• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADORIA GERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADORIA GERAL"

Copied!
61
0
0

Texto

(1)

ESTADODE SÃOPAULO PROCURADORIA GERAL

LEI COMPLEMENTARN<> 067, DE 09 DE DEZEMBRO DE 1996. (Dispõe sobre osEstatutos da Guarda Civil doMunicípiodePiraci­ caba e dá outras providências)

ANTONIOCARLOS DE MENDESTIIAME, Prefeitodo Município de Piracicaba, Estado deSão Paulo, nouso de suas atribuições.

Faz saber que a Câmara de Vereadores de Piracicabaaprovoue ele sanciona epromulga aseguinte

LEI COMPLEMENTAR N« 067

ESTATUTOS DA GUARDA CIVIL DO MUNICÍPIODEPIRACICABA TÍTULO I

DASGENERALIDADES

CAPITULO I

DAS DISPOSIÇÕESPRELIMINARES

Art. lo - Estes estatutos visam dotar a Guarda Civil do Município de Piracicaba de instrumentos oficiais necessários para omonitoramento de suas realizações, por meio do controle da atividade funcional deseus integrantes, como segue:

(2)

I - DA ESTRTmJRAHTERÁRQTJTCA;

- DOS DEVERES; -DA DISCIPLINA; - DOSDIREITOS;

-DAS ATRIBUIÇÕESFUNCIONAISe - DOS SERVIÇOS. II ÍII IV V VI

Art'2ó - A Guarda Civildo Município de Piracicaba (GCMP), criada pela Lei3,163, de 28 de junho de 1990, portransformação da extinta Guarda Municipal de Piracicaba, é uma entidade civil, destina­ da aprestarauxílio ao público e à proteção dos bens, das instalações e dos serviços municipais, po­ dendo atuar^ também como força coadjutora dos órgãos responsáveis peb segurança pública noMu­ nicípio comcaráter, principalmente, preventivo, por ser uma instituição permanente e regular, uni­ formizada, atinada e equipada, organizadacom base na hierarqub c na disciplina, subordinada dire­ tamente â autoridade do Prefeito Municipal edentro dos limitesda Lei,

Art3o-O guarda civil éa pessoa legalmente investida emcargoprevisto nos quadros hierárquicosda Corporação.

TÍTULO11

DA ESTRUTURA HIERÁRQUICA

CAPÍTULO I DA CONGEITUAÇÃO

Art 4o - A hierarquia e a disciplinasão abase institucional da GCMP, sendo que a autoridade e a responsabilidade crescem conJtòrme o grau hierárquico.

§ lo - A hierarcfub é a disposição da autoridade, emníveis diferenciados, dentro da estrutura da GCMP, sendoquea ordenação se faz porposto, graduação ou classe, utilizado, nesse enquadramen­ to, o critério da antiguidade.

§ 2o - Disciplina é a fiel observância e o acatamentototalque sedeva dar àsleis, regulamentos, nor­ mas e atos que íundamentam e justificam a existência da GCMP, traduzindo-se pelo mais absoluto cumprimento de dever por parte detodos e de cada um dos integrantes daCorporação.

(3)

DA ESTRUTURAHIERÁRQUICA

Art 5o - Aescalahierárquica da GCMP é fixadacontbime quadro e demais disposições deste arti­ go.

OFICIAL POSTO INSPETORíÁ)

SUBOFICIAL graduaç

A

o SUBINSPETOR(A) /1

SUBINSPETOR/ 2^m extinção) GC CLASSE DISTINTA (GC/CD OU CCF/CD) la (GC/1 OU GCF/1) 2a ÍGC/2 OU GCF/2) ALUNO

NA

o CATEGORIZADO

§ i* ‘ Postoc o grau hierárquico do oficialguarda civil inspetor, nomeado pelo Prefeito Municipal porindicação do Comandante da GCMP após ter sido classificado em concurso interno da Corpora­ ção.

§2® - Graduação é o grau hierárquico do suboficial guarda civil subinspetor, conferido pelo Coman­ dante da GCMP, após ter sido classificado emconcui:so interno daCoiporação.

§3®- Classe - co grauhierárquico do guardacivil, conferido peloComandanteda GCMP, após con­ curso interno para os que ascenderam na escala hierárquica ou concurso público para os da carreira inicial.

§ 4® - Aluno - é o candidato ao ingresso na classe inicial da carreira, regularmente matriculado no Curso de Foiinaçâo de Guarda Civil, após classificação obtida em concurso público.

§ 5o - O aluno, matriculado cfrequentando curso de formação, fazjus a uma bolsade estudos, con­ forme estabelece oartigo96 destes Estatutos e, umavez aprovado no citado curso, será considerado guardachdl em estágio probatório.

§ 6® - O não aproveitamento no curso de formação de guardas civis implicará em desligamento au­ tomático.

§ 7®-Aoaluno que,por motivo dcinstrução ou serviço , venha a sofrer acidenteque o invalide para as funções de guarda civil, poderá ser readaptado, na forma da lei, para cargo compatível com sua nova situação, em outro órgão daadministração municipal.

§ 8o - Aoaluno que, pormotivo de instrução ou serviço, venhaa sofi-er acidente que o invalide per-manenteinenle, deverá ser amparado pelo município como se guarda civil já fosse.

1 ■!

§ 9® - Aos dependentes de aluno que porventuravier a falecer, em decorrência de instrução ou do serviço, seráoferecido oamparo que a lei determina aosdependentes do guarda civil.

(4)

4 Art 6o - Paraoefetivo total autorizadopeloPrefeito Municipal, conformeestabelecidopetos Órgãos federais eestaduais competentes, a proporção quantitativa entre postos, graduações c classes deverá ser a seguinte: POSTO, GRADUAÇÃO OU CLASSE PERCENTAGEM EM RELAÇÃO AO EEETTVO INSPETOR 3% SUBINSPETOR(A) /1 4% SUBDíSPETORZ2(emextinção) 5% CLASSEDISTINTA 12% la CLASSE 36% 2aCLASSE 40%

§ lo - Para aplicação do previsto neste artigo, considerar-se-á um efetivo nuncainferior ao atualmente autorizado, queó dc 350 (trezentos ccinquenta)integrantes.

§ 2o - Para se fixar o número exato de postos e graduações, cm função do efetivo aser considerado e apercentagem estabelecida, exceçãofeitaà 2aclasse, cujo coeficiente seráarredondado paramais, ao posto,à graduação e às demais classes, o coeficienteserá arredondado para menos, sendo que, para utnefetivode 350 (hezentos e cinquenta) integrantes, ficam os caigos do seguinte modo distribuídos, quantitativamente: INSPETORES, 10 SUBINSPETOR 1 14 SUBINSPETOR2(cm exL > 17 CLASSE DISTINTA 42 la CLASSE 126 2a CLASSE 141

§3o - Para efeito de cálculo devagas no Grupamento Feminino, o mesmo deverá obedecer idêntica xoporção, calculadacxclusivamcntcdentro do efetivo existente, sendo que o resultado será parte in- egrante do total geral, aserapurado conformeparágrafo anterior.

I 4o - O segmento feminino da GCMP poderá atingir, em seuefetivo, até 20% do efetivototal da Corporação.

í 5o - Ocorrendo autorizaçãoparaaumento doefetivo, alémdos350 integrantes previstos no § 1® lesteartigo,só serão abertos clarosna escala hierárquica nasquantidadesproporcionaisestabelecidas.

i 6o- O provimento das classes e graduaçõessuperiores, decorrentes de aumento dc efetivo, dar-se-á nediante concurso interno a ser realizado naprimeira oportunidade possibilitada por calendário de-erminado no §8o, deste artigo.

(5)

a) na data de assinatura do ato que promover, aposentar, exonerar, ou demitir o guarda civil;

b) na datadoóbito doguarda civil.

§ 8o - A datapara o encerramentodas alterações a serem consideradas para lançamento na ficha de promoção do candidato será ado dia31 de outubro decadaano, fixando-sea datadepromoção para 0 dia P defevereiro do ano subsequente.

Art 7o - A antiguidade em cada posto, graduação ou classe é contada a partir da data da assinatura do ato da respectivapromoção.

ParágrafoÚnico - No caso de empate,a antiguidadeserá estabelecida:

a) pela antiguidadeno(s)posto(s)ougraduação(Ões)ou classe(s) anterior(es);

b) persistindo igualdade, pela data de ingresso na Corporação;

c) se a igualdadeainda semantiver, o mais idoso seráconsideradoo mais antigo.

TITULO in

DOS DEVERES

CAPITULO 1

DA OBSERVÂNCIA

Art 8o - São deveresdo guardacivil, além daqueles que Uie cabem em virtude do cargo em que está investido, os que estãoprevistoemLeis, Regulamentose Normas:

I) aobrigação detrataro cidadão dignamente e com urbanidade;

11) o rigorosocumprimento das obrigaçõesinerentesao seu cargo ouemprego, bemcomo dasordens recebidas;

(6)

6 TV) o respeito às tradições eoculto aos SímbolosNacionais; e

V) dedicação e fidelidade àPátria, aoEstadoe ao Município.

Art 9o - Todo aluno, ao ser nomeado guarda civtf, prestará compromisso dehonra, onde afirmará a sua aceitaçãoconscientedas obrigações edos deveres de guarda civil, bem como o seu firmepropósi­ to em cumprí-los integralmente.

Parágrafo Único - Esse cotiipromisso terá caráter solene e será pi estado sob forma dejuramento perante a Bandeira e na presençadaguarniçãoformada.

