• Nenhum resultado encontrado

Os Resultados da Escola Estadual Matta Machado: eficácia nas avaliações ou

1 O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE MELHORIA DA

1.6 Os Resultados da Escola Estadual Matta Machado: eficácia nas avaliações ou

Em geral, o termo eficácia está associado ao alcance dos resultados de forma racional e produtiva dentro de um menor recorte de tempo possível. No campo da gestão educacional, conforme Soares e Brooke (2011), a eficácia pode estar relacionada a uma série de condutas, porém, para este estudo, pretende-se destacar ―a gestão escolar participativa, o professor eficaz e o clima escolar‖. Franco e Bonamino (2005) definem como escola eficaz aquela em que ―[...] o aprendizado de seus alunos vai além do aprendizado típico de escolas frequentadas por alunos de origem social semelhante‖ (FRANCO e BONAMINO, 2005, p. 87).

Soares e Brooke (2011) reforçam essa ideia ao dizer:

[...] uma escola é dita eficaz se, considerado o desempenho inicial de determinado aluno, consegue proporcionar-lhe conhecimento suficiente para que seu desempenho ao fim de cada etapa escolar seja acima do esperado para um aluno de seu nível socioeconômico. (SOARES e BROOKE, 2011, p. 595)

Na perspectiva interna, Nóvoa (1999) enumera alguns elementos fundamentais para um retrato de uma escola eficaz, tais como autonomia da escola, liderança organizacional, articulação curricular, otimização do tempo, estabilidade profissional e formação de pessoal.

Falcão (1997) propõe a discussão sobre o conceito de qualidade educacional. Segundo o autor, ―[...] A qualidade dos resultados de uma escola é medida, portanto, pelas características individuais, peculiares e específicas de cada um de seus alunos, quando a deixam‖ (FALCÃO, 1997, p. 315). O autor identifica dois conjuntos de dimensões: os condicionantes e os condicionados. No capítulo 2, será feita a análise das ações gestoras com o intuito de verificar a presença ou não dessas vertentes, em especial as dimensões condicionadas da eficiência, da eficácia, da relevância e da efetividade.

A melhoria da efetividade da gestão escolar em Minas Gerais é vista como ponto fundamental para o avanço dos resultados da aprendizagem nas escolas estaduais. Nesse contexto, o processo democrático de escolha de diretor para as escolas estaduais em Minas Gerais visa a oportunizar ao coletivo escolher o seu líder. Credenciam-se para o processo os servidores do quadro do magistério aprovados em exame de certificação para o cargo. Merece destaque o fato de que o processo de escolha de diretor escolar leva em conta a meritocracia e a democracia. Esse processo busca, desde o início, difundir os princípios da gestão participativa de forma que todos os envolvidos se sintam corresponsáveis pela gestão da escola, porque, conforme Lück (2009, p. 18):

[...] uma das competências básicas do diretor escolar é promover na comunidade escolar o entendimento do papel de todos em relação à educação e a função social da escola, mediante a adoção de uma filosofia comum e clareza de uma política educacional, de modo a haver unidade e efetividade no trabalho de todos.

A democratização da participação valida a autonomia da escola, uma vez que o espaço escolar passa a ser gerido por um gestor que representa as aspirações da coletividade e, junto com o Colegiado Escolar, se responsabiliza pelas ações deliberativas da escola. Essa transparência faz com que a responsabilização pelos sucessos e insucessos seja compartilhada por todos.

Gerir uma escola nessa perspectiva significa pensar estratégias a fim de viabilizar a criação de mecanismos de coordenação e orientação para que o processo educativo produza com eficácia resultados pedagógicos e para que estes façam a diferença na vida da clientela atendida. O gerenciamento colaborativo pela equipe gestora – de variáveis internas e

externas – é determinante para o perfeito funcionamento da unidade escolar. Lück (2009) reforça tal ideia ao discorrer a esse respeito:

A gestão escolar constitui uma dimensão importantíssima da educação, uma vez que, por meio dela, se observa a escola e os problemas educacionais globalmente e se busca, pela visão estratégica e as ações interligadas, abranger, tal como uma rede, os problemas que, de fato, funcionam e se mantêm em rede. (LÜCK, 2009, p. 24)

A eficiência das ações pode estar relacionada com a observação, pelo diretor, das dimensões da gestão que perpassam o seu trabalho cotidiano. De acordo com Lück (2009), duas dimensões influenciam as ações gestoras: as dimensões de organização e as dimensões de implementação. Pretende-se, no capítulo 2 desta dissertação, aprofundar as discussões sobre as quatro dimensões de organização e sobre as seis de implementação.

Todas as dimensões da gestão escolar serão consideradas, mas o foco recai naquelas que, de certa forma, se correlacionam com a efetividade da escola e possuem uma relação direta com a eficácia nas avaliações. Tem-se como hipótese inicial que os resultados positivos alcançados pela escola podem estar relacionados com a prática de gestão pedagógica, de gestão democrática e participativa, de gestão de pessoas e pela gestão de resultados. É possível que a focalização nessas dimensões viabilizem a criação de uma rede de colaboração de professores, funcionários, pais e alunos que culmine na efetividade e eficácia da escola pesquisada.

No âmbito escolar, o diretor assume o papel de coordenador, facilitador e incentivador das ações do projeto da escola. A gestão pedagógica assume papel de vanguarda, uma vez que beneficia diretamente o aluno. É função do diretor a criação de condições para que o conhecimento adquirido pelos professores seja aplicado aos alunos, ou seja, deve-se focar naquilo que é primordial: o desempenho dos alunos.

Analisar os fatores de sucesso se torna imprescindível, uma vez que, no estado de Minas Gerais, há uma preocupação quanto à responsabilização dos resultados. O conhecimento das ações responsáveis pelo sucesso dessa escola permitirá compreender alguns elementos da gestão que colaboram para o baixo rendimento de escolas com perfis socioeconômicos similares pertencentes à circunscrição da Superintendência Regional de Diamantina.

A dimensão de análise desta dissertação é a equipe gestora das escolas estaduais. Para tanto, serão investigadas as práticas gestoras de uma escola estadual da Superintendência Regional de Diamantina, Minas Gerais, durante o período de 2010 a 2013. Busca-se

responder a questão problema, que é: até que ponto o fato de a Escola Estadual Matta Machado apresentar bons resultados nas avaliações externas permite que ela seja considerada uma escola efetiva?

Nesse sentido, tem-se como objetivo geral deste estudo analisar até que ponto a gestão da Escola Estadual Matta Machado tem contribuído para que ela possa se tornar uma escola efetiva a fim de propor melhorias para esse processo.

Para tanto, no intuito de responder as questões investigativas, pretende-se investigar os seguintes pontos:

Até que ponto a gestão da escola pesquisada tem responsabilidade no processo de melhoria da qualidade do ensino?

Em que medida a gestão e as práticas desta escola conduzem a um processo de escola efetiva?

Qual é o perfil da gestão da escola?

 Até que ponto a gestão da escola é compartilhada e conta com a participação de todos?

Diante do exposto, percebe-se que o funcionamento de uma escola perpassa uma complexa rede de elementos que envolve diversos atores da comunidade escolar. No capítulo 2, as questões investigativas descritas acima são abordadas e analisadas com o objetivo de encontrar respostas para fundamentar a elaboração do Plano de Ação Educacional para a escola pesquisada.

2 ANÁLISE DA GESTÃO DA ESCOLA ESTADUAL MATTA MACHADO A