• Nenhum resultado encontrado

No Censos 2011 foram contabilizados 19.654 edifícios no concelho de Ponte de Lima, com uma idade média de 34 anos.

A freguesia de Vilar do Monte possui o valor mais elevado de idade média dos edifícios, com 66 anos e a freguesia da Queijada o mais baixo, com 16 anos.

Na freguesia da Seara foram contabilizados 267 edifícios, com a idade média de 23 anos.

O número de edifícios para cada uma das freguesias do concelho de Ponte de Lima, contabilizados no ano de 2011, é o seguinte:

Freguesia Número edifícios Freguesia Número edifícios Freguesia Número edifícios Freguesia Número edifícios Freguesia Número edifícios

Anais 522 Cabaços 338 Fontão 508 Mato 165 Sandiães 240

Arca 281 Cabração 134 Fornelos 677 Moreira do

Lima 478

Santa

Comba 235

Arcos 330 Calheiros 455 Freixo 643 Navió 116

Santa Cruz do

Lima

258

Arcozelo 1438 Calvelo 378 Friastelas 258 Poiares 329

Rebordões (Santa Maria)

461

Ardegão 122 Cepões 272 Gaifar 161 Ponte de

Lima 674 Serdedelo 205

Bárrio 191 Correlhã 1106 Gandra 555 Queijada 149 Rebordões

(Souto) 511

Beiral do

Lima 403 Estorãos 304 Gemieira 303 Refóios 1215

Vilar das

Almas 236

Bertiandos 178 Facha 664 Gondufe 266 Rendufe 125 Vilar do

Monte 77

Boalhosa 138 Feitosa 427 Labruja 259 Ribeira 850 Vitorino

das Donas 458

Brandara 214 Fojo Lobal 152 Labrujó 75 183 Vitorino

dos Piães 670

Freguesia da Seara 267

Concelho Ponte de Lima 19654

III – CONTEXTUALIZAÇÃO

_____________________________________________________________________

Para o concelho foram contabilizados 21.977 alojamentos familiares, em que quase a totalidade é do tipo clássico e a maioria utilizados como residência habitual.

A densidade de alojamentos no concelho de Ponte de Lima é de 68,6 N.º/km².

Para a freguesia da Seara, dos 281 alojamentos familiares contabilizados (todos do tipo clássico) 76,5% são ocupados como residência habitual, 14,2% como residência secundária e 9,3% dos alojamentos encontravam-se vagos.

A densidade de alojamentos na freguesia da Seara é de 70,25 N.º/km².

Localidade

Alojamentos Familiares

Total Clássico Não clássico Formas de ocupação Colectivo Residência habitual Residência secundária Vago Concelho Ponte de Lima 21977 21867 5 14270 6361 1241 105 Freguesia Seara 281 281 0 215 40 26 0

Fig. 3.14 Alojamentos familiares (INE: Censos 2011)

No que se refere à época de construção dos edifícios do concelho de Ponte de Lima, 6,6% foram construídos até ao ano de 1919. O período temporal mais representativo neste domínio é a década de 80 do seculo XX, com 19,4%. Os últimos 10 anos correspondem a 17,4% do total, com 3410 edifícios construídos.

Quanto à idade média dos edifícios do concelho de Ponte de Lima, o valor fixa-se nos 34 anos, segundo o Censos 2011.

Neste indicador, a freguesia com o maior valor é Vilar do Monte, com 66 anos. A freguesia da Queijada apresenta a menor idade média dos seus edifícios, com 16 anos.

III – CONTEXTUALIZAÇÃO

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

A APLICAÇÃO DO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL (PDM) NA FREGUESIA DA SEARA, PONTE DE LIMA

69

III – CONTEXTUALIZAÇÃO

_____________________________________________________________________

3.1.4 – Ensino

Seguindo as recomendações da Carta Educativa, a rede escolar do concelho de Ponte de Lima sofreu uma grande transformação.

Nos últimos anos foram criados quatro agrupamentos escolares, constituídos por estabelecimentos com vários ciclos de ensino, designadamente:

Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima:

- Centro Educativo da Correlhã, construído em 2006, com ensino pré-escolar e ensino básico do 1.º ciclo;

- Centro Educativo da Facha, construído em 2009, com ensino pré-escolar e ensino básico do 1.º ciclo;

- Escola EB 2/3 da Correlhã, com os ensinos do 3º ciclo, secundário e profissional; - Escola Secundária de Ponte Lima, totalmente reabilitada em 2017, com os ensinos do 3º ciclo, secundário e profissional.

