• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO III- O PLANEJAMENTO URBANO E AS POLÍTICAS URBANAS NO

4.2 Os Sujeitos Sociais e suas características

Os sujeitos sociais pesquisados no estudo empírico representam uma amostra de 9 lideranças, dentre as lideranças existentes nas duas localidades, conforme definido na metodologia da pesquisa, sendo 4 moradores de Sítio Grande e 5 moradores de Dancing Days, e duas técnicas sociais da Empresa Exatta Consultoria, que executa o Trabalho Social. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados e foi possível caracterizar as lideranças entrevistadas.

Relatamos as caraterísticas dos sujeitos entrevistados que residem em Sítio Grande, que correspondem, em média, as seguintes categorias: a) Idade- superior a 47 anos, sendo dois entrevistados do sexo masculino (Entrevistado 1 e Entrevistado 4) e dois entrevistados do sexo feminino (Entrevistado 2 e Entrevistado 3); b) Escolaridade- superior ao 1º. Grau completo, embora uma pessoa possua primeiro grau incompleto, sendo o Entrevistado 1 (2º. Grau incompleto), o Entrevistado 2 (2º. Grau completo), o Entrevistado 3 (1º. Grau completo) e o Entrevistado 4 (1º. Grau incompleto); c) Profissão- Vigilante (Entrevistado 1), Agente Comunitário (Entrevistado 2), Serviços Gerais (Entrevistado 3) e Eletricista (Entrevistado 4). d) Tempo de ocupação na área- mais de 30 anos, e ainda, uma das lideranças reside na área desde que nasceu, conforme demonstramos: 55 anos (Entrevistado 1, homem), 50 anos (Entrevistado 2 mulher), 22 anos (Entrevistados 3, mulher e 4, homem).

Estas lideranças entrevistadas em Sítio Grande são representações formais na localidade e têm uma atuação como líderes há alguns anos, e algumas delas, têm representação, desde o início do processo organizativo dos moradores, com a formação da Associação de Moradores. Nesta época já se constituíam como lideranças desta área.

42 O Trabalho Social é obrigatório ser realizado enquanto a obra não for finalizada, tendo como última etapa a

190

Segundo os dados apresentados anteriormente sobre as lideranças de Sítio Grande, na categoria escolaridade, podemos dizer que: não existe diferença, segundo o sexo masculino e feminino, embora tenham se diferenciado quanto à idade. As lideranças mais velhas possuem uma maior escolaridade (Entrevistados 1 e 2). Os dados remetem ao processo de educação formal nas camadas pobres, que muitas vezes, acontece com a duração de muitos anos, intercalado com a atividade do trabalho.

Com relação à categoria profissão, cada liderança entrevistada exerce profissão diferente. Porém, as profissões consideradas como masculinas, são exercidas pelos entrevistados do sexo masculino. Este dado nos traz para a discussão sobre gênero, mais uma vez apontada por Scott (1990), que diz que a organização concreta e simbólica da vida social e as conexões de poder, são realizadas nas relações entre os sexos.

No que concerne ao Tempo de Ocupação na localidade, os dados demonstraram que a área de Sítio Grande está consolidada.

De acordo com as características das entrevistadas, apresentadas anteriormente, podemos concluir que as lideranças entrevistadas do sexo feminino de Sítio Grande possuem as seguintes características: uma idade acima de 47 anos, com uma escolaridade de 1º. e 2º. Graus completos, com uma profissão de agente comunitário e serviços gerais e com o tempo de ocupação na área de mais de 20 anos. Com relação às lideranças do sexo masculino, apontamos as seguintes características: a escolaridade é de 2º. Grau incompleto e 1’ Grau incompleto, exercendo a profissão de vigilante e eletricista e com tempo de ocupação na área de mais de 20 anos.

