• Nenhum resultado encontrado

1º Percurso: Da Pré-História aos Mouros

Comece a manhã com uma viagem ao mundo da Pré-História, com uma visita à Anta-capela da Igreja Paroquial de Santa Maria Madalena (9h) [1], nas Alcobertas. É um dos dez maiores monumentos megalíticos da Península Ibérica. Faça um passeio pela Gruta das Alcobertas (10h) [2], localizada junto à aldeia de Chãos. Esta gruta já foi conhecida outrora como uma das mais belas grutas da Europa. Pode almoçar nos vários restaurantes de carácter serrano desta região.

Siga para a cidade de Rio Maior, para conhecer a presença romana no Concelho. Na cidade desloque-se até à Casa Senhorial de El-rei D. Miguel, no Centro Histórico, onde pode ver uma exposição permanente sobre a uilla romana de Rio Maior (14-16h) [3]. Nesta, encontra-se exposta a Ninfa Fontenária de Rio Maior, uma escultura antropomórfica do século I e uma telha curva com uma inscrição em latim, onde é visível o monograma de Cristo. Depois, visite as ruínas desta uilla, a poucos metros de distância desta Casa.

Siga pela estrada N114 até chegar a São João da Ribeira, onde encontrará a Torre Mourisca (17h) [4], que se julga tratar-se um minarete de uma mesquita que existiria neste local. Nesta região reza a lenda que, durante a ocupação muçulmana, os mouros terão enterrado dois potes no Monte de S. Gens. Um terá ouro e enriquecerá quem o encontrar e o outro terá a peste e trará a desgraça. Retorne a Rio Maior, onde pode jantar e/ou passar a noite.

Aconselha-se a

deslocação a pé na visita aos pontos de interesse na cidade de Rio Maior e a deslocação de carro para visitar as localidades.

60

2º Percurso: Do século XVI ao XIX

Este percurso inicia-se na Igreja Paroquial de Santa Maria Madalena (9h) [1], nas Alcobertas, uma das igrejas mais antigas do concelho. Nesta igreja é de destacar a reconversão de um monumento megalítico numa capela cristã durante a Idade Média, tendo sido elevada à categoria de Igreja Paroquial em 1536. A nível de artes decorativas é de salientar a imagem quatrocentista de Santa Maria Madalena, que se encontra na fachada e, no seu interior os dois painéis figurativos do século XVII/XVIII da Santa Maria Madalena localizados, respectivamente, um sobre a entrada da anta e o outro no seu interior, assim como, as pias de água baptismal e de água benta, peças quinhentistas e de grande mérito.

Visite em seguida a Igreja Paroquial de Santo António (10h) [2], nas Fráguas. A sua nave central e o altar-mor encontram-se decorados, na sua totalidade, por azulejos padrão do século XVII e aonde figuram dois painéis azulejares: um que representa o Santo António e, o segundo, que figura a Nossa Senhora do Rosário.

1º Percurso: da Pré-história aos Mouros 1 – Igreja Paroquial de Santa Maria da Madalena.

2 – Gruta de Alcobertas. 3 – Casa Senhorial de El-rei D. Miguel/Villa romana de Rio Maior 4 – Igreja Paroquial de São João Baptista

61 Depois siga pela N361 para Rio Maior, onde se encontra a Capela do Espírito Santo (11h) [3], cujo altar-mor se destaca por se tratar do exemplar mais significativo do Barroco no concelho. Pode almoçar na cidade.

Depois siga para Arruda dos Pisões para visitar a Igreja Paroquial de São Gregório Magno (14h) [4], que foi construída em 1562. É de destacar a representação da mitra papal em alto-relevo do século XVI e o altar-mor do século XVIII.