Agrupamento de Escolas António Feijó:

- Centro Educativo da Feitosa, construído em 2007, com ensino pré-escolar e ensino básico do 1.º ciclo;

- Centro Educativo da Gandra, construído em 2009, com ensino pré-escolar e ensino básico do 1.º ciclo;

- Centro Educativo da Ribeira, contruído em 2005, com ensino pré-escolar e ensino básico do 1.º ciclo;

- Centro Educativo de Fornelos, construído em 2009, com ensino pré-escolar e ensino básico do 1.º ciclo;

- Escola EB1 de Ponte de Lima, com ensino básico e ensino pré-escolar; - Escola EB1 de Rebordões Souto, com ensino básico e ensino pré-escolar; - Escola EB 2/3, com os ensinos do 3º ciclo, secundário e profissional; - Jardim de infância de Ponte de Lima, com ensino pré-escolar;

- Jardim de infância de Rebordões Santa Maria, com ensino pré-escolar.

Agrupamento de Escolas de Arcozelo:

- Centro Educativo de Arcozelo, construído em 2009, com ensino básico do 1º ciclo; - Centro Educativo das Lagoas, construído em 2012, com ensino básico do 1º ciclo;

III – CONTEXTUALIZAÇÃO

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

A APLICAÇÃO DO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL (PDM) NA FREGUESIA DA SEARA, PONTE DE LIMA

71

- Escola Básica e Secundária de Arcozelo, com os ensinos do 2º e 3º ciclo, secundário e profissional;

- Jardins de infância de Arcozelo, com ensino pré-escolar; - Jardins de infância de Brandara, com ensino pré-escolar; - Jardins de infância de Calheiros com ensino pré-escolar; - Jardins de infância de Cepões, com ensino pré-escolar.

Agrupamento de Escolas de Freixo:

- Centro Escolar de Freixo, construído em 2008, com ensino pré-escolar e do 1º ciclo; - Centro Escolar de Vitorino dos Piães, construído em 2004, com ensino pré-escolar e ensino do 1º ciclo;

- Escola Básica de Poiares, com ensino pré-escolar e ensino básico do 1º ciclo; - Escola Básica do Freixo, com ensino do 2º e 3º ciclo.

Esta reformulação da oferta educativa no concelho foi iniciada durante a fase inicial do período de vigência do actual PDM, de 2004 a 2009, sendo concluída em 2013.

Destaca-se o trabalho desenvolvido na criação de estabelecimentos de ensino destinados aos alunos mais novos, como jardins de infância e escolas do 1º ciclo.

Neste processo, a escola do ensino básico do 1º ciclo da Seara encerrou e os alunos foram transferidos para o Centro Educativo da Facha, localizado na freguesia vizinha a cerca de 2 Km, onde é ministrado o ensino pré-escolar e ensino básico do 1º ciclo.

Os bebés da Seara frequentam a creche do Centro Paroquial e Social da Facha.

No concelho, para além do ensino profissional ministrado nos agrupamentos escolares, existem três escolas profissionais (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, em Arca; ETAP – Escola Profissional, em Ponte de Lima; Epralima – Escola Profissional do Alto Lima, em Ponte de Lima), três estabelecimentos de ensino superior (Escola Superior Agrária, em Refóios; Universidade Fernando Pessoa, em Ponte de Lima; Universidade Aberta - Centro Local de Aprendizagem de Ponte de Lima, em Ponte de Lima) e um estabelecimento específico de educação musical (Academia de Música de Ponte de Lima).

III – CONTEXTUALIZAÇÃO

_____________________________________________________________________

3.1.5 – Cultura

O município de Ponte de Lima presta um papel relevante na preservação dos recursos culturais locais com apoio logístico a associações culturais, na dinamização de novas iniciativas e com a construção de novos equipamentos de utilização colectiva como a Expolima, o Pavilhão de Feiras e Exposições, as Ecovias, o Parque de Campismo das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, a Quinta Pedagógica de Pentieiros, os parques e jardins públicos e as áreas de recreio nas imediações do rio Lima. Nos últimos anos, em simultâneo com estes novos equipamentos e após obras de reabilitação profunda, foram adaptados vários edifícios de valor patrimonial para equipamentos de cariz cultural como o Museu Rural, inaugurado em 2001, o Arquivo Municipal, na antiga Casa do Calvário, o Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima, instalado no Paço do Marquês desde 2016, o Centro de Interpretação do Vinho Verde, a funcionar na Casa Torreada dos Barbosa Aranha, imóvel classificado como de Interesse Público, o Museu do Brinquedo Português, a Biblioteca Municipal, o Teatro Diogo Bernardes, o Albergue de Peregrinos, o Espaço Internet, inaugurado em 2003, o Museu dos Terceiros, em 2001, a Torre da Cadeia Velha, com espaço de exposição e loja de turismo, a Capela das Pereiras, como miradouro e local de exposições e espetáculos, o Paço do Marquês, a Oficina das Artes na Casa do Arnado, com albergue de peregrinos de S. Tiago e Centro de Interpretação do Território. Nestes equipamentos desenvolvem-se diversos eventos de cariz cultural e recreativos que estimulam e dinamização a cultura local e o turismo, trazendo a Ponte de Lima milhares de visitantes e turistas, onde se datacam a Feira do Cavalo, a Feira de Caça, Pesca e Lazer, a Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais, o Festival Internacional de Jardins, a Vaca das Cordas e as populares festas do concelho as FEIRAS NOVAS.