Portanto, os dados permitem dizer que embora a escolaridade dos homens tenha sido menor, comparada com a das mulheres, eles exercem uma profissão melhor valorizada no mercado de trabalho. Repetem assim o paradigma da divisão sexual do trabalho. Como coloca Macedo (2001) “[...] No mercado de trabalho as mulheres não apenas estão inseridas nas profissões de menor prestígio e mais baixas remuneração, como ainda, apresentam taxas de desemprego mais altas43.

Os dados coletados referentes às caraterísticas das lideranças entrevistadas de Dancing Days, correspondem em média, de acordo com cada categoria, ao mencionado: a) Idade- superior a 48 anos, com exceção de uma liderança que tem 22 anos; b) Sexo- quatro lideranças entrevistadas são do sexo feminino (Entrevistados 6 a 9) e apenas uma do sexo masculino (Entrevistado 5); c) Escolaridade- 2º. Grau, mas, existem duas lideranças que

43 As taxas de desemprego das mulheres na Região Metropolitana do Recife em 2012, corresponde a 14,6%,

191

possuem curso superior (Entrevistado 6 e 9), sendo a Entrevistada 6, a Presidente da Associação dos Moradores de Dancing Days, desde que o projeto foi contratado; d)

Profissão- aposentado (Entrevistados 5 e 7), Agente Comunitário de Saúde (Entrevistado 6) e

Auxiliar Técnica Social (Entrevistado 9); e) Tempo de ocupação na área- acima de 22 anos, sendo 37 anos de ocupação (Entrevistados 6 e 8), 26 anos (Entrevistado 7) e 22 anos de ocupação (Entrevistado 9). Uma das entrevistadas reside na localidade desde que nasceu (Entrevistada 9).

Segundo os dados apresentados anteriormente sobre as características das lideranças de Dancing Days, na categoria idade, mencionamos que, embora as lideranças sejam mais velhas, existem jovens que despertaram interesse em representar os moradores, muitas vezes, no papel de dar continuidade aos processos políticos dos moradores mais antigos das localidades.

Com relação à categoria escolaridade, o nível de conhecimento dos entrevistados com relação à educação formal, representa um nível maior de conhecimento, comparado ao nível de conhecimento da maioria da população. A categoria profissão novamente vem confirmar que as profissões exercidas por lideranças mulheres, são aquelas consideradas profissões femininas pela sociedade, embora sejam exercidas também pelos homens, em minoria.

No que se refere ao tempo de ocupação na área, esta localidade, como a de Sítio Grande, está consolidada. Seus moradores residem há muitos anos nesta localidade.

Fazendo um comparativo das características das lideranças entrevistadas das duas localidades, podemos apontar variáveis que representam dados qualitativos similares e dados qualitativos divergentes. Com relação à categoria idade, os dados foram homogêneos. As lideranças, em média, apresentaram idade adulta avançada, com mais de 47 anos. Na categoria escolaridade, as lideranças de Dancing Days apresentaram uma escolaridade superior a de Sítio Grande, inclusive, tendo uma das entrevistadas, a sua formação através de Curso Superior. Também podemos colocar que, as lideranças entrevistadas das duas localidades, na categoria escolaridade, se destacam da maioria dos moradores. Com referência a variável Profissão, os dados demonstram que nas duas localidades, as entrevistadas mulheres exercem profissões consideradas “femininas”. Por último, com relação ao tempo de ocupação das lideranças das duas áreas podemos afirmar que é antigo.

Estes dados nos trazem para a discussão de que as lideranças entrevistadas buscaram ampliar o seu conhecimento, através da educação formal, para obter uma melhor condição de representatividade popular, frente aos moradores e principalmente nos espaços públicos, onde representam a sua comunidade, como por exemplo, a COMUL.

192

Com relação às características das duas técnicas sociais da empresa Exata Consultoria, podemos destacar: formação profissional em Sociologia e Pedagogia, com idade de 53 anos e 22 anos, respectivamente.

Documentos relacionados