• Nenhum resultado encontrado

4.3.2 PARTE 2 – PROCEDIMENTOS DE TRABALHO

ESTUDO DE CASO DA ECOSORB TECNOLOGIA EM PROTEÇÃO AMBIENTAL SA.

4.3.2 PARTE 2 – PROCEDIMENTOS DE TRABALHO

Os procedimentos para a apuração do custo gerencial e fiscal e para a formação e análise do preço de venda objetivo praticados pela ECOSORB apresentam uma segregação entre produtos e serviços, sendo o segundo o objeto da pesquisa.

4.3.2.1 - Custo Gerencial dos Serviços

O custo gerencial dos serviços representa os gastos diretos realizados nas Bases de Atendimento a Emergências onde prestam serviços por contratos de prontidão e atendimentos emergenciais e pela área Técnica que desenvolvem projetos e treinamentos.

É originado pela emissão de Planilha “Orçamento de Serviços” – (Anexo 10), na qual são indicados os dados quantitativos referentes às horas técnicas por atividade, tempo de locação de equipamentos, materiais utilizados e despesas específicas.

Com os dados quantitativos é realizada a valorização de cada planilha, mediante a utilização dos seguintes critérios:

• Horas Técnicas

Corresponde à valorização das horas demandadas em cada categoria profissional envolvida, pelas respectivas taxas-hora, obtidas pelo somatório dos salários, encargos sociais e benefícios para os casos dos colaboradores CLT e pelo valor de honorários definidos contratualmente com profissionais autônomos.

• Locação de Equipamentos

Valor obtido pela multiplicação das unidades de trabalho (horas, km) previstas para cada equipamento a ser utilizado no projeto, pela taxa de depreciação técnica calculada mediante a aplicação da seguinte equação:

Valor de reposição - valor residual DT = ---

vida útil estimada

Assim como para os produtos fabricados e para facilidade na obtenção de dados, os valores a serem apropriados, são relacionados na planilha “Cálculo da Depreciação Técnica” (anexo 9).

Corresponde ao valor dos materiais a serem empregados na execução do serviço, obtido mediante a multiplicação das quantidades necessárias, pelo valor indicado na tabela “Preços de Materiais para Utilização em Projetos” (anexo 11).

• Despesas Específicas

Corresponde aos gastos com: locomoção, alimentação, transporte, hospedagem e demais vinculados com a execução do serviço, sejam eles reembolsados ou não pelo cliente, obtidos junto a Secretaria Administrativa.

4.3.2.2 - Formação do Preço de Venda Objetivo

Para a determinação do preço de venda objetivo, deve-se observar o seguinte: calcula-se um preço-base, utilizando-se dados internos da empresa; faz-se uma crítica desse preço-base à luz das características conhecidas do mercado (preço dos concorrentes, volume provável de vendas, etc.). Ajusta-se o preço às condições do mercado e verificam-se os reflexos desse novo preço sobre o lucro e demais aspectos econômico-financeiros da empresa; estudam-se alternativas pesquisando a relação Volume x Preço, de modo a se conseguir uma melhoria do lucro; e estabelece-se o preço mais conveniente.

A seguir, apresentamos o cálculo do preço básico e os seus componentes:

• Cálculo do Preço de Venda

finalidades de cálculo do preço de venda, o custo do produto e serviço deve ser tecnicamente determinado para a fabricação e execução de um produto ou serviço, mediante a elaboração de uma Ficha Técnica de Produto ou planilha de Orçamento de Serviço.

A ECOSORB utiliza a equação abaixo para calcular o preço básico:

PREÇO DE VENDA = CUSTO X MARK-UP

Para a composição do preço de venda objetivo, é necessário aliar ao custo gerencial obtido (conforme apresentado anteriormente) a inclusão do “Mark-Up”, conforme os critérios da empresa descritos abaixo:

• “Mark-Up”

O “Mark-Up” é um índice – multiplicador ou divisor – que aplicado ao custo do produto e/ou serviço fornece o preço de venda objetivo. Integram o “mark-up” os seguintes elementos, de acordo com a característica específica de empresa:

- ICMS (produto) ou ISS (serviço) - PIS

- COFINS - Fretes ( CIF )

- Comissões de Vendedores e/ou Representantes - Despesas Administrativas e Comerciais – DAC

- Despesas Financeiras (aquelas não associáveis aos produtos)

- Custos Indiretos de Fabricação – CIF (quando utilizada sistemática de custeio direto)

- Lucro

Os elementos constitutivos do “mark-up” encontram-se demonstrados de forma segregada, segundo seus índices de participação na formação dos preços objetivos.

A título de exemplificação a seguir são descritos os procedimentos da sistemática de análise e formação dos preços de venda:

• Despesas Proporcionais de Vendas – DPV

Correspondem aos porcentuais de Impostos Incidentes sobre as Vendas (ICMS ou ISS, PIS e COFINS), de conformidade com suas incidências específicas indicadas pela área Fiscal, comissões indicadas pela área Comercial e fretes negociados pela área de Suprimentos, que devem ser cobertos no preço.

Administrativas e Comerciais (DAC) e Lucro desejado (%).

