:\WinNT.

16. Se a partição escolhida ainda não estiver formatada você tem a opção de formatá-la. Neste momento você tem quatro opções:

◆ NTFS (Rápido) ◆ FAT (Rápido) ◆ NTFS

◆ FAT

17. O sistema de arquivos FAT vem desde a época do MS-DOS e somente é aconselhável caso você queira utilizar versões antigas do Windows, em conjunto com o Windows Server 2003, em uma máquina Multi-boot. Em equipamentos servidores não é recomendado o uso do sistema de arquivos FAT. No Capítulo 5 você aprenderá sobre as diversas vantagens do sistema de arquivos NTFS, em relação ao sistema de arquivos FAT.

18. Para poder utilizar as configurações de segurança do Windows Server 2003, tais como permissões de acesso e criptografia, você precisa do sistema de arquivos NTFS.

19. A diferença entre (Rápido) e sem o Rápido é quanto a maneira que o disco é formatado. A opção (Rápido), como era de se esperar, demora bem menos do que a outra opção.

20. Selecione a opção NTFS (Rápido) e pressione Enter.

21. Inicia o processo de formatação da partição escolhida. Aguarde alguns instantes, pois dependendo do tamanho do disco rígido pode demorar alguns minutos.

22. Após a formatação é feita uma análise da partição para verificar se não existem problemas com ela, tais como danos físicos no disco rígido.

23. Após a análise inicia um processo de cópia de arquivos do CD-ROM para o disco rígido. Neste momento são copiados os arquivos que darão suporte a próxima fase da instalação, a qual será iniciada após o encerramento da fase atual, quando o computador e inicializado novamente e então inicia a fase gráfica da instalação.

24. Ao final do processo de cópia surge uma mensagem avisando que o computador será reinicializado em 15 segundos. Se você não quiser aguardar os 15 segundos, basta pressionar Enter que o Computador será reinicializado imediatamente.

25. Após a reinicialização começa a parte gráfica do processo de instalação.

26. O processo de instalação continua trabalhando por conta.

27. A janela é dividida em duas partes. No painel da esquerda são exibidas as etapas da instalação já cumpridas (Coletando informações, Atualização dinâmica, Preparando a instalação) e as etapas restantes (Instalando o Win- dows, Finalizando a instalação), bem como uma estimativa do tempo restante para finalizar a instalação.

28. No painel da direita são exibidas mensagens sobre as novas características/funcionalidades do Windows Server 2003.

29. Durante esta fase são detectados e instalados os vários dispositivos de Hardware, e efetuadas as diversas configurações necessárias para o funcionamento do Windows Server 2003.

30. Aguarde até que as etapas sejam executadas até que surja a janela Opções regionais e de idiomas. Nesta tela definimos as configurações de idioma do Windows Server 2003. As configurações do idioma definem uma série de aspectos do Windows Server 2003. Por exemplo, o símbolo da moeda, o formato da data, se o relógio do sistema é de 12 ou de 24 horas e assim por diante. Estas configurações podem ser alteradas após a instalação do Windows Server 2003, utilizando o ícone Opções regionais e de idioma, do Painel de controle.

31. Defina as configurações Regionais e de Teclado adequadas ao equipamento e ao idioma que será utilizado.

32. Dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa da instalação.

33. Surge a janela Personalizar o software, pedindo que você digite o seu Nome e o nome da sua empresa.

34. Preencha os campos Nome e Organização e dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa da instalação.

35. Em seguida é exibida a janela Chave do produto (Product Key), na qual você deve digitar a chave de 25 dígitos que aparece na etiqueta do CD de instalação do Windows Server 2003.

36. Digite a chave solicitada e dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa da instalação.

37. Será exibida a janela Modo de Licenciamento, na qual você deve informar o modo de Licenciamento, a qual pode ser: Por servidor (Per Server) ou Por dispositivo ou por usuário (Per Device or Per User), de acordo com as licenças que você adquiriu.

A seguir descrevo as diferenças entre os dois modos de licenciamento:

◆ Por Servidor: Esta forma de licenciamento é mais indicado para pequenas empresas, nas quais existe um único

servidor com o Windows Server 2003 instalado. Com este tipo de licenciamento, o número de licenças define o número máximo de usuários conectados simultaneamente ao servidor. Se o número máximo de conexões for atingido e mais um usuário tentar acessar um recurso no servidor, este último usuário não conseguirá fazer a conexão e receberá uma mensagem de erro. O número de licenças (e conseqüentemente de conexões simultâneas) é definido pelo número de CAL – Client Access Licences que você adquiriu, Ao comprar o Windows Server 2003 este já vem com um determinado número de licenças. Se você precisar de um número maior de licenças, deverá adquirir mais CALs, de acordo com o número de licenças que for necessário.

