• Nenhum resultado encontrado

2.3. O crescimento territorial urbano em Maceió, do Plano de Desenvolvimento ao Plano

2.3.5 Os tipos de crescimento territorial urbano de Maceió entre 1980 e 2000

Como já foi dito, Maceió passou por uma modificação em seu perímetro urbano, ampliando 75,9% sua área urbana em 1998. Em função disso, podemos afirmar que uma das formas pela qual ocorreu o processo de crescimento territorial urbano de Maceió entre 1980 e 2000 foi o crescimento extensivo por ampliação do perímetro urbano. Sabemos então que essa forma pode ser de dois tipos: por anéis concêntricos ou pela soma de novas áreas à mancha urbana.

Inicialmente, afirmamos que não foi encontrado nenhum indicador de que a cidade de Maceió tenha passado pelo processo de crescimento extensivo por anéis concêntricos, como, por exemplo, a existência de alguma lei que determine os limites dos anéis de ocupação, assim como seu nível de saturação e outras informações necessárias; nem qualquer diretriz que apontasse para este tipo de crescimento no PDM (1981). Portanto não foi esse o tipo de crescimento pelo qual Maceió ampliou seu perímetro urbano.

Figura 50: Setores que concentraram o crescimento territorial urbano de Maceió entre 1980 e 2000.

Temos então o crescimento extensivo pela soma de novas áreas à mancha urbana que se caracteriza pela transformação de área rurais em áreas urbanas e/ou criação/surgimento de novos bairros. Foi exatamente o que aconteceu em Maceió, após a publicação da Lei Nº 4.687/98, que definiu o novo perímetro urbano e o novo abairramento para a cidade (anexo B). Portanto a forma de crescimento territorial urbano por ampliação do perímetro urbano, em Maceió, aconteceu pelo tipo crescimento extensivo pela soma de novas áreas à mancha urbana.

Os demais tipos distribuem-se pelos setores que concentraram o crescimento territorial de Maceió em função das características de cada setor. O setor Barro Duro é formado pelos bairros (de 2000) Barro Duro, Ouro Preto, uma porção de Feitosa e outra de Serraria. Teve uma variação em sua densidade de +6,4%, em sua população de +326,9% e em sua área de +294,1%. Foram implantados 21 parcelamentos do solo, não há corredor viário passando pelo setor e foram implantados 91 empreendimentos. Dessa forma, concluímos que o setor Barro Duro passou por crescimento extensivo por difusão urbana e crescimento extensivo por dispersão urbana, em função dos números de parcelamentos do solo e de empreendimentos implantados no período, respectivamente.

O setor Cruz das Almas é formado pelos bairros Cruz das Almas, São Jorge e uma porção de Jacarecica. Teve uma variação em sua densidade de +56,7%, em sua população de +98,8% e em sua área de +27,0%. Foram implantados 11 parcelamentos do solo, há o corredor viário Comendador Calaça – Buarque de Macedo passando pelo setor e foram implantados 19 empreendimentos. Dessa forma, concluímos que o setor Cruz das Almas passou por crescimento intensivo e por ser um bairro periférico, crescimento intensivo periférico. Assim como passou por crescimento extensivo por difusão urbana em função do número de parcelamentos do solo implantados e crescimento extensivo tentacular por ser cortado por um corredor viário.

O setor Mangabeiras é formado pelos bairros Mangabeiras e parte de Jatiúca. Teve uma variação em sua densidade de +43,5%, em sua população de +37,9% e em sua área de -4,8%. Foram implantados 08 parcelamentos do solo, há o corredor viário Comendador Calaça – Buarque de Macedo passando pelo setor e foram implantados 75 empreendimentos. Dessa forma, concluímos que o setor Mangabeiras passou por crescimento intensivo e por ser um bairro periférico, crescimento intensivo periférico. Assim como passou por crescimento extensivo tentacular por ser cortado por um corredor viário e crescimento extensivo por dispersão urbana em função do número de empreendimentos implantados.

O setor Pitanguinha é formado pelo bairro de Gruta de Lourdes e uma porção de Pitanguinha. Teve uma variação em sua densidade de +3,5%, em sua população de +110,5% e em sua área de +105,5%. Foram implantados 08 parcelamentos do solo, há o corredor viário Fernandes Lima passando pelo setor e foram implantados 28 empreendimentos. Dessa forma, concluímos que o setor passou por um crescimento extensivo tentacular por ser cortado por um corredor viário e crescimento extensivo por dispersão urbana em função do número de empreendimentos implantados.

