• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 5. Resultados e Discussões

5.4. Grupo 4 – Plantas Carnívoras

5.4.4. Os Movimentos Epistêmicos e os apoios do Grupo 4 – Plantas Carnívoras

Nos turnos e subturnos 34a, 34b, 36, 38, 41 e 43, a professora questionou sobre as fontes de determinados trechos do texto. A docente destacou nesse momento da aula de orien-tação que os estudantes plagiaram partes completas de trabalhos de outros autores. Nesse sen-tido, a mesma os orientou a escrever com as próprias palavras, citando o autor que apresentou uma determinada ideia. Além disto, destacou a necessidade de conhecer a fonte original do texto. Identificamos três movimentos epistêmicos compreensão, três correção e um confir-mação (Figura 59).

Figura 59 – Trecho da aula de orientação referente a forma como citações relacionadas aos apoios do argumento foram realizadas na primeira versão da produção escrita do Grupo 4 –

Plantas Carnívoras

Nome Turno Subturno Fala Movimento

Epistêmico

Profa. 34 a Aqui isso daí vocês tiraram da internet tá vendo, ó? Daí fizeram como copia e cola, copia e cola, por isso que ficaram estranho, né? E... por isso que eu escrevi cópia, copiou e colou.

111

b Então vocês podem consultar a internet mas depois tente escrever mais com as palavras de vocês, sabe? Porque agora com essa faci-lidade de copia cola e todo mundo copia e cola daí passa só por aqui ((aponta para o texto)), ó não passa por aqui ((aponta para a cabeça)), tá? Porque daí o texto fica mais muito... Aí tem que ver o texto depois reler o que fez pra ver se tá coerente. Pra vê se tem... às vezes pega isso é de um autor esse é de outro.

Confirmação e Instrução

c Vocês leram esses trabalhos to-dos? Ou isso daqui vocês só acha-ram que era uma citação da inter-net? Vocês leram o trabalho do Cassio Machado? Correia... esse daqui Correia e Silva ( )

Compreensão

Aluno 6 35 É a gente não leu tudo mas a gente usou as partes que...

Profa. 36 Mas vocês pegaram esse trabalho? Compreensão

Aluna 6 37 Sim

Profa. 38 ( ) Cássio Machado. Ah... os dois, ó. Que tão lá e não tão aqui vocês não leram isso de Cássio Macha-do?

Compreensão

Aluna 7 39 Então a gente dividiu o trabalho né aí essa parte aí foi o aluno 7 que fez eu acredito que ele tenha lido.

Aluna 6 40 Também acho que ele leu o texto

Profa. 41 Então e daí vocês fazem cópia e põe isso daqui e não leram se é só cópia/

Correção

Aluna 7 42 Então acho que ele foi copiar o título tipo pra...

Profa. 43 Os pedaços o parágrafo inteiro copiados, tá? E daí tem um lugar que vocês escreveram coisas... por exemplo, aqui ô tem esse pedaço inteiro aqui que do jeito que vocês estão descrevendo aqui é de repen-te não é a linguagem de vocês isso.

Correção

Aluna 6 44 Aonde?

112

Nos subturnos 45b, 47a, 47b e 49a, a professora questionou os estudantes sobre um trecho da produção escrita referente a Nepenthes graciflora. A docente exemplificou o que gostaria que fosse alterado. A professora solicitou aos estudantes que descrevessem o que observaram nas lâminas ao invés de copiar as características morfológicas dessa espécie ori-undas da literatura. Identificamos três movimentos epistêmicos correção e dois instrução (Figura 60).

Figura 60 – Trecho da aula de orientação referente a sugestão de inserção de citações em in-formações relacionadas aos apoios de Nepenthes graciliflora presentes na primeira versão da

produção escrita do grupo 4 – Plantas Carnívoras

Nome Turno Subturno Fala Movimento

Epistêmico

Profa. 45 B “O chamado jarros são flores alta-mente modificadas adaptadas as funções de atração e captura de ani-mais sobretudo insetos afim de utili-zar os nutrientes da digestão para suprir suas necessidades atuam na atração de néctares extraflorais loca-lizados no ápice dos jarros células sulcadas cobertas com uma camada dens/ densa de escalas de cêra e... ( ) um reservatório frio. Existem no gênero grandes glândulas multicelu-lares com função digestiva” – daí vocês puseram a figura 9 – “na base do jarro tem desenvolvida na parte adaxial vilosidades protodérmicas que formam uma glândula de de-pressão epidérmica, de manei/ com-binações regulares das divisões periclinal e formam aglomerado inicial de 4 células dispostas em duas camadas. Divisões repetidas progrediram para formar a organiza-ção simétrica da glândula. Assim vemos os nectários especializados, especializa... Assim vemos, os nec-tários especializados, as células sul-cadas peculiares ( )grandes glându-las ( ) tem que fazer as jarras de ( ).” Pois é essa linguagem não é de vo-cês.

113

Nome Turno Subturno Fala Movimento

Epistêmico

Aluna 7 46 Quem que fez essa parte?

Profa. 47 A Então, o que vocês têm que fazer... é descrever porque isso tá na introdu-ção... Né? Na verdade nos resulta-dos. Os resultados vocês têm que descrever aquilo que vocês fizeram, então vocês fizeram uma lâmina e vocês observaram essa lâmina e fotografaram aí descreve o que tá aparecendo na lâmina.

Instrução

B Então tudo isso que vocês escreve-ram e pelo que eu tô lembrando vo-cês cortaram só aquele lugarzinho dá... né? aí eu falei pra vocês ()

Correção

Aluna 6 48 A gente fez essa daqui ô

Profa. 49 A Essa? Então só tem um pedacinho pra descrever tudo isso e falar inclu-sive de/ de como forma a glândula, né? Que tem combinações regulares de divisões periclinal e (aticlinal) que forma aglomerado inicial de quatro células e vocês não viram isso, né? Então isso aqui é de al-guém que vocês pegaram ou de um outro autor então. Tem que ter aqui autor e data.

Correção e Ins-trução

Fonte: Elaboração nossa.

Estes movimentos epistêmicos (Figuras 59 e 60) promoveram mudanças no argu-mento da produção escrita do Grupo 4. Os estudantes optaram pela exclusão de informações do texto. Isto fez com que os apoios A21, A22, A23 e A24 fossem excluídos (Figura 50) e inseridos os apoios A24 e A25 (Figura 51). Os novos apoios não apresentaram as fontes de onde os estudantes retiraram as informações.

Percebemos a mudança de lugar da citação do final da frase no Apoio A20 (Figura 50) para o início no apoio A23 (Figura 51). Apesar de mudar a redação, entendemos que a mudança não altera o conteúdo dor argumento qualitativamente. Além disto, os estudantes não realizaram a descrição dos dados observados como pretendido pela professora. Caso ti-vessem feito isto, as informações presentes nos apoios poderiam ter se tornado dado do argu-mento. Com o exposto, entendemos que o esperado pela professora não foi atendido.

114