Com um papel muito importante na valorização e divulgação da cultura tradicional e etnográfica e em simultâneo no incentivo ao convívio, através de formas de ocupação dos tempos livres como danças, músicas e cantares tradicionais, destacam-se as 56 associações de cariz cultural e recreativa existentes nas diversas freguesias do concelho. Na freguesia da Seara os espaços de cultura existentes e as colectividades que mantêm vivas as tradições locais são:

- espaços de cultura: Antiga escola primária – Espaço Memória.

III – CONTEXTUALIZAÇÃO

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

A APLICAÇÃO DO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL (PDM) NA FREGUESIA DA SEARA, PONTE DE LIMA

73

3.1.6 – Desporto

No concelho de Ponte de Lima o índice de cobertura dos equipamentos desportivos colocados aos serviços da população, associados em muitos casos aos estabelecimentos de ensino, aumentou substancialmente desde 2005 contrariando a análise efectuada no actual PDM que previa muitas freguesias sem qualquer equipamento deste tipo.

No total, distribuídos pelas diferentes freguesias existem 102 instalações desportivas nas diferentes tipologias como pavilhões, piscinas, campos de futebol com relvado sintético e em terra batida, campo de golfe, polidesportivos, campos de ténis, centro náutico, centro equestre, salas monodisciplinares e instalações especiais para espectáculo.

Destes destacam-se o Axis Golfe, o Centro Náutico de Ponte de Lima, o Centro Equestre Vale do Lima, o Campo de Ténis municipal, os 15 pavilhões desportivos municipais (Pavilhão Municipal de Ponte de Lima, Ala Sul; Pavilhão Municipal de Ponte de Lima, Ala Norte; Pavilhão Gimnodesportivo da Escola António Feijó; Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Ponte de Lima; Pavilhão Gimnodesportivo da Escola de Arcozelo; Pavilhão Gimnodesportivo da Escola da Correlhã; Pavilhão Gimnodesportivo da Escola de Freixo; Pavilhão Gimnodesportivo da Facha; Pavilhão Gimnodesportivo da Feitosa; Pavilhão Gimnodesportivo de Refóios; Pavilhão Gimnodesportivo de Fornelos; Pavilhão Gimnodesportivo de Fontão; Pavilhão Gimnodesportivo da Gandra; Pavilhão Gimnodesportivo de Vitorino dos Piães; Pavilhão Gimnodesportivo da Ribeira), os 5 campos de futebol com relvado sintético (Campo do Triunfo; Campo das Lagoas; Campo do Cruzeiro; Campo da Correlhã; Campo Eng.º Fernando Magalhães, em Vitorino de Piães), as 2 piscinas cobertas (piscina municipal de Ponte de Lima; piscina municipal de Freixo) e as 2 piscinas ao ar livre (piscina municipal do Festival de Jardins; piscina da Quinta de Pentieiros).

Concretamente na Seara existe o polidesportivo Edgar Flores.

O outro recinto localizado na envolvente próxima da igreja da freguesia encontra-se encerrado e sem condições para a prática desportiva.

III – CONTEXTUALIZAÇÃO

_____________________________________________________________________

III – CONTEXTUALIZAÇÃO

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

A APLICAÇÃO DO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL (PDM) NA FREGUESIA DA SEARA, PONTE DE LIMA

75

3.1.7 – Saúde

Os cuidados de saúde no concelho de Ponte de Lima são assegurados pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

A ULSAM presta cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados no distrito, fazendo parte desta o Centro Hospitalar do Alto Minho, localizado em Viana do Castelo, que assegura o serviço de urgência médico-cirúrgico no distrito.

Ao dispor especificamente da população do concelho de Ponte de Lima e da freguesia da Seara estão o Hospital Conde de Bertiandos e o Centro de Saúde de Ponte de Lima/Freixo.

O Hospital Conde de Bertiandos inclui um serviço de urgência básico e ainda serviços de cuidados de saúde hospitalares e serviços de cuidados continuados integrados.

O Centro de Saúde de Ponte de Lima/Freixo, sem internamento, é composto por extensões de saúde, Unidades de Saúde Familiar (USF), Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP).

O concelho dispõe também de um conjunto de serviços de saúde privados, nomeadamente clínicas com diferentes especialidades, num total de aproximadamente trinta equipamentos.