Para a obtenção dos porcentuais que constituem a margem de contribuição é efetuado o seguinte cálculo:

CIF/DAC (%) = __CIF/DAC ($)_____ Receita Prevista ($)

onde:

CIF ($): custos indiretos de fabricação médios mensais.

DAC ($): despesas administrativas e comerciais médias mensais. Receita Prevista ($): receita prevista mensal.

• Cálculo do “Mark-up” – Preço de Venda à Vista – PVv

Um exemplo do cálculo do “mark-up” está apresentado na forma matemática abaixo:

PV = 100,00%

DPV = 10,80% (Impostos, Comissões)

Custo = X% --- 41,59% (*) (*) obtido por diferença.

PV% 100

Mark-up = --- = --- = 2,4044 Custo% 41,59

• Preço de Venda à Prazo – PVp

A formação do preço de venda a prazo, pressupõe que deva ser embutido o encargo financeiro para cobrir o prazo concedido ao cliente. Todavia considera-se que o preço calculado, mantenha a mesma margem de contribuição, em reais, obtida na venda à vista.

Na fixação do preço a prazo, principalmente em mercados altamente competitivos, muitas vezes surgem as seguintes dúvidas. A ECOSORB buscou o entendimento respondendo as questões como:

• como calcular o custo financeiro efetivo? • qual a taxa de custo financeiro a ser utilizada?

• qual o efeito da inclusão do custo financeiro sobre os impostos? • que metodologia utilizar para a fixação do prazo?

A política da empresa entende que, no mínimo, a empresa deveria repassar aos clientes a perda do valor aquisitivo da moeda gerada no período.

Entretanto, não basta acrescentar-se essa porcentagem ao preço de venda, pois sobre o mesmo incidem impostos e o efeito final não seria o esperado.

Deve-se utilizar um conceito que faça com que o preço a prazo traga o mesmo retorno que o preço à vista.

• Exemplo Prático - Preço Objetivo

Para melhor entendimento dos mecanismos utilizados pela empresa ECOSORB, percebe-se através de um exemplo uma situação de um determinado produto para efetuar o cálculo do preço objetivo.

Preço de Venda a Vista de um determinado produto:

PV = 100,00% DPV = 10,80% MC = 47,61%

Mark-up = PV % = 100 = 2,4044 Custo % 41,59

Preço de Venda a vista = R$ 1,3405 X 2,4044 = R$ 3,22/kg

Preço de Venda a Prazo - 28 dias – Enc. Financ. ( i ) = 3,00% a.m.

PVp = $ 1,5330 + $ 1,3405 = $ 2,8735 = $ 3,32/kg 1 - 0,108 1 - 0,108

(1+0,03)0,9333 1,0280

4.3.2.3 - Apuração dos Custos Realizados nos serviços prestados

Podem-se apresentar de forma segregada os procedimentos de trabalho para a apuração dos custos realizados de produtos e de serviços, mas o foco do estudo é o custo dos serviços prestados.

A execução de serviços pela ECOSOB está subdividida nos seguintes segmentos de negócios: Contratuais, Emergenciais, Projetos e Treinamento.

Quanto à apuração especifica dos custos mensais ocorridos para os mesmos é obedecida uma rotina própria assim determinada baseada em custeio ABC:

Obtidas de conformidade com a emissão do “Relatório de Controle de Horas - Ecosorb” específico para cada profissional pertencente à equipe técnica, no qual são registradas as horas empenhadas em cada projeto-serviço bem como as atividades, conforme codificação específica.

Os totais de horas apontadas são valorizados pelas correspondentes taxas- hora de cada categoria profissional, e apropriados em cada projeto, conforme codificação própria.

- Utilização de Equipamentos

Corresponde a apropriação efetiva do total de horas ou outra unidade de medida específica, dos equipamentos utilizados no projeto, conforme registro em planilha específica gerenciada pelos coordenadores de bases, para custeamento no projeto, de acordo com a planilha “Cálculo da Depreciação Técnica” (anexo 9), obedecendo-se a codificação própria de cada projeto.

- Consumo de Materiais

Obtido de acordo com a emissão de Requisição de Material indicativa dos materiais e quantidades consumidas no projeto, devidamente aprovadas pelos gestores

dos serviços, custeadas aos preços de transferências estabelecidos, cadastrados no sistema Microsiga, conforme apresentado na “Tabela de Preços de Materiais para Utilização em Projetos” (anexo 11).

- Despesas Específicas

Incluem os gastos específicos com locomoção, hospedagem, alimentação e demais vinculados na execução dos serviços, os quais são apropriados a cada projeto mediante a emissão dos respectivos “Relatórios de Despesas” específicos por colaborador, conforme informações da área Financeira, integradas no sistema Microsiga.

Mensalmente a área de Custos, realiza o fechamento dos gastos apropriados nos Projetos – horas trabalhadas, alocação de equipamentos, materiais utilizados e despesas específicas, independentemente daqueles que ainda não foram encerrados, objetivando a apropriação e apuração mensal dos custos incorridos e das posições dos projetos em aberto, encerrados e a faturar, mediante a emissão do mapa “Serviços em Aberto e Encerrados”, segregados por segmento, a ser encaminhado à Contabilidade para os respectivos registros contábeis.