CAPÍTULOn

DOVALOR PROFISSIONAL

Art 10- São manifestações de valorprofissional;

I) aperseverança, o denodo e o entusiasmo, traduzidos pela férrea vontade em bem cumpriro seu dever,

II) 0civismo eo respeitoàs tradições históricas;

III) 0 oi^uUio porservir à GCMP;

IV) o amor à profissãoescolhida;

V) a constante buscade aprimoramento profissional; e

VI) o respeito àdignidade humana.

Art 11-0 sentimentodo dever,ahonra e o decoro impõem, ao integrante daCorporação, conduta moral e profissionalirrepreensíveis, com fielobservânciaaosprincípios gerais da disciplina e dahie­ rarquia.

Art. 12 * O amor à verdade, o sensoderesponsabilidade, o respeito à dignidade humana, bem como o fielacatamento às leis, devemser os sustentáculos básicos da conduta e da dignidade pessoal do guar­ da civil.

(7)

DO COMANDO ESUBORDINAÇÃO

Art. 13-0 Comando da Guarda Civil, soba supervisão doComandante, é constituido por:

a) Seções Especiais de Assessoria;

b) Estado-Maior.

Art 14 -Comando é a soma deautoridade, deveres e responsabilidades de que o guardacivilé inves-tido legalmente quando conduz homens, dirige umaguarniçãoou umafraçãoda GCMP, vinculando-se aograu hierárquico e é absolutamente impessoal, sendo que, em seu exercício, o responsável se caracteriza e se apresenta como chefe.

Art 15- A subordinaçãonão deve afetar, de modo algum, a homa ou a dignidade pessoal, deconen-do, tão somente, dahierarquia.

CAPITULO IV

DA VÍOT.AÇÃO DASOBRIGAÇÕESK DOS DEVERES

Art 16- A violação, por partedo guarda civil, das suas obrigações c dos seus deveres, conforme a gravidade, poderá constituir-se em crime, contravençãoou transgressão disciplinar, conforme dispõem estes estatutosou regulamentos específicos, sendo considerado tanto mais grave quantomais elevado forograu hierárquico de quem o cometer.

§ lu - Os crimes e contravenções cometidos por guardas civis e porventura apurados pela Corpora­ ção, serão comunicados imediatamente à autoridade policialcompetente, para a instauração do devido inquérito c providências decorrentes.

1 ■ ■ ■

§2®- As transgressões disciplinares serão objeto de apreciaçãono âmbito da GCMP.

§ 3o - Transgressões disciplinares geradoras de crimes ou decontravenção ou destes consequentes, serão apreciadas e, se for o caso, punidas à luz do que estabelecem osdispositivos legais pertinentes.

(8)

Tmnx) TV

DA DISCIPLINA CAI>ÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Alt, 17 - Disciplinaé ofiel cumprimentodosdeveres de cada um, em todos os graus da hierarquia e emtodos osescalões de competência.

Art 18 -São manifestação dedisciplina:

I - a prontaobediênciaàs ordens e àsrecomendações exaradas;

II -orespeito às Leis eRegulamentos;

111 >o emprego de toda a sua atençãoe energiaem beneficio doserviço;

IV - acorreção de atitudes;

V - 0 interesse pela manutenção de eficiência eda ordemna Corporação.

Alt 19 - As manifestações de cortesia e de consideração devem fazer parte do convívio entre os guardas civis, e, no relacionamento destes como cidadão,tomam-seobrigatórias.

Art 20 - O princípio de subordinação a ser observadopelo guarda civil está formalizado nos artigos 14 e 15 dos presentesestatutos.

Art 21 - Mesmo fora do âmbito doserviço, fica o guarda civil sujeito às formalidades previstas nesta Lei.

Alt. 22 -Todo superior que encontie um subordinado na prática de ato iiTegular ou mesmo que ve­ nha a saberde haver osubordinado praticado talato, é obrigado a chamar-lhe aatenção.

Parágrafo Único - Em se tratando de transgressão, alémde advertência, o superior deve comunicar o fato à autoridade competente, paraa aplicação de outros dispositivos destes estatutos.

Art. 23- São superiores hierárquicos,ainda quenão pertencentesa nenhum posto da carreira:

1-0 Prefeito Municipal; 11 o 0 Comandante daGuarda.

(9)

CAPITULO ri

DA ESFERA DA AÇÂO DISCIPLINAR

Art 24- Estão sujeitosaestesestatutos todos os componentes da carreira da Guarda Civil do Muni­ cípio de Piracicaba(GCMP),ainda que forade serviço.

Art 25 - Os componentes da Guarda Civil, quando exercerem suas atividades juntoa órgãos cujos serviços sejamreguladospor normas próprias, a cias procurarão sc amoldar, desde que as mesmasnão conflítemcom as regras que disciplinem a atuaçãodo guardacivil.

CAPÍTULO ni

DA DEFINIÇÃOE DA ESPECIFICAÇÃO DAS TRANSGRESSÕESDTSCTPT JNARES

Art 26-Transgressãodisciplinar, especificamente, étoda violaçãododever funcional e, genericamen­ te, dos preceitos do civilidade, de probidade e dasnormas de conduta moral.

Art 27 - São transgressões disciplinares;

X - todas asações eomissões especificadas neste capítulo;

n- todas asações e omissões não especificadasneste capítulo, que atentem contra as normas estabe­ lecidas em lei, regras de serviço eordens prescritas por superiores hierárquicos e autoridades compe­ tentes, 0decoro da classe, preceitos sociais e normas de moral epreceitos de subordinação.

Art 28 -As transgressõesaque se refere os incisos do artigo anterior são ;

I - faltar à verdade;

11** sendo de sua competência, deixarde punir otransgressor da disciplina;

III - não comunicar sobre falta ou irregularidade que presenciar ou conhecer e que nãolhe couber ' reprimir, ao conhecimento da autoridade competenteenomaiscurtoprazode tempo possível;

IV- deixarde comunicar à sua chefia imediata faltas gravese crimesque tenhaconhecimento;

V- deixar desaudar osuperior hierárquico, prestando-lhe os devidossinais de consideração e respei­ to;

(10)

10 VI- deixar dc verificar, com antecedêncianecessária, a escala de serviço para o dia imediato apóso término do serviço, férias, licenças eoutrosafastamentosa que tenha usufruído;

Vn-apresentar-separa qualquerato ou serviçocm que deva tomarparte ouassistir,com atraso;

Vra - deixar decomparecer, sem motivo justo, a qualquer ato ou serviço em que devatomar parte ou assistir,

IX - sentar-se, estando de serviço, salvo quando pela suanaturezae circunstância, isso seja admissí­ vel;

X * dormir durante as horas deserviço negligenciandoseu posto de serviço;

XI- permutar serviço sem permissão do superior hierárquicoresponsável poresse serviço;

XU- abandonaroposto sob sua vigilânciamesmo que por mínimo espaço de tempo;

XIII -deixar de assumir posto ou serviço para o qual for designado;

XIV - afastar-se do seu posto de vigilância ou de qualquer lugar que se devaachar por força de or­ dem, sempermissão do superiorhierárquico, responsável peloserviço;

XV -ingerir bebidas alcoólicasestando uniformizado;

XVI -induzir ou permitir a introdução debebidas alcoólicas nas dependências daCorporação ou em seu posto deserviço;

XVII - apresentar-se publicamente em estado de embriaguez, estando fardado ou trajado civilmente;

XVIII- introduzir ou distribuir nas dependências da Guarda Civil ou em lugar público, estampas, publicações, que atentem contra a disciplina oua moral;

XIX -pcrambular ou permanecer cm logradouros públicos dc zona suspeita ou dc má frcqücncia es­ tando uniformizado ou não;

XX- trabalhar mal, intencionalmente;

XXI - sobrepor os interesses particulares aos da Corporação;

XXII - exercer atividades incompatíveiscom a moral e os bonscostumes na função de Guarda Civil;

XXIII - deixar de apresentar-se:

(11)

1-0guarda civil, aograduado de plantão;

2-0 graduado ao inspetor oficial-de-dia ou, na ausência deste, ao graduado deplantão.

b1 aoadentrarnasede do Comando:

1-0 guarda cos graduados ao Ol;

2 -os inspàtores, ao Subcomandante,

XXIV - deixar de apresentar-se emtempo hábil;

a) ás autoridades competentes, no caso dcrequisiçãopara depor ou prestar declarações;

b) ao posto desaúdepara submeter-se a examemédico, quando para isso designado.

XXV - omitir ou retardar a comunicação de mudança de residência ou endereçoprovisório;

XXVI - deixar de registrar:

a) os recados telefônicos quereceber;

b) as faltas de comparecimento ao serviço;

d) as ocoiTênciasatendidas;

e) asordens erecomendações do Comando;

0 as prekções ministradas;

g) as cargas edescargas dematerial.

