• Nenhum resultado encontrado

O CONTEXTO VARIÁVEL NA SINCRONIA

3. Os grupos de fatores

Nos itens anteriores, definiu-se o contexto variável com base na relação aspecto- tempo e no tipo semântico do verbo principal. Verificamos que EG e TP podem ser intercambiáveis apenas quando o auxiliar está conjugado no tempo presente, e quando o evento ou estado de coisas não está em curso no momento exato da enunciação da sentença. Verificamos também que, respeitada tal relação, EG e TP são intercambiáveis tanto na composição do iterativo quanto do durativo, qualquer que seja o tipo semântico do verbo, sendo necessário dar atenção especial ao durativo com verbos accomplishment e achievement.

No desenrolar da discussão acima, alguns grupos de fatores foram mencionados, tais como a presença de adjuntos adverbiais na composição dos aspectos e a extensão do intervalo de tempo circunscrito pelo aspecto na sentença. Grupos de fatores são a tradução das hipóteses sobre a regulação da variabilidade no emprego das formas; como tais, serão desenvolvidas mais detidamente em concomitância com a apresentação dos resultados. Se as explanações de tais hipóteses fossem desenvolvidas neste capítulo, elas fatalmente precisariam ser retomadas antes da apresentação dos resultados, a fim de facilitar sua interpretação. No intuito de evitar repetições, portanto, apresentam-se aqui as hipóteses em caráter generalista: o objetivo é deixar claro como os dados foram codificados.

A pergunta básica que está por trás de todos os grupos de fatores pode ser assim formulada: se EG e TP são variantes, o que leva um mesmo falante, ou uma comunidade

de falantes, a empregar ora uma ora outra? As hipóteses são de natureza social e lingüística, e vêm arroladas a seguir.

3.1. Variáveis sociais

Os grupos de fatores de natureza extralingüística mais importantes são o da faixa etária e o do sexo/gênero do informante. A faixa etária é essencial para o exame preliminar da possibilidade da mudança: se EG estiver realmente sendo cada vez mais usada, figurando em contextos nos quais em princípio se esperaria o emprego de TP, é possível que ela seja a forma favorecida no uso pelos mais jovens, e menos favorecida entre os mais idosos.

Já o sexo/gênero constitui um grupo de fatores de cuja relevância na variação entre EG e TP sempre se duvidou, uma vez que parece difícil postular que o caráter de prestígio encoberto esteja associado a uma das formas, e que seu emprego variável esteja correlacionado ao papel social do homem e da mulher nos conjuntos de falantes estudados. Entretanto, sua inclusão na pesquisa foi mantida, até porque os resultados nem sempre confirmam as expectativas.

Outras variáveis sociais também foram examinadas, embora sem o mesmo rigor quantitativo. Trata-se do caso do nível de escolaridade - que só pôde ser levado em consideração na análise dos dados cariocas, já que todos os informantes da amostra paulistana estão no mesmo nível escolar. Em rodadas independentes, os dados também foram quantificados segundo o tipo de entrevista (DID ou D2), no caso da amostra paulistana; as entrevistas cariocas são todas de um mesmo tipo.

3.2. Variáveis lingüísticas

Além do próprio (i) aspecto verbal na sentença e do (ii) tipo semântico do verbo principal, bem como dos (iii) adjuntos adverbiais e da (iv) extensão do intervalo de tempo circunscrito pelo aspecto, outros grupos de fatores lingüísticos foram levados em conta na análise quantitativa: (v) o fato de a sentença ser afirmativa ou negativa; (vi) o número do sujeito verbal; (vii) o número do complemento verbal.

O tipo semântico do verbo foi ainda desmembrado em outros três grupos de fatores: além de classificar as ocorrências de acordo com as quatro classes de verbos de Vendler, procedeu-se a uma classificação de acordo com os traços semânticos de dinamismo, telicidade e pontualidade. Tal classificação alternativa foi estabelecida na hipótese de que, em vez das quatro classes, talvez os traços semânticos pudessem ser relevantes no emprego variável das perífrases. Evidentemente, cada um dos grupos dos traços e o grupo das classes de verbos foram analisados separadamente, em diferentes rodadas do Goldvarb.

No quadro abaixo, apresentam-se exemplos de ocorrências de EG e TP no corpus para cada um dos fatores, em cada um dos grupos estabelecidos. Eles estão dispostos na mesma ordem da codificação no arquivo de dados. Os comentários pertinentes, seja com relação a fatores que chegaram a ser amalgamados dentro de um mesmo grupo, seja com relação a casos especiais de codificação, foram feitos na forma de nota de rodapé. Os grupos de fatores de natureza social não foram incluídos no quadro abaixo, pois a codificação dos dados a partir deles nunca é controversa, de modo que exemplificações não se fazem necessárias.

