• Nenhum resultado encontrado

PARTICIPAÇÕES EM REUNIÕES, ENCONTROS E EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS:

Coordenadora Regional Gelson Pedrosi Filho

PARTICIPAÇÕES EM REUNIÕES, ENCONTROS E EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS:

No período de 2012-2014 houve a realização e organização de eventos que teve participação de forma direta e indireta do FORTEC e parceiro da região para a discussão e capacitação sobre o tema na Região Norte. Apresentamos abacio as ações e realizações realizadas:

 IV ENCONTRO DO FÓRUM DE GESTORES DE INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA REGIÃO NORTE – IV FORTEC NORTE 2012. Realizado em Boa Vista – RR, nos dias 9 e 10 de outubro de 2012, teve como temática “Da Teoria à Prática: Transformando Conhecimento em Inovação”, propiciando debate de questões sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de buscar uma aproximação e interação dos gestores dos Núcleos de Inovação Tecnológica – NIT – das Instituições de Ciência e Tecnologia – ICT – da Região Norte e facilitando a transferência de tecnologia e inovação da região.

Banner do evento IV Fortec Norte 2012

2012~2014

 I WORKSHOP DE INOVAÇÃO 2012: A dinâmica da interação Academia – Empresa teve como objetivo Promover o diálogo e a aproximação da comunidade científica com o setor empresarial, propiciando-lhes a troca de experiências em gestão da Inovação e o avanço nas questões relacionadas à propriedade intelectual e Inovação Tecnológica na Região Amazônica ”.

Banner do evento

Start Ip - Workshop regional de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo para Sratups inovadoras e criativas - 12 e 13 de junho de 2013, teve como objetivo sensibilizar empresas de base tecnológica e/ou criativa para as questões fundamentais abordando assuntos de ESTRATÉGIAS DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL, DIREITO DO AUTOR E COPYRIGHT, INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA: O USO ESTRATÉGICO DE PATENTES NO FOMENTO DA INOVAÇÃO, PLATAFORMA DE OPEN INNOVATION – COLABORAÇÃO PARA ALCANÇAR A INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO INOVADOR, BELEZA EXTERIOR: A ATRAÇÃO DO CONSUMIDOR PELO DESIGN, CRIANDO MARCAS: O PAPEL DAS MARCAS NAS ESTRATÉGIAS DE BRANGING e ATENDIMENTO TECNOLOGICO.

Busca, Análise e Uso Estratégico de Patentes Com Foco no Setor Farmacêutico - 25 de Abril de 2013 (8:30-16:30). INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Auditório da Ciência - Promovido pela Axonal e pelo INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, com apoio do INCT-if, MSD e das diversas instituições e empresas abaixo listadas, teve como objetivo o compartilhamento de conhecimentos práticos sobre busca, análise e uso estratégico de patentes, com foco no Setor Farmacêutico. Além da revisão de fundamentos, o curso também discorrerá

2012~2014

detalhadamente sobre ferramentas, fontes de informações e táticas específicas para a esse setor. Seu conteúdo foi desenhado para profissionais que precisam decidir ou apoiar o processo de decisão, em projetos envolvendo tanto produtos genéricos como inovações incrementais, disruptivas ou de novas plataformas. Não será exigido conhecimento prévio.

Feira Internacional da Amazônia - FIAM 2013 e V Fórum de Gestores de Inovação e transferência e Tecnologia – FORTEC – 2013

Região Norte a cada dois anos acontecem a Feira Internacional da Amazônia que foi realizada pela primeira vez em 2002, com a proposta de ser uma vitrine de promoção do modelo Zona Franca de Manaus, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da SUFRAMA. Nestes 11 anos de existência, a Feira cresceu em importância e se consolidou como o principal evento multissetorial da Região voltada à atração de investimentos para o Norte do País, fazendo inclusive parte do calendário brasileiro de exposições do Governo Federal.

Nessa perspectiva foi dado o desafio à coordenação regional do FORTEC, Arranjo NIT AMOCI e consequentemente os parceiro na formatação e organização do seminário da FIAM 2013, Espaço Inovação e a inserção do V Fórum de Gestores de Inovação e transferência e Tecnologia – FORTEC no âmbito da FIAM 2013 e na oportunidade foi estendido o convite ao arranjo NIT Ocidental – Namor para fazer parte da iniciativa, visando o enfrentamento dos gargalos e desafios para a discussão do tema, por meio de seu encontro regional, aproximar os atores e buscar elos de integração que facilitem e aproxime as ICTs, entre si, com agencias de fomentos locais e com o mercado, viabilizando a inovação e transferência tecnológica na Região.

Os encontros do FORTEC – Norte percorre por todos os estados da região norte. Em 2009 o primeiro encontro aconteceu em Belém do Pará organizado pelo Museu Paraense Emilio Goeldi; em 2010 em Manaus, coordenado e organizando pelo INPA e com o apoio de parceiros locais, em 2011 em Tocantins por meio da Universidade Federal de Tocantins, em 2012 em Roraima/Boa Vista pela Universidade Federal de Roraima – UFRR. Em 2013

2012~2014

novamente em Manaus a fim de agregar esforços e otimizar os eventos dentro da FIAM 2013.

Trabalhando em parceria e agregando valor ao evento.

Nesse sentido, os eventos abordaram temas e ações articuladas na mesma direção de discussão que é negócios da Amazônia otimizando recursos e esforços para a realização do evento no período considerando o tamanho da FIAM e importância da feira para a Região Norte. Desse modo, durante a FIAM 2013, as seguinte ações foram realizadas face a coordenação regional do FORTEC Norte e Coordenação do Arranjo NIT AMOCI e NAMOR, como também a equipe de inovação da CETI/INPA:

V FORTEC 2013 - O Fórum visando o enfrentamento desses gargalos a partir da integração dos Gestores de C&T com o tema Inovação tecnológica e desenvolvimento da Amazônia.

Espaço Inovação 2013 – visou oferecer um ambiente de oportunidades de negócios, que acontecerá durante a FIAM 2013, com o objetivo de apresentar e oferecer aos visitantes, sobretudo aos investidores, empreendedores, em um só lugar, produtos e serviços desenvolvidos pelas Instituições Cientifica e Tecnológicas, dinamizado pelos Núcleos de Inovação Tecnológica e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica

SEMINÁRIO: Inovação e Tecnologia no Desenvolvimento da Amazônia Brasileira, que visou discutir ações de inovação e empreendedorismo, bem como ações futuras para o desenvolvimento regional. Em particular nesse evento oportunizou trazer palestrantes Nacionais e Internacionais, tais como: Itália e Portugal.

Banner V FORTEC 2013

2012~2014