• Nenhum resultado encontrado

“A palavra estacionário é comum no vocabulário das artes gráficas e refere-se a todos os produtos que incorporem a identidade gráfica de uma organização, sobretudo em suporte papel ou em formato digital. O estacionário inclui o papel de carta, os envelopes, os cartões-de-visita, as pastas, os documentos contabilísticos (faturas e recibos, por exemplo) personalizados e/ou timbrados, isto é, com o logótipo e a designação da organização. Pode ainda englobar guias de transporte e remessa, folhetos publicitários, cartazes, e tudo o que permita identificar graficamente a organização.” (Faria, 1999: 249)

Nos subpontos seguintes estão distinguidos e ilustrados os cartões-de-visita criados para a própria WebIQ, bem como para a seguradora Seguros Guarda (cartão-de-visita, envelope, carta institucional).

2.4.2.1 – Cartão-de-visita

Durante o estágio na empresa WebIQ, surgiu a oportunidade de realizar cartões-de- visita. Estes, têm a função de reunir em si informações principais sobre as empresas, tendo por isso, baseado este projeto, nesta noção.

Para a WebIQ elaborei dois cartões, um deles mais generalista, destinado à apresentação da empresa e à sua publicitação, e outro mais específico, contendo as informações dos seus promotores.

Quanto às medidas dos cartões realizados, têm noventa milímetros por cinquenta milímetros (90mm x 50mm). No primeiro foi colocado, na parte da frente, a identidade

32

corporativa gráfica e o endereço do website da empresa. Relativamente ao desenho, a parte esquerda utiliza um padrão de triângulos6 que nos remete para a estabilidade e progressão e dá um efeito visualmente agradável e inovador. Em relação às cores, o fundo da frente e verso do cartão é todo ele em tom de azul-escuro; na parte esquerda, no padrão de triângulos, estes também utilizam um padrão de cor azul, desde uma tonalidade mais clara a uma mais escura. As cores escolhidas vão ao encontro das cores utilizadas na entidade corporativa gráfica, remetendo-nos assim para a sinceridade, lealdade, confiança e responsabilidade, bem como a cor branca utilizada no cartão que nos remete para a tranquilidade, como foi referido anteriormente no ponto 1.7.2. No verso, para além da identidade corporativa gráfica foram colocados os contactos, o website, a página do facebook e a morada (Anexo III).

Relativamente ao segundo cartão da WebIQ (Anexo III), a parte da frente é igual à primeira versão criada. No verso, o cartão-de-visita contém a identidade corporativa gráfica, a fotografia do funcionário, nome e o cargo, o contato telefónico, o endereço do

website da empresa e da página do facebook, a morada e o e-mail. Ainda no verso, o cartão

tem três elementos gráficos, associados a caraterísticas da empresa, que possam evidenciar as qualidades da WebIQ.

No caso do cartão-de- visita da Seguros Guarda (Anexo III), na frente foi colocado o

slogan que a mesma utiliza, bem como o endereço do website. O tamanho da fonte do slogan é relativamente maior ao tamanho utilizado na fonte do endereço do website,

reforçando ainda mais o cerne da empresa, contrastando assim com o tamanho usado no endereço do website. Ainda na frente do cartão, para o fundo, foi utilizada uma cor em tons de azul, a qual foi implementada na identidade corporativa gráfica. Relativamente à tipografia foi utilizada a cor branca, como mencionado anteriormente no ponto 1.7.2, esta cor remete para a tranquilidade, reforçando a ideia do slogan. Por sua vez, no verso, o cartão-de-visita contem a identidade corporativa gráfica, o contacto telefónico, o nome da mediadora, o e-mail e o website da seguradora. De fundo foi utilizada a cor branca e na tipografia a cor preta e o mesmo azul utilizado na frente do cartão. (Figura 4).

6 Serrano, D. (2014). O Significado das formas em Publicidade e Propaganda. Consultado em 17/Março, 2015

33 Figura 4- Cartão-de-visita Seguros Guarda

2.4.2.2 – Carta Institucional Seguros Guarda

Para complementar os cartões-de-visita realizados, foi criada uma carta institucional, com frente e verso (Anexo IV), para a seguradora Seguros Guarda, que serve para produzir declarações ou dirigir-se ao cliente. Esta carta tem tamanho de uma folha A4, duzentos e dez milímetros por duzentos e noventa sete milímetros (210mm x 297mm). Foi introduzida a identidade corporativa gráfica na parte superior esquerda da folha, para assim obter um maior realce e destaque; no rodapé foram introduzidos os contactos, morada da seguradora e o nome da mediadora, bem como o website e o slogan. No verso da carta foi utilizada uma banda de cor, que sugerisse movimento, isto porque, a letra “S” de Seguros, é uma letra “redonda”, curvilínea, e como tal, considero que esta construção remete para essa ideia de movimento, criando até a noção de ser parte da letra que dá nome a este grupo, numa posição invertida, como o próprio símbolo.

2.4.2.3 – Envelope Seguros Guarda

O envelope é também uma peça institucional que considero importante principalmente quando já existe uma carta institucional, já que ambas devem funcionar em conjunto, identificando à priori a empresa. Assim foi desenvolvido um envelope para a Seguros Guarda (Anexo V), no qual foi utilizado o modelo de envelope DL, com dimensões de cento e dez milímetros por duzentos e vinte milímetros (110mm x 220mm). Na parte

34

superior esquerda do envelope, foi inserida a identidade corporativa gráfica, acompanhada pela morada da empresa. Adicionou-se também um elemento gráfico, numa posição diagonal. Este elemento é curvilíneo, criando a noção de integrar o elemento corporativo gráfico (símbolo); este elemento melhora substancialmente a estética do envelope e mantêm a coerência e harmonia entre as peças institucionais criadas, pois estas utilizam o mesmo elemento gráfico.

Todas as peças institucionais / estacionário foram criadas num software de manipulação vectorial, mais precisamente o Adobe Ilustrator.

Documentos relacionados