• Nenhum resultado encontrado

Os Obstáculos e Ameaças se Tornam Oportunidades

2.3 Quando a Água é uma Vantagem

2.3.1 Os Obstáculos e Ameaças se Tornam Oportunidades

A gestão das águas está presente desde as primeiras transformações do habitat humano, por volta de 7000 a.C., e foi determinante para a evolução das cidades. As mais antigas civilizações (Figura 26), as chamadas civilizações dos grandes rios, formadas ao longo do Nilo, dos rios Tigre e Eufrates, do Indo e do rio Amarelo, se beneficiar do solo rico das margens de seus rios para o cultivo de grãos. Esse ambiente, no entanto, apresentava três desvantagens: inundações imprevisíveis combinadas com um período de pouca ou nenhuma chuva; falta de barreiras naturais para a proteção dos assentamentos; e escassez de recursos naturais essenciais.

Figura 26 ̶ As mais antigas civilizações Fonte: Huber (s.d.).

As comunidades localizadas junto aos grandes rios da Antiguidade se beneficiavam da existência da água doce, mas se encontravam periodicamente ameaçadas pelas secas sazonais. Essa inconstância na disponibilidade de água refletia-se na inconstância da produção agrícola, altamente dependente da água.

Esse cenário de inconstância perdurou por um longo período de tempo, obrigando os povos a buscarem soluções para lidar com a problemática de fornecimento de água. Uma das soluções foi a escavação de valas de irrigação que levavam a água do rio para os seus campos, o que permitia produzir um excedente de cultivo. Para a defesa, foram construídos muros em volta da cidade, com tijolos de barro, e grandes fossas do lado externo; para obtenção das matérias-primas faltantes, o excedente dos cultivos funcionava como moeda de troca com outros povos detentores de tais recursos.

Entre essas antigas civilizações ̶ Indus, Sumérios, da Acádia, Babilônia, Assíria e Mesopotâmia ̶ , a grande civilização egípcia no vale do rio Nilo conseguiu sustentar-se com

sua estrutura agrícola de modo ininterrupto por cerca de cinco mil anos, apesar das guerras e da conquista pelos persas, gregos, romanos, árabes e turcos, e das pandemias que assolaram sua população (NEWSON, 1992).

A calha de irrigação, o canal, o reservatório, a vala, o aqueduto, a tubulação de descarga e o esgoto surgem como parte da estrutura da cidade com a função de transportar automaticamente ou armazenar as águas. Alguns desses artefatos foram inventados ainda antes do surgimento da cidade, e sem todas essas invenções, a cidade antiga não teria conseguido assumir a forma que assume (MUMFORD, 2013, p.51).

A necessidade de ter à disposição uma ampla e segura reserva de água é de longa data. A documentação demonstra que os habitantes dos vilarejos primitivos disseminados ao longo dos rios Nilo e Eufrates já praticavam essa arte. A lição aprendida com a modelagem da lama serviu para a fabricação de casas e cisternas, além de valas de irrigação e canais (MUMFORD, 2013, p.52).

Por seis mil anos, a irrigação foi classificada entre as mais poderosas ferramentas de promoção da vida humana. A história da agricultura constante, o crescimento das cidades e o surgimento dos primeiros impérios estão diretamente vinculados ao processo de gestão das águas para tornar a terra mais próspera e habitável.

Os esforços locais permitiam a construção de pequenos diques e valas, enquanto a cooperação urbana em larga escala permitia a transformação de um vale fluvial inteiro em uma rede compacta de canais e de obras de irrigação para produzir comida e transportá-la, movimentando homens, suprimentos e matérias primas conforme as necessidades (MUMFORD, 2013, p.63). Diante dessa nova conjuntura, ocorre a primeira grande expansão da civilização, que provoca uma explosão de poder, a qual foi, segundo Mumford (2013, p.71), uma implosão: os vários elementos da comunidade, então espalhados em um grande vale, foram forçosamente reunidos em um espaço reduzido intramuros, iniciando a construção de valas de irrigação, canais e terraplanagens que anteriormente eram inconcebíveis.