XX\^I - deixar de transmitiras ordens de modoclaroe preciso;

XXVin-deixar de atenderà ponderaçãojusta de subordinado ou impedi-lo de recorrerà autoridade superior, sempre que a intervençãodesta se tome necessária;

XXIX - deixar, comocomponente daGuaida Civil, de pi^^star as infonnações que Qiecompetirem;

XXX -deixar dcprestaro auxílio que estiver aoseu alcancepara a manutenção ou o restabelecimento da ordempública;

(12)

12

i

XXXT - apresentar-se uniformizado em público com:

a) costeletas oucavanhaque» barba ou cabeloscrescidos, bigodes ou unhas desproporcionais;

b) apresentar-se empúblico como uniformeem desalinho ou desasseado ou portando, nos bolsos ou cintas,volumes queprejudiquem a estética e postura;

c) trazer consigo cestas, sacolas, crianças no colo ou volumesavantajados;

XXXIl - apresentar-sea GCF com cabelosnão aparados ou, se compridos, com eles soltos;

XXXlll - entrarou permanecer, semnecessidade, quando emserviço, emestabelecimentoscomerci­ ais, bancários, industrais, clubes, associação e repartições, entreoutros;

XXXIV - pcrambular oupermanecer uniformizado, aindaque defolga, em logradouros públicos;

XXXV - usar uniforme incompleto oude forma contráriaàregulamentar;

XXXVI - permanecer com as mãosnobolso quandouniformizado;

XXXVII - usar equipamentoou uniforme que não seja o regulamentar;

XXX Vin - deixar de ter odevidozelo para com o armamento» ouniformeouo equipamento sob sua responsabilidade;

XXXIX - deixar que se extravie, deteriore ou estrague material sob sua guarda ou responsabilidade direta; i

XL - emprestar aquem quer queseja distintivo, peça de uniforme, equipamento ou qualquermaterial pertencente à Corporação;

XLI - viajar sentado, quando uniformizado emveículo de transporte coletivo, onde passageiros este­ jam em pépor falta de acomodação conveniente;

XLII *> revelar falta de compostura por atitudes ou gestos, estandouniformizado, de serviço ou não;

XLIII - utilizar-se de veiculo particular, após apresentar-se àsede da Corporação para assumir posto ' de serviço, desde que não autorizado pelo seu superior hierárquico;

i

XLIV - dirigir veículos de maneira imprudente;

XLV - acionarindevidamente o sistema dealarme luminosoesirene do veículo;

XLVI - usarequipamentoou armamento sem observar as prescrições regulamentatres e as regras dc segurança exigidos;

(13)

XLVII -utilizar-se de veículo daCorporação semautorização de que de direito oufazê-lo para fins particulares;

XLVIII - contrariarregras de trânsito, salvo nas urgências impostas pelo serviço e desde que com os sistemas dcalarme devidamente ligados;

XLIX -guiar veículos sem que para issoesteja habilitado;

L- tratarde assuntos particulares durante as horas em que estiveremserviço;

LI -poitai'arma própria quando aserviço da Corporação, a não ser em casos especiais e expressa­ mente autorizados pelo Comando daGCMP;

Lll - fazer uso indevido de sua aima;

T JTl - disparar a arma por descuido ou sem necessidade;

LIV - portar ostensivamente arma ou instrumento intimidativo em público, em reuniões sociais ou rccrcativds, quando não cm serviço;

LV - retirar, sempermissão, documentos, livros ou objetos existentes em repartição da GuardaCivil, sem estar autorizado porquem dedireito;

LVl- fazerentrega de bens(prédios e/ou material permanente que estiverem sob a sua guarda), sem ordem expressada autoridade competente;

LVII - discutir, ouprovocar discussão, estando uniformizado;

LVIII - conversar ou fazer ruído em lugaresou ocasiões impróprias;

LTX -concorrer ou promover a discórdia ou desavença entreos componentes daCorporação;

LX- usarde termos descorteses paracom superior, subordinado, igual ou particular;

LXI -empregar tratamento íntimoou pejorativo, aotratar com subordinado e vice-versa;

LXII - concorrer para que o subordinado o trate demaneiia inadequadaou desrespeitosa;

LXin- censurar, por qualquer meio de comunicação, autoridade superior hierárquicaou ato da ad­ ministração pública;

(14)

14 TXV - provocar, tomar parte ou aceitar discussão acerca de política partidária, religião ou esporte, estando uniformizado;

LXVI - entrar ou permanecer em comitê político ou participar decomícios, estandouniformizado;

LXVII - fornecer notíciaaimprensasobre o seiviço a atender ou de que tetilia conliecimento, sem prévia autorizaçãode superior responsável;

LXVIII- espalhar notícias falsas em prejuízo da ordem e da disciplina oudobom nome daCorpora­ ção;

LXIX- autorizar,promover ou assinar petiçãocoletiva, sema expressa autorizaçãodoComando;

LXX - representar a GuardaCivilsemqueparaisso esteja devidamente autorizado;

LXXI - divulgar decisão, despacho, ordem ou informação, antes de sua publicação oficial;

LXXn - procurarresolver assuntoreferente aoserviço ouàdisciplina que não seja de sua alçada;

LXXni -deixar dc manter cmdia seusassuntosna Corporaçãocos dc sua vidasocial;

LXXIV- esquivar-se de satisfazer compromissos financeiros ou de ordemmoral;

LXXV- deixar de assumir aresponsabilidade de seus atos ou dos subordinados que agirem em cum­ primento de ordem ou instruçõessuas;

LXXVI -praticar, na vida privada, qualquer ato que provoqueescândalo público;

LXX Vn - promovei*rifa entre oscomponentes da Corporação ouneta tomar parte;

LXXVIII- apresentar comunicação, representação ou queixa destituída defundamento;

LXXrX - fazer usodo aparelho telefônico da Corporação para tratar de assuntos particulares ou con­ versasfúteis;

LXXX - deixar com pessoa estranhaàCorporação, a carteira funcional;

LXXXI - deixarde atender a pedido de socoito

,

estando ounãodeserviço;

LXXXII - recusar-seaauxiliar autoridadepública ou seu agente que estejano exercício de suas fun­ ções e que, em virtude destas, necessite do auxílio imediatodo guarda civil;

(15)

LXXXTV - retardar encaminhamentode ordem policial, judiciária ou administrativaou embaraçar-lhe a execução;

LXXX V -faltar comodevido respeito à população;

4

LXXXVl -manterrelações de amizade com pessoanotoriamente suspeita oude baixa reputação; ,1

■ 1

1 LXXXVII - recusar-se obstinadaínente a cumprir ordem dadaporsuperior hierárquico;

1

LXXXVlll - simular moléstia para obter ^spensa doserviço,licençaou qualquer outra vantagem;

LXXXiX - cuidarde negócios públicos seus e deteredros, quando estiver dii^>ensado ou terfaltado ao serviçoporproblemas desaúde;

XC -aconselhar ou concorrer para que não seja cumpridaordem legalou sejaretardadaa sua execu< ção;

XCI - solicitar a intcifcrcncia dc pessoa estranha à Corporação, a fim dc obter para si ou para ou­ trem, qualquer vantagem ou benefício;

XCII - valer-sede sua qualidade de guardacivilpara perseguir desafeto;

Xem - atrasar, ou deixar de apresenUu, sem motivojustificável, a entrega de objeto achado ou iq^neendido;

XCIV - deixar detàzer entregaàautoridade cmnpetente, dentro do prazo de doze horas, objetoacha­ do ou quevenha às; mãos emrazão de suas funções;

XCV - procurar aparteinteressada em caso de furto ou de objetos achados e manter com a mesma entendimentos passíveisde por em dúvida ahonestidade funcional daGuarda Civil;

XCVZ - deixar de preservar local do crime que esteja sobsua responsabilidade direta;

XCVll - permitir apermanência de pessoas estranhas aoserviço,em local em que isso seja vedado;

XCVlll - praticar violência desnecessária no exercício da função;

XCIX - deixar de providenciar para que seja garantida a integridade física das pessoas que estiverem sob sua cushxha;

C - maltratarou permitir queseja maltratado odetido ou opreso sobsua guarda;

(16)

16 CAPÍTIJT.OTV

DA CLASSIFICAÇÃODAS TRANSGRESSÕES

Art 29- As transgressões classificam-se cm:

I - simples;

II - médias; e

III -graves.

Art. 30 - A clnasifícação a que se refere o artigo anterior será feitapelo subcomandante ou pelo co­ mandante, levando-seemconta a figura do transgressor, o fato e ascircunstânciasa ele inerentes.

Art31 - Seráconsiderada |^vea, transgressão onde o fato, nãochegando a constituir-se crime, possa atingir:

D a honra ou a dignidadedepessoa do cargo» ou das instituições;

TI) a integridade física,moral ou psíquica do indivíduo;

III) os PoderesConstituídos.

CAPÍTULO V

DASJUSTIFICAÇÕES, ATENUAÇÕES: EAGRAVAMEOTOS NA AVALIAÇÃO DAS TRANSGRESSÕES

Art 32 -Consideram-se causasda justificação:

I) motivo deforçamaior»

ID legítima defesa própria ou de outrem;

III) interessedoserviço, manutenção da ordemoudosossego público.

Art 33« Consideram-se fatos atenuantes;

I) procura de se evitar ummalmaior,

(17)

Art34 - Consideram-se clrçonstâncias i^avantes;

b) emconjuntoouconexãocom outr^;

c)napresença de subordinado; ,

d)em conjuntocomoutrXs) pessoa(s);

Qem publico;

g) reincidentemente.

11) comportamentoinsuficá^.

I

capítulo

VI

DASPENASDISCIPLINAHES

Art35 - São penas discipbnares:

I) Advertôicia;

•C

111) Su^)ensâo até 10dias;

lV)Damssâo.

I Parágrafo Único - Em caráter excepcional, levando-se em conta as circunstâncias atenuantes e por

1

iniciativa expressa do Comando, a advertência poderá ser apenas publicada para conhecimento do

I

pessoal em Boletim da Corporação, sem constarnos assentamentos do advertido e não acarretando 9 outras consequênciasalém da pubücaçâo. .

Art 36 - A p^iade advertência, quepoderá ser verbal ou escrita, terá seu assentamento èm ficha discq>iinar e os documentos encaminhadosao de pessoal, para o devido registro.

a) em serviço;

(18)

Alt. 37 - A ^na derepreensãoserásempre aplicada por escrito.

