• Nenhum resultado encontrado

Percepções dos atletas sobre o comportamento de liderança do treinador

CAPÍTULO 6 – DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

6.2 A NÁLISE DA LIDERANÇA E SATISFAÇÃO

6.2.2 Percepções dos atletas sobre o comportamento de liderança do treinador

A análise dos resultados apresentados nas tabelas 11, 12, 13 e 14 revelou que os comportamentos de liderança mais percebidos pelos atletas são o treino e instrução, feedback

positivo e suporte social. Já os comportamentos menos percebidos são aqueles relacionados ao estilo de decisão do treinador (autocrático ou democrático). Essa ordem é exatamente igual àquela identificada nas preferências dos atletas e não variou em função do sexo do atleta ou do tipo da modalidade (Tabela 29).

Tabela 29

Ordem do comportamento mais percebido para o menos percebido pelos atletas

Todos atletas

Por sexo Por tipo de

modalidade Pelo sexo e tipo de modalidade

Individual Coletiva Individual Coletiva Individual Coletiva +percebido TI TI TI TI TI TI TI TI TI

FP SS FP SS FP SS SS FP FP SS FP SS SS FP SS FP FP SS CD CD CA CD CA CD CD CA CA -percebido CA CA CD CA CD CA CA CD CD

Nota: TI= Treino e Instrução; FP= Feedback Positivo; SS=Suporte Social; CD=Comportamento Democrático; CA= Comportamento Autocrático

Este resultado está de acordo com várias outras pesquisas que identificaram as percepções de atletas em diversos contextos (Chelladurai, 1984; Chelladurai et al.,1988; Dwyer & Fisher, 1990; Hoshino et al., 2007; Martin, 2003; Pyun et al., 2010; Riemer & Toon, 2001; Sonoo, Hoshino & Vieira, 2008; Yalcin, 2013). Invariavelmente, as dimensões treino e instrução e feedback positivo foram aquelas que receberam os maiores escores médios, independente do sexo do atleta e do tipo da modalidade. Isso indica que, de forma geral, os comportamentos que os treinadores envolvidos no esporte competitivo mais apresentam são relacionados à orientação das atividades (treino e instrução e feedback

positivo). Destaca-se o estudo de Martin (2003), desenvolvido com atletas escolares, de ambos os sexos, participantes de competições entre escolas estaduais de São Paulo. Esta pesquisadora investigou as percepções de atletas de quatro modalidades coletivas (basquetebol, handebol, futebol e voleibol) e registrou uma ordem do comportamento mais percebido para o menos percebido exatamente igual ao do presente estudo.

Assim como nas preferências, maiores escores de percepção para os comportamentos de treino e instrução e feedback positivo é compatível com o esporte competitivo. Os treinadores enfatizam o planejamento e o treinamento a fim de desenvolver as capacidades de jogo dos atletas e aumentar o desempenho. Esse é um processo compreensível em um

contexto onde a vitória é muito valorizada. Embora as dimensões suporte social, comportamento democrático e autocrático recebam pontuações relevantes, é notório que os atletas percebem seus treinadores como líderes orientados à tarefa.

6.2.2.1 Percepções de acordo com o sexo e tipo da modalidade

As percepções dos atletas são tradicionalmente utilizadas para indicar o comportamento atual do treinador (Riemer & Toon, 2001) e podem ser influenciadas pelas preferências dos atletas (Chelladurai & Riemer, 1997). Tendo em vista que as preferências são, por sua vez, afetadas pelas características situacionais e dos membros do grupo, o presente estudo testou as hipóteses de que os atletas do sexo masculino e feminino e os atletas de modalidades individuais e coletivas se diferem em relação à liderança percebida (hipóteses 1 e 2).

Estudos anteriores utilizando a versão percepção da ELE relataram resultados contraditórios. Enquanto alguns pesquisadores encontraram diferenças entre atletas masculinos e femininos (Sonoo et al., 2008), outros registraram diferenças entre atletas de modalidade individuais e coletivas (Hoshino, 2007) porém não constataram diferenças entre os sexos (Pyun et al., 2010; Yalcin, 2013). No presente estudo, a comparação entre as percepções dos atletas de acordo com o sexo, tipo de modalidade e a interação entre essas variáveis apresentou diferenças significativas em apenas duas das cinco dimensões da ELE (suporte social e comportamento democrático).

