• Nenhum resultado encontrado

1.4. Metodologia

1.4.2. Percurso metodológico

O percurso metodológico teve como primeiro foco determinar quem seriam os gestores selecionados para a realização da pesquisa. Assim, a escolha dos alunos do Curso de Especialização de Gestão Escolar da UFMG como população alvo permitiu delinear um panorama da gestão escolar mineira. Os alunos foram agrupados em doze polos. Essa organização se deu pela proximidade das cidades e pelas facilidades de instalações de um espaço para as reuniões necessárias.

Inicialmente, o Curso de Especialização de Gestão Escolar da UFMG iniciou com quatrocentos alunos e participantes de cem cidades mineiras representadas no quadro abaixo:

1. Águas Vermelhas 21. Caxambu 41. Igarapé 61. Mirabela 81. Ribeirão das Neves 2. Alfenas 22. Congonhas 42. Indaiabira 62. Monte Belo 82. Santa Luzia 3. Almenara 23. Contagem 43. Inimutaba 63. Monte Carmelo 83. Santos Dumont

4. Araújos 24. Coromandel 44. Ipatinga 64. Montes Claros 84. São Gonçalo do Para

5. Araxá 25. Coronel Fabriciano 45. Itabira 65. Nova Lima 85. São João da Ponte 6. Arcos 26. Córrego Dantas 46. Janaúba 66. Nova Serrana 86.São João do Manhuaçu 7. Arinos 27. Curvelo 47. Januária 67. Olhos d'água 87. São João do Pacuí 8. Augusto de Lima 28. Diamantina 48. Japonvar 68. Oliveira 88. São Jose da Lapa 9. Barão de Cocais 29. Divinópolis 49. Lagoa da Prata 69. Ouro Preto 89. São Romão 10. Barbacena 30. Felisburgo 50. Lagoa Dourada 70. Padre Paraíso 90. Sarzedo

11. Belo Horizonte 31. Felixlândia 51. Lagoa Santa 71. Pains 91. Taquaraçu de Minas 12. Belo Oriente 32.Fernandes Tourinho 52. Lavras 72. Paiva 92. Teixeiras

13. Betim 33. Formiga 53. Lontra 73. Paracatu 93. Tombos 14. Bom Despacho 34. Frutal 54. Manga 74. Paraguaçu 94. Três Corações 15. Brasília de Minas 35. Grão Mogol 55. Manhumirim 75. Passa Tempo 95. Três Marias 16. Buenópolis 36. Iapu 56. Mantena 76. Patos de Minas 96. Tumiritinga 17. Cambuquira 37. Ibertioga 57. Marilac 77. Perdões 97. Turmalina 18. Capitão Enéas 38. Ibiá 58. Martinho Campos 78. Periquito 98. Unaí 19. Caratinga 39. Ibirité 59. Matias Barbosa 79. Piraúba 99. Verdelândia 20. Carlos Chagas 40. Icaraí de Minas 60. Mercês 80. Pres Kubitschek 100. Viçosa Tabela – 1 Cidades que participaram do Curso de Especialização em Gestão Escolar

Fonte: Organizado pela autora – 2010.

Houve uma pequena evasão de 6% do total dos alunos e 203 alunos defenderam em janeiro de 2011, ficando os demais alunos para o término do curso em julho do mesmo ano. Na pesquisa realizada foram aplicados três questionários distintos aos alunos do curso. O primeiro questionário6 constou como uma atividade no início do curso, que teve o foco nas condições físicas e nos recursos materiais das escolas.

Já os questionários dois7 e três8 foram considerados atividades extras com créditos complementares. A associação dos questionários ao curso e com créditos pelo cumprimento da atividade possibilitou maior participação dos alunos, o que contribuiu para a análise do panorama da gestão escolar mineira. Esses dois últimos questionários pautaram suas questões em compreender a dinâmica da gestão escolar na contemporaneidade e traçar o seu perfil.

6

Questionário 1 está disponível no Apêndice. 7

Questionário 2 está disponível no Apêndice. 8

Vale ressaltar que os dados relativos aos questionários 2 e 3 foram coletados no período do mês de setembro a novembro de 2010, na própria Plataforma do Moodle do Curso de Especialização de Gestão Escolar da UFMG. Subsequentemente, esses dados foram transcritos para o endereço: <http://www.encuestafacil.com>, para melhor dimensionar o trabalho de análise. Contudo, ao sistematizar as informações, o site produziu um resultado sem as respostas deixadas em branco. Assim, novamente esses dados foram tabulados de forma fidedigna para garantir a coerência das análises.

No trabalho de organização dos dados dos questionários de número 1, que traçou o perfil das escolas, suas condições físicas e seus recursos materiais fizemos a seleção de apenas um questionário por escola para evitar sua duplicidade. Ressaltamos que a duplicidade foi possível de ser detectada, pois por haver perguntas alusivas à escola, os alunos, apesar de cada um ter lançado seu questionário na Plataforma do Curso, suas respostas não se diferenciavam.

Nessa lógica, dos 315 questionários postados na Plataforma em cumprimento da atividade proposta, limitamos as análises aos 143 questionários, que representaram todas as escolas participantes. O mapeamento das escolas permitiu contemplar 73 cidades do estado de Minas Gerais. Salientamos que a cidade de Belo Horizonte participou em três polos distintos, portanto, determinando o total de 75 municípios.