Art 38- A penade demissão será aplicada noscasosde:

I) improbidade administrativa;

II) crime contraadministração pública;

III) incontínência de conduta ou mau procedimento;

IV) desídía nodesempenho das respectivas íúnções;

V) embriaguez habitual e em serviço;

VI) abandonode cargoou do empregoou üilütde assiduidade;

VII) insurbordinação emserviço;

VIII) condenação criminal,passada cm julgado, caso não tenha havidoasuspensão dapena;

IX) ato lesivo da honrae dignidade ou ofensa físicapraticada contra superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa,própria oude outrem;

X) uso de tóxico;

XI) tráfico de substâncias entorpecentes oudecoisas ilegais;

XII) recebimentodefavoresou propinas emtroca defacilitações decorrentes do serviço;

XIII) violação e/ou revelação de segredo daCorporação;

XIV) seragenteda corrupçãoativa ouobjeto da corrupçãopassiva;

XV)prática constante de jogos deazar;

XVI) comportamento insuficiente.

Art 39 - Apena de demissão poderá também ser aplicada quando de ocorrência de qualquer tato capituladono artigo 31, retro.

Art 40 *Paraefeitos de demissãoaos detentores de emprego serão aplicados, no que couber, os dis­ positivosda Consolidação dasLeisdo Trabalho (demissãoporjusta causa), sendoqueaosdetentores de cargo, o previsto na Lei 1972, de 07(sete) denovembro de 1972.

(19)

CAPÍTULOVII

DA COMPETÊNCIAE DOS OBJETIVOS DAAPLICAÇÃO

Art.41 - A competência para aplicar penadisciplinaré atribuída ao:

I) Prefeito Municipal;

II) Comandante daGCMP; e

III) Subcomandante da GCMP.

Art. 42 - Os inspetoies Cliefes de Inspetoiias e Subinspetoies Chefes de Frações Isoladas poderão propor ao Comandante da GCMP a aplicação de pena disciplinarque objetive alcançar um seu su­ bordinado direto.

Art 43 - Na aplicação da penadevem ser ponderadas a gravidadeda transgressão, as circunstâncias atenuanteseagravantes dofato e a figura do transgressor.

Art 44- A punição deveser aplicada comjustiça e imparcialidade ea autoridade que a aplicar deve ter em mente que seuato;

1)inspira-se tão somente no cumprimentodo dever;

II)deve resultar embeneficioao punido, as virtudes dareeducação e reformapretendidas;e

'■ i .

III)serve para fortalecer adisciplina ea justiça na Coiporação.

CAPÍTOLO VIII

DACLASSIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO

Art. 45 - Para fins de controledisciplinar, contagemde ponto para promoção eoutros efeitos, o com­ portamento é classificado em:

(20)

20

II) Ótimo - se, num período de 05 anos, não tenhasoírído qualquerpunição.

ni)bom *se,noperíodo de 02 anos, tenha sofrido até o limite de 02 suspensões;

IV) regular - se, no período de 01 ano, tenha sofridoaté o limite de 02 suspensões;

V) insuficiente -se, noperíodo de01 ano, tenha sofridomais que 02 suspensões.

Art 46- Para efeito de classificação de comportamento, uma suspensão equipara-se a duasrepreen­ sões, uma repreensão equipara-se a duas advcrtóncias, bastando uma advertência, além dos limites estabelecidos,paraque hajamudançanacategoriade comportamento.

Art 47- O guarda civil que ingressarem comportamento insuficiente ficará sujeito àpena de demis­ são conforme o estabelecidonoinciso XVI do artigo 38 desteRegulamento.

Art 48-0 guarda civil, no comportamento regular, poderá , mediante requerimento ascender ao bom comportamento sc, após sofrer a última punição, passaro período dc 01 ano sem sofrerqualquer outra pena.

Parágrafo Único - Sea última pena foi a de suspensão, a contagem do prazo para a melhoria da classificação será contadaa partir do dia subsequente aodo seu término.

Art 49- À luz dos assentamentosdosguardas civis será efetivada a classificaçãodo comportamento do pessoal conforme artigo 45, retro.

Parágrafo Único - Os guardas civis que, dentro dosúltimos 04 anos tenham sofrido qualquer puni­ ção, independente do caráter desta, serão classificadosnoBOM comportamento.

Art 50 - Aoser admitido como guarda civil, por términocom aproveitamento no curso de formação específica, o novo integrante ingressa no comportamentoBOM.

CAPÍTULOIX

DAS RECOMPENSAS

Art 51 - Alémde outras especificas e previstas em Leis e Regulamentossão previstos:

(21)

111) o cancelamento de punições, medianterequerimentodo interessado. TITULO V DOS DIREITOS CAPÍTULO I POENQUADRAMENTO CAPITULOU DAS FALTAS

§ P ~ $ó serãoregistrados elogios decorrentes dodesen^podio das funções próprias da Corporação.

Art 52 - Os direitos e vantagem» relativos à conU^em detempo, estabilidade, férias, férias-prêndo, afastamentos tenqtorários e licenças do guarda civil quejá deàm ou àqueles que viorem a assumir cargo na administração da municipalidade são r^ulãdos pdo Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Piracicaba,

Art 53- O guarda civil ccanponentedequadro suplementar específico, cujo enqjrego deve ser extinto quando v£^, continuara a ter seus direitos e vantagettô trabalhistas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.

I /

Art54- Pda natureza im^fulardeseu serviço e em virtude dasdisposições regulamentares que regem a Corporação, nenhum guarda civil poderá faltar ao serviço sem causajustificada.

§3^-0 cancelamento de puniçõespoderáser concretizado a critério do comandante c mediante re­ querimento do guarda civil após 08 anos sem sofi^er qualquerOutra pena a partir da últnna registrada, levando-seem conta o interessedemonstrado noserviço pelo requerente, comprovado porobservação pessoal e análise doseusassentamentos.

§ 2** - A ^spensa do serviço será outorgada por ato do Comandante, no Hmité máximo de 06 dias, durante umano chòL

(22)

Parágrafo Único - Considera-secausajustificada,aocorrência defato relevante que, pelasua nature­ za, imprcvisão c gravidade,razoavelmente impediría o comparccimento dequalquer servidor ao traba­ lho.

Art 55 - O guarda civilque faltar aoserviço ficará obrigado a requerer, por escrito, ajustificação da falta ao Comando da Corporação, que poderá aceitá-la ou não, sob pena de sujeitar-se âs conse­ quências disciplinares decorrentesda ausência injustificada.

§ lo- Paraajustificação da falta poderá ser exigidaprova do motivo alegadopelo guarda civil.

§ 2o - Acatado opedido de justificação, será comunicado aoórgão do pessoal para as devidas anota­ ções.

§3o - A justificação da falta não dá direito à percepção dovencimento correspondenteàquele diade trabalho.

Art 56- As faltas ao serviço, até o máximo de seis por ano, não excedendo umapor mês, poderão serabonadas oupor moléstia oupor outro motivo justificado, a critério da autoridadecompetente, no primeiro diaem que o GuardaCivil comparecer ao serviço.

§!**•'Abonada a falia, o funcionário lerá direito ao vencimento coireapondente àquele dia de serviço.

§ 2®- A moléstia deveráser provada por atestado médicoe aceitação de outrosmotivosficará a crité­ rio da chefia imediata do Guarda Civil.

§3** - O pedido de abonodeveráser feito peto GuardaCivil noprimeiro dia emquecomparecer ao serviço, cm requerimento escrito ao seuchefe imediato.

§ 4o - Qguarda civil que não praticar nenhumabono e nãotivernenhumafeitajustificada num se­ mestre civil, fará jus ao prêmio assiduidade, correspondente a 1/3 de seuvencimento padrão, a ser pago no segundo mêsseguinte ao términodo semestreconsiderado.

i ■ ■ ■ ■

CAPÍTULO UI

DAAPOSENTADORIA

Art 57-Oguarda civil será aposentado:

1 - compulsoriamente, aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se guarda civil, e aos 60 (sessenta) anos, se guarda civil feminino.

(23)

IV - por invati^ez.

i

Àrt58 -Os proveolos da aposentadoria sorão:

I -integrais, quando o íundonário:

k

n < proporcionais ao tempo deserviço, quando o funcionário for aposentado cumpulsoriamente.

Art 59~ Os {«-oventos recebidos peloservidor em inatividade são regulados;

a) pelo Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais, sedetentor decargo;ou

b) peloINSS,se detentor de emprego (regido pela C,L.T.).

b) Tomar-se inválido em virtude de acidente em serviço, por moléstia profissional ou atacado por ■ moléstiaque, julgado porperíciamédica competente, não possa exercerfunção pública.

a) Contar 35 (trintaecinco) anos de serviço, sedo sexo masculino, oú 30 (trinta) anos, se do femãu-

ttd, e ■ •

UI- a pedido, com recebimento proporcional, :q>ós 30 (trinta) anos de serviço, seguarda civile aos 25 (vinte ednco) anos de serviço,se guardactvil femittino;

§ 2o - C retardamento doatodeclaratório da ^X)sentadoriacon^ulsória não impedirá que o guarda civâ deixe p èx^ício do caigo ouemprego, no dia imediato àqude em que conq^etar aidade Imtite. II) do INSS, se oregimedogu^da civil for o daC.L.T., desde que também fique previstaa impos­ sibilidade de readajrtação do servidor.

n-a pedido, após 35 (trinta e cinco)am>sde serviço, seguarda civil e após 30 (trinta) anos de servi­ ço, se guarda civilfeminino;

§ lo -A invalidez para o serviçoserá determmada:

1 - por junta de, pelomenos, 03médicos indicadospelo Frefeito, quando cargo, mediante expedição de respectivo laudo, ^ós confirmada a impossibilidadede readaptação, ou

(24)

24 CAPÍTlJin TV

DAS SITUAÇÕES ESPECIAIS

SEÇÃO I

AAGREGAÇÃO

Art 60A agregação é a situação na qual o guarda civil em serviçoativodeixa de ocupar vaga na esca­ la hierárquica daCorporação, nela permanecendo sem número.

