• Nenhum resultado encontrado

2. Gestão do Passivo

2.1. Reavaliação das Projeções e Hipóteses Atuariais

2.1.2 Parecer Atuarial Agilent

I. Estatísticas

Agilent

Keysight

Fonte: Relatório de Avaliação Atuarial - 2015

II. Hipóteses e Métodos Atuariais

De acordo com a consultoria atuarial em 2014 foram realizados estudos de aderência de hipóteses atuariais para atender os dispositivos previstos nas bases técnicas da Resolução CGPC nº 18/2006 e da Instrução nº 7/2013. Nessa ocasião foram analisadas as seguintes hipóteses:

Tábua de Mortalidade Geral (válidos); Tábua de Entrada em Invalidez; Rotatividade;

Projeção do Crescimento Real de Salário; Taxa Real Anual de Juro.

Fonte: Relatório de Avaliação Atuarial – 2015

Keysight

Fonte: Relatório de Avaliação Atuarial – 2015

Embora a empresa Keysight não seja solidária às demais patrocinadoras do Plano de Benefícios Agilent, foi realizado um único estudo de aderência, uma vez que a adesão da Keysight na

condição de patrocinadora do plano ocorreu em 01/08/2014 com a transferência de empregados da patrocinadora Agilent Technologies Ltda., já participantes do Plano de Benefícios Agilent.

III. Patrimônio Social

Conforme demonstrado no Balanço da HP Prev o Patrimônio Social atribuível ao Plano de Benefícios Agilent em 31 de dezembro de 2014 é de R$ 64.470.145,64, sendo o atribuível à patrocinadora Keysight o valor de R$ 37.178.546,78.

De acordo com informações prestadas pela HP PREV Sociedade de Previdência para a manutenção de títulos mantidos até o vencimento (marcados na curva), o Plano de Benefícios Agilent possui estudos que evidenciam a capacidade de atendimento das necessidades de liquidez em função dos direitos dos participantes, das obrigações do plano e do perfil do exigível atuarial do plano de benefícios conforme determina Resolução CGPC nº 4/2002.

IV. Patrimônio de Cobertura, Provisões e Fundos do Plano

Com base nos dados cadastrais, utilizando as hipóteses e os métodos anteriormente mencionados, e no parecer da consultoria atuarial. O Fundo de Sobras de Contribuições é constituído pela parcela do Saldo de Conta de Patrocinadora não incluído no Saldo de Conta Total e poderá ser utilizado para reduzir as contribuições futuras das respectivas patrocinadoras ou para cobertura de eventuais insuficiências do plano de acordo com o regulamento do Plano de Benefícios Agilent.

V. Variação do Passivo Atuarial

O quadro a seguir apresenta um resumo do passivo atuarial encerrado em 31/12/2014 comparado com o passivo atuarial encerrado em 31/12/2013 atualizado, pelo método de recorrência, para 31/12/2014.

Keysight

Fonte: Relatório de Avaliação Atuarial - 2015

Segundo a Towers com base nas informações fornecidas anteriormente a elevação da parcela de benefício definido das Provisões Matemáticas de Benefícios a Conceder decorreu, principalmente, da alteração da hipótese de crescimento salarial. Entretanto visto que o Plano de Benefícios Agilent é um plano cujo passivo atuarial é composto majoritariamente por saldos de conta, a parcela de benefício definido do plano da Provisão Matemática de Benefícios a Conceder é passível de alterações percentualmente significativas, porém, quantitativamente irrelevantes.

VI. Plano de Custeio Patrocinadoras

De acordo com a Lei Complementar nº 109/2001, a Agilent deverá efetuar, durante o ano de 2015, as contribuições mensais estimadas em 5,91% da folha de salários de contribuição, sendo 4,08% correspondente às contribuições normais definidas pelo regulamento do plano e 1,76% para cobertura das despesas administrativas.

Já a Keysight deverá efetuar, durante o ano de 2015, as contribuições mensais estimadas em 8,82% da folha de salários de contribuição, sendo 2,5% correspondente às contribuições definidas pelo regulamento do plano, 1,09% para amortização das Provisões Matemáticas a Constituir – Déficit Equacionado e 5,23% para cobertura das despesas administrativas.

Com base no parecer, as patrocinadoras poderão utilizar durante o ano de 2015, mediante reversão mensal, os recursos existentes no Fundo de Sobras de Contribuições, desde que sejam suficientes para financiar as contribuições mensais das patrocinadoras, exceto as destinadas ao custeio das despesas administrativas. Esgotados os recursos existentes no Fundo ou na hipótese de serem insuficientes para cobertura da contribuição do mês, as patrocinadoras deverão retomar o recolhimento mensal das contribuições.

Participantes

As contribuições básicas e suplementares mensais dos participantes deverão ser praticadas conforme previsto no regulamento do plano, que foram estimadas em 5,81% (Agilent) e 7,07% e (Keysight) da folha de salários de contribuição, supondo que todos os empregados participantes elegíveis a contribuir venham efetivamente a contribuir com base nos percentuais máximos previstos no regulamento.

Autopatrocinados

Os participantes autopatrocinados deverão efetuar as contribuições de participantes e patrocinadoras definidas no regulamento do plano. Adicionalmente, os participantes da Agilent deverão efetuar as contribuições de 1,76% do salário de contribuição de para o custeio das despesas administrativas. E da Keysight contribuições de 5,23% para o custeio das despesas administrativas.

Benefícios Proporcionais Diferidos

De acordo com o regulamento, as patrocinadoras poderão assumir o custeio das despesas administrativas do participante que optar ou tiver presumida a opção pelo instituto do benefício proporcional diferido, seguindo critérios uniformes e não discriminatórios.

Tendo em vista a natureza do plano e a vinculação, nesse tipo de plano, da contribuição patronal com os fatos efetivamente ocorridos: tais como salários realmente pagos, contribuição realizada pelo participante e índice de adesão ao plano, as taxas de contribuição definida, apresentadas no Parecer são estimativas, podendo, portanto, deixar de coincidir com as taxas efetivamente praticadas.

Conclusão da Towers

Com relação ao Plano HP o atuário concluiu que “o superávit apresentado em 2014 foi mantido nos mesmos patamares do ano anterior e que que o plano encontra-se financeiramente equilibrado em conformidade com os princípios atuariais geralmente aceitos”.

No Plano Agilent o atuário observou que “o aparecimento do déficit ocorreu principalmente em função da rentabilidade do plano abaixo do esperado. Face ao exposto, na qualidade de atuários responsáveis pela avaliação atuarial anual regular do Plano de Benefícios Agilent da HP Prev, informamos que o plano encontra-se financeiramente equilibrado em conformidade com os princípios atuariais geralmente aceitos”.

Documentos relacionados