• Nenhum resultado encontrado

“Otimismo é esperar o melhor, confiança é saber lidar com o pior.”

Roberto Simonsen

EXAMINADORAS estão elevando a

quantidade de disciplinas exigidas nos concursos públicos, bem como ampliado o escopo de assuntos cobrados para cada uma delas. Diante desse cenário, tem sido cada vez mais difícil para os candidatos conhecerem profundamente todos os assuntos de todas as disciplinas constantes dos atuais certames.

É comum, notadamente pelo pouco tempo para preparo e por essa ampliação de disciplinas e assuntos, que você priorize algumas matérias em detrimento de outras, fato que conduzirá você, inexoravelmente, a não ter condições de responder todas as questões da prova com segurança.

Veremos neste capítulo que, mesmo sem dominar totalmente o tema, é possível responder algumas das questões utilizando o Método QB e obter preciosos pontos para conduzi-lo à aprovação/classificação. Conforme já detalhado na seção “Percentual para aprovação em provas do tipo Certo e Errado”, a nota de corte para classificação tem sido cada vez maior. Deixar um grande número de questões sem respostas pode eliminá-lo antecipadamente.

Importante ressaltar que este capítulo consolida e materializa toda a base metodológica do Método QB que, repita-se, foi criado a partir do insucesso de concurseiros (inclusive os

diversos insucessos dos autores deste livro). A síntese aqui explicitada condensa nos três postulados os nove princípios do método. Para cada um dos postulados, três princípios. E para cada um dos princípios, apresentamos exemplos de questões que o auxiliarão a replicar o mesmo modelo de interpretação na resolução de provas futuras.

Ou seja: criamos a estrutura, expomos a análise prática por meio de exemplos e concluímos cada um desses exemplos práticos com uma projeção de como você deverá interpretar questões semelhantes no futuro.

Figura 2 - Estrutura de aplicação do Método QB

I.

Ao final deste capítulo, você será capaz de: a) identificar indícios de que a questão é verdadeira ou falsa; b) conhecer princípios para responder questões, quando em dúvida; e, c) eliminar alternativas para o caso de questões do tipo múltipla escolha.

Postulados Aplicáveis a Questões Verdadeiras A experiência e a análise de várias provas nos permitem concluir que é possível identificar nas questões de concursos alguns elementos que indicam que aquela questão é verdadeira ou que

tornam muito pouco provável que ela seja falsa.

Os princípios detalhados neste capítulo, que denotam que uma questão é verdadeira, estão relacionados a uma ou mais das seguintes características:

1) não restringem muito; 2) quando fazem alguma restrição, informam que há a possibilidade de haver exceções;

3) são inclusivos, ou seja, afirmam algo, mas deixam claro que podem existir outras situações similares ou, até mesmo, exceções;

tão genérica que a proposição seria verdadeira para

qualquer tipo de assunto. 1º- Princípio da prevenção ao recurso N o Capítulo 2 - Como o avaliador pensa, você aprendeu que uma das preocupações da banca é reduzir a possibilidade de recursos.

Um recurso bem embasado e procedente indica que o avaliador falhou ao elaborar a questão; portanto, ele busca proteger-se dessa possibilidade.

Em qual tipo de questão você acredita que a preocupação do avaliador é maior? Nas questões pensadas para serem verdadeiras ou nas falsas?

A questão falsa contém pelo menos um erro intencionalmente inserido pelo examinador. Se o avaliador falhar em sua elaboração, dificilmente a tornará verdadeira. O mais provável é que a falha do avaliador torne a questão com mais um erro, o que a manteria como falsa do mesmo jeito.

Em contrapartida, nas questões pensadas para serem verdadeiras, a falha do avaliador poderá torná-la falsa ou levar a uma dupla interpretação, o que levaria a alteração do gabarito ou anulação da questão.

Nessa linha, é fácil perceber que se o avaliador demonstrou preocupação em “proteger” a questão é porque ela provavelmente é VERDADEIRA.

Vejamos alguns exemplos: Exemplo 10

(CESPE - 2014 - TC-DF - Analista de Administração Pública - Sistemas de TI)

Com relação ao regime diferenciado de contratações e à disciplina legal sobre o pregão, julgue os itens subsequentes.

