• Nenhum resultado encontrado

Os resultados Obtidos na Aplicação dos Métodos

2 MÉTODOS DE REALIDADE AUMENTADA ESCOLHIDOS PARA SEREM

3.1 Os resultados Obtidos na Aplicação dos Métodos

Para a aplicação dos métodos descritos no capítulo anterior foi escolhido a Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI, na localidade de São Miguel em Augusto Pestana. A escola que localiza no interior da cidade e conta com média de 50 alunos nos turnos da manhã e da tarde, sendo os mesmo divididos em 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano. Para a aplicação dos métodos foi escolhido o 4º e 5º ano, sob orientação da direção da escola por acreditar que os mesmo teriam mais conhecimento dos assuntos abordados.

Os anos escolhidos contam com 9 alunos do 4º ano e apenas 1 aluna do 5º ano. Os alunos de 4º ano estão na idade média de 9 anos sendo que 5 alunos possui a idade de 9 anos, 2 alunos de 10 anos, 1 aluno e 12 anos e 1 aluno de 13 anos. A aluna do 5º ano possui 11 anos. As aulas para os esses alunos são ministradas junto, por se ter apenas uma aluna no 5º ano ela se encontrar na mesma sala que os alunos o 4º ano, mas com conteúdos específicos do ano em que ela está.

Segundo a direção da escola os alunos possuem muitas dificuldades não somente na aprendizagem, mas também em casa. A grande maioria dos alunos é de família muito carente. Qualquer atividade diferente do dia a dia deles os deixa muito agitados e curiosos, ainda mais envolvendo computadores, algo que praticamente não faz parte da vida deles. Ainda segundo a direção os alunos não possuem muito contato com o computador, a escola possui notebooks desde final do ano passado (2014), mas são poucas as atividades desenvolvidas.

Leila Tisott Barasuol diretora da escola afirma já ter feito cursos de informática e até já ter recebido treinamento na 36º CRE (Coordenadoria Regional de Educação), mas o pouco uso faz com que tenha mais dificuldades de trabalhar até mesmo pelo esquecimento do que já viu e aprendeu.

A escola possui 10 notebooks, 1 tablet, 1 um computador interativo (projetor multimídia) e 1 lousa digital (ainda não instalada) a disposição dos professores para a utilização de atividades escolares. A escola não possui uma sala especifica para o uso dos mesmos. A direção da escola afirma que o mais utilizado pelos professores é o projetor multimídia, um dos motivos acreditasse que seja por ele já estar mais tempo no convívio dos professores, e eles já terem mais confiança como se utiliza.

Os notebooks contém a seguinte descrição:  Processador CoreTM i5

 Memória RAM 4GB  Tela 15.6”

 Disco Rígido (HD) 500 GB

 Sistema Operacional Windows® 8.1 64-bit Single Language  Placa Gráfica: HD Graphics com 128 MB de memória dedicada  Webcam Integrada: Crystal Eye HD Webcam

 Touchpad Multitoque  Teclado numérico

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI, não possui aula de informática para seus alunos. Segundo a coordenação de educação do município está e a única escola municipal que não tem aulas de informática básica. O município possui três escolas municipais sendo duas de maior porte e capacidade de alunos e uma de menor porte. Para as duas escolas de maior capacidade de alunos o município disponibiliza um professor para trabalhar com os alunos sobre noções de informática básica. O professor tem contato com os alunos uma vez por semana, o mesmo não possui graduação ligada a informática apenas alguns cursos na área.

Para a aplicação dos métodos foi utilizado uma sala de aula e criado um ambiente onde os alunos teriam facilidade de se movimentar e trabalhar com os métodos e aplicações.

Foram utilizados os seguintes materiais:  4 notebooks com webcam integrada;  1 Projetor;

Figura 35: Ambiente criado para a aplicação dos métodos de Realidade Aumentada na Escola M. de E. F. Papa Paulo VI.

Fonte: Autor (2015, p.48).