Com a invenção dos barcos, os rios se tornaram a primeira grande via de comunicação. A mobilidade da água nos longos 1.000 quilômetros no Egito e na Mesopotâmia, e nos 1.600 no vale do rio Indo, conectava os locais mais distantes. Juntos, constituíam, um sistema de transporte modelo para a construção das valas e canais de irrigação durante as cheias repentinas ou inundações periódicas.

Essas ocorrências induziam os agricultores dos vilarejos a se associarem para remediar os danos causados pelo mau tempo, levando-os à criação de uma rede de canais e de obras de irrigação planejadas para a proteção a longo prazo (MUMFORD, 2013, p.96). Essas

atividades demandavam organização, cooperação e liderança, levando ao trabalho em conjunto, ao planejamento dos projetos e à supervisão sistemática dos serviços.

No caso da Mesopotâmia, foram construídas redes de esgoto, canais de irrigação e bancos de proteção das casas, com grandes estruturas impermeáveis de madeira e betume que garantiam a sobrevivência da população diante da baixa precipitação, no início da estação de crescimento, e das grandes tempestades e inundações, nas épocas de colheita (MUMFORD, 2013, p.97).

Diante dessa difícil situação, os assentamentos se amparavam nas vantagens da colaboração, na planificação a longo prazo e na paciente coerção da sociedade perante a necessidade de repetir os mesmos esforços a cada estação.

Já o Egito contrasta com a Mesopotâmia em vários aspectos: seus rios correm em direções opostas e as condições climáticas locais são diferentes. O Egito apresenta condições estáveis: céu sem nuvens, inundações anuais facilmente previsíveis que se propagam lentamente, temperatura suave e constante. Esse cenário se contrapõe à fúria das tempestades na Mesopotâmia, às fulminantes e impiedosas correntes dos seus rios e às inundações do lado oeste, onde a violência da natureza afetava diretamente os habitantes (MUMFORD, 2013, p.98).

O mesmo confronto pode ser feito em relação à história de duas cidades da atualidade: Amsterdam e Veneza. São cidades frequentemente comparadas, não apenas pelo seu caráter mercantil, mas principalmente porque ambas são compostas por uma miríade de ilhas conectadas por incontáveis pontes sobre inúmeros cursos d'água (FEDDES, 2012, p.111), como é possível verificar na imagens da Figura 27.

Figura 27 ̶ Mapas de Veneza em 1554, por Cristoforo Sabbadino (esquerda) e de Amsterdam em 1560, por Jacob van Deventer (direita)

Apesar do longo tempo que separa Veneza e Amsterdam das civilizações dos grandes rios, é possível verificar que as duas cidades mantêm, com suas peculiaridades geográficas, características semelhantes àquelas estabelecidas na Antiguidade.

As diferentes origens e condições geográficas de Amsterdam e Veneza influenciaram os padrões de deslocamento, que, em Veneza, se dava exclusivamente pela água, enquanto que o acesso a Amsterdam se dava por água e também por terra.

Veneza foi fundada no século V d.C em um arquipélago situado no meio de uma lagoa e dividido por um grande canal utilizado como via d'água (MORRIS, 2013, p.188). As águas pouco profundas do Adriático substituíam as muralhas, enquanto os pântanos e ilhas, ligados apenas pelas vias d'água, impunham a dragagem dos canais para estabelecer as vias de comunicação.

Sua condição geográfica associada às obras hidráulicas, como a construção de cisternas que recolhiam a água das chuvas e que complementavam o abastecimento de água potável que chegava do continente pelos barcos, permitia que a cidade resolvesse de modo mais fácil do que as cidades rivais em terra firme os problemas relacionados à higiene, derramando as águas residuais diretamente ao mar, onde a ação do sal e do sol, junto com o movimento da maré, permitia neutralizar moderadamente a quantidade de bactérias nocivas (MUMFORD, 2013, p.430).