Art 61 -O guarda civil seráagregadoquando:

1 -for postoà disposição exclusiva de outra Secretaria, Autarquia ou Órgão da AdministraçãoPúbli­ ca;

II - houver ultrapassado utnano contínuo em licença pará^tratamento de doençaprofissional oupara recuperação de acidente de trabalho; ' ' ’ '

111- entrar em gozo de licença,semvencimentos,pormotivo de transferência de município de cônju­ ge funcionário público civilou militar,

IV *assutnir desenipenlto de mandato eletivo;

V -ultrapassar maisdc 06 (seis) mesescontínuos cm licençaparatratardcinteresseparticular:

a)estiver convocadopara o Serviço Militarou para prestar serviços juntoà órgãos ligados àSeguran­ çaNacional.

VI * tiversidocondenado pela justiça àpena superior a 06 (seis) meses, em sentença transitada em julgado enquanto durara execução, excluído o tempo de seu livramento condicional, se concedido este, não impedindo esteprocedimento a tomadadc outras medidasdisciplinaresque o casorequerer, inclusive a demissãoa bem do serviço público, conformeestabelecido porestes Estatutos;

VII - acometido por moléstia ou acidente que, embora não sendo um daqueles que possibilite sua aposentadoria nostennosdo inciso IV doArtigo 57 destes Estatutos, venha a comprometer, comrisco de sua integridade, odesempenho dafunção singular c específica de guarda civil,máxime se detentor de postoou graduação.

: ■' ■ I § lo- Aagregação do guarda civil é contada:

(25)

TT - nós casos dos incisos TT e V, tetrasa e b, a partir do 1 ° dia útilapóso vencimento dalicença, e

III -no caso do incisoVI, enquanto durar o evento.

S2o - Para a efetivação do caso previsto noinciso VH, é necessário que uma junta médica designada pela administraçãomunicipal atestea incapacidade do guarda civil, sendo que, nesse caso, a agregação passa á ser contada a partirda data indicada no laudo médicoe vai até sua readaptação, aposentadoria, disponibilidadeou reversão.

Art 62- 0 guarda civil agregado ficará adidoàCorporação para efeito de alterações, remuneração e disciplina.

Art 63 - Aagregação se dá por ato do Prefeito Municipal ou de autoridade à qual tenha sidodelega­ da competência para tal.

SEÇÃOTT DA REVERSÃO

Art 64 -Reversão éo ato peloqualo guardacivil agregado retoma à escab hierárquica, voltan­ do aOcupar o lugar quelhecompetir,conforme suaantiguidade no posto, graduação ouclasse.

Art 65 - A reversãose dáporatodoPrefeito Municipal oude autoridadeaqual tenha sido delegada autoridade para tal.

Parágrafo Único *• No caso de reversãode guarda civil enquadrado no inciso VH do artigo 61, é ne­ cessário que uma juntamédica designada peb administração municipal atestea recuperação da ca­ pacidadedo mesmo,paraodesempenho de suas funções especificas, ligadas à segurança.

SEÇÃO in

DO EXCEDENTE

Art 66- Excedente éa situação temporária pela qual o guardacivil passa, quando;

I - tendo revertidoaoquadrohierárquico, por cessação deum dos motivos previstos no Art. 61, retro, nãohouver a vaga correspondente;

TT - tendo sido promovido por ato de bravura, não houver vaga em seu novo posto, graduação ou classe;

(26)

26 ni - é promovido indevidamente;

I

IV - cedesua vaga para elemento reintegradoá GCMPpor decisãojudicial.

; §10 - O guarda civil excedente conforme casos previstosnosincisos I e Hdeste artigo ocupa, naesca- i la hierárquica, a mesma posição em antiguidade que lhe competir, sendo que a primeira vaga que

ocorrer ser-lbe-á destinada.

‘ ■ i

§ 2o - O guarda civilexcedente conforme incisos UI e IV, retro,só contará antiguidade em seunovo posto, graduação ou classe quandoavaga que deveria preencher se lhe ofereça.

SEÇÃO IV

DA READAPTAÇÃO

Art67 -Readaptação éa atribuição denova função, maiscompatível com a capacidadedoservidor.

, Art 68 - Quando o guarda civil foracometido de qualquer fator limitativo ao desempenho singulare específico de sua missão, poderáser readaptado para novafunção, observadas as restrições adquiridas ouemeigentes.

Parágrafo Único •* A readaptaçãoprevista neste capítulo sópoderá scr efetuada comobservância do que dispuserem, sobre o assunto, o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Piracicaba, para estatutário, ou a C.L.T. para os demais, quandofor ocaso.

Art. 69 - A readaptação não poderá acarretar diminuição devencimentos.

Art 70-0processo de readaptaçãoseráinstauradopelo Comandante da GCMP eencaminhado ao chefedo executivo, justificando circunstanciadamentea ocorrência de:

I -incapacidade físicac/ou mental;

n - ineficiência funcional;

III - incompatibilidade paraodesempenhode suas funçõessingulares e especificas; ou

(27)

DA ASSISTÊNCIA

Art71-0 município prestará serviços de assistência médicae previdenciária aos guardas civisestatu­ tários eseus dependentes, conforme condições estabelecidas na Lein® 2840, de 30 de junho de 1967, que regula a concessão de benefícios assegurados pelo Instituto de Previdência c Assistência Social dos Funcionários Municipais dePíracicabu-IPASP.

Parágrafo Único - O guarda civil quetemsua vida fiincional regida pela Consolidação das Leis do Trabalho, é, para o mesmofim, amparado pelaPrevidência Social da Prefeitura Municipal (IPASP), ficando tambémassegurado nos termos do artigo40 e parágrafos, da ConstituiçãoFederal, agarantia da complementação salarialnaaposentadoria dosCeletistas.

CAPÍTTJrn VT

DA PETIÇÃO E DAREPRESENTAÇÃO

Art 72 - Fica obrigatório à Prefeitura Municipale à Corporação da Guarda Civil, manter assegura­ dos, atravésdeapólices, todos os Guardas Civis ematividadeslaborais.

Art 73 -O guarda civil, seja qual for a suaclasse, graduação ou posto, temo direito de, no âmbito daCorporação, requerer ou representar.

Art74 - foda solicitação deveráchegar àautoridade competente, através dos devidos canais hierár­ quicos.

§ lo " Caberá recurso á autoridade superior, caso o interessadojulgue que o despacho dado à sua petição ou à sua rept^entação não foisatisfatório.

§ 2o - A solução dadaao recurso serádefinitiva, não cabendoao interessado recorrernovamente.

Art 75- As soUcitações devem ser despachadas, se a soluçãoforde âmbito interno, ouencaminhadas aórgãosexternosà GCMP, sea estas couber decidir, emitir parecer ou aduzirinformações, no prazo dc 10 (dez) dias úteis.

§ lo - A contagem do prazo fixadoneste artigocomeça apartir da datado recebimentoda solicitação no protocolo do Comando da GCMP.

§ 2o- Dadaa decisão, a mesma será publicada emBoletim Internoda Corporação e no Diário Oficial do Município,

(28)

28 Art 76- As representaçõesdevem ser vazadas em termos respeitosos e tratar tão somente do fatoou dos fatos em evidência, podendo ser fimdamentadascomdocumentos comprobatórios, ou a cies refe- rir-se,quando se tratarem de documentosoficiais.

Parágrafo Único - A representação deve ser objetiva, sem insinuações, comentários capiciosos ou matéria impertinente.

Art 77 -Os pleitos administrativosa serem instauradosjunto aos demais órgãos municipais têm seu rito regulado no Estatuto dos Funcionários Públicos do Município dePiracicaba.

CAPÍTULO vn

DAS PRERROGATIVAS

Art 78 - Constituem prerrogativas do guardacivil as honras e distinções devidas aos graus hierárqui­ cosouaoscargos, como:

I -O usode titulos, uniformes, distintivos, emblemas einsígnias adotadas por meio de Leis ou Regu­ lamentos e que correspondamao cargo ou emprego, posto, graduação, classe, Corpo, Quadro, Cursos ou Especialidades;

II - O recebimento, no âmbito da Corporação, das honras, tratamento e sinais de respeito que lhes cabem.

CAPÍTULO Vlll

DO USO DOS UNIFORMES

Art. 79 - Os uniformes simbolizam a autoridadedo guarda civil comas demais prerrogativas que lhes são próprias.

g lo - À composição dos uniformes adotados naGCMP, bem como as disposições para o seu uso constam dedispositivos específicos.

§ 2o - É transgressão disciplinar grave o desrespeito aosuniformes, distintivos, insígniase emblemas adotados.

4rt SO •* É proibido ao guarda civil o usodos uniformes:

(29)

dequeautorizado peloComandante.

CAPÍTULO K

DO REGIME ESPECIALDETRABALHO

Art.]81 - Pela natureza dos serviçosque a Coiporação prestadiutumamente e sem qualquerlapso de tempo inclusive, com maior concentração de esforços nashoras em que os serviços ligados A segu­ rança dos bens, instalações e serviços e aoauxílio aopúblicoescasseiam, elaexige de seus integrantes a observância de horários especiais dededicaçãoetrabalho e que não podemserdescuidados ourecu­ sadospelo guarda civil.

