• Nenhum resultado encontrado

Organização dos capítulos

No documento Download/Open (páginas 34-37)

2 Segundo Gavioli e; Baptista Costa, (011) "a multifuncionalidade da agricultura é concebida como um conjunto de idéias capaz de reorientar as políticas agrícolas e a agricultura em direção a outro modelo de

1.3.4 Organização dos capítulos

No capítulo 1 são apresentadas informações sobre a aquisição de produtos da agricultura familiar pelas Prefeituras Municipais, no âmbito do PNAE, durante o período de 2011 a 2016, sob o recorte das Regiões de Governo atualmente existentes no ERJ. Variáveis como valores repassados pelo FNDE; percentuais adquiridos da agricultura familiar são organizados em tabelas e gráficos visando a melhor visualização dos resultados e tornar sua leitura menos enfadonha. A estes dados agregamos outros, de caracterização do perfil do município (número de estabelecimentos e área de propriedades da agricultura familiar; população total e rural; número de Daps Física e Jurídica; além do número de associados/cooperados desses empreendimentos) com o objetivo de situar a presença e organização da agricultura familiar local.

Antes, porém, é oferecida uma breve contextualização da agropecuária fluminense na tentativa de situar o leitor em alguns aspectos relevantes formadores de sua atual configuração; informações relacionadas à socioeconômica do setor; e mudanças em curso no campo fluminense. Também é apresentada informações sobre o desempenho geral do ERJ na execução do PNAE em relação aos outros Estados da Federação, durante o período de 2011 a 2016.

Desta forma, neste capítulo são acionadas técnicas quantitativas que consistiram na consulta aos dados oficiais divulgados em seus respectivos portais; na organização de um banco de dados; na preparação e análise das tabelas.

O capítulo 2 apresenta informações sobre a aquisição de produtos da agricultura familiar pelas Prefeituras Municipais, no âmbito do PNAE, durante o período de 2011 a 2016, sob o recorte dos municípios. As mesmas variáveis descritas para o capítulo anterior são utilizadas neste, visando sua possibilidade de comparação. Mapas representando o desempenho relativo dos municípios, por período, foram elaborados com o objetivo de se obter uma percepção visual da evolução das aquisições. São apresentadas também informações e análises sobre a execução do PNAE sob o recorte do porte (número de habitantes) dos municípios, com o objetivo de comparação com outros Estados da Federação. Além disso, no período de 2015, foi dado enfoque especial a questão das terceirizações da alimentação escolar do ERJ.

Antes, porém, é apresentada uma breve revisão bibliográfica sobre os mercados institucionais e as oportunidades oferecidas para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Da mesma forma que no capítulo anterior são acionadas técnicas quantitativas que consistiram na consulta aos dados oficiais divulgados em seus respectivos portais; na organização de um banco de dados; na preparação e análise das tabelas.

No capítulo 3 são apresentados os resultados da pesquisa realizada junto aos Nutricionistas Responsáveis Técnicos (RT) do PNAE nos municípios que responderam ao questionário on line, assim como o resultado da pesquisa junto as Entidades de

14 Comercialização de produtos orgânicos e de Entidades de ATER do ERJ. As respostas são dialogadas com produções acadêmicas disponíveis na rede mundial de computadores sobre potencialidades e desafios da Execução do PNAE, incluindo a aquisição de produtos orgânicos com o objetivo de comparar algumas variáveis identificadas com outros Estados da federação com o ERJ.

Nesse capítulo são acionadas técnicas de pesquisa quantitativas, através da consulta bibliográfica; e qualitativas, como a realização de pesquisas estruturadas através de formulários on line.

No capítulo 4 são apresentadas informações sobre a aquisição de produtos orgânicos pelas PMs do ERJ, sob recorte de Regiões de Governo, com base em dados de responsabilidade dos gestores municipais, disponíveis no Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC) do PNAE no período de 2013 a 2016.

As PMs que afirmam ter adquirido produtos orgânicos no período de 2013 a 2016 são agregadas outras informações, de caracterização do perfil do município (percentual de aquisição de produtos da agricultura familiar, do número de agricultores familiares certificados cadastrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos - CNPO) do MAPA com o objetivo de situar a presença e organização dos agricultores orgânicos na Região de Governo.

Antes, entretanto, é apresentada uma breve revisão bibliográfica sobre a inserção de produtos orgânicos no PNAE disponíveis na grande rede de computadores e reconhecidos pelas instituições acadêmicas nacionais.

Neste capítulo, também são acionadas técnicas quantitativas que consistiram na consulta aos dados oficiais divulgados em seus respectivos portais; na organização de um banco de dados; na preparação e análise das tabelas.

No capítulo 5 são apresentados dois ―estudos de caso‖ dos municípios de Pinheiral e Italva, ambos situados no interior do Estado do Rio de Janeiro que declararam ter adquirido produtos orgânicos em 2015.

A proposta metodológica desse capítulo foi baseada parcialmente nas contribuições de Abreu (2014), principalmente no que diz respeito ao "Estudo de Caso". A autora aplicou essa metodologia na análise das "compras orientadas" em três municípios mineiros de pequeno porte com resultados satisfatórios.

O objetivo dos ―estudos de caso‖ foi obter pistas capazes permitir a compreensão das razões que levaram esses municípios a adquirirem produtos orgânicos no âmbito do PNAE.

Os municípios foram visitados e atores sociais importantes no processo de aquisição de orgânicos foram entrevistados. Um conjunto básico de informações foi gerado com a estratégia de abordagem, mesmo considerando as especificidades de cada realidade.

Buscou-se informações capazes de gerar um quadro comparativo entre os municípios e a temática de interesse diz respeito a questões de temporalidade (desde quando adquirem produtos no âmbito do PNAE), de escopo (descrição de variedade e quantidades de produtos orgânicos, além do número de produtores orgânicos e tipo de mecanismo de avaliação da conformidade orgânica acessado), ambiente institucional (atores sociais envolvidos), além das dificuldades encontradas e potencialidades observadas.

O primeiro critério foi a escolha de municípios que tenham adquirido produtos orgânicos no âmbito do PNAE nos anos de 2015 e/ou 2016. O segundo critério diz respeito a localização dos municípios em Regiões de Governo diferentes. O terceiro critério foi a escolha de municípios com gestões de diferentes partidos, em 2013, para

15 evitar o viés político partidário aos resultados finais da pesquisa. O quarto critério diz respeito a existência de diferentes mecanismos de avaliação da conformidade orgânica, conforme observado na legislação específica. Pretende-se com esse critério enriquecer o debate com a apresentação de experiências distintas. No mesmo sentido, no quinto critério buscou-se escolher municípios onde a ocorrência de configuração social fosse distinta, entendido como a existência e atuação de diferentes entidades de apoio aos Agricultores Familiares e suas Organizações. O sexto e último critério foi a escolha de Municípios de mesmo porte habitacional e influencia regional, evitando-se diferenças que possam dificultar comparações.

Nos ―Estudos de Caso‖ foram realizadas entrevistas abertas, in loco, do tipo pesquisa qualitativa exploratória, junto a atores chaves do processo de aquisição de produtos orgânicos para a alimentação escolar de cada município. A porta de entrada nos município foi articulada com a Nutricionista RT local, sendo com esta a primeira entrevista a ser agendada. Havia um cronograma flexível, com poucas entrevistas marcadas e com tempo livre para explorar possibilidades de conversa com outros atores e de convívio com a realidade local.

16 CAPÍTULO 1

PANORAMA DAS AQUISIÇÕES DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS DA

No documento Download/Open (páginas 34-37)

Outline

Documentos relacionados