• Nenhum resultado encontrado

De acordo com o disposto na Proposta Pedagógica da EMCOR “Pe. Fulgêncio do Menino Jesus”, destacamos as seguintes metas e objetivos da unidade escolar:

- Implantação da Pedagogia da Alternância no sistema educacional da nossa região no município de Colatina;

- Fundação da APREMCOR3 (Associação Promocional da Escola Municipal Comunitária Rural “Pe. Fulgêncio do Menino Jesus”; - Promover por meio da metodologia da Pedagogia da Alternância um modelo de educação própria e apropriada para a vida do campo, no sentido de fortalecer este meio tão importante para a sobrevivência das famílias camponesas e toda a humanidade. (EMCOR PFMJ, 2012, p.7).

A Escola é composta por uma equipe de educadores comprometida a desenvolver um trabalho educacional fundamentado nos valores da educação, o respeito ao saber humano e ao meio ambiente, o comprometimento com a formação pública e de qualidade, a ética, responsabilidade e a solidariedade.

Para a efetivação de suas atividades, a escola conta atualmente com o seguinte corpo docente:

 01 profissional habilitado em Ciências Agrárias, com 45 horas, para atuar com Agropecuária na Educação Infantil, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental;

 01 profissional licenciado em Matemática, com 45 horas, para atuar na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias nos anos finais do Ensino Fundamental;

 01 profissional licenciado em Química, com 45 horas, para atuar na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias nos anos finais do Ensino Fundamental;

 01 profissional licenciado em Letras, com 45 horas, para atuar na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias nos anos finais do Ensino Fundamental;

3

Órgão Colegiado destinado a prestar assessoria Técnico-Pedagógica e Administrativa à unidade escolar.

 01 profissional licenciado em Geografia, com 45 horas, para atuar na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias nos anos finais do Ensino Fundamental;

 01 profissional licenciado em Educação Física, com 25 horas, para atuar com Educação Física e Esporte Orientado na Educação Infantil e nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental;

 07 profissionais licenciados em Pedagogia, com 25 horas semanais de trabalho, para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 01 profissional com formação pedagógica de 25 horas de trabalho semanal para atuar na Coordenação e Oficinas Pedagógicas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Além do corpo docente, a escola possui ainda um profissional com 25 horas de trabalho semanal para desempenhar a função de secretário escolar.

A direção da escola é exercida por um colegiado, conforme explicita o Regimento Comum das Escolas Municipais Comunitárias Rurais de Colatina:

Art. 39. A Coordenação Geral é exercida por um representante da

coordenação dos setores (pedagógico, administrativo e agropecuário), representando-o oficialmente.

Art. 40. A coordenação geral será escolhida em consenso entre a Secretaria Municipal de Educação, a Comissão Municipal das Escolas da Pedagogia da Alternância, a Associação da Escola e a Equipe de Monitores. (SEMED, 2011, p.17).

Na Pedagogia da Alternância, um princípio é que o cotidiano é tão formativo quanto as aulas, portanto, faz-se necessário que as atividades da escola, especialmente as que têm relação direta com os estudantes, sejam acompanhadas por um educador. Portanto, o corpo docente não é responsável somente pelos momentos das aulas, mas acompanha e faz orientações em todos os momentos em que os estudantes estiverem na sede da escola ou em outras atividades no meio familiar e social, com instrumentos pedagógicos4 e metodologias próprias.

4 A EMCOR “Pe. Fulgêncio do Menino Jesus” tem priorizado para o desenvolvimento de suas atividades os seguintes instrumentos pedagógicos: Planos de Estudo, Caderno da Realidade, Caderno de Acompanhamento, Visitas e Viagens de Estudos, Avaliação de Habilidade e Convivência,

Dessa forma, justifica-se a necessidade da contratação de educadores com carga horária além das destinadas para as aulas e seus respectivos planejamentos.

A equipe de educadores dentro de suas atribuições é corresponsável pelo andamento geral da Escola, sendo que cabe a cada membro a responsabilidade mais direta, em setores específicos, de acordo com suas capacidades, aptidões, qualificações e as exigências, não só se limitando às áreas de ensino, mas também, participando de outras atividades da Escola, da Secretaria Municipal de Educação, das comunidades e do movimento da Pedagogia da Alternância em geral.

Turnos e horários de funcionamento

 Para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

A Escola funciona no turno vespertino, das 12h30min às 17h, de segunda à sexta- feira, exceto para o 5º ano, que estuda, de segunda à quinta-feira, no turno matutino e, na sexta-feira, no turno vespertino.

Mensalmente, os monitores participam da Formação Continuada em Serviço (FOCO), promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Colatina. Nesses momentos, os estudantes participam de oficinas do Projeto “Aprender e Brincar é só começar”. Semanalmente, os monitores realizam o planejamento pedagógico, administrativo e agropecuário, enquanto os estudantes realizam as aulas de Agropecuária, Inglês, Educação Física e oficinas de Arte/Educação.

 Para os Anos Finais do Ensino Fundamental:

A Escola funciona nos turnos matutino, das 6h40min às 11h20min, e vespertino, das 11h20 min às 17h. Por adotar a metodologia de trabalho baseada na Pedagogia da Alternância, os tempos e espaços de formação, denominados sessão5 e estadia6 se organizam em Ciclos de Alternância, conforme tabela 01.

Experiências, Atividades de Retorno, Projeto das Áreas e Avaliação Final, que foram melhor detalhados na seção que trata dos instrumentos da alternância.