O setor Ponta da Terra é formado pelos bairros Ponta da Terra, parte de Ponta Verde, parte de Poço e parte de Pajuçara. Teve uma variação em sua densidade de +12,6%, em sua população de +67,5% e em sua área de +47,1%. Foram implantados 03 parcelamentos do solo, há o corredor viário Duque de Caxias – Epaminondas Gracindo passando pelo setor e foram implantados 58 empreendimentos. Dessa forma, concluímos que o setor Ponta da Terra passou por crescimento extensivo tentacular por ser cortado por um corredor viário e crescimento extensivo por dispersão urbana em função do número de empreendimentos implantados.

O setor Tabuleiro do Martins é formado por nove (09) bairros: Antares, Cidade Universitária, Clima Bom, Jardim Petrópolis, Petrópolis, Santa Amélia, Santa Lúcia, Santos Dumont e Tabuleiro do Martins. Teve uma variação em sua densidade de +522,9%, em sua população de +502,3% e em sua área de -3,4%. Foram implantados 94 parcelamentos do solo, há o corredor viário Fernandes Lima passando pelo setor e foram implantados 166 empreendimentos. Assim, concluímos que o setor Tabuleiro do Martins passou por crescimento intensivo e por ser um bairro periférico, crescimento intensivo periférico. Assim como passou por crescimento extensivo tentacular por ser cortado por um corredor viário, crescimento extensivo por difusão urbana e crescimento extensivo por dispersão urbana em função do número de parcelamentos do solo e empreendimentos implantados, respectivamente.

O setor Trapiche da Barra refere-se apenas ao próprio bairro. Teve uma variação em sua densidade de +101,2%, em sua população de +133,7% e em sua área de +12,5%. Nenhum parcelamento do solo foi implantado, há dois corredores viários passando pelo setor, o Siqueira Campos e Assis Chateubriand, e foram implantados 18 empreendimentos. Assim, concluímos que este setor passou por crescimento intensivo e por ser um bairro central em 1980, crescimento intensivo central. Assim como passou por crescimento extensivo tentacular por ser cortado por dois corredores viários.

Pudemos detectar, então, que o processo de crescimento territorial urbano de Maceió teve como direcionador quase todos os tipos de crescimento territorial (quadro 14), a exceção apenas do crescimento extensivo por anéis concêntricos como foi explicado anteriormente. Consequentemente, o crescimento territorial urbano de Maceió aconteceu das três formas possíveis, passando tanto pelo crescimento extensivo, quanto pelo crescimento intensivo.

Quadro 14: Tipos de crescimento territorial urbano nos setores que concentraram o processo em Maceió entre 1980 e 2000.

Setor Int. central Int. Periférico Ext. Dispersão Urbana Ext. Difusão Urbana Ext. Tentacular

Barro Duro x x

Cruz das Almas x x x

Mangabeiras x x x Pitanguinha x x Ponta da Terra x x Tabuleiro do Martins x x x x Trapiche da Barra x x

Não só a cidade passou por uma mistura de formas e tipos de crescimento territorial, como também os setores concentradores do crescimento territorial de Maceió tiveram um mix de tipos e/ou formas de crescimento territorial individualmente (figura 51). No entanto podemos destacar o crescimento extensivo tentacular e o crescimento extensivo por dispersão urbana como os principais tipos de crescimento territorial urbano da cidade de Maceió.

Portanto, mesmo que Maceió tenha passado por todas as formas de crescimento territorial, destacamos o crescimento extensivo por parcelamento do solo, forma da qual derivam os tipos crescimento extensivo tentacular e o crescimento extensivo por dispersão urbana, como a principal delas.

Como apontamos nas tendências de 1980, o crescimento territorial de Maceió ocorreu em função da implantação de novas vias possibilitando acesso a todos os setores da cidade. Assim como se direcionou pela implantação de comércio e serviço, formando pequenos núcleos secundários dispersos pela área urbana e corredores de atividades múltiplas em seus corredores viários.

Figura 51: Representação gráfica do crescimento territorial urbano de Maceió entre 1980 e 2000.

Comprovamos então que os processos de crescimento extensivo e intensivo acontecem simultaneamente, como afirmou Abramo (2007, p.43), quando discutiu o “círculo perverso da retroalimentação”. O interessante é que não só detectamos ambos os processos na cidade como um todo, mas também detectamos casos em que o mesmo setor passou por ambos os processos durante o período de estudo, como é o caso do Tabuleiro do Martins, Cruz das Almas, Mangabeiras e Trapiche da Barra.

Portanto apesar de haver diversas formas e tipos, desiguais e combinados, de crescimento territorial urbano, as cidades não necessariamente deverão se direcionar por apenas uma forma e/ou tipo. Pelo contrário, mesmo que uma forma ou outra se destaque, em geral é possível detectar-se diversas formas e tipos de crescimento territorial em uma mesma cidade.

Na próxima seção discutiremos a organização espacial da cidade de Maceió, depois do crescimento territorial urbano sofrido entre 1980 e 2000.