Amsterdam, por sua vez, nasceu com o represamento do pequeno rio Amstel. O núcleo urbano original era limitado por um canal em forma de meia lua que circundava a cidade velha e a protegia contra invasores e piratas. O desenvolvimento técnico da cidade holandesa está relacionado a uma admirável exploração das águas, não apenas como vias de comunicação e de transporte, mas como elemento da paisagem. Muito tempo antes que o aparato mecânico para escavação e transporte de terra fosse aperfeiçoado, os holandeses, com persistentes esforços manuais, haviam erguido sua cidade de aterros sobre as águas. Esse mesmo esforço coletivo permitiu a proteção do território contra as inundações (MUMFORD, 2013, p.617).

A luta contra o mar e contra as águas internas que havia iniciado, embora ainda em pequena escala, no século VIII, contaria com a contribuição dos moinhos de vento apenas a partir do século XI. Até lá, antes da introdução dessa máquina de bombeamento, a técnica de construção de diques e drenagens já havia permitido enormes progressos, recuperando vastos territórios abaixo do nível do mar (MUMFORD, 2013, p.617).

Estando a água tão próxima da superfície, como é o caso das cidades holandesas, qualquer ampliação da cidade requereu o planejamento e a construção de grandes obras até que os terrenos estivessem prontos para serem edificados (Figura 28).

Figura 28 ̶ Preparação dos terrenos holandeses para permitir a sua edificação Fonte: Vossestein (2012, p.74).

Outras medidas estruturais de grande porte (sobretudo diques oceânicos e diques fluviais) garantiram a proteção contra inundações nas principais cidades holandesas, como pode ser visto na Figura 29.

Figura 29 ̶ Áreas inundáveis sem a construção dos diques (esquerda, em verde claro e azul) e obras de controle das águas no sul do país (direita), Holanda

Fonte: Vossestein (2012).

Desse modo, Amsterdam foi crescendo gradualmente, zona por zona, sendo protegida e abastecida pelos serviços públicos essenciais. Nessa sistemática, planejada e ordenada, as

forças dinâmicas do capitalismo agiam, contra sua natureza, a favor da coletividade. Por essa razão, Amsterdam pode ser considerada um notável exemplo de economia mista, na qual a iniciativa privada e pública se complementam (MUMFORD, 2013, p.618).

Assim como Amsterdam e Veneza, os povos do vale do rio Nilo aprimoraram seus instrumentos de manipulação da água diante de novos desafios impostos pelas novas economias e pelo crescimento da população. Em resposta a um aumento populacional de 20 vezes ao longo dos últimos dois séculos ̶ de 3 milhões no início de 1800 para 66 milhões hoje ̶ , o Egito substituiu sua agricultura testada pelo tempo e baseada no ritmo natural do Nilo por um intenso sistema de irrigação e por uma gestão de inundações que exigiu o controle completo do rio (POSTEL, 1999).

Uma das ferramentas utilizadas foi a construção da barragem de Assuã em 1971. Entretanto, a partir desse empreendimento, o rio alterou o seu regime, resultando na perda dos períodos de cheias e vazantes, impedindo o processo natural de fertilização do solo e levando os produtores a fazer uso cada vez maior de insumos agrícolas no cultivo. De acordo com Dean e Dalrymple (2004), a construção da barragem de Assuã (Aswan Hign Dam) e de outras obras no rio Nilo tem causado problemas de erosão extrema no Delta do Nilo, onde vilas inteiras desapareceram e a linha de costa recua cerca de 30 a 50 metros por ano.

