• Nenhum resultado encontrado

50 Parágrafo Único Ao plantão ad junto geral incumbe:

No documento ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADORIA GERAL (páginas 50-54)

1 Inspetor, 4 1 Subinspetor.

50 Parágrafo Único Ao plantão ad junto geral incumbe:

I) - executar e fazer executartodas as determinaçõesdo oficial-de-dia, em âmbitogeral doserviço;

II) - secundá-lo, por iniciativa própria, na fiscalização daexecução dasordens em vigor, relativos ao serviço;

III) - comunicar ao oficial-de-dia todas as ocorrências que verificar e as providências a respeito que tiver tomado;

IV)- organizar cescriturar os papéis c relatórios do serviço c que sejam desuaresponsabilidade.

I !

CAPÍTULO in

DO PLANTÃO ADJUNTO NA SUBUNIDADE

Art 136 - Ao plantão adjunto na subunidade compete as mesmasincumbências do plantão adjunto geral,só que no âmbito desuasubunidade.

CAPÍTULO IV

DO CONTROLADOR DE RÂDIO/TELEFONISTA

Art 137- O controlador dosistema de rádio/telefonista é o responsável pelas comunicações havidas em objeto do serviço, competindo-lhe:

I) - atender os pedidos pessoais ou oficiais, elaborados via telefone ou por outrosmeios, dando anda­ mento normal aos casos derotina;

II) -dar conhecimento ao plantão adjuntogeral e ao oficial-de-dia, das ocorrências que fujam à nor­ malidade, tomando iniciativa própria quando ò caso assimoexigir;

DO PESSOAL DEPATRULHAMENTO

Art 138 - Ao pessoal de pairulhamento incumbe executar as tarefas relativas ao patrulhamento pre­ ventivo, a pé ou emviatura, de auxílio ao público, de auxílio à autoridade, conforme lista de ocor­ rências capituladas na competente codificaçãoe relacionadas no talão de ocorrências.

CAPÍTULO VI

DO PESSOAL DE GUARDA

Art 139 - Ao pessoal de guarda incumbe executaras tarefas relativasà segurança de bens, instalações e serviços para osquais forem designados edar proteção, tomando iniciativas dentro daesfera de suas atribuiçõesou solicitandoauxílio,quando necessário.

CAPÍTULOVII

DOS SERVIÇOS ESPECIAIS

i '

Art 140 - O Serviço de Assistência Social, dentro da Guarda Civil, tem como objetivo assessoraro Comando no apoio e orientação aos íúncionários e aos familiares destes quando da ocorrência de problemas de ordem psico-social quevenham interferir e/oucomprometer o desempenhoprofissional dó integrante da Corporação.

Art 141 -Ao Núcleo deApoio Administrativo (NAA)competeassessorar o Comando por intermé­ dio da Seção dePessoal, nos assuntos relativos ao pessoal, principalmente no que toca ao esclareci­ mento dosdireitos edos deveres do profissional, àluzda legislação em vigor.

Art 142- As demaisseções eserviços da Guarda Civil do Municípioterão suas atividades reguladas pornormasinternasdo Comando.

52 TTTUT.O TX

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS,TRANSITÓRIAS E FINAIS

CAPÍTULO I

DASDISPOSIÇÕES GERAIS

Art 143 -Serácriada a Banda da GuardaCivil do MunicípiodePiracicaba.

Parágrafo único -Poderá ser criada uma Comissão responsável pela organização da Banda e pela busca de apoiofinanceiro juntoà iniciativaprivada, para esta reativação.

Art 144 - O cargo de subcomandante, conforme Lei 3456de 29 de maio de 1992, é de confiançae de provimento emcomissão, delivre nomeaçãoeexoneração pelo Prefeito Municipal.

Art 145 ~O Comando daGuardaCivil é constituído por SeçõesEspeciais de Assessoria, e Estado» Maior, todossob a supervisãodo Comandante.