Os resultados iniciais para a dimensão suporte social (SS) demonstraram que os atletas do sexo masculino têm maior percepção por este comportamento em comparação com as atletas do sexo feminino (Tabela 12). Porém, a análise posterior considerando a interação entre o sexo dos atletas e o tipo da modalidade (Tabela 14) mostrou que apenas nas modalidades coletivas os atletas masculinos apresentaram maior percepção por SS em

comparação com as atletas femininas. Ou seja, os treinadores das equipes masculinas coletivas fornecem mais SS em comparação com os treinadores das equipes femininas coletivas. Homens e mulheres de modalidades individuais demonstraram similar percepção por SS.

Este perfil do treinador em relação ao SS é diferente daquele apresentado em outros estudos. Sonoo et al. (2008) constataram que as atletas do sexo feminino perceberam mais SS do que os atletas do sexo masculino, resultado oposto ao do presente estudo. Foram analisados atletas juvenis e adultos de diversas modalidades que disputaram campeonatos estaduais no Estado do Paraná. Já Pyun et al. (2010) e Yalcin (2013) analisaram as percepções de atletas de diversas modalidades coletivas e individuais na Singapura e na Turquia. Ao consideraram apenas o sexo dos atletas, não foram registradas diferenças na percepção por SS. Porém, ao avaliarem a interação entre o sexo dos atletas e o tipo da modalidade, estes pesquisadores constataram que homens de modalidades coletivas tiveram maior percepção por SS do que homens e mulheres de modalidades individuais. Também, as mulheres de modalidades coletivas tiveram maior percepção por SS do que homens e mulheres de modalidades individuais.

Os resultados iniciais do presente estudo para o comportamento democrático (CD) demonstraram que os atletas do sexo masculino têm maior percepção por CD em comparação com as atletas do sexo feminino (Tabela 12), contrariando os estudos prévios que indicaram não haver diferenças entre homens e mulheres quanto às percepções pelo CD (Pyun et al., 2010, Sonoo et al., 2008, Yalcin, 2013). Já em relação ao tipo da modalidade, os atletas das modalidades individuais têm maior percepção por CD em comparação com as atletas das modalidades coletivas (Tabela 13), o que confirma o resultado de Hoshino (2007). A análise posterior do CD, considerando a interação entre o sexo dos atletas e o tipo da modalidade (Tabela 14), confirmou que os homens tem maior percepção por CD do que as mulheres, nas

modalidades coletivas e individuais. Ou seja, os treinadores das equipes masculinas são mais democráticos do que os treinadores das equipes femininas, independente do tipo de modalidade esportiva.

Mesmo que os resultados para as percepções de SS e CD sejam diferentes daqueles apresentados na literatura, eles são coerentes com as preferências dos atletas identificadas no presente estudo. Os atletas que apresentaram maior percepção por SS e CD foram aqueles que tiveram maior preferência por estes comportamentos. Ou seja, os treinadores se comportaram conforme o desejo dos atletas. Este resultado indica que os treinadores são capazes de ajustarem o próprio comportamento de acordo com as necessidades específicas de seus atletas, o que potencializa o rendimento esportivo e a satisfação. Além disso, fatores culturais dos países investigados podem ter colaborado para a diferença entre os resultados do presente estudo e aqueles apresentados na literatura. Segundo Pyun et al. (2010) e Yalcin (2013), em Singapura e na Turquia os atletas demonstram extremo respeito e obediência aos treinadores, e não estão acostumados a questionar seus líderes. Isso pode ter contribuído para igualdade nas percepções entre atletas masculinos e femininos, especialmente em relação ao estilo de decisão do treinador (democrático ou autocrático).

Como se pode perceber, este estudo encontrou poucas diferenças entre os subgrupos analisados em relação às percepções da liderança, mas que confirmam as hipóteses 1 e 2 (para percepção). Ou seja, atletas do sexo masculino e feminino e atletas das modalidades individuais e coletivas se diferem em relação à liderança percebida. As análises dos resultados tornou possível definir o perfil dos treinadores envolvidos na pesquisa, segundo a percepção dos atletas. De forma geral os treinadores apresentam mais comportamentos relacionados ao treino e instrução e feedback positivo. Pode-se dizer que são treinadores orientados à tarefa, ou seja, focalizam-se primeiramente em estabelecer metas e garantir que

o trabalho seja feito (Weinberg & Gould, 2008). Especificamente, o presente estudo mostrou que para o contexto investigado:

- os treinadores de equipes masculinas fornecem mais SS do que os treinadores de equipes femininas;

- os treinadores das modalidades individuais são mais democráticos do que os treinadores das modalidades coletivas;

- os treinadores das equipes masculinas são mais democráticos do que os treinadores das equipes femininas, independente do tipo de modalidade esportiva.