Os alunos tiveram uma breve explicação de como funciona o que é Realidade Aumentada. Ao mostrar um pequeno exemplo, já era possível notar a admiração que eles sentiam. O primeiro momento os alunos tiveram o contato com a aplicação da dengue. Para que eles pudessem trabalhar com a aplicação tiveram uma breve explicação sobre o objetivo da atividade.

Objetivo da aplicação Dengue: Encontrar as imagens relacionadas com as dicas que todos devem tomar para que o mosquito da dengue não se prolifere.

A interação com a aplicação é a partir o mouse para isso foi utilizado um mouse conectado ao notebook para melhor desempenho da aplicação, o que facilitou a interação.

Figura 36: Alunos interagindo com a aplicação Dengue.

Fonte: Autor (2015, p.49).

Durante a execução da aplicação podemos perceber que os alunos estavam bem concentrados e admirados com a possibilidade de ver uma simulação do mosquito tão temido. O que percebemos também é que os alunos estavam completamente ambientados com assunto, pois além de encontrar as imagens dos cuidados que devem ser tomados entre eles havia comentários sobre os cuidados. Isso foi de estrema importância para a base da aplicação, pois os alunos já tinham noção do tema tratado.

Para a aplicação do método de Aritmética os alunos foram desafiados a resolver primeiro as equações no papel e fazer a conferência dos mesmos pela aplicação. Foi possível notar que os alunos tiveram uma maior concentração na execução dos cálculos, pois todos queriam acertar o maior número possível.

A figura 37 mostra os cálculos que os alunos foram desafiados a resolver. E a figura 38 mostra os mesmo fazendo a correção do exercício, utilizando a aplicação de Aritmética com Realidade Aumentada.

Figura 37: Cálculos.

Fonte: Autor (2015, p.50).

Figura 38: Execução da aplicação Aritmética com Realidade Aumentada.

A atividade revisou junto com os alunos operações simples as quais os alunos já possuem conhecimento.

A atividade seguinte foi trabalhar com o livro de Realidade Aumentada. O livro contava a história do município, a qual é conhecia pela grande maioria dos alunos, mas o que mais chamou a atenção dos mesmos foi às imagens antigas da cidade. A aplicação teve o maior grau de dificuldade, pois o método utilizado de colisão das esferas deixou os alunos ansiosos pra ver a aplicação em execução e dificultou a colisão das esferas.

Na figura 39 podemos ver os alunos trabalhando com as páginas dos livros. Figura 39: Aplicação do Livro com Realidade Aumentada.

Fonte: Autor (2015, p.51).

Com a aplicação os alunos tiveram a oportunidade de conviver por alguns instantes com a história que faz parte do local em que vivem. Apesar da dificuldade de colidir as esferas os alunos se divertiram com a possibilidade de poder ler o livro de forma completamente diferente do seu dia a dia.

A última atividade foi sobre Hipermídia com Realidade Aumentada sobre os Animais. Para essa atividade foi utilizado uma webcam auxiliar e também o projetor. A aplicação teve uma ótima aceitação entre os alunos, sendo a aplicação que os deixou mais impressionados. A possibilidade de ter um animal na palma das mãos deixou os alunos fascinados.

A figura 40 mostra como foi à interação com a aplicação.

Figura 40: Alunos trabalham com a aplicação Hipermídia com Realidade Aumentada sobre os Animais.

Mesmo a aplicação trabalhando com um marcador de interação os alunos mostraram maior facilidade de colidir as esferas, podendo assim gerar a animação.

Como podemos observar pelas figuras a aplicação com hipermídia sobre os animais possuía a sua base sobre uma superfície, onde o aluno era desafiado manipular somente o marcador de interação. Ponto diferente este da aplicação do livro, onde o aluno segurava o livro e o marcador de interação, dificultado assim a geração da animação.

A superfície onde estava à folha base da aplicação facilitou muito a manipulação do marcador de interação. Deixando de lado o grau de dificuldade encontrado na aplicação anterior.

Após os alunos trabalharem com todas as aplicações, foram convidados a responder um questionário.

Documentos relacionados