Assim como no Egito, a alteração da relação de equilíbrio estabelecida com as águas ao longo do tempo também ocorreu em Tenochtitlán, atual Cidade do México. Tenochtitlán, fundada em 1325, foi construída sobre terrenos pantanosos (Figura 30) em uma ilha de 10 quilômetros quadrados (OLIVAS, 2010) e abrigava uma população estimada de 200 mil pessoas (FUNDACIÓN CULTURAL ARMELLA SPITALIER, 2013). A cidade indígena, sustentada por um complexo sistema hidráulico idealizado pelos mexicas, se assentou sobre algumas ilhas em meio ao lago.

Figura 30 ̶ Evolução de Tenochtitlán: formação em 1325 (esquerda) e posteriormente, em 1519 (direita)

Assim como Veneza, seu entorno lacustre exigiu a construção de sistemas hidráulicos, compostos por diques, terraplanagens, aquedutos, canais de irrigação, barragens e comportas, para o aproveitamento dos recursos naturais e para a contenção das águas.

A observação sistemática da natureza condicionou a fundação e construção de Tenochtitlán, diferentemente da ocupação imposta ao local pelos espanhóis após 1519, que transformou radicalmente sua paisagem (Figura 31). A fundação e o desenvolvimento da Cidade do México ̶ antiga Tenochtitlán ̶ obedeceram a outros tipos de premissas, como a de ser a capital do país, priorizando ali as propriedades defensivas e comerciais e dando as costas para o lago e para o campo. A Cidade do México, levantada sobre as ruínas de Tenochtitlán, possuía um lago que era estranho aos invasores espanhóis, e um sistema hidráulico que, então prejudicado, começou imediatamente a mostrar sinais de esgotamento (CHRISTLIEB; MERODIO, 2011).

Figura 31 ̶ Aparência de Tenochtitlán em 1519, quando encontrada pelos espanhóis; abaixo, a expansão da atual Cidade do México sobre a antiga lagoa

Todos os lugares citados neste texto contavam, mesmo que periodicamente, com um grande volume de águas: as ilhas de Veneza e Tenochtitlán se encontravam em um cenário de abundância hídrica; Amsterdam está localizada na intersecção do rio Amstel (com largura média de 70 metros) com a lagoa de Ij; a largura do rio Nilo oscilava entre 2,8 a 7 quilômetros; e os rios Tigre e Eufrates tinham entre 150 e 500 metros de largura. E todos eram sujeitos a períodos extremos de seca e inundações.

Com exceção de Veneza, as demais localidades enfrentavam o desafio de buscar ferramentas para lidar com os extremos do dualismo existente na relação com as águas: por um lado, a escassez e a dependência, que requerem uma aproximação das águas, e, por outro, a necessidade de proteção contra as terríveis inundações, que tendem a levar ao afastamento das águas.

Outro exemplo importante é a cidade de Bolonha, na Itália, que buscou, durante os mais de 2.500 anos de sua história, conciliar essas forças opostas através do incremento de grandiosas intervenções sobre o território, as quais alteraram radicalmente a dinâmica das águas na região italiana da Emília Romana.

Entre as suas imponentes obras hidráulicas está a construção de um porto, por volta do ano 1.200 d.C, mediante a construção de um canal de quase 40 quilômetros que permitia conectar Bolonha ̶ e todas as cidades localizadas no seu trajeto ̶ ao mar Adriático. De um modo geral, as suntuosas intervenções efetuadas se propunham servir como vetores do crescimento econômico local e melhorar as graves condições de fragilidade dos assentamentos situados na sua planície, constantemente afetados pelas inundações.

A estruturação espacial de toda a região de Bolonha se apoiava nas intervenções físicas do seu sistema hidráulico, de fundamental importância para o planejamento ambiental, econômico, urbano e social, que permitiu sua expansão e desenvolvimento.

Esses exemplos demonstram que as medidas estruturais de grande escala são fundamentais para driblar a situação crítica de um ambiente extremo. Os lugares citados criaram ferramentas que lhe permitiram não apenas sobreviver às suas condições naturais, como também transformá-las em oportunidade de desenvolvimento e crescimento.