• Nenhum resultado encontrado

Com base no julgamento de lei que não dispunha sobre matéria, reservada privativamente ao Poder Executivo, o STF exarou a Súmula n° 539: "É CONSTITUCIONAL A LEI DO MUNICÍPIO QUE REDUZ O IMPOSTO PREDIAL URBANO SOBRE IMÓVEL OCUPADO

Prof. Marco Aurelio

PELA RESIDÊNCIA DO PROPRIETÁRIO, QUE NÃO POSSUA OUTRO." Data de Aprovação: Sessão Plenária de 03/12/1969

EIS A QUESTÃO!

29) (AFRF.TI.2.2005.ESAF.54) Sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), previsto no artigo 156, I, da Constituição Federal, de competência dos municípios, é incorreto afirmar que

a) terá alíquotas progressivas em razão do valor do imóvel.

b) poderá ter alíquotas diferentes de acordo com a localização do imóvel.

c) poderá ter alíquotas diferentes de acordo com o uso do imóvel.

d) poderá ter suas alíquotas progressivas no tempo, no caso de solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado.

e) terá como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel localizado em zona urbana.

Solução:

Muito cuidado com esse tipo de questão, pois no enunciado ele pede para o candidato assinalar o item "incorreto".

A alternativa "a" está errada. Segundo o artigo 156, §1°, inciso I, o IPTU poderá ser progressivo em razão do valor do imóvel.

A alternativa "b" está certa. De acordo com o artigo 156, §1°, inciso II.

A alternativa "c" está certa. De acordo com o artigo 156, §1°, inciso II.

A alternativa "d" está certa. De acordo com o artigo 156, §1° combinado com o artigo 182, §4°, inciso II.

A alternativa "e" está certa. De acordo com o artigo 32 do CTN.

Prof. Marco Aurelio A resposta certa é a letra "a".

Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:

II - transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; ITBI

§ 2° - O imposto previsto no inciso II: ITBI

I - não incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital, nem sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente

• M • <V • M • • M | • r mm

de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil;

II - compete ao Município da situação do bem.

O ITBI incide sobre transação de bem imóvel, quando realizado de forma onerosa.

O inciso I acima é uma forma de estimular o desenvolvimento do país, retirando a carga tributária das empresas nas situações previstas no inciso.

Se a empresa tiver como atividade preponderante a compra e venda de imóveis, ela estará obrigada ao pagamento do imposto nas

Prof. Marco Aurelio

suas operações, pois, do contrário, iria ser favorecida em relação aos seus concorrentes.

A CF/88 não autoriza a progressão da alíquota do ITBI, realizando-se o princípio da capacidade contributiva proporcionalmente ao preço da venda. Com base nessa ideia o STF editou a Súmula 656: "É inconstitucional a lei que estabelece alíquotas progressivas para o Imposto de Transmissão "Inter Vivos" de bens imóveis -ITBI com base no valor venal do imóvel."

Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre: ISS

III - serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II, definidos em lei complementar.

§ 3° Em relação ao imposto previsto no inciso III do caput deste artigo, cabe à lei complementar: ISS

I - fixar as suas alíquotas máximas e mínimas;

II - excluir da sua incidência exportações de serviços para o exterior.

III - regular a forma e as condições como isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados.

§ 4° Cabe à lei complementar:

I - fixar as alíquotas máximas dos impostos previstos nos incisos III e IV; (obs.: O inciso IV foi revogado)

Prof. Marco Aurelio

A Lei Complementar da União n° 116/2003 apresenta uma lista exaustiva dos serviços em que há incidência do ISS. Como dissemos, essa lista não contém serviços que sejam tributados pelo ICMS do estado.

A limitação, que estabelece que a União definirá em Lei Complementar as alíquotas mínimas, as formas e as condições como isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados do ISS, tem a função de evitar a "guerra fiscal" entre municípios em relação à atração de investimentos.

A locação de filmes cinematográficos, videotapes, cartuchos para videogames e assemelhados não está envolvida a prestação de serviço. Assim, com base na jurisprudência, o STF editou a Súmula Vinculante n° 31: "É inconstitucional a incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS sobre operações de locação de bens móveis." Data de Aprovação: Sessão Plenária de 04/02/2010

EIS A QUESTÃO!