◆ Por dispositivo ou por usuário): Neste modo de licenciamento, uma CAL é necessária para cada estação de trabalho

que faz a conexão com o servidor, independentemente de quantas conexões esta estação de trabalho venha a estabelecer com o servidor. Os clientes podem ser estações de trabalho baseadas no Windows ou em outro sistema operacional, como por exemplo um aplicativo em uma estação de trabalho Linux, acessando dados de um banco de dados SQL Server, em um servidor com o Windows Server 2003. Por exemplo, se a rede da sua empresa tem 1000 máquinas, você deve adquirir 1000 CALs, uma para cada estação de trabalho. O preço de uma CAL para este modo de

licenciamento é maior do que para o Per Server, mas em compensação com uma única CAL, a estação de trabalho pode acessar recursos em qualquer servidor que esteja utilizando o licenciamento Per Device

38. Informe o modo de licenciamento e o número de licenças e dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa da instalação.

39. Surge a janela Nome do computador e senha do administrador.

40. Se você estiver instalando o Windows Server 2003 em um computador residencial ou em uma pequena rede que você mesmo administra, você pode selecionar o nome do computador sem maiores problemas. Se você está instalando o Windows Server 2003 em uma estação de trabalho de uma rede corporativa, consulte o Administrador da rede para saber se existe algum padrão de nomes para as estações de trabalho e para os servidores da rede. O nome do computador é importante pois é através do nome que acessamos os recursos compartilhados, tais como pastas e impressoras, do computador.

41. Para nome digite MCSE70-290 (ou outro nome que você irá utilizar em sua rede).

42. Também é solicitada uma senha para o usuário Administrador. Ao instalar o Windows Server 2003, automaticamente, é criada uma conta chamada Administrador (na versão em Português, Administrator na versão em Inglês). Esta conta tem permissão para realizar qualquer operação no computador: instalar e desinstalar dispositivos de Hard- ware, instalar e desinstalar programas e até mesmo formatar o disco rígido. Por isso é importante a definição de uma senha para a conta Administrador, pois se deixarmos a senha em branco, qualquer usuário poderá fazer o logon como Administrador e ter acesso a todos os recursos do computador.

43. Digite a seguinte senha: senhaXYZ ou outra senha qualquer que você for utilizar. É importante definir uma senha que não seja fácil de ser descoberta. Falarei mais sobre a definição de senhas no Capítulo 4.

44. Digite novamente a senha escolhida no campo Confirmar senha.

45. Dê um clique no botão Avançar seguindo para a próxima etapa da instalação. Pode ser exibida uma janela informando que a senha selecionada não atende a critérios de segurança. O Windows Server 2003 sugere que você utilize uma senha de, no mínimo, 6 caracteres, que sejam utilizados caracteres não alfanuméricos (;, / * e assim por diante). Clique em Sim para aceitar a senha digitada anteriormente.

46. Se você tiver um modem conectado ao computador, o Windows Server 2003 detecta o modem e abre uma janela para que você selecione em qual país região você está, qual o código DDI do seu país, se é necessário digitar um número para ter acesso a uma linha externa e o tipo de discagem: De tom ou de pulso.

47. Preencha as informações sobre discagem, caso você tenha um modem conectado.

48. Dê um clique no botão Avançar seguindo para a próxima etapa da instalação.

49. Surge uma janela para que você confira a data, a hora e o fuso horário. Verifique se as informações estão corretas e altere o que for necessário.

50. Dê um clique no botão Avançar seguindo para a próxima etapa da instalação.

51. Caso exista uma placa de rede conectada ao micro, será iniciado o processo de instalação da rede.

52. Temos duas opções para a configuração de rede:

◆ Configurações típicas: Esta opção é utilizada quando você instala o Windows Server 2003 em uma estação de

trabalho de uma rede corporativa. Com esta opção as configurações de rede são carregadas, a partir de um servidor DHCP (veja Capítulo 16 do livro Windows Server 2003 – Curso Completo, 1568 páginas), toda vez que o computador é ligado. Não é utilizada em redes que não tenham servidores de rede. Se o Servidor que você está instalando deve ser um controlador de domínio (DC), ele deverá ter um número IP fixo. Neste caso ele não poderá utilizar esta opção.

◆ Configurações personalizadas: Com esta opção é aberta uma janela para que sejam informados diversos

parâmetros para configuração da rede. Por padrão, é instalado o protocolo TCP/IP. Para que dois computadores possam trocar informações, ambos devem ter instalado o mesmo protocolo para comunicação na rede. O protocolo mais utilizado, que é o padrão no Windows Server 2003 é o protocolo TCP/IP, o qual também é utilizado na Internet.

53. Selecione a opção Configurações personalizadas.

54. Dê um clique no botão Avançar seguindo para a próxima etapa da instalação.

55. Nesta etapa é exibida a marca/modelo da placa de rede que foi detectada pelo Windows Server 2003. Vamos alterar alguns parâmetros do protocolo TCP/IP.

56. Dê um clique na opção Protocolo TCP/IP e depois dê um clique no botão Propriedades.

57. Surge a janela de propriedades do protocolo TCP/IP. Marque a opção Usar o seguinte endereço IP.

58. Preencha os seguintes campos com os seguintes valores (ou substitua por valores que você estiver utilizando em sua rede):

◆ Endereço IP: 10.100.100.50 ◆ Máscara de rede: 255.255.255.0 ◆ Default Gateway: 10.100.100.1 ◆ Preferred DNS Server: 10.100.100.5

No documento Guia de Estudos Para o (páginas 108-112)