4.3.2.4 – Informações Gerenciais

corresponde ao ferramental disponível para os gestores, que permita auxiliar no processo decisorial da ECOSORB, decorrente da busca pelo eficiente retorno sobre o capital investido, conseqüência das operações comerciais realizadas, equilíbrio no fluxo de caixa, racionalidade no consumo dos recursos disponibilizados, entre outros.

Desta forma a aplicação de uma metodologia de informações gerenciais que mensure os efeitos das operações realizadas no patrimônio da empresa, é fator fundamental para a continuidade sadia dos negócios, entre as quais:

- Demonstrativo de Resultado Econômico

Relatório emitido mensalmente pela área de Custos para demonstrar o resultado econômico obtido pela ECOSORB é segregado segundo as divisões de produtos e de serviços e detalhado pelos segmentos de negócios: barreiras, turfas, contratos, emergências, projetos e treinamento.

Os dados são consolidados em conformidade com o processo de integração de dados contido no sistema Microsiga - módulo Contabilidade Gerencial. O processo de coleta de dados para elaboração do relatório mensal do resultado econômico é o seguinte para cada uma das rubricas:

- Receita Bruta de Vendas: obtida segundo o resultado do faturamento de cada divisão de negócio e segmento (produtos e serviços).

- Despesas Proporcionais de Vendas: obtidas segundo suas naturezas, sendo: Impostos Incidentes - ICMS ou ISS, IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, Comissões de Vendedores e Representantes, Fretes sobre Vendas - CIF.

- Receita Liquida de Vendas: resultante da subtração da receita bruta com as despesas proporcionais de vendas.

- Custo Direto dos Produtos Vendidos e Serviços Prestados: corresponde aos custos resultantes dos produtos comercializados e dos serviços faturados.

- Margem de Contribuição Direta: obtida segundo a diferença entre a receita liquida de vendas e o custo direto dos produtos vendidos/serviços prestados.

- Custos e Despesas Fixos Específicos: obtidos nos balancetes de custos e despesas fixos específicos da Fábrica, Bases e Projetos.

- Margem de Contribuição Divisional: resultante da subtração da Margem de Contribuição Direta e de seus Custos e Despesas Fixos Específicos.

segmentos de negócios da empresa (produtos e serviços), obtido nos balancetes mensais incluindo os gastos comerciais, administrativos e financeiros.

- Resultado do Período Consolidado: representa o resultado econômico obtido pelo conjunto de negócios da empresa, após a cobertura de seus custos e despesas variáveis e overhead específico e comum.

- Análise das Variações de Custos

Tem por objetivo apresentar monetariamente as distorções de custos ocorridas em cada produto e serviço, permitindo a tomada de ações corretivas para a adequação dos custos conforme os padrões estabelecidos, bem como servir de histórico para o realinhamento dos dados projetados para a elaboração de um produto ou execução de um serviço.

Constitui-se das seguintes informações básicas, segundo a fabricação de um produto ou execução de um serviço:

- Quantidade: quantidade produzida no lote (Ordem de Produção - OP) ou serviço (Projeto);

- Valores Padrão – MP, CT e Total: resultante das quantidades previstas multiplicadas pelos valores padrão específicos das matérias-primas e taxas horárias da produção para os casos de produtos;

- Valores Padrão – HS, EQUIP, MAT e DESP: resultante das unidades de medida previstas multiplicadas pelos valores padrão estabelecidos para cada natureza de gasto, especificas para os casos de serviços;

- Valores Reais – Produtos e Serviços - resultantes das quantidades reais utilizadas em cada natureza multiplicadas pelos correspondentes valores reais obtidos;

- Variações Consumo, Eficiência e Total: diferenciais monetários obtidos pela comparação entre os valores padrão e real em cada natureza de gasto decorrente da elaboração de um produto;

- Variações Eficiência, Utilização, Consumo, Apropriação e Total: diferenciais monetários obtidos pela comparação entre os valores padrão e real em cada natureza de gasto decorrente da execução de um serviço.

Tem por objetivo registrar e consistir os dados básicos constitutivos dos lançamentos contábeis de custos e movimentações dos estoques de produtos.

Estabelece a amarração dos dados analíticos ocorridos em cada Ordem de Produção emitida para a fabricação de produtos pela Fábrica.

Desta forma sintetiza a movimentação nos estoques de matérias-primas, produtos em elaboração e produtos acabados, originada por aquisições junto à fornecedores, requisições pela produção, devoluções ao almoxarifado e a fornecedores, custos de transformação variáveis e fixos, custo dos produtos vendidos e transferidos , entre outros.

De maneira análoga estabelece a consistência contábil para os eventos relacionados com os serviços prestados pela empresa, desde a abertura de um projeto, incluindo os gastos a serem apropriados com horas do pessoal técnico, alocação de equipamentos, materiais utilizados e despesas específicas, custo dos serviços faturados e custo de serviços a apropriar.

4.3.3 - PARTE 3 – IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA GERENCIAL DE CUSTEIO

Documentos relacionados