• Nenhum resultado encontrado

P RIMEIROS S OCORROS M ATERIAL

2016-2017empresa de sua responsabilidade.

P RIMEIROS S OCORROS M ATERIAL

Responsável:___________________________________________________ 1. Luvas Descartáveis 2. Tesoura 3. Band-aid 4. Esparadrapo 5. Compressas de gaze 6. Atadura de crepon 7. Álcool

8. Soro Fisiológico (NaCl a 0,9%) 9. Água Oxigenada

2016-2017

A

ÇÕES DE

S

AÚDE

Ações de saúde são procedimentos executados visando a preservação e a implementação da saúde dos trabalhadores.

São desenvolvidas com a parceria da empresa contratante, ficando sob a responsabilidade desta sua viabilização, incluindo neste item todos os custos decorrentes da execução dos projetos, assim como a garantia de presença dos funcionários e as condições materiais e ambientais para os mesmos.

A política prevencionista deve ter posição de destaque no conjunto de políticas de uma empresa, uma vez que trata de algo indispensável ao pleno êxito do todo o restante da produção - a segurança e a saúde dos trabalhadores, fatores de inegável valor para a produtividade da empresa.

Sendo assim, o comparecimento de um funcionário a uma palestra ou a um exame médico não representa perda de tempo ou de produção, mas sim um investimento na qualidade do produto final da empresa, considerando que um trabalhador saudável e bem orientado terá maior capacidade de produção.

Como ações de saúde específicas citamos:

Avaliação dos riscos ocupacionais existentes e determinação dos exames complementares indicados na triagem de doenças ocupacionais.

Acompanhamento clínico dos casos que apresentem, ao exame médico ocupacional, maior potencial de gravidade.

Encaminhamento ao especialista dos casos onde se faça necessário.

Avaliação, in loco, das condições de trabalho, no caso de detecção de patologias ocupacionais.

Emissão da CAT, no acaso de surgimento ou agravamento de doenças de doenças ocupacionais.

A seguir serão descritas em detalhes as Ações de Saúde previstas para o período, constando as suas respectivas datas de realização no calendário em anexo.

APRESENTAÇÃO DO PCMSO

O PCMSO é entregue sob a forma de documento impresso e traz todas as informações necessárias para sua implantação e seguimento. A coordenação coloca-se à disposição para esclarecer dúvidas ou realizar ajustes que se façam necessários, em conformidade com os interesses da contratante. Este documento deve ser apresentado à CIPA, ficando a cópia de seu relatório anual anexado ao Livro de Atas.

2016-2017

AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE PRIMEIROS SOCORROS

O empregador tem como obrigação provir, tanto a sede da empresa quanto os postos de trabalho e as filiais, com material destinado à prestação de primeiros socorros, bem como destinar a cada local uma pessoa apta para tanto. No corpo do PCMSO há uma lista de material sugerido, que podem, entretanto, serem substituídos por outros semelhantes.

É importante que não se subestime este item, o que, com certeza, será lamentado n a hora de uma emergência.

ENCAMINHAMENTO DOS FALTOSOS AO EX.OCUPACIONAL

Os funcionários que porventura não realizaram o exame ocupacional na data prevista deverão comparecer, durante este período, à Clínica Delphi, para realização dos mesmos. A exceção se faz aos trabalhadores licenciados (Licença Maternidade, Doença ou Acidente), que deverão realizar o exame de retorno à atividade, quando da liberação do INSS e antes do retorno efetivo ao trabalho.

ENCAMINHAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS AOS EXAMES COMPLEMENTARES

Os funcionários que porventura não realizaram os exames complementares solicitados na data prevista deverão comparecer, durante este período, à Clínica Delphi, ou aos locais determinados, para realização dos mesmos.

ENCAMINHAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS NOVOS AO EX.OCUPACIONAL

No processo de admissão, e antes do efetivo início na empresa, os futuros empregados deverão ser submetidos ao exame ocupacional, constituído pelo exame clínico e exames complementares, se necessários.

ENCAMINHAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS DESLIGADOS AO EX.OCUPACIONAL

No processo de demissão, e antes do efetivo desligamento dos funcionários da empresa, estes deverão ser submetidos ao exame ocupacional, constituído pelo exame clínico e exames complementares, se necessários.

AVALIAÇÃO DOS EXAMES COMPLEMENTARES

Os resultados dos exames complementares realizados serão objeto de estudo e avaliação estatística, a constar do PCMSO. O principal objetivo é verificar a presença de alterações nos indicadores biológicos, passíveis de representarem uma doença ocupacional.

2016-2017

Os funcionários que apresentarem patologias consideradas críticas pela coordenação médica deverão ser acompanhados clinicamente, até a alta ocupacional. Este acompanhamento clínico não implica, obrigatoriamente, em afastamento do trabalho, devendo cada caso ser estudado individualmente.

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS

Mesmo para as empresas que possuem pessoal treinado e capacitado à prestação de atendimento médico de emergência, consideramos importantíssimo a realização de um curso anual, com o objetivo de treinar novos socorristas, além de atualizar e reforçar os conhecimentos dos já existentes. Cabe ressaltar que a NR-7 determina a obrigatoriedade de cada empresa possuir ao menos uma pessoa treinada para prestação de primeiros socorros. O programa do curso, que envolve 5 aulas, compreende as principais patologias e acidentes, representados por ferimentos, fraturas, queimaduras, infartos, entre outros.

AVALIAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO E DOENÇAS OCUPACIONAIS

Nesta fase serão avaliados todos os acidentes de trabalho ocorridos, assim como as doenças ocupacionais, confirmadas ou apenas suspeitas, na tentativa de se descobrir o nexo causal, e, principalmente, o modo de se prevenir que novos infortúnios atinjam a massa trabalhadora.

2016-2017

AVALIAÇÃO DO PPRA

A avaliação do Programa de Prevenção de Riscos Ocupacionais é fundamental para a execução do PCMSO, pois é ele, através de suas mensurações e reconhecimentos, que vai indicar ao médico quais os riscos ambientais existentes no local de trabalho, possibilitando, assim, a triagem precoce de agravos à saúde, bem como a adoção de medidas preventivas.

Requer-se ampla colaboração entre os setores de medicina e segurança do trabalho, para que tal processo flua harmonicamente. É recomendável que haja uma reunião entre estes setores quando do processo de avaliação do PPRA, o que será também extremamente útil ao setor de Segurança do Trabalho, ao mostrar quais as patologias mais prevalentes e quais os setores mais afetados pelo ambiente.

RENOVAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS E PCMSO

Os exames clínicos ocupacionais serão feitos por profissionais familiarizados com a rotina médico ocupacional da empresa, priorizando as patologias mais incidentes e àquelas com maior risco, de acordo com o PPRA e o PCMSO anterior.

O PCMSO será elaborado conforme as normativas do Ministério do Trabalho, tendo sempre em mente as características próprias da empresa, baseado no PPRA e no observado ao exame ocupacional.

2016-2017

Documentos relacionados