• Nenhum resultado encontrado

5.2 A ESCOLHA DO LOCAL, DO OBJETO E DOS ATORES

5.2.3 Os atores envolvidos

Para as entrevistas semiestruturadas foram selecionados os diretores, professores e alunos das treze escolas dos onze municípios do território que receberam o acervo das Minibibliotecas até julho de 2008, conforme o Quadro 4 abaixo.

Município Escola Entrevistados

Araci Instituto Educacional de Pedra Alta Alunos da 8ª série e do 3º ano (ensino médio), diretora, vice diretor e professores: biologia, geografia, história e administração Candeal Colégio Estadual José Rufino Diretora, vice diretor, professores de

ciências, geografia, história e matemática, os alunos não foram entrevistados, pois estavam em prova

Cansanção Educandário Senhora Santana Diretora, vice-diretor, alunos da 7ª série, professores de técnicas agrícolas e técnico da EBDA

Conceição do Coité Colégio Estadual Professora Olgarina

Pitangueira Pinheiro Vice diretora, professores de português, geografia, biologia e história, alunos do 1º ano (ensino médio) e responsável pela Biblioteca escolar

Itiúba Ginásio Municipal Antonio Simões

Valadares Apenas o vice diretor, pois as férias escolares tinham sido antecipadas Lamarão Colégio Municipal Virgilio Nunes de

Medeiros Vice diretora, professor responsável pela Biblioteca escolar, professores de ciências e história do ensino fundamental e alunos da 5ª e 6ª séries

Monte Santo Escola Municipal José Andrade Diretora, professores de ciências e português e os alunos do ensino médio Monte Santo Escola Família Agrícola do Sertão Diretor, professores de zootecnia e

agrícolas, alunos do ensino médio Monte Santo Estação Digital União das Associações

de Monte Santo Não estava funcionando

Nordestina Colégio Estadual Dr. Rubem Carneiro A escola estava de recesso

Quadro 4 - Relação das escolas visitadas e dos atores que participaram das entrevistas semiestruturadas na pesquisa de campo (continuação).

Fonte: Adaptação da autora a partir de informações do site das Minibibliotecas. Disponível em: < http://www.embrapa.br/minibibliotecas>. Acesso em: 2 jul. 2010.

128

Município Escola Entrevistados

Quijingue Colégio Luiz Eduardo Magalhães Vice diretora, professora de geografia do ensino fundamental e de biologia do ensino médio, alunos da 5ª série e do 1º ano do ensino médio, responsável pela Biblioteca escolar

Tucano Escola José Valdir de Santana Vice diretora, professores de técnicas agrícolas e ambientais, alunos da 6ª série, responsável pela Biblioteca escolar

Valente Escola Família Agrícola Avani de Lima

Cunha Coordenador Escolar, professor de técnicas agrícolas e alunos da 5ª e 7ª série Quadro 4 - Relação das escolas visitadas e dos atores que participaram das entrevistas semiestruturadas na pesquisa de campo (continuação).

Fonte: Adaptação da autora a partir de informações do site das Minibibliotecas. Disponível em: <http://www.embrapa.br/minibibliotecas>. Acesso em: 2 jul. 2010.

Também foram selecionadas todas as dez rádios comunitárias e comerciais que veiculam o Prosa Rural no território, conforme o Quadro 5 abaixo.

Município Rádio Entrevistados

Araci Rádio Comunitária Cultura FM Diretor da Rádio

Conceição do Coité Rádio Comunitária Coité FM Diretor de Programação da Rádio Conceição do Coité

Rádio Sabiá FM

Radialista responsável pela programação da Rádio

Ouvintes da Rádio que estavam na Feira da Cidade

Nordestina Rádio Comunitária Nordestina FM Diretor da Rádio Queimadas

Rádio Comunitária Queimadas FM

Diretor da Rádio

Ouvintes da Rádio que residem nos Assentamentos Murici e Povoado Nova Paz Queimadas Rádio Comunitária Riacho FM Diretor da Rádio

Retirolândia Rádio Comunitária Estrela FM Diretor da Rádio

Santaluz Rádio Comunitária Santaluz FM Não houve entrevista, pois a rádio estava fechada

Valente Rádio Comunitária Valente FM Locutor responsável pela programação da rádio

Valente Rádio Tropical FM (antiga Sertão FM) Não houve entrevista, pois a Rádio estava fechada

Quadro 5 - Relação das Rádios visitadas e dos atores entrevistados que participaram das entrevistas semiestruturadas na pesquisa de campo.

Fonte: Adaptação da autora a partir de informações do site do Programa Prosa Rural. Disponível em: < http://www.embrapa.br/prosarural> . Acesso em: 2 jul. 2010.

129 Com relação ao sistema de gestão da informação via internet, denominado de Árvore do Conhecimento da Agricultura Familiar do Território do Sisal criado na plataforma da Agência de Informação Embrapa, foram entrevistados alguns representantes de organizações sociais vinculadas aos agricultores familiares e de instituições públicas que fazem parte do Comitê Técnico do NAF Sisal (Ver Quadro 6), por ocasião do acompanhamento de reuniões desse Comitê, no município de Valente.