3.2.1. O aspecto verbal expresso na sentença

Iterativo

Se não estiver presente, o adjunto "repetidas vezes / repetidamente" pode ser inserido na sentença

• sei lá estão falando muito nisso viu? poluiçåo do ar agora é:: moda mesmo

têm dito por exemplo que em diversos países da Europa a televisao está muito ruim

Durativo

Não é possível inserir adjuntos de freqüência na sentença, levando-se em conta o contexto de que foram extraídas.

• eu acho que está indo bem o negócio

• os jornais não têm assim sido muito bem sucedidos

Ambíguo

A oposição entre durativo e iterativo é indiferente no contexto.

• é não sei são problemas que estão acontecendo • eu tenho tido alguns problemas assim de ... de

3.2.2. A classe semântica do verbo principal

Estativos [+ durativos]

[-télicos]

[- dinâmicos]

TER, DESEJAR, GOSTAR, QUERER

• nós estamos tendo assim um problema::... de quantidade mesmo

• Qual é a novela? Eu não tenho tido tempo de ver, sabe?

Atividades [+ durativos]

[-télicos]

[+ dinâmicos]

CORRER, CAMINHAR, NADAR, EMPURRAR (algo), PUXAR (algo)

• eu tô andando pouco de avião • tenho andado mais de automóvel

Accomplishments [+durativos]

[+télicos]

[+ dinâmicos]

CORRER (uma milha), PINTAR (um quadro), FAZER (uma cadeira), DAR (uma aula)

• Antigamente, você ainda podia andar, sair, mas agora, por mais que eles botem policiamento, está sempre acontecendo na "barra" das polícias • eu gostava de um comediante francês que aliás

agora tem passado poucos filmes dele

Achievements [- durativo]

[+ télico]

[+ dinâmico]

VENCER (a corrida), CHEGAR (ao topo do morro), RECONHECER (algo), NASCER, ENCONTRAR (algo)

• porque também (...) pra chegá perto de mim ou de qualquer um e chamá a atenção: “pô cê chegando atrasada, pô. Vê se tu melhora, pô!” • especialmente atualmente eu acho que os

representantes...têm falhadomuito

Este grupo de fatores foi ainda desmembrado em outros três, organizados a partir dos traços semânticos que definem as classes de verbos. Isso possibilita verificar se, em vez dos quatro tipos de verbos, seriam as oposições durativo / pontual, télico / atélico e dinâmico / não-dinâmico aquelas que apresentariam influência no emprego das formas perifrásticas.

Dessa maneira, nas análises em que o grupo das “classes” acima ilustradas foi incluído, nenhum dos três grupos de fatores abaixo puderam sê-lo, e vice-versa. Além

disso, os três grupos abaixo também participaram de rodadas de maneira excludente, ou seja, apenas um deles foi considerado por análise.

3.2.2.1 Duratividade vs. pontualidade inerente ao verbo principal8

Durativo

Qualquer tipo de verbo, com exceção dos do tipo

achievement

• nós estamos tendo assim um problema::... de quantidade mesmo

tenho andado mais de automóvel Pontual

Todos os verbos do tipo achievement

• porque também (...) pra chegá perto de mim ou de qualquer um e chamá a atenção: “pô cê chegando atrasada, pô. Vê se tu melhora, pô!”

• especialmente atualmente eu acho que os representantes...têm falhadomuito

3.2.2.2. Telicidade vs. atelicidade do verbo principal9

Télico • Antigamente, você ainda podia andar, sair, mas

agora, por mais que eles botem policiamento, está sempre acontecendo na "barra" das polícias

• especialmente atualmente eu acho que os representantes...têm falhadomuito

Atélico • eu tô andando pouco de avião

Qual é a novela? Eu não tenho tido tempo de ver, sabe?

3.2.2.3. Verbo principal dinâmico vs. não-dinâmico10

8 Neste grupo de fatores, portanto, opõem-se os verbos achievement a todos os outros tipos de verbo. 9 Já neste grupo, os verbos estativos e de atividade foram colocados de um lado, e os achievement e

accomplishment, de outro.

10 Distintamente dos dois grupos anteriores, neste os verbos estativos (não-dinâmicos) são colocados em oposição a todos os outros tipos de verbo.

Dinâmico • Antigamente, você ainda podia andar, sair, mas agora, por mais que eles botem policiamento, está sempre acontecendo na "barra" das polícias

tenho andado mais de automóvel

Não-dinâmico

nós estamos tendo assim um problema::... de quantidade mesmo

Qual é a novela? Eu não tenho tido tempo de ver, sabe?