5

períodos de formação discente na sede da escola 6

Tabela 01 - Organização dos espaços e tempos da escola, campo da pesquisa

TURNO SESSÃO/ESTADIA 6º ano

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

Matutino Sessão Sessão Sessão Sessão Estadia

Vespertino Sessão Estadia Estadia Estadia Estadia

TURNO SESSÃO/ESTADIA 7º ano

Segunda- feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

Matutino Sessão Sessão Sessão Sessão Estadia

Vespertino Estadia Sessão Estadia Estadia Estadia

TURNO SESSÃO/ESTADIA 8º ano

Segunda- feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

Matutino Sessão Sessão Sessão Sessão Estadia

Vespertino Estadia Estadia Sessão Estadia Estadia

TURNO SESSÃO/ESTADIA 9º ano

Segunda- feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

Matutino Sessão Sessão Sessão Sessão Estadia

Vespertino Estadia Estadia Estadia Sessão Estadia Fonte: Proposta Pedagógica da EMCOR “Pe. Fulgêncio do Menino Jesus”, 2012 p.10.

Nas sextas-feiras, durante o turno matutino, os monitores recebem formação em alternância realizada pela equipe pedagógica das EMCORs, assessorados pela Secretaria Municipal de Educação de Colatina.

A organização escolar de tempos e espaços alternados está amparada pelo Parecer nº 01/2006 do CNE, de 01/02/2006 e pela LDB em seus artigos 23 § 2º e 28:

Art. 23 A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semanais, ciclos, alternância regular de períodos de estudo, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

§ 2º. O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previstas nesta Lei.

Art. 28 Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:

I - conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;

II - organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas;

III - adequação à natureza do trabalho na zona rural (BRASIL, 1996, p.7).

Nos períodos de sessão, a escola funciona com os seguintes horários:

Quadro 01 - Organização de funcionamento das atividades na escola, campo da pesquisa.

TURNO MATUTINO (segunda-feira à quinta-feira) 6h 20min às 6h 40min – Café da manhã – chegada dos estudantes, recepção.

6h40min às 7h 30min – momento de estudo para auto-organização da sessão: reunião das comissões, leitura das tarefas, rodízio das mesas, avisos e programa da sessão.

7h 30min às 8h 20min – colocação em comum da estadia, apresentar o programa e planejamento

da sessão e estadia.

Obs.: Organização realizada nas segundas-feiras. Os horários seguintes são trabalhados de acordo com os demais dias da semana.

6h 40min às 07h 30min – 1ª aula. 07h 30min às 08h 20min – 2ª aula. 08h 20min às 09 10min – 3ª aula. 09h 10min às 10h – 4ª aula.

10h às 10h 50min – 5ª aula: 6º e 8º anos.

10h às 10h 30min – Almoço: 7º e 9º anos: os estudantes organizam-se no refeitório, os avisos são

encaminhados, serve-se a refeição por meio de rodízio das mesas, coordenado pelo monitor acompanhante do dia e o estudante coordenador da sessão, realização das tarefas manutenção de refeitório, louça e garçons.

10h 30min às 11h 20min – 5ª aula: 7º e 9º anos. 10h 50min às 11h 20min – Almoço: 6º e 8º anos. Obs: Organização de trabalho de terça a quinta-feira.

TURNO VESPERTINO (segunda-feira à quinta-feira) 11h 20min às 12h 30min – Tarefas de manutenção, descanso e lazer. 12h 30min às 13h 20min – 6ª aula.

13h 20min às 13h 50min – Lanche. 13h 50min às 14h 40min – 7ª aula.

14h 40min às 15h – Preparação para a aula de agropecuária.

15h às 15h 50min – 8ª aula – Agropecuária prática: acompanhamento nos setores das atividades

de vivência e experimentação agropecuária (pátio e ruralidade, pensionato, horta e criações), orientação dos monitores aos acompanhantes dos setores.

15h 50min às 17h – 9ª aula: Esporte Orientado.

Fonte: Proposta Pedagógica da EMCOR “Pe. Fulgêncio do Menino Jesus”, 2012, p.12.

A escola campo da pesquisa possuiu, no ano letivo de 2012, 11 (onze) turmas em funcionamento atendendo de 1º e 2º períodos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, assim distribuídas, conforme tabela 02.

Tabela 02 - Quantidade de turmas e estudantes da escola campo da pesquisa/2012 SÉRIE/ ANO MATUTINO HORÁRIO 6h 40min à 11h20min VESPERTINO HORÁRIO 12h 30min à 17h Metragem da Sala Turmas Nº de Estudantes Turmas Nº de Estudantes 1º PERÍODO - - 1º P V 01 16 41,44 m2 2º PERÍODO - - 2º P V 01 24 49,64 m2 1º ANO - - 1º V 01 21 49,64 m2 2º ANO - - 2º V 01 22 50,80 m2 3º ANO - - 3º V 01 23 50,80 m2 4º ANO - - 4º V 01 25 50,80 m2 5º ANO 5º M 01 25 - - 50,80 m2 6º ANO 6º M 01 36 - - 49,64 m2 7º ANO 7º M 01 27 50,80 m2 8º ANO 8º M 01 37 - - 50,80 m2 9º ANO 9º M 01 19 - - 50,80 m2 Subtotal 05 144 06 131 545,96 m2 TOTAL DE ESTUDANTES: 275

Fonte Proposta Pedagógica da EMCOR “Pe. Fulgêncio do Menino Jesus”, 2012, p.13.