Pode ir à Azambujeira, cuja Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Rosário (15h) [5] que é um dos maiores monumentos do concelho. O seu portal é lavrado em pedra calcária encimado com uma representação de uma cabeça de anjo alada inscrita em moldura e ladeado por ornamentos rococós. O seu interior é totalmente revestido a azulejos onde figuram quatro representações religiosas: S. Sebastião; Santo António a dar um sermão aos Peixes; o Menino Jesus Salvador do Mundo; e, no arco triunfal, uma custódia resplandecente ladeada por anjos.

Volte à estrada N114, em direcção a Rio Maior, até S. João da Ribeira, de modo a visitar a Igreja Paroquial de São João Baptista (16h) [6], sendo de destacar a torre circular, o relógio de sol datado de 1868 e, no seu interior, encontra-se um importante espólio artístico quinhentista e dois altares colaterais barrocos. Daqui siga para a Vila da Marmeleira que, na Igreja Paroquial de S. Francisco de Assis (17h) [7], é de destacar o altar-mor do século XVII/XVIII.

Depois, termine a viagem em Arrouquelas, cuja Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação (18h) [8] foi construída, de acordo com a tradição, para celebrar o aparecimento de Nossa Senhora da Encarnação neste local. É de destacar o alpendre e o portal maneirista em calcário lavrado, ostentando anjos em baixo-relevo a segurar correntes de folhas e flores. No adro da Igreja encontra- se um relógio de sol, datado de 1869.

62

3º Percurso: o século XX

Comece o percurso na Casa Senhorial de El-rei D. Miguel, em Rio Maior, e visite a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição (9h) [1], um dos exemplos mais paradigmáticos do estilo moderno dos anos 60 do País, sendo de destacar a sua planta assimétrica, a utilização de técnicas e materiais modernos, e a integração de obras modernas, nomeadamente, a tapeçaria contemporânea que representa “Cristo Ressuscitado”.

Daqui siga pela estrada N114 até Boiças e vire para Anteporta, onde pode visitar, a Capela de Santo António (10h) [2], um exemplo do estilo pós-modernista, que procurou conciliar a arquitectura moderna com as características da arquitectura tradicional. Retorne à estrada N114 e siga até à estrada N361, até S. Sebastião, de modo a visitar a Capela de São Sebastião (11h) [3], outro edifício que pertence ao estilo pós-modernista. Aproveite para ir em direcção a Vale Marinhas, na freguesia de Outeiro da Cortiçada, onde pode apreciar os vitrais contemporâneos da Capela de Nossa Senhora de Fátima (12h) [4].

2º Percurso: do Século XVI ao XVIII

1 - Igreja Paroquial de Santa Maria da Madalena 2 – Igreja Paroquial de Santo António

3 – Capela do Espírito Santo

4 – Igreja Paroquial de São Gregório Magno 5 – Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Rosário 6 – Igreja Paroquial de São João Baptista

7 – Igreja Paroquial de São Francisco de Assis 8 – Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação

63

Pode ainda visitar…

A freguesia de Asseiceira para conhecer a capela de S. Domingos, do século XVII, e para visitar a capela de Nossa Senhora da Aparição onde, de acordo com a tradição local, a 16 de Maio de 1954, a Nossa Senhora fez a sua primeira aparição ao jovem de 11 anos, Carlos Alberto da Silva Delgado. Mas este aparecimento não foi ratificado pelo Vaticano.

A freguesia de Assentiz, cuja capela do século XVI é propriedade privada dos Morgados e Viscondes de Assentiz, mas que está aberta ao público, sendo de destacar o relógio de sol, na sua fachada.

A freguesia de Malaqueijo, onde se encontra a capela de S. Brás, uma antiga ermida medieval e cujo orago é uma obra quinhentista, de grande mérito artístico.

A freguesia de Rio Maior, onde pode visitar a capela de Santo António, na Azinheira. Na sua fachada é de destacar os elementos decorativos barrocos, em especial, o frontão onde se encontra

3º Percurso: o século XX

1 – Igreja de Nossa Senhora da Conceição 2 – Capela de Santo António

3 – Capela de São Sebastião

64 representada uma concha e uma cruz, assim como, no topo da fachada, a cornija decorada com volutas e duas flechas.

