• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.2 Conhecendo as organizações que compõem o SPG Sul de Minas

4.2.3 O papel das instituições parceiras

Conforme já relatado, a constituição do SPG Sul de Minas teve a importante colaboração da EMATER-MG, do IFSULDEMINAS e do MAPA, que atuaram como entidades articuladoras e parceiras no processo.

A EMATER-MG esteve presente desde as capacitações iniciais (oficinas) oferecidas pelo MAPA e foi responsável pela primeira discussão da temática no Sul de Minas durante o Frutifica Minas de 2011, conforme já relatado no 1.1. A inserção da empresa no processo acontece pela constante presença dos Coordenadores Técnicos da Unidade Regional de Pouso Alegre e da Unidade Ver de Minas do município de Poços de Caldas, presentes desde o início das discussões. Também vale ressaltar a participação dos extensionistas locais de alguns municípios como Córrego do Bom Jesus (sede da associação Serras Verdes), Poço Fundo (sede da COOPFAM) e do município de Brazópolis, onde a EMATER-MG é sempre elogiada pelos membros da Associação dos Bananicultores da Luminosa. No processo de fortalecimento da Agroecologia na região a atuação da EMATER-MG tem sido importante também na formação dos extensionistas, participação em visitas e principalmente atendimento de demandas diagnosticadas durante os momentos de interação com os agricultores orgânicos (Circuitos, visitas, reuniões e eventos).

Ressalta-se que, mesmo a EMATER-MG não tendo um posicionamento claro para uma extensão agroecológica, é notório o empenho que a Unidade Regional de Pouso Alegre e a Unidade Ver de Minas em Poços de Caldas tem envidado em prol da Agroecologia na região. Nas reuniões da OSM, são constantes os relatos de que a aproximação da EMATER-MG com os agricultores orgânicos foi um dos maiores ganhos que o SPG proporcionou. A reclamação por falta de assistência técnica e o distanciamento dos técnicos em alguns municípios,

também é comum nas reuniões e visitas onde a participação destes não ocorre, mas apesar disso, é evidente a dedicação e esforço por parte de alguns técnicos.

A participação e contribuição do IFSULDEMINAS foi central na constituição dessa rede agroecológica na qual se transformou o SPG Sul de Minas. Desde o início, apoiado e incentivado pela Pró-Reitoria de Extensão, o Campus Inconfidentes, sede da Orgânicos Sul de Minas, abrigou e ainda se inseriu na nova organização com a solicitação de avaliação da conformidade de uma área do recém-criado Setor de Agroecologia, onde acontecem as pesquisas, os cultivos agroecológicos e a multiplicação de sementes crioulas. Com essa completa inserção no processo, houve maior envolvimento dos estudantes e maior apropriação da metodologia. A atuação do Instituto Federal também possibilitou credibilidade e agilidade ao processo de constituição, registros e credenciamento da OSM e do seu OPAC. A credibilidade, entre outros fatores, tem relação com o intenso envolvimento de alguns servidores nas atividades e também pelo bom nome que a instituição possui na região, com longo histórico de ações em prol do desenvolvimento sustentável.

Vale ressaltar que, em 2013 e 2014, por meio de recursos discricionários, o Instituto Federal apoiou com abertura de editais específicos20 o desenvolvimento de diversos projetos para o fortalecimento da Agroecologia na região, em especial a implantação, consolidação e fortalecimento do SPG Sul de Minas. Por meio dessa ação, foi possível a concessão de bolsas de iniciação às ações extensionistas dos estudantes dos cursos de Gestão Ambiental e Agronomia que, no ano seguinte, passaram a formar o grupo de estudos em Agroecologia e Entomologia ‘Raiz do Campo’. Esse grupo de estudantes, sob a coordenação de três servidores, é responsável pelo setor de Agroeocologia que é certificado pelo OPAC Sul de

20

O incentivo a projetos de extensão e pesquisa em Agroecologia no IFSULDEMINAS foi realizado com recursos discricionários a partir de demandas de produtores do sul de Minas Gerais (ROCHA et al., 2013)

.

Minas, onde desenvolvem além de cultivos agroecológicos, pesquisas com multiplicação e preservação de sementes crioulas, implantação do sistema agroflorestal, bioconstrução e ações de educação ambiental. Tem participação ativa nas visitas de verificação, organização e conferência dos registros e documentos do OPAC.

O IFSULDEMINAS, por meio do grupo Raiz do Campo, tem apoiado outras ações da OSM que fortalecem o SPG, como a comercialização em feira livre, inserção de alimentos orgânicos no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), projeto de preservação de sementes crioulas, estágio de vivência em propriedades orgânicas, organização de eventos, dias de campo e apoio logístico para as reuniões. Enfim, é notório que, nessa parceria, há um benefício mútuo. As ações de extensão que o Raiz do Campo desenvolve junto aos agricultores orgânicos estão longe de serem assistencialistas ou mesmo difusionistas. Essas ações têm contribuído para o alcance da missão institucional do IFSULDEMINAS relacionada à formação dos estudantes e ao desenvolvimento regional sustentável. Ao contribuir com o SPG Sul de Minas, o IFSULDEMINAS se fortalece, na região, como instituição de ensino, pesquisa e extensão, oportunizando aos estudantes a formação de uma consciência crítica e social que somente a Extensão é capaz de proporcionar e sem dúvida, contribui com o desenvolvimento sustentável na região.

Outro parceiro com grande protagonismo para o surgimento e credenciamento do SPG Sul de Minas foi o MAPA, especificamente as superintendências de Belo Horizonte, MG e Piracicaba, SP21. A iniciativa do órgão em estimular e fomentar os profissionais e agricultores sul mineiros, desde 2010, somada às capacitações realizadas e ao acompanhamento minucioso da tramitação documental do OPAC, garantiu maior celeridade e contribuiu para

21 O apoio do órgão se deu desde o início, principalmente por meio dos auditores Lygia

manter a coesão e a animação do grupo de trabalho durante o processo de credenciamento. Durante e também após o credenciamento, a participação dos profissionais do MAPA foi importante ainda para as capacitações sobre mecanismos de controle social, legislação e organização documental.