• Nenhum resultado encontrado

A Faculdade La Salle mantém convênios e parcerias com empresas do ramo, organis- mos governamentais e não governamentais e Instituições, Conselhos, Cooperativas, Institutos de Pesquisas do setor agronômico.

6.1. Intercâmbio Nacional e Internacional

A Rede La Salle está presente em mais de 80 países, nos quais possui mais de 70 Insti- tuições de ensino Superior, sendo 11 conveniadas à Faculdade La Salle de Lucas do Rio Ver- de e outras cinco conveniadas no Brasil. A Faculdade mantém convênios com outras Institui- ções de Ensino Superior do país e no exterior possibilitando ao acadêmico ampliar e aprofun- dar seus conhecimentos. Possui um programa de incentivo à mobilidade acadêmica, inserindo por semestre até cinco acadêmicos, dos cursos de graduação para que possam obter experiên- cia internacional durante seu programa de graduação por um período de até seis meses, com possibilidade de prorrogação de até um ano na faculdade no exterior em convênio com a Fa- culdade La Salle. Além deste programa, o acadêmico poderá ser inserido em empresas multi- nacionais através das empresas parceiras que a Faculdade La Salle mantém, possibilitando ao aluno a ampliar sua visão e agregar conhecimento em um país diferente da sua cultura, além da possibilidade de participação e acompanhamento de pesquisas desenvolvidas nas grandes empresas.

6.2. BRF

A partir da associação entre a Sadia e a Perdigão iniciado em 2009 e finalizado em 2012 com o processo de fusão, a empresa destaca-se como uma das principais na indústria exportadora de proteína animal no mundo, com exportações para mais de 110 países, ofere- cendo mais de cinco mil produtos. A empresa possui 49 fábricas espalhadas pelo Brasil, além de nove unidades industriais em operação no exterior, destacando-se como a sétima maior companhia de alimentos do mundo. A Unidade Agroindustrial Lucas do Rio Verde compre- ende um abatedouro de aves e de suínos e uma fábrica de produtos industrializados. A unida- de é referência no mercado brasileiro em relação aos seus processos tecnológicos - os mais avançados do mundo - e à adoção de princípios de sustentabilidade, considerando compromis- so com o meio ambiente e o envolvimento com a comunidade e públicos que estão sob a área de influência do empreendimento. Nesta empresa o aluno poderá vivenciar experiências e adquirir conhecimento nas áreas de Zootecnia – suinocultura (ciclo completo: cria, recria,

Projeto Pedagógico do Curso Superior de Agronomia p. 140 engorda e melhoramento genético); avicultura (ovos férteis e aves de corte); nutrição animal.

6.3. Fiagril

Com sede em Lucas do Rio Verde, a Fiagril tem na sua área de atuação os municípios de Sorriso, Sinop, Ipiranga do Norte, Vera, Cláudia, Itanhangá, Nova Mutum, Tapurah, São José do Rio Claro e Santa Rita do Trivelato, todos na região Médio-Norte de Mato Grosso. Em 2011, a Fiagril expandiu seus horizontes para fora do Estado do Mato Grosso ao estender suas operações em Tocantins. A empresa é focada no fornecimento de fertilizantes, defensi- vos e assistência técnica especializada para os cultivos de soja, milho, algodão, sorgo, feijão e arroz. A importância de verticalizar suas atividades levou a empresa a investir na fabricação de biodiesel, destacando-se como um meio estratégico de introdução de matriz energética com potencial redutor de emissão de gases poluentes na atmosfera e capacidade de produção de 200 milhões de litros por ano de biocombustível. A produção de biodísel gera um subproduto, a glicerina que possui grande utilização nas indústrias alimentícias, têxteis, farmacêuticas, cosméticos e de celulose. Atua também no comércio e armazenamento de grãos, com capaci- dade para mais de 700.000 toneladas e, mais recentemente, tornou-se acionista da empresa Serra Bonita Sementes, em Goiás, com capacidade para a produção de sementes em larga escala. Nesta empresa o aluno poderá vivenciar experiências e adquirir conhecimento nas áreas de agroindústria, assistência técnica em grandes culturas, mercados de produtos agríco- las, armazenamento e secagem de grãos, comércio e uso de fertilizantes e defensivos agríco- las.

6.4. KODYAK

Com o objetivo de desenvolver as pequenas e médias propriedades rurais de Lucas do Rio Verde, a Agroindustrial PSF LTDA (KODYAK), tem como objetivo a fabricação de ali- mentos para animais. Atualmente a KODYAK produz e comercializa, diversos tipos de rações e sais minerais, assim como o beneficiamento e comercialização de produtos agrícolas (prin- cipais: soja, milho e sorgo) para seus associados. Atua também no segmento de transportes de suínos, prestando serviços terceirizados à empresa BRF. Nesta empresa o aluno poderá viven- ciar experiências e adquirir conhecimento nas áreas de cooperativismo, comunicação e exten- são rural, processos e práticas participativas no meio rural, desenvolvimento e gestão na agri- cultura familiar.