§ 1§** - Ficavedadoqualquer ato discriminatório contra os trabalhadores da Guarda Civil concernentes a:

§ 2o - A gratificaçãoprevista neste artigo só será paga integralmente ao guardacivil em efetivo exer­ cíciode suas funções, salvo nos casos dosafastamentosprevistos em Kei, quandoserá paga nas pro­ porções em que esta determinar.

I- Alimentação;

n- Horasextras;

ni - Adicionais.

§ 2** - É obrigatório ofornecimento dealimentação, aosGuardas Civis quando da prestação de servi­ ços emturnos ininterruptos superior A OR horas.

CAPÍTULO X

DA GRATIFICAÇÃO DO RET/GC

Art 82 -Ao guarda civil aeripaga, mensalmente, umagratificaçSo sobre seus vencimentos, emfim- ç!(o <lo regime especial doIrabalh» a qtie osü mijoito.

§lo - O valor gratificação de que tratao “caput” deste artigo fica fixada em30% do vencimento pa­ drãodo gratificando.

(30)

30 § 3o- Agratificaçãoprevista neste artigo será incorporada aos vencimentos do guarda civil quando de sua aposentadoria, desde que o mesmo não tenha praticado nenhum afastamento de suas funções específicas, nos últimos 48 (quarentae oito) meses que antecedem o seu pedido de aposentadoria.

CAPÍTULO XI

DO COMPARECIMENTO PERANTE AS AUTORIDADES

POLICIAISOU JUDICIÁRIAS

Art 83 - O tempo cm que o integranteda guarda civil comparecer,mediante requisição oficial peran­ te asautoridadespoliciais oujudiciárias, emobjeto de serviço decorrente desuas funçõese cujo tem­ po exceder ou estiver fora de seu horário normal de trabalho, deverá ser indenizado nos termos da Lei.

CAPÍTULO xn

DOREGIME12/36 HORAS

i i ■ ■

Art 84-0 regime detrabalho de 12 horas corridasde serviço por 36 horasde recesso, impÕe-se em certos casos, comode interesse e necessidadedo serviço e do próprio guarda civil, podendo, por­ tanto, ser adotado quando foro caso de atender às conveniênciasdoserviço.

§ lo - Para efeitos da modalidade 12/36horas, sábadosedomingos serão considerados dias normais de serviço.

§ 2o - Somente perceberá a folga trabalhada o guarda civil que estiver escalado em dias feriados ou de ponto facultativo desde que 50% (cinquenta porcento) ou mais de horas de sua jornadade trabalho estejam inseridas nesses dias especiais.

Art 85-0 guarda civil que concorre ao regime dehorárioprevistonestecapítulo somente fará jus ao percebimento doperíodo de folga se houvero falogeradorda mesma, ou seja, o trabalho no dia an­ terior.

■ « Art 86- Para aefetivaçãoda escala especial dc 12/36 horas, deverá serformalizadoacordoexpresso, por escrito, entreo guarda civil interessado e o Comando da Corporação, acordo esserenovável a cada 12 (doze) meses.

(31)

I

: 31

Parágrafo TIntco- A assinaturadesse acordonão será garantia de que o guarda civil só concorreráà escala em questão,umavez que ele deve sujeitar-se a qualquermodalidade de designação, em atenção

expressa aos interesses doserviço. i

Art. 87- Quando,por forçado RET/GC, oguardacivil fot convocado para serviços que fujam asua escala normal de trabalho, ashoras ouo dia de serviço extraordinárioserão indenizados na forma que a Lei determinar.

Art 88- Todoo efetivoda GCMP estará automaticamenteconvocado quando ocorrer ou estiverna iminênciade ocorrer calamidadepublica ou qualquer outro evento especial que justifique essa medida.

TÍTULO VI

DO PROVIMENTO E ACESSO AOS POSTOS, GRADUAÇÕES E CLASSES

PREVISTOS NOQUADRO DE EFETIVO DA GCMP.

CAPÍTULO I

DO PROVIMENTO

Art 89- Os postos, graduaçõesou classesvagos naGCMP só poderão serprovidos compessoal que satisfaça aosrequisitos degrau hierárquico e dequalificaçãoexigidosparao desempenho dafimção singulareespecificade guarda civil,sendo que as vagas serão providas poratodenomeação e far-se- ão mediante:

I * CúticuiBOpúblico, paiaas vagas de classe úúcial;

11- Promoção,mediante concurso interno dcprovas, títulos cmérito, para as demaisvagas .

§ lo -Os concursos de que trata este artigo serão realizados por Comissão especialmente designada pelo Sr. PrefeitoMunicipal, por indicação do Sr. Comandante da GCMP, conforme Alt. 92 destes Estatutos,

• w

§ 2o - No concurso para provimento da classe inicial, deverá ser observado o que dispõe o “Regulamento Geral de Concursos Públicos realizadospela PrefeituraMunicipal dePiracicaba”e suas modificações, devendo levar-se em conta, sobretudo, a desünação singular e específica do Guarda Civü.

(32)

32 SEÇÃO ÚNTCA

DO PROVIMENTO INICIAL

Art 90 - O concurso público destinado ao preenchimento de cargos oferecidos na carreira inicial, apóso acolhimento da inscrição regular docandidato, obedecerá às seguintes fases:

I - TESTE DE CAPACITAÇAO FÍSICA;

n -

PROVA DE CAPACITAçAO INTELECTUAL;

in -

INSPEÇAO DE SAÚDE. COM A REALIZAÇÃO DE EXAMES COMPLEMENTARES; IV - EXAME PSICOTÉCNICO;

V - PESQUISA SOCIAL SOBRE O CANDIDATO;

VI- CHAMADAS E MATRÍCULAS DOS CLASSIFICADOS PARA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE GC,

VII -AVALIAÇÃO FINAL DO CURSO

§lo- Os candidatosclassificados após atendidas as fases deI a V, retro, serão chamados à matrícu­ la, observando-se a ordemde classificação, para preenchimento do númerode vagasoferecidas no Curso deFormação de Guardas Civis, curso este quedeverá ter aduraçãomínima de 03 (três) e má­ xima de 06 (seis) meses.

§ 2®- Aos candidatos queexcederem a lista de chamada para a matrícula no Cursode Formação, não caberánenhumrecurso que não aqueleprevisto no Art153, desta Lei.

§ 3o - Nos exames complementares, incluídos na 3afase, deverão constar, obrigatoriamente, testes toxhológicose outros que objetivem detectar eventuais portadores de moléstias que impeçam o candi- : dato a assumir função pública.

g 4o - A classificação dos inscritos para amatricula noCurso de Formaçãoserá apurada conforme a : média ponderada dasnotas obtidaspelo candidato no teste de Capacitação Física (peso 1) eprova de Capacitação Intelectual (peso 2),desde que atendidasfavoravelmente as fases m, TV e V, retro, sendo ; que asnotaspara o teste de capacitação física sãoaquelas mencionadas no § 1® do Art. 95, desta Lei.

Art 91 - Comno mínimo 30 (trinta) dias de antecedência, deverá ser publicadoEdital onde conste, w além dosdados já mencionados nesteRegulamento, aqueles necessários à consecução da inscriçãodo candidato, tais como;

(33)

f ■í

• -1 H) escolaridadeexigida;

Üí) ovMor da respectiva taxa e a forma do seu recolhimento;

rV) as condições para a realização das provas de seleção;

V)os programas adotados para asprovas;

1 ■1 ■ j .‘3 ■ ;

VI)a bibliografia reconiaidada aos candidatos;

VQ) oscritériosaserem ufSizados para a correçãoda prova;

3

"l í í í 7

Vm) interposiçãode recursos^ quandofor o caso;

■ #

IX) númerode vagas otérecidas nos Cursos de Formação, além de outras informações jnlgad^g per­ tinentes.

Art 93 - Aoscandidatos ao curso de formação de guarda civil deve ser exigida, á época da inscrição, prova de conclusão de lo @:au.

Art 93 - Às provas de escolaridade de qUetratamos Art. 92e 110 devem ser fornecidas por escolas oficiais ou reconhecidas por órgão governamentalapropriado.

Art 94 > Para cadacmtcurso instaurar-se-á uma Comissão queserá responsável por todas as etapas de sua realização e confixine a natureza do certame, as comissões deverão ter as seguintes constitui­ ções:

I ’ Para provimento inicial na carreira:

a> Presidente > o Subcomandante

b) Membros:.

1. O Secretário Mmiicipai de Administraçáo;

1 pessoa indicada pela Prefeitura;

1 Inspetor,

4. 1 Subinspetor.

c) Secretário - 1 GC

'i

3

(34)

34 IT -Paraacesso na carreira:

I

a) Presidente -o Subcomandante i b) Membros:

1. O Secretário Municipal de Administração; 2.1 pessoa Indicada pela Prefeitura;

3. 2 Inspetores.

c)Secretário -1 Subinspetor

Art 95 -Os índices mínimos aserem atingidospelos candidatos no Teste de Capacitação Física são osconstantesdo anexo I,aos presentesEstatutos.

§ 1®-Paraobtenção da media necessária à classificação previstano §4® do Art. 89 deste Regulamen­ to, os conceitos: “Insuficiente”, “Regular”, “Bom” e “Muito Bom” transtbrmam-se nas notas: ü (zero), 5 (cinco), 7,5 (sete e meio) e 10 (dez), respectivamente.

§ 2® - O candidato que nãoobtiver suficiênciaem, pelo menos.2 (duas)das 3 (três) provas realizadas, seráconsiderado inabilitadoà matrícula nocurso de formação deGuardas Civis.