Entre outras proibições, veda-se, no

pregão, a exigência de garantia de proposta bem como a exigência da aquisição do edital pelos licitantes como condição para participação no certame.

Observe que a expressão “entre outras” demonstra a preocupação do avaliador em manter a questão verdadeira. O avaliador poderia ter entrado diretamente no assunto: “veda- se, no pregão, a exigência….”. A questão continuaria verdadeira, porém ele se preocupou com um eventual recurso que alegasse que a questão está incompleta, o que poderia levar a anulação.

Logo, uma questão desse tipo provavelmente será verdadeira. ATENÇÃO!!

falsa. Ela continua verdadeira, porém vimos, neste exemplo, que o avaliador foi cauteloso e não queria deixar margem à dúvida.

Exemplo 11

(CESPE - 2014 - TC-DF - Analista de Administração Pública - Sistemas de TI)

Com relação ao regime diferenciado de contratações e à disciplina legal sobre o pregão, julgue os itens subsequentes.

Jogos Olímpicos de 2016, o regime diferenciado de contratações aplica- se a obras e a serviços voltados à construção, à ampliação e à reforma de estabelecimentos penais e de unidades de atendimento socioeducativo, entre outras.

Gabarito C

Mais uma vez, a expressão “entre outras” contribui para que a questão não fique incompleta. Preocupações e cautelas dessa natureza evidenciam que o examinador está tentando proteger a questão e essas características são indícios de que a questão é verdadeira.

Exemplo 12

(CESPE - 2014 - Polícia Federal - Administrador)

Em relação à gestão de processos e de projetos, julgue os itens que se seguem.

Entre as técnicas para

aprimoramento de processos

destaca-se o Six Sigma, por meio do qual se mapeiam as exigências dos clientes a fim de transformá-las em requisitos de qualidade adotados pela organização.

Gabarito C

A expressão “entre as técnicas para aprimoramento de processos” faz aqui o papel da

expressão “entre outras”.

Questão muito similar ao exemplo anterior e com igual análise.

Exemplo 13

(CESPE - 2013 - STF - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Julgue os itens a seguir, relativos a noções de administração geral e pública.

A implementação da gestão do conhecimento em uma organização demanda que ocorram as seguintes etapas, não necessariamente consecutivas ou mesmo ordenadas:

geração do conhecimento; codificação do conhecimento e transferência do conhecimento. Gabarito C

Por que o examinador teria a preocupação de destacar que “não necessariamente consecutivas ou mesmo ordenadas”? Provavelmente porque a questão é verdadeira. Um eventual recurso poderia alegar que determinado autor, por exemplo, considera que há casos em que a ordem pode ser outra ou que haveria etapas intermediárias entre elas e, portanto, não são consecutivas.

Se a questão fosse falsa, ele não teria que se preocupar com isso, pois a questão pensada para ser falsa já contém pelo menos um erro. Não haveria, portanto, a necessidade de preocupação quanto à existência de mais um erro. Outra vez mais, quando diante de questões semelhantes no futuro, já sabemos que há elevada probabilidade de elas serem verdadeiras.

ATENÇÃO!!

Citar itens fora de ordem não torna a questão falsa. Ela continua verdadeira, porém,

mais uma vez, observamos a cautela do avaliador que não quer deixar margem para eventual recurso.

Exemplo 14

(CESPE - 2014 - TC-DF - Auditor de Controle Externo)

No que se refere ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), julgue os itens seguintes.

Para o empregado doméstico, considera-se salário de contribuição a remuneração registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social, observadas as disposições

normativas pertinentes.

Gabarito C

A expressão “observadas as disposições normativas pertinentes” também denota uma preocupação do avaliador em manter a oração que a antecede verdadeira. Afinal de contas, sempre devem ser “observadas as disposições normativas pertinentes”, certo? Geralmente, esse tipo de expressão tem o objetivo de evitar:

a) que a questão esteja incompleta,

interpretação; ou

c) resguardar de uma possível exceção.

Essa questão também tem relação com o Princípio da interpretação de texto (retomaremos esse assunto logo mais adiante).

Exemplo 15

(CESPE - 2014 - SUFRAMA - Analista Técnico - Administrativo) Acerca do sistema e do processo de orçamento federal e das inovações introduzidas pela Constituição Federal de 1988, julgue os itens que

se seguem.

