• Nenhum resultado encontrado

4 DELINEANDO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS DADOS

4.1 Os contextos pesquisados

De acordo com o explicitado no item 3.1 (p. 71), a pesquisa foi realizada em seis instituições distintas, definidas como creche (turmas de Infantil I ao III), CEI (turmas de Infantil I ao V) e escola com turmas de pré-escola (turmas de Infantil IV e V). A escolha das instituições ocorreu após visita aos Distritos de Educação mais próximos e de fácil acesso à pesquisadora para prévia consulta sobre as instituições que atenderiam aos critérios definidos e citados; posteriormente, foi realizada consulta às coordenadoras, por telefone, sobre a disponibilidade de receber a pesquisadora. Após receber a confirmação para visita, foi feito à SME um pedido de autorização de pesquisa nas instituições e somente após o recebimento desta é que foi possível dar início às visitas.

Em todas as instituições foi realizada uma visita inicial de apresentação da pesquisadora, da temática da pesquisa e dos procedimentos que seriam necessários. Nessa primeira visita, ao final da explicação inicial da pesquisadora, era perguntado às professoras se aceitariam participar da pesquisa. Nenhuma professora questionada se opôs a participar da pesquisa.

A entrega dos questionários foi realizada no mesmo dia da apresentação inicial, visto que seu preenchimento poderia ser realizado pelas mesmas em momentos que fossem adequados a cada uma. As entrevistas foram realizadas em dias e horários marcados, de acordo com o dia de planejamento de cada professora11. Devido a esse fato, foram necessárias

11

Nas instituições públicas de Fortaleza, os professores têm garantido o direito a 1/3 da carga horária para realização de planejamento e estudo, de acordo com a Lei Federal 11.738, de 16 de julho de 2008. Esse horário é organizado pelas próprias instituições.

visitas às instituições em diferentes dias, o que proporcionou oportunidade de visualizar diversas situações nas instituições e perceber um pouco da realidade de cada instituição visitada.

As seis instituições pesquisadas possuem características semelhantes em relação à localização, público atendido e estrutura física. Para caracterizar as instituições, as mesmas serão denominadas de acordo com a categoria na qual se encontram – creche, CEI e pré- escola – e serão numeradas. Sendo assim, as denominações são: Creche 1, 2 e 3; CEI e Pré- escola 1 e 2.

Todas se encontram em bairros periféricos da cidade de Fortaleza pertencendo a duas SER distintas. Os bairros nos quais se localizam essas instituições possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) classificados como médio, baixo e muito baixo12.

As creches pesquisadas são localizadas em três bairros diferentes, contudo, relativamente próximos. As creches 1 e 2 pertencem a uma mesma SER, enquanto a creche 3 faz parte de outra. A estrutura das creches que compuseram esta pesquisa é bastante semelhante: tratam-se de espaços não muito amplos (a creche 2 é bem menor que as outras e a creche 3 é bem mais ampla, o que pode revelar que não existe uma regularidade quanto aos espaços), com cinco salas pequenas e localizadas duas de um lado e, de frente a estas, outras três; no caso da creche 3 são seis salas.

As salas são divididas por paredes de aproximadamente um metro de altura, o que faz com que as salas tenham visualização umas das outras e que as professoras relatem que isso ocasiona muito “barulho” e tira a “atenção das crianças”. Nas salas há um armário, prateleiras com cadernos e alguns brinquedos (bonecas e jogos de encaixe). Entre as duplas de salas há um corredor relativamente largo, o qual é usado para algumas atividades e brincadeiras.

As três instituições possuem ainda espaços externos, chamado pelas professoras de “quintal” ou “parque” no qual as crianças brincam. Esses espaços não são cobertos, ficando expostos ao sol e nele existem alguns brinquedos de plástico. As três instituições possuem pequenos jardins, bem cuidados, no qual as crianças realizam atividades, segundo as coordenadoras.

12

Fonte: IBGE, 2010. Elaboração: SDE/COPROJ, 2015. Disponível em:

Foto 1: Área externa (parque) creche 1 Foto 2: Área externa (jardim) creche 2

FONTE: Arquivo de pesquisa. FONTE: Arquivo de pesquisa

Foto 3: Área externa (parque) creche 3

FONTE: Arquivo de pesquisa.

A creche 3 tem exposta, em sua entrada, uma pintura resultado de uma atividade realizada pelas crianças, além disso, há um painel denominado “os melhores momentos” e contendo algumas fotos das crianças na instituição.

