• Nenhum resultado encontrado

Panorama das Pesquisas sobre Educação a Distância

No documento TÍTULO (páginas 41-46)

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 A Educação a Distância e o sistema e-Tec Brasil no Instituto Federal de Educação

2.1.4 Panorama das Pesquisas sobre Educação a Distância

Para compreender o cenário das pesquisas sobre o Ensino Técnico na Educação a Distância, primeiramente buscou-se por pesquisas em um âmbito mais amplo.

Para tanto, foi acessada a base de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online), uma biblioteca eletrônica com uma seleção de periódicos científicos, os seguintes resultados para um período de seis anos:

Quadro 3 – Artigos encontrados com a palavra-chave “Educação a Distância”, por ano de publicação:

Fonte: SciELO / Outubro 2014 / Adaptado pela autora

Nessa base de dados, o número de trabalhos que trata esse tema é relativamente pequeno. Por essa razão, foi acessada uma nova base de dados, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e que tem por finalidade integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisas do Brasil.

Dessa maneira, nessa base de dados, foram localizados os seguintes resultados nos últimos seis anos, baseados nos anos de defesa:

Quadro 4 – Trabalhos encontrados com a palavra-chave “Educação a Distância”, por ano de publicação:

Fonte: BDTD / Outubro 2014 / Adaptado pela autora

Ano Número de Artigos

2013 11 2012 10 2011 13 2010 16 2009 19 2008 13

Ano Número de Artigos

2013 20 2012 25 2011 26 2010 24 2009 28 2008 17

Foram pesquisados, inclusive, trabalhos com a palavra-chave “Ensino a Distância”, sendo encontrados:

Quadro 5 – Trabalhos encontrados com a palavra-chave “Ensino a Distância”, por ano de publicação:

Fonte: BDTD / Outubro 2014 / Adaptado pela autora

Com a palavra-chave “Ensino Técnico”, foram encontrados os seguintes trabalhos:

Quadro 6 – Trabalhos encontrados com a palavra-chave “Ensino Técnico”, por ano de publicação:

Fonte: BDTD / Outubro 2014 / Adaptado pela autora

Já com a palavra-chave “Educação Profissional”, foram encontrados:

Quadro 7 – Trabalhos encontrados com a palavra-chave “Ensino Profissional”, por ano de publicação:

Fonte: BDTD / Outubro 2014 / Adaptado pela autora

Ano Número de Trabalhos

2013 16 2012 20 2011 11 2010 2 2009 3 2008 10

Ano Número de Trabalhos

2013 7 2012 11 2011 0 2010 4 2009 2 2008 7

Ano Número de Trabalhos

2013 19 2012 21 2011 21 2010 12 2009 10 2008 12

Outras pesquisas foram feitas na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, conjugando diferentes descritores. Cabe ressaltar que o termo “Ensino Técnico” foi optado ao invés de “Educação Profissional” porque a pesquisa tem como objetivo estudar o Ensino Técnico de nível médio e a pesquisa em Educação Profissional reúne não só trabalhos de nível médio, mas também de nível superior.

Dessa maneira, obteve-se os seguintes resultados: para “Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância”, 5 registros, para “Educação a Distância e Ensino Técnico”, 8 registros.

Para o descritor “Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância”, foi percebido que a maioria desses estudos, 4 registros, abordam a sobre a formação de professores na Educação a Distância e um trabalho aborda sobre a implementação de um programa de desenvolvimento educacional no estado do Paraná. Notou-se que nenhum trata sobre o desenvolvimento profissional de egressos de ensino técnico à distância, o que faz com que a pesquisa se justifique.

O descritor “Educação a Distância e Ensino Técnico” apresentou apenas 8 registros. Um dos trabalhos mostra resultados de uma pesquisa sobre educação a distância e ensino presencial, quais são as novas práticas de ensino e de tecnologia de informação que estão convergindo da EAD para o ensino presencial.

Outra pesquisa aponta para a gestão e planejamento de um centro de educação a distância voltado para a educação profissional e um último trabalho aborda sobre a criação de um modelo híbrido de sistema de tutor inteligente, com a pesquisa sendo aplicada em um grupo de estudantes de ensino técnico. Mais uma vez é notada a ausência de pesquisas que abordem sobre a Educação a Distância dentro do âmbito do ensino técnico, e seus contextos de formação.

A dissertação intitulada “Educação a Distância e ensino presencial: convergência de tecnologias e práticas educacionais” (ANDRADE, 2011) teve como objetivo analisar quais novas práticas de ensino e tecnologia estão convergindo da Educação à Distância para o ensino presencial. Em sua investigação foi utilizado o método de investigação de estudo de caso e como sujeitos da pesquisa, professores que atuam no ensino técnico à distância e no ensino técnico presencial. Para a coleta de dados, o autor utilizou-se de aplicação de questionário aberto com os professores e entrevista semiestruturada com o Coordenador Geral do programa de EAD da instituição de ensino analisada. Verificou-se, por meio dos

questionários aplicados, que o tempo de atuação dos professores dentro da EAD é pequeno, visto que a implantação do Curso Técnico analisado na pesquisa é relativamente nova.

Nessa pesquisa, foi levantado também que professores com conhecimentos nas áreas de Gestão da Informação e de Tecnologias tem mais facilidade no lecionar na EAD, visto sua familiaridade com as TICs. Quanto aos autores citados na revisão de literatura, são bastante referenciados Alves (2009), Luzzi (2008), Peters (2010), Kenski (2003), dentre outros. Em sua revisão de literatura percebe-se uma analogia entre as modalidades de ensino e os modelos de produção, sendo que o ensino presencial carrega traços do modelo fordista, baseado em padrões pouco flexíveis e a EAD, seguindo um modelo de ensino aberto e flexível. “Esse ponto de vista parte do princípio que a flexibilização é positiva para a educação tomando como referência apenas as necessidades de inovações na didática” (ANDRADE, 2011, p.42).

Uma tese que se destacou na pesquisa realizada aborda o “Planejamento e Gestão de um centro de educação a distância (CEAD) voltado para a educação profissional e tecnológica: um estudo de caso”, (RIBEIRO, 2008), seu objetivo foi estudar os requisitos técnicos e operacionais para que um gestor de um Centro de Educação a Distância possa planejar e organizar suas atividades, com as particularidades relacionadas às diversas equipes multidisciplinares que compõe um setor de Educação a Distância.

Trata-se de um estudo interdisciplinar, agregando contribuições de diversas áreas, no qual foi realizada uma pesquisa exploratória, com o método de estudo de caso e pesquisa- ação, com abordagem qualitativa. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, como procedimento principal para coleta de dados. Dentre os autores citados na revisão da literatura, cabe destacar Peters (2001, 2004) e seus estudos teóricos sobre Educação à Distância e Bastos (1997) com estudos interdisciplinares sobre Educação e Tecnologia.

É interessante destacar que as principais abordagens quanto à metodologia utilizada pelos pesquisadores nesse panorama de pesquisas sobre a Educação a Distância e o Ensino Técnico, são pesquisas qualitativas, exploratórias e descritivas, com o método de abordagem de estudo de caso, utilizando-se de instrumentos de coleta de dados como entrevistas semiestruturadas e questionários, essas abordagens metodológicas são similares às adotadas neste estudo.

No documento TÍTULO (páginas 41-46)