Art. 96 - Apartir <l«<lata do matricula no Cümo do Formaçho aló a data do «ou desligamento por ter sido aprovado ounSo, o aluno fazjus a uma bolsa dc estudos a ser paga pelos cofres municipais, no valormensal correspondente ao padrão A de tuna referência iitiediatamenteinferior àquela devida ao guarda civil nomeado para a carreirainicial.

Art97-0alunomatriculado e frequentando o Curso de Formação de GuardaCivil já fica sujeito às Leis e Regulamentos que regem a Instituição, ressalvando-se que o mesmo se encontranumperíodo de adaptação.

Art 98- Vencidastodas as etapas, inclusive com a obtenção damédia suficiente àaprovaçãoquando da avaliaçãofinal do curso, o candidato habilitado seráadmitido ao cargo inicial da carreira de guarda civil, em estágio probatório.

Art 99-0 amparo a ser oferecido pela administração ao aluno matriculadoefrequentandoo curso de formação de guardas civis está discriminado nos parágrafos 5®, 6®, 7®, 8® c 9® do Art. 5® destes Estatutos.

(35)

^rt too -Ocorrendodesligamento por falta de aproveitamento ou por indisciplina, o aluno receberá I que fazjus até a data de seu desligamento.

CAPÍTULO II

DO ACESSO, DA PROMOÇÃOE DA PROGRESSÃO

SEÇÃO I

DO ACESSO

Art 101 - Os concursos internos, destinados ao preenchimento de classes, graduações e postos exis­ tentesno Quadro Efetivo daCorporação, obedecerão aos seguintescritérios:

PARA O CARGO DE: 1 CONCORREM:

INSPETOR SUBINSPETOR Z1 INSPETORA SUBINSPETORA SUBINSPETOR/I SUBINSPETOR/2 e GC/CD SUBINSPETORA GCF/CD GC/CD GC/1 GCK/CD GCF/1 GC/1 GC/2 CCF/1 CCF/2 1

§ lo-Sóconcorrerão a promoçãoos guardas civisaprovadosno testedc Capacitação Física c desde que aprovados, também, em Inspeção de Saúde.

§ 2o - Os critérios de tempo a serem observados para a habilitaçãoà promoção estão expressos no Alt 108e as condiçõesdeinterrupção do interstíciono Art 109.

§ 3o -Para acomodação inicial dos quadros, serão, excepcionalmente, realizados concursos internos, previstosnoartigo 154, desta Let

Art. 102 - As provas,títulose méritos relativosao concurso regulado por este Capítulo serão mensu­ rados da seguinteformae os resultados bnçados na “Ficha de AvaÚaçâo Pessoal para Promoção”, conforme anexon dospresentes Estatutos.

I) Tempo na GuardaCivil

(36)

36 TT) Tempo como Subinspetor

Número demesesmultiplicado pelo coeficiente0,5;

IIPAções MeritóriasRegistradas

Ações Meritórias registradas nos assentamentos da GC ou GCF e que tenham suscitado perigo ou risco daprópriavida: 10pontos por cadaregistro.

IVT Escolaridade

a • Totaldas séries complementares no:

I. ■

1) l®grau

.1 I

- multiplicai*pelo coeficiente 2

2) 2" grau

- multiplicarpelo coeficiente 4

b- Semestres complementados noCurso Superior:

(admitindo-seaté uma dependência no semestre)

-multiplicarpelocoeficiente 3

V) Apresentação de Certificados de Cursos Internos,terminados com aproveitamento

-0,1 ponto por hora da carga horáriade cada curso

VB Teste de Capacitação Técnica

Parteteóricaescrita- até 40 pontos ena parte prática - até 10 pontos

VII) Conceitos sobre Mérito Profissional Mérito Moral ede Aptidão para Chefia

Aseremfixadospelo Comandante,ouvidosos integrantes da Comissão dePromoção.

VIII) Teste deCapacitaçã^ísica

Observar a tabela de índices mínimos a seremalcançados, conforme a faixa etária do candidato - AnexoIHaopresentes estatutos.

(37)

Conforme registronos assentamentos docandidato SeExcepcional Se Ótimo Se Bom ^Regular acrescentar acrescentar acrescentar acrescentar 20 pontos; 15pontos; 10pontos; 05 pontos.

Art. 103 - A totalização dospontos obtidos pelo candidato à promoção será a médiaaritméticados graus alcançados nos incisos de I a IXdo artigo anteriore constantes daFicha de Avaliação.

Art 104 “Para rins de cálculo das médiasnecessárias, osíndices relativos a MéritoProfissional, Méri­ to Moral e de Aptidão para Chefia, expressosem “Muito Bom*’, “Bom”, “Regular” e “ Insuficiente”, transformam-se nas notas: 10,0 (dez), 7,5(sete e meio), 5,0(cinco) e o (zero), respectivamente.

Art 105 - Deverão ser levadas emconsideração as punições porventura sofridas pelo candidato nos últimos 15 meses contados retroativamente a partir do diaanterior, 31 de Janeiro, aoda promoção, P Fevereiro, abatendo para tanto, do total depontos obtidos na Fichade Avaliação:

I) 02 pontos para cada advertência;

U)04 pontos para cadarepreensão; e

j i

in) 08pontos para cada dia de suspensão.

Parágrafo Único - As datas de encerramentodas alterações com vistas à apuração de pontospara a promoção e dapromoçãopropriamente dita estãoreguladas no § 8o do Artigo6**, destesEstatutos.

Art 106 - Além da progressão vertical, cujomecanismo de acesso foi exposto nos artigos anteriores, o guarda civil candidata-se, também, à progressão horizontal, que é a passagem de um padrão salarial para outroimediatamente superior (letra), atéo limite da faixasalarialdo posto, graduaçãoou classe onde elc estiver enquadrado.

!

SEÇÃOII

i

e

DAPROMOÇÃO

$

Art 107 - Apromoção é a mudança de cargo acompanhada de vencimento para um nível superior, namesma carreira, pelo critério de merecimento, desdeque o servidor comprove, através de concurso interno, avaliação detítulos e dedesempenho, suacapacidadepara exercício das atribuições docargo.

(38)

38 Art 108 - Devem ser observadas para a promoção, com vistas ao preenchimento das vagas que ocor­ rerem, os interstícios mínimos de tempocontadosa partir de 92(noventa e dois) dias que antecede­ ram a última promoção tanto para o guarda civil como para o feminino (datas de referência: 31 de outubro - encerramentodas alterações e 1® fevereiro, data da promoção):

I) deuma classeàoutra - 01 (um) ano;

TT) de GC/1 ou GC/COa subinspetor - 02(dois) anos c,

III) de subinspetor a inspetor > 05 (cinco)anos.

§ 1® - O tempo de 02(dois) anos, previsto no inciso 11 deste artigo, poderá ser vividosó na classe de GC/1 ou nade GC/CD,sucessivamente.

§ 2® - Ocorrendo falta pronunciadano quadro de oficiais ou dc graduados, os tempos dc interstício previsto nos incisos Q e IQ poderão ser reduzidos ematé 50% do tempo original.

Art 109 -Interrompeointerstício; I) a pena de suspensão;

II) a falta injustificada.

Parágrafo Único - Inicia-senova contagem a partir dadatasubsequente à do término documprimen­ to dapenalidade ouda volta ao trabalho.

Art 110 "Para as promoções previstas parao ano de 1999e seguintes, será exigido, tanto do Guarda Civil Masculino como do Feminino, o que segue:

T)Subinspetor(a) candidato(a) ao posto de Tnspetor(a)*. provade conclasâo de 2o grau;

II) GC/CDou GC/1 candidato à graduação de Subinspetor(a): prova de matricula e de frequência em curso de2o grau;

III) GCde qualquer classecandidato à classe imediatamente superior; prova de conclusão de lo grau.

Parágrafo Único - As provas de escolaridade dc que trata este artigo devem ser fornecidas por esco­ las oficiais ou reconliecidas por órgão governamentalapropriado.

(39)

SEÇÃO ITl

DAPROGRESSÃO

Art 111 -A progressão é a elevação do servidor de um padrão salarial paraoutro imediatamente su­ perior dentro da faixa salarialda classea que pertence.

Art 112- A progressão seguirá os padrões estabelecidos pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração,

CAPÍTULOIII

DAREINTEGRAÇÃO

Art 113- A reintegração, decorrente de decisão judicial transitadaem julgado, é o reingresso do inte­ ressado no quadro de efetivo daGCMP.

Art 114 - Areintegração será efetivada nocargo anleriormenteocupado pelo interessado.

Parágrafo único- Nahipótese do caigotersido transformado, na situação resultante da transforma­ ção e, se extinto, emcaigo de i'emuneração efunçõesequivalentes.

Art 115 - O guarda civil que estiver ocupandoo caxgo outiinção objeto da reintegração passará à situação de excedente até aabertura da primeiravaga, a qual lhe será destinada, conforme inciso IV do Artigo 66, retro.

■ i

Art. 116 -A antigüidade doreintegrado será contada, paratodos os rins, apartir dadata do seu ante­ rior iitgresso naCorporação.

I I

CAPÍTULO IV

DAREADMISSÃO

Art. 117- Readmissão é o reingressonosquadros da GCMP docidadão demitido a seu próprio pedi­ do.

Art 118 -A rcadmissãosó poderá acontcccr para ocupação dc vaga na classe inicial c desde que o candidato satisfaça as exigências do Edital de ConcuisoPúblico destinado ao provimento das vagas existentes.

(40)

Art 119 - Se aprovado no concurso, o interessado será readmitido, passandoacontarsua antigüidade a partir dadata indicadano ato que o readmitir.