Projeto Pedagógico do Curso Superior de Agronomia p. 141

6.5. Fazenda Mano Julio

Atua em diversos setores, visando a sustentabilidade. As atividades desenvolvidas abrangem um complexo produtivo com lavoura de grãos (soja, milho, algodão, arroz e feijão), bovinocultura de corte e de leite, suinocultura, avicultura com produção de ovos férteis e granjas de terminação, produção de energia limpa (bioenergia e biogás) por meio do uso de biodigestores e fabricação de ração.

1º) Agricultura: com aproximadamente 20 mil hectares de cultivo entre áreas próprias e arrendadas. Conta com safras intercaladas por ano, com elevada produtividade de soja (3.450 kg/ha), milho-safrinha (7.200kg/ha) e algodão (250 @/ha).

2º) Suinocultura: 18 mil matrizes de suínos, distribuídas em quatro diferentes unida- des. Produzem, aproximadamente 500 mil leitões por ano. As terminações são realizadas em 2 unidades: engorda, em média,300 mil suínos/ano terminados.

3º) Gado de Corte: sistema de confinamento e pastagem, com terminação duas vezes ao ano, totalizando 28 mil cabeças/ano terminados.

4º) Produção de leite: conta com 450 vacas das raças Jersey e Jersolando (cruzamento entre as raças Holandesa e Jersey) com capacidade para 1,8 milhões de litros de leite/ano).

5º) Avicultura: atua em dois núcleos de produção, com 46 milhões de ovos férteis/ano e 1,5 milhão de aves/ano terminadas.

Nesta empresa o aluno poderá vivenciar experiências e adquirir conhecimento nas áreas de agricultura: soja, milho, feijão, algodão e arroz e pastagem. Irrigação/ fertirriga- ção/pivô central; Zootecnia – suinocultura (ciclo completo: cria, recria e engorda); avicultura (ovos férteis e aves de corte); bovinocultura (gado de corte – sistema intensivo e semi- intensivo e gado de leite); Integração e sustentabilidade – biodigestor, produção de energia, produção de gás, reutilização energética – reutilização de dejetos (biogás e bio-fertilizantes), integração entre atividades produtivas; Licenciamento ambiental; Processos de Administração e Gestão e Economia da empresa agrícola.

6.6. Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde

Tem por finalidade o desenvolvimento técnico-científico e educacional voltado ao in- cremento e sustentabilidade da produção agrosilvipastoril, industrial, preservação ambiental, desenvolvimento socioeconômico e comunicação social. Atua também como órgão de pes- quisa e validação de tecnologias para a região do cerrado, caracterizando-se como a principal parceira da Faculdade La Salle nas atividades voltadas às aulas práticas, estágios e inserção

Projeto Pedagógico do Curso Superior de Agronomia p. 142 dos alunos à pesquisa. Nesta empresa o aluno poderá vivenciar experiências e adquirir conhe- cimento nas áreas de experimentação agrícola, uso de fertilizantes e defensivos agrícolas, ma- nejo e preparo do solo, processo de análises de sementes e plantas, entomologia e fitopatolo- gia agrícola, meteorologia e climatologia, análises laboratoriais de sementes como germina- ção, vigor, pureza, dentre outros.

6.7. Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde

Associações Civil formada por membros de uma mesma classe ou categoria profissio- nal e econômica, que visam coordenar, representar e defender os interesses e direitos de seus associados, relativos ao exercício de suas atividades. Tem como função principal, congregar os integrantes de uma mesma categoria, sejam empregados, empregadores, trabalhadores, autônomos ou profissionais liberais, que exerçam as mesmas atividades ou profissões simila- res ou conexas.

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lucas do Rio Verde foi fun- dado em 1989. Vem desenvolvendo projetos socioambientais na área de influência da BR- 163, congregando agricultores e agricultoras de vários sindicados, associações e cooperativas da região. Nesta associação, o aluno poderá aprimorar seus conhecimentos nas áreas de co- mercialização, economia, administração, cooperativismo, cadeias produtivas, comunicação e extensão rural, associativismo, processos e práticas participativas no meio rural, crédito agrí- cola e elaboração de projetos de custeio e investimento, licenciamento ambiental, entre outras afins.

