• Nenhum resultado encontrado

2.3. A Relação entre Integração Interfuncional e Orientação para o Mercado

2.3.4. Os fatores de integração que promovem a orientação para o mercado

Os fatores de integração são os mecanismos e ferramentas que uma organização utiliza para estabelecer a colaboração entre pessoas, de um ou vários departamentos, funções e atividades, e precisam de uma cultura organizacional e da consciência pessoal sobre a relevância da integração (Pimenta, 2011). Os fatores identificados na literatura como orientados para o mercado são apresentados no Quadro 6.

48

Fatores Definição Autores

Apoio da alta administração

Gerentes e lideres devem ter clareza sobre a relevância da OM e da II, para a criação de valor para o cliente, com o intuito de sejam capazes de estabelecer e reproduzir as bases dessas perspectivas estratégicas a partir de estilos de liderança carismática, que promova atitudes e ações inovadoras, com olhares desde diferentes perspectivas e o diálogo interfuncional.

Wren et al., 2000; Guenzi & Troilo, 2007; Menguc & Auh, 2008; Biemans et al., 2010; Jaiyeoba, 2013; Wong & Tong, 2013; Chan et al., 2015. Conhecimento individual e

organizacional sobre as bases da II e da OM (Conhecimento mútuo)

Cada colaborador, de todos os níveis hierárquicos, deve conhecer quais são as características organizacionais que definem a II e a OM, e qual é a sua função para o funcionamento adequado delas, para seu envolvimento e participação ativa e proativa. Dentre o conhecimento devem ser disseminados os projetos de marketing

Antiocco et al., 2008; Inglis & Clift, 2008; Webster et al., 2010; Kobylanski & Szulc, 2011; Lengler et al., 2013; Hillal & Mubarak, 2014.

Diminuição da centralização das informações

Melhorar o aceso às informações sobre produção, vendas, custos, mercado, concorrência, para gerar ambiente de colaboração e cooperação entre departamentos, diminuindo a hostilidade por limitações na disponibilidade de informação.

Lascu et al., 2006; Kanovska & Tomášková, 2012.

Sistemas de recompensas orientados para o mercado

Para promover a OM e a II, os sistemas de recompensas devem estar fundamentados em metas de longo prazo, baseados no risco e que sejam reconhecimentos outorgados em forma mútua para as unidades envolvidas, promovendo a coesão e a identidade da equipe interfuncional.

Siu & Wilson, 1998; Im & Nakata, 2008; Wei & Atuahene- Gima, 2009; Nakata & Im, 2010; Mahmoud et al., 2012; Qu, 2012. Estabelecimento e uso de

sistemas de informação e TI

Desenho e uso de sistemas que permitam a comunicação e coordenação interfuncional definindo os antecedentes e consequências do sistema, para facilitar a tomada de decisões integrada. Por meio desses sistemas se estabelecem mecanismos formais de integrar o conhecimento do cliente nos processo de inovação.

Chatzipanagiotou et al., 2008; Inglis, 2008; DeLuca et al., 2010; Agan, 2012; Kang, 2015. Estrutura e cultura que

promovam a integração, o conhecimento do contexto e dos stakeholders, e a responsividade.

Estrutura horizontal e cultura de comunicação aberta entre unidades, com disposição para a discussão e a tomada de

decisões que valorize as experiências individuais e a construção coletiva. Biemans & Brenčič, 2007; Biemans et al., 2010; Qu, 2012.

Estratégias de Marketing interno

O trabalhador é percebido como um cliente-consumidor interno, e como tal a organização busca retém-no, treiná-lo, motivá-lo e promover seu desenvolvimento para conseguir a satisfação. Estas estratégias promovem a dinâmica organizacional para o desenvolvimento da OM, para que todos os membros da organização atuem de acordo com uma mesma orientação e filosofia, por meio de seus efeitos na disseminação de inteligência, na integração interdepartamental, na comunicação interna e na gestão de pessoas.

Conduit & Mavondo, 2001; Ogunnaike et al., 2014. Desenho de metas comuns Planejamento estratégico dos pontos de contato deve ser em conjunto, com o estabelecimento de metas comuns para as unidades envolvidas. Chan et al., 2015.

Treinamento interfuncional Os treinamentos interfuncionais devem motivar o trabalho conjunto e a identidade de grupo para atingir os objetivos da OM. Siu & Wilson, 1998; Tsiotsou, 2010. Quadro 6. Fatores de integração que promovem a OM

49 Nos estudos analisados, que estabelecem alguma relação entre a OM e a II, nem todos especificam quais os fatores que são utilizados nas organizações para promover a II e que melhorariam os resultados da OM. No Quadro 6 são apresentados os fatores de integração encontrados na bibliografia e que possuem essa relação com a OM. O fator de integração deve ser analisado sob o olhar gerencial, pois, formal ou informalmente, é a ação dos top managers que vai promover a integração (Wren et al., 2000; Guenzi & Troilo, 2007; Menguc & Auh, 2008; Biemans et al., 2010; Jaiyeoba, 2013; Chan et al., 2015).

Frente a isto, como antecedente da OM e elemento fundamental para a existência de integração, a liderança e o apoio dos gestores promove a participação e reafirmam a OM, por meio da criação de ambientes e de uma cultura coerente, dirigida à OM. Em relação às características da liderança e aos componentes da orientação para o mercado, Menguc e Auh (2008) acharam que a estimulação intelectual gera efeitos positivos na orientação ao cliente e na integração interfuncional, assim como o carisma do líder afeta positivamente a integração e a orientação à concorrência.

Os fatores descritos no Quadro 6 já tinham sido identificados e descritos no trabalho de Pimenta (2011), não obstante, destaca-se que o impacto positivo para motivar, promover e melhorar os resultados da OM foi ressaltado nos estudos. Porem, dentro das pesquisas abordadas, fica ainda a lacuna de como que as organizações conseguem operacionalizar esses fatores de integração, sendo formais ou informais, para obter resultados relacionados à OM.

Para isto, esta pesquisa busca analisar como os fatores da integração interfuncional contribuem para que as organizações do contexto industrial Latino Americano consigam adotar estratégias de OM, a partir da análise de casos de indústrias de alimentos na Costa Rica e no Brasil. Segue a apresentação do método que será utilizado, na tentativa de achar algumas linhas nesse sentido.

50