• Nenhum resultado encontrado

4.1 Tipo de Pesquisa

A pesquisa define-se do tipo delineamento quase-experimental - delineamentos utilizados para pesquisas em que as situações e circunstâncias de realização impedem a implementação de um delineamento experimental, na busca de inferências que dado tratamento teve o efeito pretendido. Este tipo de delineamento é muito utilizado no contexto de pesquisas de avaliação de programas, que propõem e implantam programas para atingir algum efeito sobre um grupo de indivíduos (COZBY, 2009, p. 238-9).

De acordo com Cozby (2009, p. 150-4), o delineamento quase experimental caracterizou-se pela proposição e aplicação de um programa com amostra selecionada por agrupamento e conveniência, sem grupo controle, no qual ocorre a manipulação da variável independente e verificação de modificações na variável dependente. Como variável independente especifica-se nesta pesquisa, um programa de ensino e como variável dependente, o desempenho dos indivíduos a partir deste programa, bem como o relato verbal pré e pós-teste ao programa acerca da característica do ensino, domínio e experiência teórico prática e grau de confiança em realizar trabalhos científicos e utilizar métodos e técnicas de pesquisa, bem como a avaliação das características do programa. Foram incluídas observações do comportamento dos alunos ao longo da participação do programa de ensino.

4.2 Participantes e Ambiente da Pesquisa

a) Participantes

Os participantes desta pesquisa foram 28 alunos do curso de Pós Graduação lato sensu em Gestão Financeira e Contábil da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (PR) – FECEA

O perfil dos alunos desta turma caracterizou-se, na quase totalidade, por alunos que tiveram formação na área administrativa, contábil e econômica e oriundos da graduação da mesma Instituição.

b) A Instituição

A FECEA caracteriza-se por ser uma faculdade1 pública estadual, tendo como atividade principal o ensino. Conta com 8 cursos funcionantes no período noturno (Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo Trilíngue, Turismo e Serviço Social, Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública), e no período matutino também funcionam cursos de Administração e Ciências Contábeis.

O corpo docente da FECEA é constituído por 1 doutor, 56 mestres, 42 especialistas e 09 graduados. Cerca de 40 professores são detentores de regime de trabalho em dedicação exclusiva.

No campo da extensão, a Faculdade desenvolve projetos junto à comunidade acadêmica: Apoio Técnico aos Municípios da Região de Abrangência da FECEA; Assessoramento Gramático-Estatístico Técnico-Redacional às Micro e Pequenas Empresas, Apoio Gerencial às Micro e Pequenas Empresas; Ensino da Língua Portuguesa num processo de Integração com a Comunidade, Educação Financeira nas Escolas, Representações Teatrais das Representações Sociais no contexto ideológico e de direitos de cidadania; Aplicação prática da matemática comercial e financeira, explorando as ferramentas disponíveis na informática; Estudo de inglês para negócios em nível básico; Micro-práticas em serviço social; Construindo o conhecimento social para uma intervenção social; Estudo de língua espanhola. Todos esses projetos são desenvolvidos por professores com RTDE, tendo como exigência inerente ao regime de trabalho o desenvolvimento de projetos de pesquisa e ou extensão.

Da mesma forma participa do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com projetos de extensão financiados pelo programa.

Alguns projetos, nos últimos anos, têm sido financiados pela Fundação Araucária, órgão de fomento criado e mantido pela Secretaria da Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do PR, e tem mobilizado ações para desenvolvimento de pesquisa e extensão por meio ________________________

1 O Decreto 5.773/06 define as instituições de educação superior, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas de autonomia e padrão satisfatório de qualidade, e caracterização de

indissociabilidade de atividades de ensino, pesquisa e extensão para o credenciamento e funcionamento como universidades e centros universitários. (BRASIL, 1996a).

de financiamento de bolsas para realização de pesquisas e financiando bolsas de formação docente. Este cenário tende a mudar, pois a partir de 2011, foi instalado a UEPR, que conjuga várias unidades no Estado e seguirá um novo planejamento estratégico no que tange as atividades de ensino-pesquisa e extensão.

Com o apoio da Fundação Araucária já foram realizadas diversas ações para melhorar a infra-estrutura de pesquisa na FECEA. Foram criados os laboratórios de Política e Planejamento Econômico, de Econometria, de Acesso, de Organização e seus Mercados, além do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (NEPESS), o Centro de Estudos e Pesquisas Avançadas em Contabilidade (CEPAC) e o Centro de Estudos e Pesquisas Sócio- Econômicas. Todos eles devidamente equipados e mobiliados, além dos espaços construídos, com recursos de convênios com a Fundação Araucária. Recentemente foi finalizada a construção de uma nova biblioteca que irá abrigar todo o acervo da faculdade num espaço de 630 m2, que conta com mobiliário e equipamentos totalmente novos e adequados para o fim específico.

O parque de informática da FECEA conta com 320 computadores, dispostos em dois laboratórios de informática, diversos laboratórios e espaços de ensino, pesquisa e extensão.

Na FECEA também funciona o setor de pós-graduação, que estrutura, organiza e mantêm cursos de pós-graduação lato sensu. Possui 03 cursos de especialização (MBA em Economia Empresarial, Gestão Financeira e Contábil e Gestão da Qualidade e Logística Empresarial), com 194 alunos distribuídos em cinco turmas. Em um desses cursos foi aplicado o programa de ensino.

Observou-se que, como tendência de mercado, os alunos têm optado a dar continuidade aos estudos, ingressando em um curso de pós-graduação. Muitos dos alunos matriculam-se nesses cursos como forma de aperfeiçoamento, outros para sanar falhas da graduação e adquirir maior competitividade profissional na área de atuação. Como estratégia de Marketing da coordenação dos cursos de pós-graduação vê-se que os cursos são criados para a clientela egressa da graduação, e como tal, sem experiência em pesquisa, com exceção da experiência na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, componente curricular obrigatório para os cursos de Administração e Ciências Contábeis, clientela comum no tipo de curso em que este estudo foi aplicado. Se a data de término da graduação destes egressos for igual ou superior há 10 anos, ou dependendo da área, muitos alunos não realizaram atividades de pesquisa ou esta não era uma exigência para obtenção da graduação. Nesses casos, o aluno

provavelmente não tenha tido nenhum contato anterior com atividades de pesquisa, nem mesmo como elementos de metodologia de pesquisa.

c) Ambiente físico e social

O programa de ensino foi aplicado no laboratório de informática da referida instituição, e à cada aluno foi disponibilizado um computador com acesso à rede de internet. Durante a aplicação do programa, o pesquisador, com o papel também de professor da disciplina, se manteve junto aos alunos, acompanhando e orientando as atividades do programa, retirando dúvidas, bem como expondo oralmente informações sobre o conteúdo da disciplina.