30) (AFRF.TA.3.2005.14) Considerando o que decorre do sistema constitucional tributário brasileiro, julgue os itens a seguir, e marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a falsa, assinalando ao final a opção correspondente.

( ) A progressividade do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana pode ser estipulada em função de subutilização do solo urbano.

( ) As alíquotas máximas do Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza são estipuladas por lei complementar.

( ) A chamada "competência residual da União" consiste na possibilidade de instituir imposto não cumulativo, podendo, eventualmente, a base de cálculo desse ser a mesma de outro, já prevista na Constituição.

( ) A medida provisória que majore contribuição para o financiamento da Previdência Social somente poderá surtir efeitos no exercício seguinte se convertida em lei até o último dia do exercício precedente.

a) V V F V b) F F V F c) V F V F d) F V F F e) V F F V Solução:

O primeiro item é verdadeiro. Base legal: CF, art. 182, §4° -"É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de: II - imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo;"

O segundo item é verdadeiro. Base legal: CF art. 156; § 3° Em relação ao imposto previsto no inciso III do caput deste artigo (ISS), cabe à lei complementar: I - fixar as suas alíquotas máximas e mínimas;

O terceiro item é falso. Base legal: CF art. 154, I A União poderá instituir, mediante lei complementar, impostos não previstos em sua competência, desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na Constituição.

O quarto item é verdadeiro. Base legal: CF, art. 62, §2° Medida provisória que implique instituição ou majoração de impostos, exceto II, IE, IPI, IOF e imposto extraordinário de guerra, só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada.

A resposta certa é a letra "a". Prof. Marco Aurelio

31) (ATRFB/2010/ESAF) Sobre o ISS - Imposto sobre Serviços de qualquer natureza, analise os itens a seguir, classificando-os como verdadeiros ou falsos. Depois, escolha a opção que seja adequada às suas respostas:

Prof. Marco Aurelio

I. o artigo da Constituição Federal que prevê a cobrança do ISS remete à lei complementar a definição dos serviços de qualquer natureza sujeitos à tributação;

II. a lei complementar que definir os serviços sujeitos à tributação pelo ISS está adstrita à base econômica "serviços de qualquer natureza"; III. a lei complementar que definir os serviços sujeitos à tributação pelo ISS não pode definir como serviços sujeitos à incidência do ISS aquelas espécies atribuídas constitucionalmente à competência tributária dos estados;

IV. em face da lei complementar, cabe ao Município, ou ao Distrito Federal, mediante lei própria, instituir o ISS. Normalmente, as leis municipais copiam a lista de serviços passíveis de tributação constante da lei complementar, exercendo, pois, plenamente, a sua competência tributária.

a) Estão corretos apenas os itens I, II e III. b) Estão corretos apenas os itens I, II e IV. c) Estão corretos apenas os itens I, III e IV. d) Todos os itens estão corretos.

e) Estão corretos apenas os itens I e III. Solução:

Os itens I, II e III são verdadeiros. Base legal: CF art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre: III - serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II(ICMS), definidos em lei complementar.

O item IV é verdadeiro. Como foi visto acima a lei complementar definirá os serviços a ser tributados. Se a lei complementar fornece a lista, salvo exceções, os serviços listados na lei serão tributados.

Prof. Marco Aurelio

Resumo dos impostos de competência dos municípios:

1) Imposto sobre a propriedade predial e Territorial Urbana - IPTU

> Fato Gerador: propriedade, domínio útil ou posse sobre o imóvel urbano por natureza ou acessão física.

> Base cálculo: Valor de venda da propriedade

> Contribuinte: proprietário, o titular do domínio útil ou o possuidor a qualquer título

> Tipo de lançamento: de ofício. > Pode ser progressivo no tempo.

2) Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis - ITBI > Fato Gerador: Transmissão dos bens ou direitos. > Base cálculo: valor dos bens ou direitos.

> Contribuinte: qualquer das partes envolvidas. > Tipo de lançamento: por declaração.

3) Imposto sobre Serviços de quaisquer natureza - ISS

> Fato Gerador: Prestação dos serviços da lista da LC 116/2003.

> Base cálculo: valor dos serviços.

> Contribuinte: o prestador dos serviços > Tipo de lançamento: por homologação

Prof. Marco Aurelio

Vamos fazer um esquemático do que vimos sobre competência tributária.