3.2.3. Adjunto adverbial "de tempo" presente na sentença11

Adjuntos "durativos" (que expressam duração, progressão ou localização no tempo)

• De uns tempos pra cá está me desgostandotem saído ultimamente de carro?

• hoje em dia o pessoal já está partindo mais para Administração

• A coincidência se deve a evidentemente a uma procura comum… a uma identidade que se buscou… e que se tem buscado em muitos anos em que trabalhamos com o mesmo ideal com o mesmo objetivo

Adjuntos "quantificadores" (que expressam

quantidade de vezes; freqüência) • sei lá, estão falando muito nisso, viu? poluição do ar agora é moda mesmo

• há que:: se reabilitar esta imagem criada ... muitas vezes em funçåo até de uma auto-desculpa e até o próprio correio tem-se utilizado deste TIpo de propaganda

• É muita fofoca... tudo deles tem briga (...) quase todo dia eles estão discutindo

Sem adjunto

• Olha, eu estou vendo umas patrulhinhas

passarem, mas não - que eu saiba, nós não temos um posto policial

• avião tá muito caro... eu tenho viajado de carro mesmo

11 Quando mais de um tipo de adjunto aparece, a ocorrência é classificada de acordo com o adjunto adverbial de freqüência, pois ele conduz a uma interpretação iterativa. (Ex.: agora ultimamente de uns dois anos essa parte é que eu também... tenho andado mais de automóvel).

3.2.4. Sentenças afirmativas vs. sentenças negativas Afirmativa

• ela está assumindo... tarefas assim... MUIto precocemente...

tenho ouvido de outras pessoas em outros locais ... ahn ... queixas assim extremamente ácidas sobre o correio

Negativa • já não está adiantando mais você tem que fazer uma pós para ascender

• Não tenho quase assistido filmes.

3.2.5. Número do sujeito verbal12

Singular • ele está exercendo perfeitamente a ... a funçåo

dele

• o próprio correio tem-se utilizado deste TIpo de propaganda

Plural • sei lá estão falando muito nisso viu? poluição do

ar agora é:: moda mesmo

• muitas pessoas que têm viajado ultimamente Genérico

[singular referente a um conjunto plural de indivíduos; singular com expressão quantificadora (todo + N); tudo; a gente (plural com forma de singular)]

• para nós... como está ficando tudo muito complicado pode dar um colapso total • O aluno está trabalhando mais

12 O fator "genérico" foi considerado com base na pergunta: seria seu peso relativo mais próximo ao dos sujeitos singulares ou ao dos sujeitos plurais? Em todas as rodadas do Goldvarb, e quaisquer que fossem os conjuntos de dados, houve poucas ocorrências desse fator, e seu peso relativo foi muito próximo daquele dos sujeitos plurais. Dessa forma, na apresentação dos resultados no capítulo 5, os sujeitos chamados "genéricos" foram amalgamados aos plurais. A inclusão desse fator no grupo em foco foi aqui feita no intuito de tornar maximamente clara a codificação dos dados.

3.2.6. Número do complemento verbal

Singular • então, nós estamos tendo assim um problema:: ...

de quantidade mesmo

• eu tenho achado o trabalho assim, difícil Plural

[argumentos plurais, e singulares com expressões quantificadoras]

• eu estou produzindo livros

• eu tenho tido alguns problemas assim de ... de realmente ... dificuldade em algumas ligações • Então o teatro está sofrendo tudo isso • a gente tá assistindo cada filme... Não se aplica

[o verbo é intransitivo]

• ele realmente está fugindo um pouco

• agora ultimamente de uns dois anos essa parte é que eutambém... tenho andado mais de automóvel

3.2.7. Extensão do intervalo de tempo circunscrito pelo aspecto13

Tempo curto

[em termos de dias, semanas]

• como nós estamos estudando o desenvolvimento... as fases da inteligência, entao aí...

• Nesses últimos dias tenho ouvido de outras pessoas em outros locais queixas extremamente ácidas sobre o correio

Tempo longo [em termos de meses]

• No país hoje em dia está entrando muito muitos bens de capital

• não tenho ido mais a teatro

Tempo muito longo [em termos de anos]

• O aluno está trabalhando mais

• agora ultimamente de uns dois anos (...) eu também tenho andado mais de automóvel

13 A extensão do intervalo de tempo circunscrito pelo aspecto nem sempre vem expressa na sentença. Em muitos casos, tal extensão é inferível no contexto em que a sentença se insere. A ocorrência "O aluno está trabalhando mais", por exemplo, é classificada do modo acima porque o informante está fazendo uma comparação entre "o aluno de antigamente" com "o aluno dos últimos anos".

CAPÍTULO 5