Foto 4 – Pintura realizada pelas crianças exposta na entrada da creche 3

Apenas a creche 3 possui brinquedoteca, nas outras duas nos foi informado que, inicialmente, existia uma sala própria para este fim que, posteriormente, foi transformada em mais uma sala de atividades, devido à demanda de vagas no bairro, ou seja, foi necessário formar na instituição mais uma turma.

As três instituições ainda possuem cozinha, sala da coordenação, banheiros infantis e adultos e espaço organizado para refeitório. Não há sala dos professores, o que existe é um espaço pequeno com uma mesa na qual as professoras realizam suas refeições e fazem seus planejamentos.

O CEI localiza-se em um bairro considerado bastante perigoso. A população atendida nesse CEI configura-se como de baixa renda, de acordo com informações da coordenação, sendo que a maioria das famílias possui pais desempregados e algumas crianças são filhas de presidiários, sendo criados por outros familiares.

É relevante informar que nesta instituição, os professores recebem um auxílio denominado Gratificação de Incentivo à Lotação (GIL) que é oferecido pela prefeitura a professores lotados em escolas que oferecem grandes riscos aos profissionais e dificuldade de acesso. Em nosso primeiro contato com a coordenadora por telefone, a mesma nos alertou para, ao entrar na rua, “baixar os vidros do carro, para que todos possam ver quem está dirigindo”. Essa informação nos causou apreensão, no entanto, como a instituição atendia aos critérios, resolvemos mantê-la na pesquisa.

O CEI foi inaugurado em 2012 e, a estrutura pode ser considerada como sendo de qualidade, o espaço é bem amplo, limpo e arejado. As salas de atividades são espaçosas, possuem armários de prateleiras com brinquedos e cadernos, há desenhos das crianças colados nas paredes. Logo na entrada existe um pátio coberto no qual as crianças brincam e realizam atividades diversas. Apesar do espaço bem amplo, só há um brinquedo (escorregador) para todas as crianças, o que as deixa praticamente sem opções de brincadeiras livres.

De fato, observamos durante as visitas que quando as crianças não estão em atividades dirigidas (com músicas, por exemplo), a única opção para elas é correr de um lado para o outro; inclusive durante as entrevistas, várias vezes, algumas crianças bateram à porta da sala para comunicar alguma reclamação ou apareciam chorando em decorrência de quedas e empurrões. O CEI ainda possui uma cozinha e refeitório, sala da coordenadora, sala dos professores, biblioteca e brinquedoteca.

Foto 6 – Pátio coberto na entrada do CEI Foto 7 – Desenhos realizados por crianças do Infantil II do CEI

FONTE: Arquivo de pesquisa FONTE: Arquivo de pesquisa

As duas escolas que possuem turmas de pré-escolas localizam-se em SER vizinhas, no entanto, os bairros não são muito próximos.

A escola 1 nos foi indicada pela SER como sendo uma instituição que é vista no bairro como “referência”, ou seja, a comunidade a reconhece como uma boa instituição. É bastante procurada pelas famílias, até de bairros vizinhos. A instituição foi inaugurada em 1977 e possui um histórico de boas práticas entre a comunidade. O atendimento educacional é do Infantil IV ao 4o ano do Ensino Fundamental, possuindo uma turma de Infantil IV e duas turmas de Infantil V.

As salas de atividades não são muito amplas e possuem armários com livros, cadernos e alguns brinquedos. Há um pátio coberto no qual existem alguns brinquedos (escorregador, gangorra e piscina de bolas). Há também a sala da direção e coordenação, sala dos professores, cozinha, banheiros para adultos e crianças, biblioteca e sala de informática.

A escola 2 é localizada em um bairro considerado como bastante perigoso, sendo sempre noticiado por casos de violência. A instituição funciona em um prédio alugado desde 2005 e possui alguns problemas estruturais. As turmas oferecidas são do Infantil IV ao 1º ano do Ensino Fundamental. O espaço não é amplo e a iluminação é precária. As salas de atividades são pequenas e a presença de várias mesas e cadeiras dificulta o fluxo livre das crianças. Existe um corredor que dá acesso a um pátio não coberto, no qual existem alguns brinquedos (dois escorregadores e um balanço) e um pequeno jardim. As professoras relataram dificuldades para a realização das brincadeiras nesse espaço devido ao sol forte. Contudo, as crianças o utilizam mesmo assim, visto que é o único espaço mais amplo que possuem. Essa instituição possui duas turmas de Infantil IV e três de Infantil V.

As salas possuem dois armários cada, com materiais pedagógicos e de uso pessoal das professoras e outro com alguns brinquedos. Também há brinquedos separados em caixas dispostas no chão.

Essa instituição ainda possui sala da direção, uma secretaria, sala dos professores e cozinha, porém não há refeitório e as crianças se alimentam em um espaço improvisado no corredor.