• Nenhum resultado encontrado

5. A METODOLOGIA DA PESQUISA

5.4. Os instrumentos e procedimentos da pesquisa-ação

Para a realização dessa investigação, aproprio-me dos instrumentos elencados na sequência: observação participante, diário do professor, questionário e, por fim, entrevista semiestruturada. Posteriormente, relato os procedimentos da pesquisa realizada em sala de aula. Torna-se importante ressaltar que todos estes instrumentos corroboram para a construção de uma prática pedagógica mais adequada aos participantes, assim como cooperam para a ressignificação do processo de aprendizagem de língua espanhola no ensino regular, no contexto da escola pública.

5.4.1. A observação participante e o diário do professor-pesquisador

Um importante instrumento usado no começo da investigação foi a observação participante. Após este momento de averiguação, registrei os acontecimentos em meu diário de professor-pesquisador, ao fim de cada aula-encontro. Este processo de construção das aulas foi registrado por meio de gravações em áudio, que posteriormente foram transcritas neste trabalho científico (conf. cap. 6.2)

Segundo Mayo (2004, p.23), “é importante maximizar a utilidade das observações em sala de aula”. Dessa forma, entendo que o momento da observação é de fulcral importância para o desenvolvimento da pesquisa, pois o professor-pesquisador deve direcionar as suas observações para dados relevantes da investigação. Mayo (2004, p.23) ainda acrescenta que as anotações expressas no diário devem começar antes da primeira aula, a partir do registro dos objetivos declarados para aquele dia. Este fato contribui para uma maior organização dos eventos da pesquisa. De acordo com Nunan (1992), um diário de aula constitui-se em um instrumento de pesquisa que necessita constar da supervisão de atividades elaboradas em sala de aula e do registro detalhado das observações, a fim de facilitar a análise posterior dos dados adquiridos.

Esta pesquisa sinaliza para alguns momentos relacionados ao diário de classe: o primeiro deles é o de anotações feitas previamente à primeira aula, com os objetivos a serem alcançados no dia; o segundo é o das atividades realizadas; o terceiro refere-se à anotação de procedimentos e materiais usados; e o quarto é o registro das reações e sensações dos alunos durantes as aulas, pois o filtro afetivo do aluno também perpassa o processo de ensino- aprendizagem de uma língua estrangeira.

5.4.2 O questionário e as entrevistas

Em um primeiro momento, elaborei um questionário com dez questões, algumas delas com justificativas. As questões um, dois e dez tratam do ensino-aprendizagem de língua espanhola na escola. A questão três aborda os gêneros discursivos; as perguntas de quatro a sete, abrangem especificamente o gênero quadrinhos, e as questões oito e nove referem-se à prática do consumo. Vale a pena ressaltar que a questão sete procura estabelecer uma relação entre o uso de quadrinhos em sala de aula e o consumo; a de número dez busca uma analogia entre o processo de ensino-aprendizagem e a prática do consumo. O questionário foi

distribuído para todos os alunos da turma, individualmente, perfazendo um total de 20 estudantes. Eles o responderam no começo do processo investigatório, o que me auxiliou na realização de um mapeamento dos alunos participantes.

Na sequência, elenco as indagações do questionário: 1- Você acha importante aprender a língua espanhola na escola? 2- Qual é a forma de aprender espanhol que você considera mais interessante na aula? (1- mais interessante; 2 – interessante; 3- pouco interessante; 4- menos interessante). 3- Enumere os tipos de gêneros mais interessantes para aprender espanhol na escola. (1-mais interessante; 2-interessante; 3- pouco interessante; 4-menos interessante). Com que frequência você lê histórias em quadrinhos? 5 -Você acha interessante uma aula de espanhol com histórias em quadrinhos (tiras cômicas, cartuns)? Em sua opinião, uma tira em quadrinhos usada na aula de espanhol deve servir para: 7 - Você consome exageradamente? 8- Das palavras abaixo, quais você relaciona à palavra “consumo”? 8 - Das palavras abaixo, quais você relaciona à palavra “consumo”? 9 - Em sua opinião, é interessante uma aula de espanhol que trate do assunto do consumo? 10 - Enumere os objetivos mais importantes da aprendizagem de língua espanhola na escola. (1- mais importante 2- importante; 3- pouco importante; 4-menos importante).

Apliquei o questionário aos alunos com a finalidade de diagnosticar seus posicionamentos acerca de cinco pilares norteadores dessa investigação, sendo estes: a consciência dos estudantes como consumidores; a importância da abordagem do tema do consumo na aula de espanhol; o interesse por usar o gênero discursivo quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola, priorizando a sua função social; a compreensão acerca da principal finalidade do ensino fundamental; e a preferência por determinadas habilidades comunicativas em detrimento a outras.

Além do questionário, optei também por realizar uma entrevista semiestruturada, pois dessa forma consegui obter um retorno mais informal dos alunos acerca das atividades propostas no percurso do processo de pesquisa. A elaboração da entrevista semiestruturada aconteceu a partir de tópicos previamente estabelecidos. Nunan (1992) reitera dois aspectos favoráveis a este tipo de entrevista. Para ele, há a possibilidade do controle da entrevista por parte do entrevistado, assim como a flexibilidade para o entrevistador. Este posicionamento do autor corrobora com a perspectiva desta dissertação, porque advoga por um maior grau de autonomia por parte dos participantes da investigação, assim como ressalta uma menor contribuição do entrevistador.

A entrevista possui como objetivo a triangulação dos dados obtidos pelo questionário e pelas atividades de leitura. Ela será o último instrumento usado para esta pesquisa-ação. A finalidade da entrevista é observar os posicionamentos dos alunos sobre as atividades realizadas com os quadrinhos na aula de espanhol, assim como mapear as suas reconstruções identitárias acerca da prática social do consumo.

6. AS REFLEXÕES TEÓRICAS DA PRÁTICA E PRÁTICAS DA TEORIA: UM