• Nenhum resultado encontrado

1. DESCRIÇÃO CONTEXTUAL DA ESCOLA ESTADUAL SANTA EDITH

1.2. A Escola Estadual Santa Edith Stein (Divinópolis/MG)

1.2.6. Os projetos desenvolvidos e as práticas pedagógicas

A Escola Estadual Santa Edith Stein desenvolve projetos específicos para cada um dos turnos, uma vez que a instituição atende separadamente os anos iniciais e os anos finais do Ensino Fundamental.

Muitas das práticas pedagógicas e alguns dos projetos que a escola desenvolve estão contidos em documentos importantes da instituição, como os planos de intervenção pedagógica. Esses planos são também chamados pela equipe da escola de Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) e não deverão ser confundidos com o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), que é uma política da SEE/MG.

7Os grupos de referência para gestão escolar são uma grande síntese de diversas

características das instituições escolares, cuja principal função é reunir em seu interior as escolas mais semelhantes entre si com base nessas características. Como resultado, gestores, professores e a comunidade escolar em geral podem identificar suas escolas por seus aspectos administrativos mais relevantes, bem como estabelecer comparações entre instituições semelhantes, criando, dessa forma, uma identidade e uma percepção de mais justiça ao considerar as contribuições ao aprendizado dos estudantes proporcionadas pelas escolas. Com base em informações obtidas através de questionários de alunos, professores e diretores, além de estatísticas do Censo Escolar da Educação Básica de 2011, fornecidas pelo INEP, as escolas da Rede Estadual avaliadas pelo PROEB 2012 foram agrupadas através da técnica de Cluster Analysis em função das seguintes características: infraestrutura básica, práticas de ensino e clima escolar, grau de complexidade da escola, taxa de abandono dos estudantes na escola, tamanho da escola e média do índice socioeconômico dos estudantes

na escola”. São esses os grupos: Grupo 1: Escolas de infraestrutura insuficiente, menor porte e

baixo ISE dos estudantes; Grupo 2: Escolas de maior porte, maior complexidade, maior taxa de abandono e pior clima e Grupo 3 Escolas com menor taxa de abandono, maior ISE médio e melhor clima escolar (MINAS GERAIS, s.d.d).

Os planos de intervenção pedagógica resultam em um plano de ação realizado anualmente pelas escolas estaduais mineiras. Sua origem remonta a 2007, quando a SEE/MG definiu um conjunto de ações a serem implementadas que ficou conhecido como Dia D.

A premissa dessas ações é análise dos resultados das avaliações externas e a proposição de intervenções capazes de elevar o desempenho dos estudantes, através da elaboração de um plano de ação, o PIP. Para tanto, foram estipulados dois dias no calendário escolar (4 e 7 de julho de 2007) em todas em que todas as escolas estaduais fariam: a) análise e discussão dos resultados entre gestores e professores para traçar o plano de intervenção: dia batizado como Toda escola pode fazer a diferença; b) apresentação do plano (PIP) à comunidade escolar, convocando sua participação na sua implementação: o dia Toda Comunidade Participando. (LIMA; NEVES; MELO, 2013, p. 99).

Os planos de ação feitos pelas escolas trazem diagnósticos do processo de ensino e de aprendizagem, a partir dos resultados das avaliações externas e em seguida, resultam em propostas de ações visando melhorar os indicadores. Esses documentos nos permitem conhecer parte da história da escola, já que neles estão explicitados muitos de seus problemas, demandas e suas propostas para o enfrentamento.

Fazendo uma análise mais atenta dos planos de ação da escola de 2008 a 2012, pode-se perceber com maior clareza como os diferentes atores da instituição se mobilizaram ao longo desses anos para buscar propostas de melhoria do desempenho dos alunos; num esforço de mudanças de suas práticas pedagógicas, e em consonância com as concepções de ensino e do processo de aprendizagem contidos no Projeto Político Pedagógico da escola. Assim, o planejamento, que se faz de modo coletivo, tem muitas propostas de práticas que visam também trabalhar de forma integrada e colaborativa, sob a forma de projetos.

Nesse contexto, os diversos atores têm enfatizado um projeto desenvolvido na escola denominado “Ler com Arte”. Ele tem sido utilizado como estratégia no processo de letramento das crianças.

O projeto "Ler com Arte" é um projeto desenvolvido pela equipe pedagógica do 2º turno, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e proporcionar momentos de crescimento de experiências, vocabulários e vivências. O público alvo são os alunos do 1º ao 5º ano. O trabalho é desenvolvido em duas partes: 1ª - Trabalhos desenvolvidos com livros literários, em forma de projetos específicos, buscando uma integração com diversos tipos de livros, conseguindo construir assim o hábito de ler. 2ª - Trabalho durante todo o ano letivo com um determinado portador de texto, buscando a compreensão do mesmo e a confecção de trabalhos manuais que serão expostos na Mostra Cultural no mês de novembro (culminância do projeto). (CONSED, 2013).

Outro projeto que merece destaque e já é bastante tradicional na escola, uma vez que sua primeira edição remonta a 1998, denomina-se “Prêmio Chico de Produção Cultural” (ou “Prêmio Chico de Cinema”). Este visa à produção de um filme pelos alunos do 9º ano. A preocupação dos professores está em diferenciar suas práticas, trabalhando com diversas linguagens e conteúdos em um único projeto. Este objetiva que os alunos mobilizem diversas habilidades, como a leitura e a escrita, procurem fortalecer o trabalho em equipe e cooperação, regras de convivência, respeito mútuo, além de procurar utilizar as muitas habilidades artísticas que eles possuem. A presença da comunidade é grande, visto que as famílias dos alunos são convidadas a participarem dos eventos que acontecem no dia da culminância do projeto (CONSED, 2013).

É importante ressaltar que a escola trabalha com outros projetos e eventos ao longo do ano letivo, cujos temas são relativos não somente a conhecimentos escolares, mas também a valores e identidade dos estudantes. Poderia citar ainda as tradicionais festas em comemoração ao dia da criança e junina que anualmente são realizadas, as solenidades de “formatura” dos alunos dos 5º e 9º anos, excursões e gincanas culturais e esportivas.