Art 146 - ü Pelotão Escolar, criado para atender ao dispostona letra b do § 20 do artigo 16 da Lei Orgânica dó Município,é subordinadadiretamente ao Comando daGuardaCivil.

Art. 147 - O Pelotão Ambiental, criado peloDecreto número 5.677 de 20 de Março dc 1992, fica, coiifonneAlt 20 do citado Decreto, subordinadofuncionalmente à Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, porém, administrativa, hierárquica e disciplinarmente à Guarda e, por isso, sujeitoa todas as leis e regulamentos que norteiam a Corporação, bem como as ordens emanadas de seus Chefes.

Art 148 - O conjunto das guardas civis femininas constituemum Pelotão Singular, o qual, pornão ter, ainda, configuraçãoprópria, ddui-se nosdemais segmentos da Corporação, onde suas integrantes desempenharão atividades específicasà suanatureza, conforme disposto no Decreto 5.625, de 16 de dezembro de 1991.

Art. 149“ Aaplicação dos dispositivos contidos nos artigos 51, incisos I e DL, destes Estatutos esten­ dem-se,igualmente, ao íuneionárionão guardalotado nos quadrosdaCorporação ou se de outraárea da administração municipal, nela preste serviçodecaráter permanente,

Art 150 - As prescrições não impedem, naquilo que couber, a aplicação dos dispositivos no Plano de CaiTeiia do efetivoda GCMP.

Art. 151 -Ficainstituídoo uniformedo Comandante daGCMP, com as insígnias correspondentes ao cargo e nacore nos padrões dos uniformesdosdemais componentes da Corporação.

Parágrafo IJnico- Nos atos de serviço ou derepresentação que assim oexigirem, o Comandante deverá comparecer uniformizado.

Art 152 -A validadedos concursos de que trata a presenteLei será sempreexclusiva para ocertame ao qual se destina.

Art153 -Candidatos aoingressoouaoacessonacarreira que possamse sentir prejudicados em qual­ queretapa do processoa que se submeterem, poderão interpor recursos, sempre vazados em termos regulamentares, objetivando correção de possível irregularidade à Comissão respectiva, a qual caberá decidir oficialmentc.

CAPÍTULO 11

DAS DISPOSIÇÕESTRANSITÓRIAS

Art 154 -Objetivandodotar, se possível, o efetivo da GCMP com integrantes em todos os níveis da hierarquia, o suprimento inicial dos cargos recém criados nos quadros de efetivo deverá, desde que haja pessoal habilitado, ocorrer daseguinteforma:

I) Exccpcionalmcntc, cm ate 60 (sessenta) dias apósa publicação desta Lei, concurso entre os Sub­ inspetores para preenchimento de claro no quadro de Subinspetor/1 e entre as GCF para preenchi­ mento de claro no quadrode GCF Classe Distinta;

II)Conforme calendário previsto nesta Lei,iniciodo processo para preenchimento dos claros existen­ tesnos quadros de efetivo, mesmoaqueles que vierem a ocorrerem função deste mesmocertame.

Parágrafo Único - Para a realizaçãodos concursos previstos neste artigo, ficam dispensados, tão somente para eles, os prazos de interstíciorequeridospara provimento e acesso ao posto, graduaçãoe classes previstas nuQuadro deEfetivo da GCMP.

Art 155- Os subinspetores não promovidos à condição de Subinspetor/1 entram num quadro em extinção, como subínspetor/2, sendo que, ocorrendo claro nesse quadro, sua vaga será automatica­ mente deslocadapara o quadro dagraduaçãosuperior, atécompletar,neste, o limite de 31 vagas.

Parágrafo Único- Havendo vaga, cm concursosfuturos o subinspetordo quadrocmextinção pode­ rá, desde que atenda as exigênciasprevistasnestes estaututos, concoirer à promoção à graduação de subinspetor/1,juntamente e em igualdade de condições com os demais habilitados.

54

No documento ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADORIA GERAL (páginas 50-54)

Documentos relacionados