• Nenhum resultado encontrado

Tipos de veículos no Aimsun

PARÂMETRO SOBRE O RESULTADO DA SIMULAÇÃO

Nesta etapa é realizado o teste estatístico para identificar a significância de cada parâmetro sobre os resultados da simulação de cada cenário.

Para cada cenário considerado, representando uma determinada situação física da via sob condições de tráfego específicas, têm-se os seguintes passos:

a) Passo 1: Realizar para o primeiro parâmetro três experimentos, com a geração de

três conjuntos de dados referentes aos valores default, menor que o default, e maior que o default do parâmetro. Cada conjunto apresenta 30 ou mais observações (obtidas por meio de simulações independentes da situação considerada) Para os demais parâmetros, realizar dois experimentos, com a geração de dois conjuntos de dados referentes aos valores menor que o default e maior que o default. O experimento inicial realizado para o primeiro parâmetro, onde ele e os demais parâmetros assumem o valor default, gera um conjunto que será utilizado na análise de todos os parâmetros selecionados para o estudo. Isto é, a análise de cada parâmetro será feita com base em três conjuntos de dados. Serão considerados os resultados dos três conjuntos para as duas medidas de desempenho selecionadas na Etapa 04.

b) Passo 2: Analisar os dados dos três conjuntos obtidos para as medidas de desempenho consideradas no estudo, associadas aos três valores estudados para cada parâmetro avaliado, com relação à normalidade da distribuição dos seus valores (30 ou mais valores em cada conjunto).

c) Passo 3: Se no passo anterior o resultado for positivo e o conjunto de valores apresentar distribuição normal, realizar uma análise para testar a igualdade da variância dos três conjuntos por medida de desempenho e parâmetro analisado. d) Passo 4: Se for satisfatório o teste do Passo 3, fazer a comparação entre os

resultados das médias dos três conjuntos usando ANOVA. Assim, será determinada a significância da variação dos valores de cada parâmetro sobre as

78

medidas de desempenho selecionadas, para as quais os três conjuntos de dados são normalmente distribuídos e as variâncias não são estatisticamente diferentes entre si. Para as medidas de desempenho cujos três conjuntos não satisfizerem as duas condições referidas (normalidade e igualdade de variâncias), a comparação entre os resultados obtidos deverá ser feita por meio de testes não paramétricos. Para tanto, recomenda-se o uso do teste Kruskal-Wallis, para análise de dois ou mais grupos. Na Figura 4-8, apresenta-se o desenvolvimento da Etapa 07 do fluxograma do procedimento proposto. sim não sim não sim Parâmetro “n” não Análise ANOVA Cumpre o Teste de igualdade de variâncias? Análise testes NÃO PARÂMETRICOS Medida de desempenho diferente entre os cojuntos? Parâmetro IMPORTANTE para calibração Parâmetro NÃO IMPORTANTE para calibração Normalidade nos dados? 30 observações independentes para cada

situação considerada (experimento) Para cada parâmetro, geração de

três conjuntos de dados para as medidas de desempenho

selecionadas.

Análise estatística da significância de cada parâmetro sobre os valores das medidas de desempenho 7

79

O produto desta Etapa será a relação de parâmetros significativos para a calibração do simulador sob cada cenário estudado.

4.8 - ETAPA 08: IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS PARÂMETROS

Com base nos resultados da etapa anterior, nesta etapa são selecionados os parâmetros influentes nas simulações, e agrupados segundo os dois critérios a seguir apresentados. O primeiro critério refere-se à identificação do parâmetro como sendo influente em todos os cenários estudados. Ou seja, resultará em um primeiro grupo de parâmetros comuns

para todos os cenários simulados. Esse conjunto será denominado “importante”

considerando que esses parâmetros são os principais influentes para todas as situações analisadas por meio da microssimulação do tráfego.

O segundo critério diz respeito à identificação de parâmetros que somente são significativos para alguns cenários. Isto é, será obtido um segundo grupo de parâmetros influentes para certos tipos de cenários, com características próprias.

Na Figura 4-9 apresenta-se o desenvolvimento da Etapa 08 do fluxograma do procedimento proposto.

Figura 4-9: Etapa 08 do fluxograma do procedimento proposto 4.9 - TÓPICOS CONCLUSIVOS DO CAPITULO

a) Neste capítulo foi realizado o desenvolvimento do procedimento proposto para a identificação de parâmetros importantes em processos de calibração de microssimuladores.

80

b) Para cumprir com o propósito deste trabalho foram recomendadas duas medidas de desempenho, o tempo médio de atraso e comprimento médio da fila.

c) O procedimento proposto foi estruturado em oito etapas, consideradas necessárias e suficientes para identificar parâmetros importantes em processos de simulação microscópica. Começando pela definição da situação a ser estudada e passando pela identificação do propósito da simulação microscópica e das características gerais do cenário a serem estudadas, condições gerais dos cenários, características operacionais dos cenários e determinação das medidas de desempenho a serem testadas, foram definidos a lógica de variação dos valores do conjunto de parâmetros a ser estudado, as condições a serem observadas na simulação de cada condição a ser testada e o tratamento estatístico ao qual os resultados obtidos devem ser submetidos.

d) No tratamento estatístico dos resultados, a partir do teste de normalidade para os valores integrantes de cada conjunto de resultados (três conjuntos por medida de desempenho para cada parâmetro analisado) é proposta a realização da análise de homocedasticidade. No caso dos dados dos três conjuntos a serem comparados apresentarem distribuição normal e igualdade entre as respectivas variâncias, é recomendado o uso da análise ANOVA para definir a significância da diferença entre eles e, assim, a importância da variação do parâmetro a que estão relacionados no processo de microssimulação. No caso das condições de normalidade e homocedasticidade não serem verificadas, a análise da influência da variação dos parâmetros estudados sobre os resultados da microssimulação deve ser

feita por meio do teste não-paramétrico Kruskal – Wallis.

e) A aplicação do procedimento proposto permite a obtenção de um grupo de

parâmetros considerados influentes em todos os cenários simulados, ou seja, a variação deste grupo de parâmetros influencia diretamente nos resultados da simulação (medidas de desempenho). Outros conjuntos menores de parâmetros são identificados por serem influentes nos resultados das simulações em condições com características específicas.

81

5 - APLICAÇÃO DO PROCEDIMENTO PROPOSTO

As ferramentas comerciais de microssimulação disponíveis possuem os mais variados recursos para a análise da operação do tráfego em redes, e sua utilização requer a calibração dos diferentes parâmetros relacionados aos seus modelos e à descrição do cenário que será simulado. Neste capítulo, o procedimento proposto no Capítulo 4 para a identificação dos principais parâmetros de um microssimulador a serem calibrados é aplicado para o simulador Aimsun em 12 cenários distintos.