6.8. Prefeitura Municipal De Lucas Do Rio Verde

Através das Secretarias Municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, promove o desenvolvimento do Município, especialmente apoiando as atividades de agropecuária nas unidades familiares de produção; na implantação de políticas de apoio, regularização e licen- ciamento ambiental; no desenvolvimento de políticas de saneamento urbano com projetos de reciclagem e coleta seletiva, paisagismo e produção de mudas e arborização urbana. Suas ati- vidades são desenvolvidas na perspectiva do desenvolvimento econômico, tecnológico com inclusão social, atuando como um agente articulador, mediador e orientador das relações entre as organizações, instituições, entidades e sociedade em geral. Com esta Secretaria, o aluno poderá fazer experiências e adquirir conhecimento nas áreas de comunicação e extensão rural, associativismo, gestão de desenvolvimento com ênfase na agricultura familiar, produção de

Projeto Pedagógico do Curso Superior de Agronomia p. 143 culturas e cultivos em sistemas de baixa adoção de tecnologias, criação de pequenos animais, processos e práticas participativas no meio rural, produção de mudas arbóreas e ornamentais e paisagismo.

6.9. EMPAER

Empresa mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural: é uma entidade que busca difundir novas tecnologias para os pequenos e médios produtores, a fim de gerar e garantir o desenvolvimento econômico e social das famílias rurais. Foi instituída em decor- rência da fusão da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa de Pesquisa Agropecuária (Empa) e Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codeagri). A empresa atuando em todos os municípios do estado, disponibilizando os serviços de assistên- cia técnica e extensão rural, pesquisa e fomento aos agricultores familiares através da opera- cionalização de 132 escritórios locais, nove regionais, três centros de pesquisa (Várzea Gran- de, Sinop e Cáceres), seis campos experimentais em atividades (Rosário Oeste, Nossa Senho- ra do Livramento, São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra, Juína e Acorizal), quatro viveiros de produção (Cáceres, Sinop, Várzea Grande e Rosário Oeste) e seis laboratórios (Várzea Grande). Toda essa estrutura conta com a força de trabalho de aproximadamente 574 funcionários. Seu slogan é “A Serviço da Família Rural”, desta forma incentivando o sistema produtivo sustentável, permitindo o crescimento socioeconômico da pequena e média propri- edade rural. O aluno poderá vivenciar experiências e adquirir conhecimento nas áreas de co- municação e extensão rural, associativismo, gestão de desenvolvimento com ênfase na agri- cultura familiar, produção de culturas e cultivos em sistemas de baixa adoção de tecnologias, criação de pequenos animais e pecuária leiteira, processos e práticas participativas no meio rural, crédito agrícola e elaboração de projetos de custeio e investimento, licenciamento ambi- ental, comercialização, economia, administração, cooperativismo, cadeias produtivas e outras afins.

6.10. Piscicultura Amazônia

Implantada em uma área de 3,6 hectares, possui 40 tanques e está localizada próxima ao perímetro urbano de Lucas do Rio Verde. A piscicultura Amazônia é um empreendimento familiar que trabalha com a produção de alevinos de matrinxã, jatuarana, tambacú, tambaqui, pintado, pirarucu, tambatinga, piauçu e curimba. Por ser um empreendimento familiar permi- tirá ao acadêmico além de conhecer as tecnicas de reprodução, produção, manejo e alimenta-

Projeto Pedagógico do Curso Superior de Agronomia p. 144 ção de peixes, conhecer também as particularidades do modo de vida da agricultura familiar, sua racionalidade, forma de organização do trabalho, formas particulares de inserção ao mer- cado e principais políticas públicas para o setor. Nesta empresa o aluno poderá vivenciar co- nhecimentos nas áreas de reprodução, manejo e engorda de peixes e embasado nos conceitos de avanços da nutrição animal.

6.11. Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso

Desenvolve um conjunto de ações estratégicas que se agrupam em três grandes eixos de atuação, que estruturam o sistema o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia: fomento à produção cientifica e tecnológica; educação superior e educação profissional e tecnológica.

6.12. Delicius Fish

Possui um complexo industrial que inclui fábrica de rações, laboratório de melhora- mento genético de peixes nativos como tambacu, pintado amazônico, pintado pantaneiro, pi- raputanga, jatuarana e tambatinga, A produção de alevinos é, em média, de 15 milhões de alevinos para uso próprio e fornecimento a criadores de todo o país, além de possuir lagos para a criação de peixes, com 300 ha de lâmina d’agua, com capacidade de produção mensal de mais de 200 toneladas de pescado. Nesta empresa o aluno pode vivenciar e adquirir conhe- cimento nas áreas de reprodução, manejo e engorda de peixes, nutrição animal.

Projeto Pedagógico do Curso Superior de Agronomia p. 145