Instituição Cargo do entrevistado

Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região

Sisaleira (CODES Sisal) Secretário-Executivo do CODES Sisal e Articulador do Território da Cidadania Movimento de Organização Comunitária (MOC) e

Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)

Técnico Territorial do MOC e Articulador Territorial do MDA no Sisal

Associação de Rádios e TVs Comunitárias do Território Sisaleiro

(Abraço Sisal) Coordenadora da Abraço Sisal

Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região

Sisaleira (APAEB) Coordenador do Núcleo de Assistência

Técnica da APAEB

Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA) Técnico da EBDA

Quadro 6 - Relação das instituições públicas e movimentos sociais representativos dos agricultores familiares do território que compõem o Comitê Técnico do NAF Sisal e que foram entrevistados na pesquisa de campo. Fonte: Adaptação da autora a partir da lista de presença da reunião do Grupo Técnico do NAF Sisal, realizada em 20 set. 2008.

Para as entrevistas semiestruturadas foi utilizado um roteiro, contendo uma média de quatro perguntas-chave sobre cada um dos projetos analisados, elaboradas previamente com o objetivo de criar um ambiente de confiança com os pesquisados, para, em seguida, abrir o diálogo ou uma conversa informal, permitindo que os mesmos expressassem suas opiniões livremente, por meio de críticas, sugestões, comentários ou dúvidas (ANEXO B).

As respostas obtidas nessas entrevistas e nos grupos focais foram todas anotadas, e algumas opiniões e impressões externalizadas pelos entrevistados, a respeito dos projetos analisados ou sobre a sua atuação e participação nos mesmos, foram transcritas de forma textual.

A partir das informações obtidas nas entrevistas semiestruturadas foi possível identificar os atores individuais, sociais e institucionais que iriam participar da técnica dos grupos focais de interesse para esta pesquisa, quais sejam:

130 i) Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia – STR Retirolândia. Esse grupo foi composto pelo Presidente do STR – Noé Silvestre Carneiro, pelo técnico de ATES do sindicato – Orlando Sampaio Freire Melo, pelo radialista e diretor da Rádio Estrela FM – Ademilton Ferreira Lima, e pelo agricultor Manoel Messias de Santana (o ‘Seu’ Messias) junto à sua esposa Helena.

ii) Central de Desenvolvimento das Associações do Município de Queimadas – CDA Queimadas em conjunto com a Cooperativa de Crédito Rural Ascoob Itapicuru – CAMUQ e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares – STRAF Queimadas. Desse grupo participaram o Presidente do STRAF – Elesbão Gonçalves da Silva, o conselheiro administrativo da CDA – Silvio Soares da Silva, a coordenadora do Departamento de Cooperativismo e Educação da CAMUQ – Jussara de Oliveira Matos, e o radialista e responsável pela Rádio Queimadas FM – Jairo de Almeida Alves e o ‘Seu Germano’ agricultor do Povoado Espanta Gado. Houve a ausência de outros agricultores e técnicos convidados nesse grupo, devido à participação dos mesmos em uma outra reunião organizada pelo SEBRAE no mesmo dia e horário.

iii) Central de Desenvolvimento das Associações de Araci – CDA. Esse grupo foi constituído pelo Presidente da Associação – Antonio Pimentel, pelo técnico da CDA – Gilson Gomes Santos, pelo radialista da Rádio Cultura FM e Presidente da Associação de Produtores do Povoado de Tingui – Ednei Oliveira, e pelo agricultor Joanísio Oliveira.

iv) Associação de Rádios e TVs Comunitárias do Território Sisaleiro – Abraço Sisal.

Para esse grupo foram convidados dirigentes e colaboradores da Abraço Sisal e radialistas do território. Mas, devido a problemas enfrentados pela associação com relação a sua infraestrutura de funcionamento, apenas um colaborador – Cleber de Jesus Silva – e o Presidente da Rádio Valente FM – José Melquíades de Oliveira – participaram.

v) Associação de Pais e Amigos da Escola Família Agrícola Avanir de Cunha Lima –

APAEFA, em Valente. Para o grupo foi convidada a coordenação da escola, professores, alunos, representantes da APAEB e membros da diretoria da APAEFA. Como a maior parte dos membros da associação reside em outros municípios, esse foi o grupo mais prejudicado por ter sofrido maior ausência dos seus participantes. Participaram efetivamente do grupo o coordenador pedagógico escolar – Jonilson Oliveira Lima –, o professor de Zootecnia – Elton Silva Gomes – e os alunos Rosilene Silva de Jesus, Marcos Antonio Silva e José Paulo Matos.

131 A escolha dos grupos focais levou inicialmente em consideração as indicações feitas pelos entrevistados por ocasião das entrevistas semiestruturadas, uma vez que os atores que os compõem foram apontados como aqueles que têm sido animadores e, ao mesmo tempo, executores de ações concretas no território envolvendo principalmente os projetos Prosa Rural e Minibibliotecas.

Em um segundo momento, percebeu-se a importância de garantir a seleção desses atores, uma vez que os mesmos não participam diretamente do CODES Sisal. Dessa forma, as entrevistas buscaram aprofundar as análises relativas à contribuição desses atores sociais para o território e às relações de diálogo e de comunicação entre esses grupos e os demais grupos responsáveis pela formulação e implementação das políticas públicas para o território.

É importante destacar que não houve preocupação com a representatividade numérica dos atores pesquisados, mas com o aprofundamento da compreensão a respeito desses grupos sob diferentes aspectos, tais como: conhecimento de seus membros sobre os projetos analisados na pesquisa, tipos de participação dos membros — associados, filiados

e dirigentes —, desses grupos nos projetos e nas instâncias deliberativas das organizações

sociais que participam, avaliação dos mesmos quanto aos projetos e sua adequação ao território.