A freguesia de Ribeira de São João, onde a tradição conta que apareceu a imagem de Nossa Senhora da Barreira a um lavrador e que, de todas as vezes que tentou levá-la para a Paróquia de S. João Baptista, esta retornou ao local de origem. Nesse sítio construiu-se a capela de Nossa Senhora da Barreira e, a nível arquitectónico, é de realçar a preservação dos contrafortes.

Contactos:

Câmara Municipal de Rio Maior - Geral: 243 999 300 Posto de Informação das Salinas: 243 991 121

65

A Rota do Sagrado

Duração aproximada do percurso: 10 horas (das 9.00h às 19h)

Comece a manhã com uma visita à Pré-História ao visitar a Anta-capela da Igreja Paroquial de Santa Maria Madalena [1] (9.00h), nas Alcobertas, o ponto de encontro e de início deste percurso. A Anta de Alcobertas é um dos dez maiores monumentos megalíticos da Península Ibérica e remonta aos finais do Neolítico. É formado por dez esteios de grande espessura (oito formam a câmara e dois o corredor com uma laje por cima) e a câmara é coberta com telhado, datado do século XVII/XVIII, consequência da fractura do chapéu em data incerta. As tradições locais afirmam que esta Anta foi construída pela Santa Maria Madalena, que trouxe as pedras da Serra da Luz ou que fez nascer as pedras naquele lugar para os crentes irem expiar os seus pecados. Actualmente, encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público.

Siga para Rio Maior onde pode ver a exposição permanente sobre a uilla romana de Rio Maior [2] (10.00h) na Casa Senhorial de El-rei D. Miguel. Entre o espólio desta é de destacar uma peça de estatuária quase intacta, a denominada Ninfa Fontenária de Rio Maior, e os fragmentos de uma telha curva com uma inscrição paleocristã. Faça uma visita às ruínas (às 11h), a poucos metros de distância. Actualmente, estão a descoberto quatro corredores, seis salas e duas absides da pars

urbana e todos os compartimentos estão revestidos a pavimentos musivos policromados que

representam elementos vegetalistas e geométricos. Aproveite para almoçar na cidade e desfrutar do Jardim Municipal de Rio Maior (12-00h -13.30h)

Depois, siga pela estrada N114 até São João da Ribeira, onde se encontra a Torre mourisca [3] (14h), que se julga tratar-se de um minarete de uma antiga mesquita que existiria nesse local e transformada numa igreja cristã durante a Idade Média. Coroada por merlões assemelha-se ao modelo de minarete agulha, com o seu tecto cónico pontiagudo. Nesta região, é ainda de destacar uma lenda associada à presença árabe que conta que, no cabeço de S. Gens, estarão enterrados dois potes, um com ouro e outro com peste.

Aconselha-se a

deslocação a pé na visita dos pontos de interesse na cidade de Rio Maior e a deslocação de carro para visitar as localidades.

66 Continue pela mesma estrada até chegar a um desvio que indique Azambujeira, onde pode visitar a Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Rosário [4] (15h), edifício do século XVII, que se encontra totalmente revestida a azulejos do tipo padrão, a representação de uma pompa tridimensional de cerâmica policromada e quatro painéis figurativos religiosos: S. Sebastião; Santo António a dar um sermão aos Peixes; o Menino de Jesus Salvador do Mundo; e, no arco triunfal, uma custódia resplandecente ladeada por anjos.

Siga até Arruda dos Pisões e passe pela Igreja Paroquial de São Gregório Magno [5] (16h). Pensa-se que este templo foi construído em 1562, data assinalada na guarnição de uma porta lateral, sob a representação de uma mitra papal em alto-relevo. Tendo ficado bastante arruinado com o Terramoto de 1755, a sua decoração apresenta elementos decorativos barrocos.