Parágrafo Único - O readmitido teráassegurada acontagem do tempo de serviço prestadoanterior­ mente, tanto para efeito de aposentadoria e de concessão de adicional de tempo de serviço.

TITULO VII

■ i ■

DAS ATRIBUIÇÕES FUNCIONAIS

CAPÍTULO1

DO COMANDO E DAADMINISTRAÇÃO

SEÇÃO I

DOCOMANDANTE

Art 120 - O Comandante é responsávelportudoque ocorrer em todosos setoresda Instituição, ca­ bendo-lhe, além de encargos relativos à instrução, à disciplina e às relações com autoridades diversas, as seguintesatribuições edeveres;

I) - superintender Iodas as atividades e serviçosda Guarda Civil, facilitando, noentanto, o livreexer­ cício das funções de seus subordinados, afim de que desenvolvam o espírito de iniciativa e sintam a responsabilidade decorrente;

II) - ter a iniciativa necessária ao exercício do Comandoe usá-lasob sua inteira responsabilidade;

III) - esforçar-se para que seus subordinados façam documprimento dodever umverdadeiro modo de vivere exigir que pautem sua conduta, quer dentro, quer fora da instituição, pelasnormas damais severamoral;

IV) - imprimir a todos os seus atos, como exemplo, amáxima correção, pontualidade e justiça;

V) - cuidar para que os inspetores sob seu Comando siivam, em tudo e por tudo, de exemplopara seus subordinados;

VI) - conhecerbemseus comandados;

(41)

41 VTÍÍ)- atender àsponderaçõesjustas de todosos seus subordinados,quando feita.s em termos apropri­ ados edesde quesejamde sua competência;

IX) -nomear oudesignar comissões que setomem necessárias aobomandamento do serviço;

X) - realizar as movimentações de guardascivis, objetivando amelhor conveniência do serviço;

XI)- dar suas ordenseinstruções, sempreque possível, por intermédio doSubcomandante, devendo, porém, aqueles que as receberemdiretamente, dar ciência ao Subcomandante, na primeira oportuni­ dade, e

XII) - estabelecer as Normas Gerais de Ação (NGA)daGuarda Civil.

SEÇÃO n

DOSimCOMANDANTE

•II ■ ■ • ■

Art 121 -O Subcomandante, ChefedoEstadoMaior daGuarda Civil e responsávelpela coordena­ ção de seus elementos, e o principal auxiliar e substituto imediato do Comandante da Unidade, seu intermediáiio na expedição detodas as ordens relativas à disciplina, instrução e serviços gerais, cuja execução,inclusive,cumpre-the fiscalizar.

1,' : .

Parágrafo único -Incumbeao Subcomandante:

! ■ Ijí

I) - encaminhar ao Comandante, devidamente informados, todos os documentos que dependem da decisão deste;

II) - levar ao conhecimento do Comandante, verbalmente ou por escrito, depois deconvenientemente apuradas, todas as ocorrências quenão lhe caiba resolver;

ni) - dar conhecimento ao Comandante dé todas as ocorrências e fatos a respeito dos quais haja providenciado por iniciativa própria;

IV) -* assinar documentos outomarprovidências de caráter urgente na ausência ou impedimento oca­ sional do Comandante, dando-lheconhecimentona primeira oportunidade;

V) - zelar pela condutapessoal e profissionaldosinspetores* subinspetorese guardas civis;

(42)

42 SEÇÃO TU

DASEÇÃODE PESSOAL (Gl)

Art 122 - OGl coChefe da laSeçãodoEM,responsável pelos encargosrelativos àcoordenaçãoe aocontroledas atividades relacionadas comopessoal, boletim e expediente sobre justiça e disciplina.

Parágrafo Único - Compete ao Gl:

1) -oiganizare manter em dia as relações de inspetores, subinspetores eGCs, paiaefeito de escalas de serviço;

II) - lazer as escalas de serviço de suacompetênciae submeter à aprovação do Subcomandante não só as escalas de sua responsabilidade, comotambém as escalas elaboradas pelasinspetorias;

III)- organizar fichários, mapas, relações e outrosdocumentosreferentes ao efetivo da Guarda Civil;

TV) - organizare manter em dia uma relação nominal do efetivo da Guarda, com respectivasresidên­ cias e telefones para efeitos de eventuais chamadas;

V) *• organizar,editar e distribuir o Boletim Interno daGuarda Civil;

VI) -estar emcondições de informar ao Comandante sobre o estado moral e disciplinar dos compo­ nentes daGuardaCivil;

VII) - supervisionai’e orientar, noque llie compete, o Núcleo de ApoioAdministrativo(NAA);

Vlll) * controlar a apresentação dc GCs quando solicitados c comparecer perante autoridades requisi-tantes; e

IX) > ter ciênciadoscasosatendidos pela AssistenteSocial eacompanhar o andamentodos mesmos.

SEÇÃO TV

DA SEÇÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

Art 123 - Éa assessoria do Comandante nos assuntos referentes ao serviço especial e às atividades de comunicação social, relaçõespúblicas internas eexternas, competindo ao Serviço Especial, dentre outras, asatividadessociais de biblioteca.

0

(43)

1) -ouvir a opiniãodos públicos interno eexterno;

II) - encarregar-se das ligações com aimprensa, notadamente para fins deesclarecimento dopúblico, respeitando e fazendo respeitar sempre aslimitações impostas pelosigilo;

III) - cooperar no preparo desolenidade cívico-militares e na sua divulgação, quando foro caso;

IV) - planejar atividades de lazer ede competições esportivas.

SEÇÃO V

DA SEÇÃO DE OPERAÇÕES EINSTRUÇÃO (G3)

Art 124 - O G3éoChefe da 3" Seção do EM* responsávelpelas atividades relativas áinstrução e às operações, competindo-lhe:

I) -planejar corganizar, conforme determinaçãodoComandante, toda a instrução da GuardaCivil;

II) - superintender todas as atividades ligadasa instrução;

III)-organizar todasas cerimônias cívicas, noâmbito da Instituição;

IV) - coordenar a participação da Guarda Civil em cerimônias externas queestejam sob o Comando ou Coordenação dc autoridade estranhaàGuarda;

V) - planejar, coordenar e supervisionar, em constantecontatocom asinspetorias, toda atividade - fim da Guarda Civil;

VI) ~manter o subcomandante eocomandante informadodas atividades sobsuaresponsabilidade;

VII) - manter dados estatísticossobre ocorrências atendidas, permanentementeatualizados.

SEÇÃO VI

DA SEÇÃODEADMINISTRAÇÃO

Art 125- O G4 ó 0 Chefeda 4a Seção doEM eé, também,o Fiscal Administrativo e, como auxiliar imediato do Comandante na Administração, c o principal responsável pela perfeita observância dc todas as disposições regulamentares relativas à administração, competindo-lhe, ainda:

(44)

44 * T) - coordenarc fiscalizar os serviços efetuados pelasseções ou departamentos da Guarda Civil e ne­ cessários aofuncionamento perfeitodesta;

II) - exercer um controle efetivo sobre uso e condições do (a) Armamento, Munição, Material de Telecomunicação, Viaturase consumo de combustíveis e lubrificantes, entre outros atos administrati­ vos.

Parágrafo único- Ossetores ligados ao G4 para fins de coordenação efiscalização sãoGARAGEM, MANUTENÇÃO, ALMOXARfi'ADO E ALFAIATARIA.

SEÇÃOVII

DO SECRETÁRIO

Art 126 - O Secretárioé auxiliarimediato do Comandante, competindo-lhe:

I) -receber toda documentação diária interna, mandar protocolá-la e levá-laao Subcomandante;

II) - coordenare responsabilizar-se pelo setordeRecepção;

III) - coordenar e responsabilizar-se pelo fluxo de telecomunicação interna;

IV)- redigir toda correspondência, cuja natureza assimo exigir;

V) - subscrevercertidões e documentos afins;

VI) -manter em ordem e emdiao arquivo de documentaçãosob sua responsabilidade, incluindo aí os documentossob custódia do Comandante oudoSubcomandante;

VII) - fiscalizar pessoalmente aexpedição dacoirespondência, fazendoregistrá-la eiii protocolo onde será passadoocompetente recibo.

CAPÍTULO 11

DASINSPETORIAS E PELOTÕES AUTÔNOMOS

SEÇÃO I

no INSPETOR CHEFE

I

Referências

Documentos relacionados

3.949/17, presentes o Presidente e os Membros designados nos termos do artigo 1°., da referida Portaria, para deliberarem os trabalhos de avaliação de material permanente

o imóvel a ser objeto de concessão é composto de salas, copa e sanitário, que ocupa parte do prédio do Centro Cívico onde funciona a Prefeitura do Município de Piracicaba,

“não consigo respirar”, dita a exaustão até a sua morte. A violência contra essa mulher negra e periférica aconteceu cinco dias após a morte de George Floyd, cinco

O objetivo geral deste trabalho é identificar a concepção dos gestores com relação a burocracia presente nas práticas administrativas e pedagógicas da Instituição de

Para tanto, foi identificado o seguinte problema de pesquisa: Qual é a percepção dos oficiais superiores (altas patentes) da Polícia Militar do Estado de São Paulo quanto

notas fiscais de prestação de serviço, autorização para impressão de documentos fiscais, livros de escrita fiscal e comercial, programas e arquivos magnéticos

2&#34; A Planta Genérica de Valores e a Planta de Categoria de Imóveis Construídos, com os novos valores, ficam fazendo parte integrante do presente Decreto..

Cada escola de samba indicará à Coordenação dos Desfiles, até o dia estabelecido no Calendário Oficial de Carnaval, 01 (um) representante para, durante o desfile de sua