• Nenhum resultado encontrado

A ORAÇÃO NO ESPÍRITO

No documento O Sistema Da Verdade de Paulo_ - Mark Hankins (páginas 139-144)

Sabemos que Paulo foi batizado no Espírito Santo, usava a linguagem de oração com frequência e também operava nos dons do Espírito. Em 1 Coríntios 14, ele fala muito sobre orar em línguas, ou no Espírito. Ele compara as duas coisas, explicando a necessidade de ambas e o lugar que elas deveriam ocupar na oração pessoal e nas reuniões públicas.

Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

 — 1 CORÍNTIOS 14:2

O que fala em outra língua a si mesmo se edifica...

 — 1 CORÍNTIOS 14:4

Porque se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.

 — 1 CORÍNTIOS 14:14-15

Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós.

 — 1 CORÍNTIOS 14:18

Há alguns exemplos do seu hábito de falar em línguas. Ao estudar este capítulo, você verá que ele não minimizava sua importância, mas deu instruções em nome da ordem nas reuniões públicas. Um bom exemplo desse tipo de oração está em Atos 13, quando certos profetas e mestres se reuniam

com o propósito de jejuar e ministrar ao Senhor. Nessa atmosfera de oração, o Espírito Santo falou e deu-lhes instrução com relação ao ministério de Saulo, como ele era chamado na época, e de Barnabé. Eles foram separados e enviados para cumprir uma nova missão. Ele dependia da oração no Espírito para orar a vontade de Deus (Romanos 8:25-26) e para fazer com que se abrissem as portas para a proclamação da Palavra (Colossenses 4:3; Efésios 6:19). Paulo ansiava pela provisão do Espírito de Jesus Cristo dada pela igreja de Filipos (Filipenses 1:19).

Permanecer em uma atitude de oração também o ajudará a ser guiado sobrenaturalmente, como Paulo, quando ele teve uma visão do homem na Macedônia pedindo-lhe para ir até eles (Atos 16:9-10). Ele era alerta e firme na sua vida de oração, com ações de graças (Colossenses 4:2). Ele era um homem de oração que nos instruiu a orar sobre tudo e a acompanhar a oração com ações de graças para receber o sobrenatural (Filipenses 4:6-7).

Minha mãe era uma mulher de muita oração. Alguns dizem que eu a ensinei a orar! Uma noite, quando eu era um adolescente que não vivia para Deus, eu estava com alguns rapazes de carro e me envolvi em acidente de trânsito que resultou na perda total de seis carros. Pensei: É assim que as pessoas morrem! Saí sem um único arranhão e fui para casa; e encontrei minha mãe sentada na cadeira de balanço, orando. Contei a ela o que havia acontecido e ela disse: “Eu sei. Estive orando por você e o Espírito Santo me disse para lhe dizer que Satanás desejava dominar você, para poder peneirá-lo como trigo, mas ele não vai fazer isso porque eu orei por você”. Essas são as mesmas palavras que Jesus disse a Pedro em Lucas 22:31-32. Precisamos fazer esse tipo de oração que Paulo mencionou em Gálatas 4:19, onde ele tinha dores de parto em oração até que Cristo fosse formado nos crentes.

Eis algumas das orações que Paulo fez e que podemos usar para orar efetivamente por nós mesmos e pelos outros.

Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do Seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do Seu poder; o qual exerceu Ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à Sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à Igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

EFÉSIOS 3:14-21

Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da Sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a Ele seja a glória, na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

COLOSSENSES 1:9-12

de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da Sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

FILIPENSES 1:9-11

E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de

ustiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.

FILEMON 4-6

Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos, para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo.

1 TESSALONICENSES 2:13

Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.

1 TESSALONICENSES 2:13

Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.

1 TESSALONICENSES 5:23-24

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Você encontrará mais referências que contêm orações que Paulo fez em suas cartas em:

2 Timóteo 4:16-18

1 Tessalonicenses 1:2-4 2 Tessalonicenses 3:11-13 2 Tessalonicenses 1:11-12 2 Tessalonicenses 2:16-17

SEÇÃO 3

OCUPANDO SEU LUGAR NO CORPO

No documento O Sistema Da Verdade de Paulo_ - Mark Hankins (páginas 139-144)

Documentos relacionados