Nas Fráguas, visite a Igreja Paroquial de Santo António [6] (17h), situada no centro da povoação. A sua nave central e altar-mor encontram-se decorados na sua totalidade por azulejos padrão do século XVII onde figuram dois painéis azulejares, um que representa o Santo António e o outro Nossa Senhora do Rosário.

Pela estrada N361 retorne a Rio Maior, onde pode visitar o exemplo mais significativo do Barroco do concelho, a Capela do Espírito Santo [7] (18h). Termine a visita com um dos exemplos mais paradigmáticos do estilo modernista dos anos 60 a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição [8] (19h), junto ao Jardim Municipal de Rio Maior, sendo de destacar a sua espacialidade, arquitectura e a integração de obras contemporâneas, em especial, a tapeçaria que representa “Cristo Ressuscitado”.

67

Pode ainda visitar…

A freguesia de Arrouquelas onde, de acordo com a tradição, apareceu a Nossa Senhora e em Sua honra foi construída, nesse local, a Igreja Paroquial de Nossa da Encarnação. É de destacar o portal maneirista ostentando anjos em baixo-relevo a segurar correntes de folhas e flores.

A freguesia de Asseiceira, onde pode visitar a capela de S. Domingos, do século XVII, e a capela de Nossa Senhora da Aparição onde, de acordo com a tradição local, a 16 de Maio de 1954, a Nossa Senhora fez a sua primeira aparição ao jovem de 11 anos, Carlos Alberto da Silva Delgado. Mas, este aparecimento não teve reconhecimento ecuménico.

A Rota do Sagrado Legenda:

1 – Igreja Paroquial de Santa Maria da Madalena

2- Casa Senhorial de El-rei D. Miguel/Villa romana de Rio Maior

3 – Igreja Paroquial de São João Baptista 4 – Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Rosário

5 – Igreja Paroquial de S. Gregório Magno 6 – Igreja Paroquial de Santo António 7 – Capela do Espírito Santo

8 – Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição

68 A freguesia de Assentiz, cuja capela do século XVI é propriedade privada dos Morgados e Viscondes de Assentiz, mas que está aberta ao público, sendo de destacar o relógio de sol na sua fachada.

A freguesia de Malaqueijo, onde pode visitar a capela de S. Brás, uma antiga ermida medieval, cujo orago é uma obra quinhentista, de grande mérito artístico.

A freguesia de Outeiro da Cortiçada, onde pode visitar a Igreja de Nossa Senhora da Ribeira que é agora paroquial, em Porto de Vala. É de salientar o púlpito, datado de 1676, decorado com elementos clássicos. Em Vale de Marinhas, visite a capela de Nossa Senhora de Fátima, uma capela pós-modernista, onde pode apreciar os vitrais contemporâneos que representam a vida de Nossa Senhora.

A freguesia de Ribeira de São João, onde a tradição conta que apareceu a imagem de Nossa Senhora da Barreira a um lavrador e que, de todas as vezes que tentou levá-la para a Paróquia de S. João Baptista, esta retornou ao local de origem. Nesse sítio construiu-se a capela de Nossa Senhora da Barreira e, a nível arquitectónico é de realçar a preservação dos contrafortes.

A freguesia de Rio Maior onde pode visitar a capela de Santo António, na Azinheira. Na sua fachada é de destacar os elementos decorativos barrocos, em especial, o frontão onde se encontra representada uma concha e uma cruz, assim como, no topo da fachada, a cornija decorada com volutas e duas flechas. Em Anteporta, a capela de Santo António pertence ao estilo pós-modernista.

A freguesia de São Sebastião, cuja capela de São Sebastião é uma obra pós-modernista, sendo de destacar as suas formas geométricas e linhas simples.

A freguesia da Vila da Marmeleira, onde a Igreja Paroquial de S. Francisco de Assis foi mandada construir, provavelmente, pelo Abade de Alcobaça, no século XIV, sendo de destacar o altar-mor do século XVII/XVIII.

Contactos:

Câmara Municipal de Rio Maior - Geral: 243 999 300 Posto de Informação das Salinas: 243 991 121

69