As cidades que responderam aos questionários de cada polo foram: Turma 1 -

Divinópolis - Nova Serrana – Formiga – Oliveira – Perdões - São Gonçalo do Pará – Pains – Arcos - Córrego Danta e Lagoa da Prata – Turma 2 –Betim – Turma 3 - Ibirité – Contagem- Igarapé - São Jose da Lapa - Turma 4 - Belo Oriente- Iapu- Ipatinga- Marilac- Coronel Fabriciano- Caratinga- Periquito- Mantena- Carlos Chagas – Turma 5 - Betim – Itabira- Felixlândia- Belo Horizonte – Congonhas - Barão de Cocais – Congonhas - Turma

6 - Ibirité- Ribeirão das Neves -Lagoa Santa - Belo Horizonte- Matias Barbosa- Curvelo -

Rio Acima - Três Marias. Turma 7 - Bom Despacho- Ibertioga - Martinho Campos -Santa Luzia - Ribeirão das Neves – Buenópolis - Taquaraçu de Minas - Belo Horizonte. Turma 8 - Grão Mogol- São João do Pacuí- Montes Claros- Januária- Mirabela – Manga - São Romão- Icaraí de Minas - Olhos D`Água- Lontra - Capitão Enéas. Turma 9 - Três Corações- Lavras - Caxambu - Alfenas. Turma 10 - Padre Paraíso- Almenara – Indaiabira

– Felisburgo. Turma 11 - Frutal – Paracatu - Patos de Minas –Ibiá –Coromandel. Turma

12 - Matias Barbosa- Viçosa- Teixeiras - Santos Dumont.

No questionário número dois, foi analisado o total dos 260 respondidos, o que representou 68% dos alunos dentre os 377 participantes do curso, devido a 23 desistências. Consideramos expressivo esse número de questionários, pois eles representaram uma porcentagem maior do que a totalidade dos que concluíram o curso no mês de janeiro de 2011.

No questionário número três, o total de participações foi de 254 alunos, que representou 67% dos alunos do curso. Vale salientar que ao consideramos os 203 que terminaram o curso no mês de janeiro de 2011, esse valor ultrapassa a totalidade.

A continuidade do percurso metodológico se expressou pela escolha das escolas a serem entrevistadas. Dessa forma, a primeira decisão foi recorrer à questão do questionário que teve a seguinte pergunta: “Minha escola é considerada de qualidade?”. O propósito era identificarmos nos questionários dos gestores aqueles que denominariam sua escola como uma escola de qualidade.

Essa questão também pedia para justificar se a escola era de qualidade. As respostas dadas mostraram múltiplas qualidades que são diferentes da qualidade imposta pela nota do IDEB.

Cada escola que afirmou que teve o seu IDEB acima da média foi consultada através do site do INEP9. Elaboramos uma lista com todas as escolas separadas pelas suas respectivas turmas e comparamos os dados o IDEB.

Novamente, optamos por escolher entre as selecionadas as seis escolas em que seriam realizadas as entrevistas utilizando de dois critérios, a saber: a nota do IDEB e a sua localização dentro dos polos. Em relação à nota do IDEB, fizemos o corte do valor 6, que se refere ao padrão de qualidade de ensino no âmbito internacional e por ser considerado o valor meta da nação até 2022.

9

As seis escolas escolhidas ficaram determinadas pelos seguintes polos: 1; 2; 3; 4; 5; 6, nos demais polos, nenhum escola atingiu o valor 6 do IDEB. O quadro abaixo relacionou as cidades das respectivas escolas escolhidas para a entrevista com suas gestoras.

Cidade IDEB Escolas

Arcos 8.0 Municipal

Belo Horizonte 6.1 Municipal

Betim 6.4 Municipal

Caratinga 6.5 Municipal

Contagem 8.0 Municipal

Rio Acima 6.1 Municipal

Tabela 2 - Cidades onde foram realizadas as entrevistas Fonte: Organização da autora - 2010

A representação gráfica do Mapa de Minas Gerais apresenta a localização das seis cidades escolhidas para as entrevistas. A Legenda apresenta a distância de cada cidade com a capital mineira.

Figura 1- Mapa - Cidades com o IDEB acima de 6- Selecionadas para a realização da entrevista. Fonte: Organização da autora – 2010.

A A

AA A

Legenda Arcos - 210 km Belo Horizonte - 0 Betim - 26 km. Caratinga - 227 km Contagem - 21 km. Rio Acima - 39 km.

Foram observados todos os cuidados metodológicos necessários às entrevistas que foram previamente agendadas. Assim, a garantia do caráter de anonimato das participantes, o preenchimento do termo de livre esclarecimento, a gravação digital e sua transcrição precisa para o uso da pesquisa em questão foram aspectos atentamente considerados.

Nessa lógica, para garantir o anonimato dos participantes, apresentamos os fragmentos dos questionários, fóruns, diários de bordo e entrevistas das gestoras participantes do Curso de Especialização de Gestão Escolar da UFMG, apenas pelo codinome de gestora e nos referenciamos aos anos 2010 e 2011. A data do ano de 2010 referiu-se aos dados coletados nos questionários, nos fóruns e no diário de bordo, e, 2011, referiu-se aos fragmentos das entrevistas.

Essa mesma lógica de preservação da identidade dos sujeitos pesquisados foi adotada para as entrevistas realizadas em Portugal. Assim, para denominarmos os participantes do estudo optamos por colocar apenas o codinome do diretor e o ano de 2012, em que foram realizadas as entrevistas.

Documentos relacionados