Entre as responsabilidades da SOF

está incluída a realização de estudos e pesquisas concernentes ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento do processo orçamentário federal. Gabarito C A expressão “entre as responsabilidades da SOF” faz, aqui, o papel da expressão “entre outras”.

A questão poderia ser descrita

somente como: “A

responsabilidade da SOF é a realização de estudos e pesquisas concernentes ao

desenvolvimento e ao aperfeiçoamento do processo orçamentário federal”.

Por que a preocupação em deixar claro que há outras responsabilidades da SOF? Provavelmente, porque a questão é verdadeira.

A omissão da expressão “entre as responsabilidades da SOF” manteria a questão verdadeira, porém, um possível recurso poderia alegar que:

a) a questão dá a entender que a responsabilidade citada é a principal da SOF; ou

b) a questão dá a entender que não há outras responsabilidades para o órgão.

O avaliador, portanto, teve a intenção de proteger a questão de um possível recurso. Preferiu ser cauteloso.

Logo, em situações futuras, diante de questões com essa peculiaridade, é bem provável que a questão seja verdadeira.

Exemplo 16

(CESPE - 2014 - CADE - Analista Técnico - Administrativo)

Acerca da comunicação na gestão pública e da gestão de redes organizacionais.

Entre os meios de comunicação utilizados no serviço público,

incluem-se as portarias, as instruções normativas, os despachos, os pareceres e as circulares.

Gabarito C

Exemplo muito similar ao anterior.

A cautela do avaliador indica que ele quis proteger a questão. E já sabemos que esse zelo todo é evidenciado em questões pensadas para serem

verdadeiras.

Exemplo 17

(CESPE - 2014 - ANATEL - Analista Administrativo - Administração) Acerca do regime diferenciado de contratações públicas (RDC) e sua regulamentação, julgue o item.

O RDC norteia-se, entre outros

princípios, pelo princípio da economicidade, previsto constitucionalmente no tocante à fiscalização contábil, financeira e orçamentária da administração pública.

Novamente, o avaliador enfatizou que há outros princípios.

Ele não quis correr o risco de um eventual recurso que alegasse que:

a) a questão dá a entender que não há outros princípios que norteiam o RDC;

b) a questão dá a entender que a economicidade é o princípio mais importante.

Exemplo 18

(CESPE - 2014 - ICMBIO - Analista Administrativo)

Acerca do regime dos servidores públicos federais, julgue os itens de 23 a 25.

O servidor em exercício nomeado para cargo de provimento efetivo está sujeito a estágio probatório pelo período de três anos, durante o qual serão avaliadas sua aptidão e sua capacidade para o desempenho do cargo, observando, entre outros

fatores, a assiduidade e a responsabilidade a fim de adquirir estabilidade.

Gabarito C

Alguma dúvida?

A cautela do avaliador indica que a questão é verdadeira.

ATENÇÃO!!

Apesar de não ser a regra, há algo bem frequente nessas questões.

Repare que, normalmente, a expressão que indica cautela do avaliador começa com a palavra “entre”, veja: “entre outros fatores”, “entre outras causas”, “entre outras características” e outras similares.

Exemplo 19

(CESPE - 2013 - ANCINE - Analista Administrativo - Área 1)

Julgue os itens a seguir, acerca de processos e da gestão de projetos.

Os impactos que a adoção da gestão de processos ocasiona em uma organização incluem a quebra dos silos e feudos da gestão corporativa tradicional.

Gabarito C.

A palavra “incluem” é uma forma implícita de dizer “entre outros impactos”.

Guarde com carinho essas dicas: uso da palavra “entre” e “incluem” evidenciam uma busca por proteger a questão de possíveis recursos.

Portanto, a presença das expressões mencionadas, bem como de outras que também demonstrem esse tipo de cautela do avaliador em “proteger” a questão, como explicamos, torna muito provável que ela seja verdadeira.

2º- Princípio do “politicamente correto” OU Princípio do “fica difícil negar”

Algumas vezes, mesmo sem saber profundamente uma determinada lei ou posição doutrinária, é possível identificarmos indícios de que a questão seja verdadeira.

Quando o avaliador, por exemplo, expõe uma assertiva dita politicamente correta, é muito provável que esta questão seja

verdadeira porque, dificilmente, a legislação ou a doutrina diria o oposto.

Esse princípio está

Documentos relacionados