• Nenhum resultado encontrado

3 NO ESCURINHO DO CINEMA

3.5 Outros espaços pornôs

Além dos cines pornôs supracitados, há outros espaços que, apesar de não serem cinemas, exibem filmes pornôs e são espaços de prática sexual. São eles: Old Young Music; Cine Bahia Cabines; e Queens Salvador GayClub. Esses estabelecimentos assemelham-se e podem ser chamados de clubes de sexo, como definiu o responsável pelo Old Young Music durante a pesquisa de campo. Assim como as saunas e os cines, é difícil reconhecer esses espaços na paisagem, pois não há elementos visuais que denunciem o que acontece no interior desses espaços, o que proporciona discrição aos seus frequentadores.

O Old Young Music (Figura 3.11) é um clube masculino de sexo que funciona há um ano. Localiza-se na Rua Coqueiros da Piedade, onde há um movimento intenso de pessoas por ser um dos acessos à Estação da Lapa. Além disso, ocorre

um comércio popular intenso durante o dia, sobretudo pela presença de camelôs que compartilham a rua com os pedestres.

Figura 3.11: Clube de sexo Old Young Music Fonte: Autoria própria (2013)

Esse clube funciona todos os dias com programação diferenciada em cada um deles. Entre segunda-feira e quinta-feira o funcionamento é das 08h00 até as 22h00 e de sexta-feira à domingo (e feriados) o funcionamento é de 24 horas. O Old Young Music conta com distintos ambientes. Logo após a entrada há uma sala com computadores com acesso à internet e a varanda onde é permitido fumar, além de uma mini-lanchonete. Após cruzar outra porta “ninguém é de ninguém”, como explicou o responsável pelo local. Ao longo do corredor há um dark room, uma sala

com TV exibindo filmes pornôs homossexuais, uma sala com um colchão no chão, um banheiro, um quarto privativo e outro ambiente bastante escuro. A entrada custa cerca de R$ 10,00, sendo que o cliente pode permanecer o tempo que desejar durante o horário de funcionamento.

Entre os frequentadores desse clube existem michês e “caçadores” de idades variadas, jovens e de mais idade. No corredor ou na sala de vídeo podem acontecer aproximações entre os frequentadores e até mesmo a prática de sexo. Essa parte do espaço tem pouca iluminação, o que propicia esse tipo de contato. Quem preferir algo com mais privacidade tem a opção de pagar para utilizar o quarto.

Na Rua do Salete há outro espaço desse tipo: o Cine Bahia Cabines, localizado no primeiro andar de um os antigos edifícios. E entrada custa R$ 15,00 e está em funcionamento há nove meses todos os dias das 13h00 às 22h00. Esse estabelecimento têm uma série de ambientes, como bar, catorze cabines com exibição de filmes pornôs hetero e homossexual28 e glory hole29, dark rooms, uma área social onde há um bar, quarto privativo e banheiro. Esses ambientes estão distribuídos ao longo de um corredor escuro com iluminação azulada em alguns lugares. Nesse caso, também há a presença de michês.

Queens Salvador GayClub é outro local voltado a quem busca parceiros para prática sexual no Centro. Situado nos Barris, a fachada do prédio segue a “regra” da discrição observada nos outros espaços. Funcionando há mais de dez anos, dispõe de cabines individuais e coletivas, dark room e também há exibição de filmes. Além disso, esse clube ocasionalmente promove festas.

O funcionamento desses diversos estabelecimentos é bem peculiar e varia entre eles. Isto está relacionado diariamente com a dinâmica do Centro, mas também é possível observar um aumento do número de frequentadores nos finais de semana – quando a área é menos movimentada – e um funcionamento diário que varia, já que o auge do funcionamento dos cines pornôs é durante o dia e dos clubes e saunas é à noite (Figura 3.12).

28

Notamos que são filmes baixados na Internet. 29

Glory hole é uma abertura na parede ou divisória entre dois ambientes bastante utilizado, sobretudo para a prática de sexo oral.

Figura 3.12: Esquema de funcionamento dos espaços de prática sexual Fonte: Elaborado pelo autor (2013)

Todos esses espaços – cines pornôs, saunas e clubes – no Centro estão razoavelmente próximos e, assim como os cinco cines pornôs nos anos 1970, configuram uma mancha de espaços de prática sexual (Figura 3.13). Nesse caso, a relação entre os diversos estabelecimentos é de competição. Como afirma Magnani (2002, p. 23):

As atividades que (a mancha) oferece e as práticas que propicia são o resultado de uma multiplicidade de relações entre seus equipamentos, edificações e vias de acesso, o que garante uma maior continuidade, transformando-a, assim, em ponto de referência físico, visível e público para um número mais amplo de usuários.

No caso dessa mancha especificamente esse regime de visibilidade é um tanto curioso, pois ao mesmo tempo em que alguns deles estão em áreas com certo movimento, a discrição da fachada dos estabelecimentos dificulta sua identificação por pessoas que não sejam frequentadoras, que sejam simples transeuntes, ou seja, que não pertençam a esse meio. Magnani (2002) acrescenta que a mancha é o lugar de cruzamentos inesperados e não previstos. “Numa determinada mancha sabe-se que tipo de pessoas ou serviços se vai encontrar, mas não quais, e é esta a expectativa que funciona como motivação para seus frequentadores.” (MAGNANI, 2002, p. 23)

Esses espaços que configuram essa mancha no Centro de Salvador estão inseridos no que Magnani (2002, p. 23) chama de circuito:

Trata-se de uma categoria que descreve o exercício de uma prática ou a oferta de determinado serviço por meio de estabelecimentos, equipamentos e espaços que não mantêm entre si uma relação de contiguidade espacial, sendo reconhecido em seu conjunto pelos usuários habituais [...].

Nesse caso, integram o circuito gay de Salvador, ou seja, os locais com frequência de pessoas homo-orientadas extrapolando os limites do Centro, com a existência de diversos outros espaços e estabelecimentos na cidade. Apesar da maior independência do ponto de vista espacial, o circuito compreende a totalidade de equipamentos que oferecem determinado serviço ou servem para a realização de uma prática. Assim, mesmo sem uma contiguidade espacial os espaços geralmente são conhecidos pelos integrantes desse circuito, mesmo considerando que nem todos frequentam todos os lugares.

Figura 3.13: Mancha de espaços de prática sexual no Centro de Salvador