• Nenhum resultado encontrado

PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CÍVICO

No documento RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2016/2017 (páginas 33-36)

O Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira dinamizou várias atividades no sentido de promover e melhorar a participação dos alunos e da comunidade em geral. Entre elas destacamos a eleição democrática dos Órgãos Sociais das Associações de Estudantes, os projetos e clubes dinamizados, o trabalho desenvolvido ao nível das Bibliotecas escolares e no âmbito da Educação Cívica.

Os Prémios de Mérito relativos ao ano letivo 2016/2017 foram entregues numa Cerimónia realizada em Novembro de 2017, como tributo ao esforço e empenho dos alunos, quer ao nível das atitudes e valores, quer ao nível dos resultados académicos.

Foram promovidas estratégias de articulação com os alunos e famílias com vista à prevenção e combate do abandono escolar, integrando os diretores de turma, o serviço de psicologia e orientação, e instituições de 1ª linha (CPCJ, GNR, Assistentes Sociais e Centro de saúde).

Como habitualmente, procedeu-se à abertura do processo eleitoral dos órgãos sociais para a Associação de Estudantes das Escolas Básicas de Arrifana e de Milheirós de Poiares após a eleição dos delegados e subdelegados (um de cada turma do 2º e 3º ciclos).

Página 34 de 51

A participação dos alunos também se fez ao nível da equipa de autoavaliação do Agrupamento, de reuniões periódicas com a Diretora, com delegados e subdelegados, onde foram analisados assuntos de interesse mútuo e despoletadas as estratégias adequadas para se ultrapassar obstáculos e das assembleias participativas.

Continuamos a oferecer como disciplina de Oferta Complementar a Educação Cívica, por se considerar que era de grande interesse para o desenvolvimento pessoal e cívico dos alunos. O Diretor de Turma, nesta disciplina analisa os Direitos e os Deveres dos alunos, procurando ultrapassar os problemas e desenvolver um espírito crítico a partir do debate criado. Ainda nesta disciplina são também tratados temas relevantes para a formação integral do aluno, assim como a segurança com análise e execução do plano de evacuação.

As Atividades de Enriquecimento Curricular, Projetos e Clubes disponibilizadas às crianças e alunos do agrupamento tiveram como promotores o Agrupamento, a Autarquia e Associações de Pais. No que diz respeito ao pré-escolar, em 2016/2017, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira promoveu atividades de apoio à família, através do acolhimento das 7:30 às 9:00, do almoço das 12:00 às 13:30 e do prolongamento das 15:30 às 18:30, semanalmente uma aula de Atividade Físico- desportiva e mensalmente uma aula de Artes Plásticas e Música. Os alunos do JI do Bairro usufruíram aulas de coro.

Os alunos do pré-escolar de todos os Jardins de Infância tiveram Música, à exceção dos de Bajouca Pigeiros. No Jardim de Infância de Manhouce puderam também usufruir de Inglês. Estas atividades foram proporcionadas pelas Associações de Pais e por pais voluntários com formação na área. O agrupamento foi promotor das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo (Quadro 41) beneficiando de 5 horas semanais cada turma, após a componente letiva, na maioria das situações.

Quadro 41 – Atividades de Enriquecimento Curricular desenvolvidas no 1º ciclo

1º e 2º anos 3º ano 4º ano

Inglês 1 h --- --- EF 1 h 1 h 1 h Dança 1 h 1 h 1 h EM 1 h 1 h 1 h Expressão Plástica 1 h 1 h 1 h Clube de Ciências --- 1 h --- Programação --- --- 1 h

Página 35 de 51

Para além das atividades já referidas, o Agrupamento protocolou com o Grande Sábio atividades de apoio à família (CAF) com acolhimento, às 7:30, e prolongamento de horário, até às 18:30, para a escola do 1º Ciclo do Outeiro e do Bairro. Na EB1 Romariz o acolhimento e o prolongamento foi da responsabilidade da Associação de Pais. Houve também prolongamento (CAF) na Escola Básica de Arrifana às 2ª, 3ª e 5ª das 16:00 às 19:00 e às 4ª e 6ª das 14:30 às 19:00.

Tal como nos anos anteriores, o agrupamento recebeu o Campo de Férias promovido pela Autarquia na Escola Básica de Milheirós de Poiares.

O 2º e o 3º ciclos puderam beneficiar de clubes e projetos promovidos pelo agrupamento e que procuraram dar resposta às diferentes capacidades e aptidões dos alunos, proporcionando atividades de enriquecimento e de complemento curricular. Estas atividades foram de frequência voluntária (Quadro 42).

Através destes projetos foram promovidas ações geradoras de um ambiente educativo agradável e saudável ao nível do Desporto Escolar com 9 grupos equipa (Ténis de Mesa, Boccia, Futsal, Basquetebol, Voleibol e Ginástica de Grupo).

O recurso às Bibliotecas como promotoras do saber e da curiosidade científica e, ainda, como meio de ocupação de tempos livres foi potenciado através do apoio de um plano de atividades alargado e da participação em concursos internos e externos. As Bibliotecas Escolares, por estarem abertas durante o horário escolar, possibilitaram a utilização dos materiais lá existentes (livros, CDs, DVDs, computadores, Netflix, ligação à Internet), bem como do apoio das Assistentes Operacionais e dos docentes que prestam serviço nesses espaços. De referir, que estes recursos continuam mais próximos dos alunos do 1º ciclo da EB1 de Romariz e de Milheirós porque também possuem uma Biblioteca. Os restantes alunos beneficiaram de atividades desenvolvidas no âmbito do Plano Anual

Quadro 42 – Atividades de Enriquecimento Curricular desenvolvidas no 2º e 3º ciclos Clubes/Projetos

Erasmus+ Projeto Saúde

Projeto Eco-Escolas Biblioteca Escolar

Projeto Boccia Comunicação

Página 36 de 51

de Atividades (PAA) das Bibliotecas Escolares, devido à distância física entre as EB1’s e as Escolas com Biblioteca.

O nosso Plano Anual de Atividades contemplou atividades dinamizadas por grupos diversos e que se destinaram, quase na exclusividade, aos alunos do nosso agrupamento. Deste modo, foram criadas condições de participação dos alunos em atividades como visitas de estudo, ações de formação, celebração de datas específicas, debates, cerimónias diversas, viagem de finalistas, baile de finalistas, festas de final de período, Open Week, Dia do Eco-Escolas, entre outros.

Foram promovidas parcerias com vista à promoção da cultura e da educação para a cidadania com a comunidade educativa, através da disponibilização dos espaços escolares, nomeadamente para a realização de Campeonatos Regionais do Desporto Escolar, Quadro competitivo do Desporto Escolar, Sessões para Dadores de Sangue, etc.

Todos os projetos contribuíram para o desenvolvimento de competências sociais e transversais no âmbito da cidadania e integração do aluno.

No documento RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2016/2017 (páginas 33-36)

Documentos relacionados